EcoSport Club

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ECOSPORT 4WD: A MELHOR ECOSPORT DA FORD

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#1
 sandro

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Membro
Membro
Relembrando a primeira mensagem :

OI PESSOAL,

SOU NOVO NO FORUM, MAS QUERO ABRIR UM ESPAÇO PARA COMENTÁRIOS DE QUEM JÁ TEVE, DE QUEM TEM E TAMBÉM DE QUEM ESTÁ PENSANDO EM ADQUIRIR O MELHOR JIPE URBANO DO BRASIL. A ECOSPORT E EM ESPECIAL A DE MELHOR CONJUNTO MECÂNICO A 4WD.


#426
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Eu não sabia que tinha sido apenas um lote. E olha que até entendo bem de eco, rsrsrs.


Já fiz até uma coletânea de versões para tentar descobrir quantas foram até hoje:


https://ecosportclub.forumeiros.com/t1810-modelos-e-versoes-diferentes-de-ecosport



Essa sua foto está demais. Que tal concorrer para a foto do mês?

https://ecosportclub.forumeiros.com/t3541-inscricao-foto-do-mes-junho-2015

#427
 Ezequias

Ezequias
Membro
Membro
Josimar

Amanha vou colocar outras votos e escolher a melhor, obrigado.

Abraços

Ezequias

#428
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Um colega aqui do fórum fez o seguinte relato:


"Acabei de comprar a minha segunda Eco 4Wd. Tanto a primeira como a segunda faz um barulho na suspensão traseira. E quando passa em piso desigual ela faz um tipo de: to to to rsrssr Um outro amigo meu que tem outra eco 4wd passa pela mesma situação. Ja trocou a borracha que vai no amortecedor traseiro, melhorou mais não acabou.
Vc ja passou por essa situação?" 



Nunca tive problemas com a suspensão multlink. Assim como nas minhas ecos 1.6, todo ano  (no mínimo) reviso a suspensão. Veja o que faço para diminuir ruídos:

1 - Troca dos batentes dos amortecedores traseiros (como o seu colega).

2 - Passo uma fita isolante nos conectores de metal da porta traseira e dos bancos traseiros.

3 - Reviso e troco as bieletas (pois é, às vezes o rangido é da suspensão dianteira).


O toc toc pode ser dos bancos traseiros ou da própria tampa traseira!


Abs

#429
 kleberka

kleberka
Iniciante
Iniciante
Josimar escreveu:Um colega aqui do fórum fez o seguinte relato:


"Acabei de comprar a minha segunda Eco 4Wd. Tanto a primeira como a segunda faz um barulho na suspensão traseira. E quando passa em piso desigual ela faz um tipo de: to to to rsrssr Um outro amigo meu que tem outra eco 4wd passa pela mesma situação. Ja trocou a borracha que vai no amortecedor traseiro, melhorou mais não acabou.
Vc ja passou por essa situação?" 



Nunca tive problemas com a suspensão multlink. Assim como nas minhas ecos 1.6, todo ano  (no mínimo) reviso a suspensão. Veja o que faço para diminuir ruídos:

1 - Troca dos batentes dos amortecedores traseiros (como o seu colega).

2 - Passo uma fita isolante nos conectores de metal da porta traseira e dos bancos traseiros.

3 - Reviso e troco as bieletas (pois é, às vezes o rangido é da suspensão dianteira).


O toc toc pode ser dos bancos traseiros ou da própria tampa traseira!


Abs


Ola, amigos...
Quem fez a pergunta ao Josimar foi eu, e eu mesmo ja vou responder rsrsrs
O barulho incomoda muito. A cada bacada ele fica batendo. E e alto o barulho.

Mandei trocar:
2 Amortecedores traseiro
2 Coxim
Kit(Batente e Coifa)

Problema resolvido.

Abraços
Kleber Monte

#430
 kleberka

kleberka
Iniciante
Iniciante
Olha que coincidência!!!
Na primeira pagina do tópico, nos primeiros tópicos eu coloquei fotos da minha antiga Ecosport 4WD com o meu barco em 2011. Devido eu montado um novo negocio tive que vender essa Ecosport. Quatro anos depois eu fiz uma pergunta a Josimar e ele encaminha a mensagem no mesmo tópico porem eu com a minha nova Ecosport 4WD. Sera que Gosto de Ecosport 4WD rsrsrsr

#431
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Eu me lembro destas fotos, Kleber! Ficaram show!


Aliás, quando finalmente me decidi a trocar meu Eco 1.6 pelo 4WD, elas ajudaram muito na decisão!


Eu consultei muito este tópico antes de comprar a 4WD. Só quem tem sabe como é gostoso dirigir uma.


Infelizmente, depois de quatro anos vou vender a minha, pois comprei um automático para a esposa e me viciei no câmbio, rsrsrs. Daí comprei uma CR-V, mas também 4WD. Neste fim-de-semana testei em algumas ladeiras bem íngremes e cheias de erosão. Ela se saiu tao bem quanto o Eco.


Se puder, posta uma fotos bacanas como aquelas com a sua nova eco!

#432
 Gus-4wd

Gus-4wd
Iniciante
Iniciante
Pessoal, antes de mais nada curti muito o fórum, parabéns! Achei o cantinho da 4WD aqui no fórum pra relatar um problema.
1 marcha arranhando e soltando (voltando pro ponto morto).
Procurando sobre o problema achei 2 videos no youtube mostrando o mesmo problema em outros carros (zero km).
Ecosport 4WD 2013/14.
Me pareceu defeito crônico nessa safra e modelo especifico.
Bom resumindo, pra fazer a caixa, trocando todas as engrenagens e anéis sincronizadores da 1 e 2 junto com anéis da 4 e 5 e 5 e 6, M.O, Luvas da 1 e 2 e tudo mais saiu pela bagatela de R$6.500!

Alguém ai já passou pelo problema ou soube dele pra opinar?
Sobre o preço, seria isso mesmo?
Só M.O pra abrir a caixa e mexer 1.85k!

#433
 Hebberty Saavedra

Hebberty Saavedra
Iniciante
Iniciante
Olá pessoal!!!

Sou novo aqui no fórum e estou com uma tremenda dúvida sobre qual versão da EcoSport comprar. Quero adquirir uma EcoSport 2011 ou 2012 porém estou com muita dúvida entre a XLT 2.0 AUTOMÁTICA e a 4WD. Gostaria de ler opiniões sobre as duas versões do carro para que eu possa concretizar minha ideia e compra-la.

#434
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Bem vindo ao fórum, Hebberty.


Se sua dúvida fosse entre comprar um Eco 4WD e outro eco manual, eu diria para ir de 4WD sem dúvida. É um outro carro, com mais motor, opcionais, etc. Sem falar da tração, que é o mais importante! Tive vários ecos 4x2 e um 4WD e posso falar com segurança.


Contudo, a tração só é realmente importante se você tiver um uso específico para ela (praia, montanha, sítio, etc.), senão, vira um acessório bacana, mas que você só usa muito eventualmente.


Porque falo isso? Porque entre ter uma tração que só vai usar raramente e um câmbio automático, eu iria de automático! Você usa todo o tempo e é uma delícia de dirigir! Sabe aquele lance de que não tem esportividade, é lento nas retomadas, etc? Besteira, se quiser torque é só pisar fundo que ele aumenta o giro na hora (kick-down)!


No meu caso, preciso da tração, pois moro em região litorânea; mas como também viajo muito, estava ansioso por meu primeiro automático, de preferência com cruise control. Mas como não dá para ter os dois no EcoSport, vendi meu Eco 4WD e adquiri um CR-V 4WD automático. Estou com o carro há dois meses e nem quero saber mais de carro manual. É outra sensação ter as mãos firmes ao volante, sem precisar ficar trocando de marcha a todo instante!


O eco 4WD sempre foi meu xodó, mas depois do automático, eu só tirava ele da garagem para a bateria não arriar, uma vez por semana, até vendê-lo. Mas acabava sendo uma tortura dirigir um manual, mesmo que por poucos km; às vezes acabava estancando nos sinais porque não pisava na embreagem ao parar (pra quê embreagem?!). 


De qualquer modo, o mais recomendado é fazer um test-drive nos carros que lhe interessam. Veja como se sente ao volante, isso ajuda muito na decisão. Neste particular, a marcha mais justa (dura mesmo) e a embreagem pesada (põe pesada nisso) do eco 4WD podem ser um fator decisivo na compra!


Boa sorte!

#435
 BASICO

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Membro Pleno
Membro Pleno
Após 3 anos utilizando ECOSPORT 4WD......E 2 anos e 4 meses com NOVOECO 4WD, como MONTADORA FORD ,não fez nenhuma alteração quer de mecânica quer de lataria/motor(tipo utilizar o do FOCUS 178 CV). resolvi Mudar.. Comprei um.................... RENEGADE LONGITUDE 4x4 Diesel 2.0 170 cv com um único Opcional rodas aro 18..............Relutei muito mas acho que sai na hora certa. MONTADORA FORD estagnou com relação ao NOVOECO e por isto passou de primeiro para quarto lugar em vendas..........................................................Estou muito satisfeito com Novo veiculo que tem REDUZIDA. ....Foi uma honra participar deste BLOG, conhecido amigo Josimar e ter dado tantos depoimentos sempre favoráveis aos meus dois veículos.......ECOSPORT 4WD 2010/2011 como também mais ainda sobre NOVOECO 4WD, qual considero a melhor e mais moderna versão do NOVOECO fabricado no Brasil. com seu exclusivo cambio 6 marchas,sua Suspensão traseira Independente e claro sua tração 4WD modernissimua oriunda do (escape) o KUGA americano, um veiculo de categoria superior ao NOVOECO ****por todas estas qualidades, relutei tanto em Mudar. mas a vida prossegue, obrigado a todos. Básico

#436
 efemota

efemota
Administrador
Administrador
Obrigado Básico por ter enriquecido o fórum com sua experiência no EcoSport 4WD. Este tópico será um ótimo guia de consulta para os futuros compradores do EcoSport 4WD. Abraços. Fernando Mota



EcoSport FreeStyle 1.6 2009 Prata Enseada

#437
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Parabéns pela troca, Básico! Era um caminho natural você acabar adquirindo um 4x4 com reduzida, já que gosta tanto de se aventurar pelas praias!


Eu também vendi meu Eco 4WD, mas porque eu queria um 4x4 automático com mala grande (e que coubesse no meu bolso, rsrsrs). Por isso nem cogitei o Renegade. Quem sabe no futuro...


Acabei comprando um CR-V 2010 4WD automático, aí mesmo em Recife. Uma beleza de carro. Recentemente fiz o que nunca tive coragem suficiente para fazer com o eco: viagens longas por prais desertas (e sozinho...). O desempenho foi ótimo!


Obrigado por compartilhar seu conhecimento sobre o Eco 4WD. São muitos que, como eu, se inspiraram na sua experiência e possuíram este que é considerado o melhor EcoSport da Ford!


Grande abraço!

#438
 BASICO

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Membro Pleno
Membro Pleno
Obrigado pelos elogios   a reciproca e verdadeira.      Conversei com nosso amigo comum  FLAVIO LIMA CARNEIRO,sobre sua   mudança para  cambio automático do CRV 4WD,   >>  ,ele quer entrar em contacto com você,  parece que ele não esta conseguindo acessar  r aqui na   comunidade.   veja qual maneira mais fácil...a) Entrar no blog dele   eu amo meu ford ecosport  <  ou  você repassar seu celular eu repassaria para ele.  mau2001@uol.com.br.    

abraço
básico



Última edição por BASICO em Sex Jan 22, 2016 1:49 pm, editado 1 vez(es)

#439
 J Junior

J Junior
Membro Pro
Membro Pro
O Renegade é bem tentador....kk. O carro é muito massa. Quem sabe num futuro.....

#440
 DANIEL4R4UJO

DANIEL4R4UJO
Iniciante
Iniciante
Boa Tarde!

Adquiri recentemente minha ecosport 2005 4WD. Recentemente fui fazer o teste dela nas dunas e fui surpreendido com um atolamento..... Cool Cool Cool . A tração não pegou no momento.

Imediatamente no dia seguinte levei em uma oficina na qual o dono foi mecânico da FORD por um bom tempo e o mesmo deu umas voltas comigo e informou que a tração estava funcionando, mas ele identificou um vazamento de óleo pelo retentor.

Atolei o carro agora terça-feira de carnaval e na quarta levei na oficina, porém não fui atendido porque ele estava com muito serviço e pediu que eu voltasse sábado dia 13/02/2016. Também ordenou que eu não andasse no carro até lá.

Minha dúvida é a seguinte: Por quê no dia que eu estava na praia a tração não funcionou? Existe alguma preparação para ela engatar ou basta apertar o botão que ela já funciona? Tem algum tempo para ela tracionar??

Vlw galera no aguardo! Abraço!

#441
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Daniel, eu respondi no outro tópico, mas vou deixar registrado aqui, no tópico mais adequado:

É só apertar o botão que a tração fica em 50% para os dois eixos. Mas é como eu disse antes: mesmo sem apertar o tal botão a tração já está ativa. Mas em areia e principalmente se atolar é obrigatório mesmo acionar o botão!


Sobre dunas, veja bem: no próprio manual do carro há um aviso para não colocá-lo em dunas. Eu já rodei por diversos tipos de terrenos, mas sempre evitei dunas. A areia é muito fofa e o carro afunda fácil!


Na areia fofa, até carros mais preparados atolam! Eu viajei recentemente pelas praias do litoral norte do RN e não atolei, mas vi uma Pajero full quase atolando em alguns trechos. E eu passei numa boa...


O eco 4WD não tem reduzida e seu espaço livre do solo é muito, muito pequenoEu já atolei numa rua com muita areia, quando viajei para os lençóis maranhenses. O fundo do carro simplesmente ficou todo no chão, daí não adiantava muito ter tração! Tive que dar ré...


Por outro lado, já atravessei para Jericoacoara sem problemas, indo pela areia. Mas sem subir em dunas!  


Aliás, esta semana me perguntaram se os buggys tem tração integral, pois andam em dunas sem problemas. Mas eles não têm! O segredo são o baixo peso, os pneus traseiros enormes e a tração, também traseira.


Outros carros, mesmo tracionados, podem atolar na areia. Não adianta um bom carro se o motorista também não tiver as manhas de trafegar neste tipo de terreno! Eu mesmo não tenho muita experiência, por isso avalio bem o terreno antes de atravessar e, se achar necessário, baixo a calibragem dos pneus para 20 ou 22 libras. E ando com um compressor no carro, para quando voltar para o asfalto.


O Eco não é um bom carro para trilhas pesadas. Sua tração é apenas suficiente para vencer pequenos trechos de areia, lama, neve ou subidas um pouco íngremes. Não dá realmente para abusar e colocar em dunas!


Para testar a tração, com o carro parado faça manobras laterais, como se fosse estacionar. Sinta o comportamento do veículo.


Depois, acione o botão e faça as mesmas manobras. Se você sentir que o carro "agarra" no chão, como se estivesse preso, é porque atração está funcionando. Mas só faça isso para teste, e por pouco tempo!


Boa sorte!

#442
 Antonio Eduardo Izidoro

Antonio Eduardo Izidoro
Iniciante
Iniciante
Olá amigos!
Estou precisando do Vedador (retentor) da flange da caixa de transferência (vai ali na saída da caixa pra flange do cardan)

E nenhum vendedor acha o número ou código.

Minha Eco é 4WD 2012 (Mod antigo)

Alguém poderia me dar uma luz ?

#443
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Tenta entrar no site da Altese e vê se consegue contato com eles.

#444
 Perroni

Perroni
Iniciante
Iniciante
Galera estou com um problema na minha eco 4wd, a terceira marcha esta escapando direto, e nao estou conseguindo achar as peças alguem pode me ajudar?

#445
 Ruan Bonatto

Ruan Bonatto
Iniciante
Iniciante
Boa noite pessoal, gostaria de saber se na Eco 4wd o engate da 1a é difícil mesmo, as vezes parece que estou dirigindo um caminhão antigo kkkkkkk as outras marchas não tem muita dificuldade de angate, apenas a 5 que dá uma pequena raspada, notei tbm que existe um pequeno vazamento na região da caixa de transferência, notei que a mesma estava com uma falta de 200Ml de óleo, bom ela ainda está na garantia e a oficina já cogitou a hipótese de descer a caixa para fazer a substituição dos retentores, pois ouvi dizer que com o tempo eles perdem a ação e o óleo começa a vazar... Mais alguém teve ou está tendo esses problemas? Um segundo possível problema, esse carro tbm apresenta um barulho que vem da região central, como se fosse alguma proteção do escapamento, mas isso só aparece quando a velocidade em 3a cai e tento retomar a velocidade em 3a na 1a tbm vem apresentando esse barulho.

#446
 Leosilva 22

Leosilva 22
Iniciante
Iniciante
Bom dia. Alguém que tenha o modelo 4wd 2005 gasolina, poderia me ajudar???

#447
 Schuvartzhaupt

Schuvartzhaupt
Membro
Membro
Para compartilhar tenho uma Ecosport 2004 2.0 4wd na cor amarela, minha xodó. e o consumo realmente ser 5km/l na cidade e na br em velocidade praticamente constante entre 150km/h a 180km/h a minha num percurso de 650 km fez média de 7km/l, no mesmo percurso na volta decidi poupar, e em uma constância de 100km/h ate 120km/h fez 10,5km/l.

#448
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
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Josimar escreveu:Daniel, eu respondi no outro tópico, mas vou deixar registrado aqui, no tópico mais adequado:
É só apertar o botão que a tração fica em 50% para os dois eixos. Mas é como eu disse antes: mesmo sem apertar o tal botão a tração já está ativa. Mas em areia e principalmente se atolar é obrigatório mesmo acionar o botão!
Sobre dunas, veja bem: no próprio manual do carro há um aviso para não colocá-lo em dunas. Eu já rodei por diversos tipos de terrenos, mas sempre evitei dunas. A areia é muito fofa e o carro afunda fácil!
Na areia fofa, até carros mais preparados atolam! Eu viajei recentemente pelas praias do litoral norte do RN e não atolei, mas vi uma Pajero full quase atolando em alguns trechos. E eu passei numa boa...
O eco 4WD não tem reduzida e seu espaço livre do solo é muito, muito pequenoEu já atolei numa rua com muita areia, quando viajei para os lençóis maranhenses. O fundo do carro simplesmente ficou todo no chão, daí não adiantava muito ter tração! Tive que dar ré...
Por outro lado, já atravessei para Jericoacoara sem problemas, indo pela areia. Mas sem subir em dunas!  
Aliás, esta semana me perguntaram se os buggys tem tração integral, pois andam em dunas sem problemas. Mas eles não têm! O segredo são o baixo peso, os pneus traseiros enormes e a tração, também traseira.
Outros carros, mesmo tracionados, podem atolar na areia. Não adianta um bom carro se o motorista também não tiver as manhas de trafegar neste tipo de terreno! Eu mesmo não tenho muita experiência, por isso avalio bem o terreno antes de atravessar e, se achar necessário, baixo a calibragem dos pneus para 20 ou 22 libras. E ando com um compressor no carro, para quando voltar para o asfalto.
O Eco não é um bom carro para trilhas pesadas. Sua tração é apenas suficiente para vencer pequenos trechos de areia, lama, neve ou subidas um pouco íngremes. Não dá realmente para abusar e colocar em dunas!
Para testar a tração, com o carro parado faça manobras laterais, como se fosse estacionar. Sinta o comportamento do veículo.
Depois, acione o botão e faça as mesmas manobras. Se você sentir que o carro "agarra" no chão, como se estivesse preso, é porque atração está funcionando. Mas só faça isso para teste, e por pouco tempo!
Boa sorte!
Ola Josimar! Tudo bom? Entao vc disse que ja foi a jericocoaquara mas ja ouvi relato de cara que falou que ecosport nao aguentaria ir ate jeri.... acho que o cara nao sabe o que tava falando.
Agora porque sera que o manual fala pra nao andar em dunas???? Estranho nao? afinal como a tracao eh 50%-50% e a areia eh solta isso nao prejudicara o sistema e nem o silicone, pois acionando o botao ele fica ligado mecanicamente(direto).

#449
 Xavier

Xavier
Iniciante
Iniciante
Boa noite galera. Tenho uma ecosport 4wd 2004
Estou com um problema na hora de engatar as marchas, custo colocar re é primeira( re principalmente quando engata não destrava e quando eu vou dar a re e paro de acelerar o carro para dando tranco)
Se alguém puder me ajudar

#450
 JanaSa

JanaSa
Iniciante
Iniciante
Boa noite Xavier!
Você conseguiu achar o problema da sua Eco? Estou com o mesmo problema e minha Eco é o mesmo modelo e ano da sua. Me falaram que é o câmbio porém por aqui (Barueri) não estou achando quem mexa com esse tipo de cambio (4x4 Ecosport)
No aguardo
Obrigada

#451
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