EcoSport Club

Fórum de discussões sobre o Ford EcoSport


Olá pessoal, caso queiram participar do grupo de whatsapp, basta deixar o seu número no tópico WhatsApp. https://ecosportclub.forumeiros.com/t2104-whats-app-ecosport?highlight=whatsapp

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Funcionamento da Ventoinha do Arrefecimento

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1
 Jose Marcos Nunes

Jose Marcos Nunes
Iniciante
Iniciante
Boa noite!

Venho compartilhar a minha experiência com a ventoinha do arrefecimento do motor Zetec Rocam 1.6 Flex.

A ventoinha do arrefecimento da água do radiador tem 2 velocidades, uma na baixa e outra na alta.

Em condições normais a baixa velocidade é acionada sempre que solicitada, quando a água que está no bloco do motor é enviada para o radiador, ser novamente refrigerada (ventilada).

Já a alta velocidade da ventoinha, é acionada quando o ar condicionando está ligado.

A alta velocidade também é acionada caso o acionamento elétrico da baixa velocidade falhe.
No meu caso, ocorreu a queima do resistor de baixa velocidade que fica em série com a ventoinha. A ventoinha só entrava na alta velocidade!!!

É preciso ficar atento, porque este fato pode contribuir para um desgaste prematuro das escovas da ventoinha e comprometer de vez o arrefecimento do motor, chegando a perdê-lo por superaquecimento do bloco.

No meu caso, a queima deste resistor foi por infiltração de água, fica localizado por baixo do para-choque frontal, na frente do radiador.

José Marcos - Ecosport 2010 Freestyle XLT Flex 1.6

#2
 Xave

Xave
Membro VIP
Membro VIP
Olá, Jose Marcos Nunes,
Obrigado por compartilhar. Seu relato vem enriquecer o conhecimento dos demais usuários, ajudando a entender melhor o funcionamento dessa área.
Abraço, Feliz 2021.
Like

#3
 Jose Marcos Nunes

Jose Marcos Nunes
Iniciante
Iniciante
Não ha de que!!! Sua Eco é irmã gêmea da minha....rsrsrs!!! Feliz Ano Novo!

#4
 gilmar.paiva@hotmail.com

gilmar.paiva@hotmail.com
Iniciante
Iniciante
O meu sensor TB está queimado... O mecânico falou para eu trocar, que é coisa rápida de se fazer... Vou ter que comprar o mais rápido possível

#5
 Abelardo Sanderson

Abelardo Sanderson
Iniciante
Iniciante
Amigos, sou novo aqui no fórum e também, entendo muito pouco de mecânica.
Porém, lendo alguns tópicos por aqui, achei esse que se parece com algo que a minha Eco está apresentando.
Tenho notado na rotação baixa do motor, um barulho como se algo estivesse encostando na hélice.
Seria algo semelhante ao do amigo?

#6
 Jose Marcos Nunes

Jose Marcos Nunes
Iniciante
Iniciante
Abelardo Sanderson escreveu:Amigos, sou novo aqui no fórum e também, entendo muito pouco de mecânica.
Porém, lendo alguns tópicos por aqui, achei esse que se parece com algo que a minha Eco está apresentando.
Tenho notado na rotação baixa do motor, um barulho como se algo estivesse encostando na hélice.
Seria algo semelhante ao do amigo?

O barulho pode ser causado também pelo rolamento da ventoinha, que deve estar desgastado devido ao tempo de uso.
Uma vez eu fiz uma revisão na ventoinha, troquei as escovas, limpei o coletor e mandei colocar um rolamento novo.
Um rolamento desgastado pode travar a ventoinha e superaquecer o motor.
Melhor gastar um pouquinho do que perder um motor.
Fiz o serviço num eletricista de auto, aqui em Olinda-PE.

Espero ter ajudado!
At, José Marcos

#7
 Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos