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rodas ecosport

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#1
 marinilson pereira

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Iniciante
Iniciante
bom dia camaradas , alguem poderia me informar o tamanho maximo de pneu aro 15 que a ecosport pode causar sem arastar na lataria.

#2
 Josimar

Josimar
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Olá, Marinilson.

Pergunta difícil de ser respondida... Pois vai depender também da quantidade de passageiros e da velocidade do veículo ao transpor obstáculos. A rigor, sempre que há um considerável aumento no diâmetro/largura dos pneus, os mesmos arrastam na lataria quando há passageiros sentados no banco de trás.

Ademais, quem modifica o sistema de rodagem em geral aumenta o diâmetro da roda, porém diminui o perfil dos pneus, o que pouco modifica o tamanho final do conjunto.

Contudo, há que considerar alguns aspectos antes de modificar os pneus/rodas:

Like a Star @ heaven  https://ecosportclub.forumeiros.com/t1788-alterar-o-diametro-dos-pneus-rodas#19685

Eu também tenho vontade de aumentar a altura dos pneus, mas só um pouco, de 205/65 para 205/70, mas o preço dos pneus me desestimula.

Sobre as sugestões de pneu,  vou fazer alguns cálculos e respondo em seguida.

Cool

#3
 Josimar

Josimar
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Vamos aos cálculos:  
O conjunto padrão – pneu + roda - do EcoSport (205/65/15) é de 647,5 mm de altura.

Veja os cálculos: altura do perfil do pneu: 205 mm x 65% = 133,25 mm. Altura da roda R15= 15 pol. X 25,4 mm = 381 mm. Diâmetro do conjunto: 133,25 + 381 + 133,25 = 647,5 mm.

O vão das rodas do Eco comporta no máximo algo em torno de 700 mm. Vou procurar alguns tamanhos de pneus disponíveis.

study

#4
 Josimar

Josimar
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Encontrei alguns tamanhos de pneus para análise:

205/70 R15 = altura final de 668 mm. OK (aumenta em 1 cm a altura do Eco - eu penso em trocar por este, mas $$$)

205/75 R15 = altura final de 689 mm. OK (aumenta em 2,07 cm a altura do Eco)


215/70 R15 = altura final de 682 mm. OK (aumenta em 1,75 cm a altura do Eco)

215/75 R15 = altura final de 703,5 mm. No limite (aumenta em 2,8 cm a altura do Eco).


225/70 R15 = altura final de 696 mm. No limite. Mas talvez a maior largura faça arrastar nas laterais.


235/75 R15 =  altura final de 733 mm. Não aplicável. Além disso muito largo.


Bom, mas são só sugestões, nunca coloquei nenhum destes...

Quando resolvi trocar do meu antigo Palio Adventure, fui até uma loja de pneus/rodas usados e troquei alternadamente o conjunto, rodei alguns km e avaliei o mais adequado. Você poderia tentar esta alternativa e experimentar pro si próprio. Não esqueça de postar o resultado!

Cool



Última edição por Josimar Medeiros em Qui Out 31, 2013 10:30 pm, editado 1 vez(es)

#5
 Zanetti

Zanetti
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Se hoje eu fosse trocar todos os pneus eu usaria o Goodyear, no asfalto não tem outro em questão de conforto

#6
 Josimar

Josimar
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Dentro em breve vou trocar meu jogo de pneus, pois já estão chegando no TWI e gosto de manter a segurança em dia. Sou fã do Scorpion ATR, mas também tenho pensado em abrir mão do estilo pelo conforto...

Zanetti, qual pneu da Goodyear você acha mais adequado para o Eco?

#7
 Zanetti

Zanetti
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Josimar, não sei te dizer qual é, mas quando estava procurando o scorpion um vendedor me mostrou um Goodyear muito parecido com ele e mais barato, sei que quando comprei um Monza ele veio com pirelli e eu troquei para Goodyear e a diferença foi muita em questão de conforto

Me parece que teve uma época que o Eco saia de fábrica com Goodyear

#8
 Josimar

Josimar
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O Eco já saiu com o Goodyear GPS 3. Ainda tenho um no estepe do 1.6.

Estive olhando agora uma versão muito parecida com o ATR: o Goodyear Wrangler Adventure. E como tenho a pretensão de  trocar o 205/65/15 pelo 205/70/15, o preço é bem mais em conta.

Me chamou a atenção o fato das laterais serem reforçadas. Acho que você acompanhou o tópico onde vi que todos os pneus do Eco 4WD do Básico estavam com bolhas. Esse ATR parece não aguentar pequenos danos laterais.

Veja de qual pneu estou falando:

rodas ecosport Rt9q

#9
 Josimar

Josimar
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O site da Goodyear explica melhor as características do pneu:

http://www.goodyear.com.br/pneus/pneus-pickup-suv/pneus-sport-utility/pneu-goodyear-wrangler-adventure/pneu-goodyear-wrangler-adventure.html

Cool

#10
 Zanetti

Zanetti
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E a lateral dele é mais agressiva o que vai facilitar na terra ou lama, eu como só ando no asfalto ou paralelepípedo trocaria por Goodyear 205/60/15 que é macio e barato e quando o velocímetro marcar 80 estarei a 70 e poucos evitando os radares

#11
 Zanetti

Zanetti
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Pro Eco eles recomendam esse

PNEU FORTERA COMFORTRED

Goodyear Fortera apresenta a tecnologia Comfortred. Design moderno da banda de rodagem para um desgaste uniforma com conforto e baixo nível de ruído, com segurança. PERMABLACK pneu com aparência de novo por muito mais tempo de sua vida útil. Costado estilizado valorizando a aparência do veículo.

Medida do pneu: 205/65R15 94H (liga leve)
rodas ecosport Fortera_001G

#12
 Josimar

Josimar
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Essa mudança para "menos" quem costuma fazer são os taxistas. Assim como o velocímetro, o hodômetro vai registrar uma km falsamente alta... Assim dão a impressão de terem rodado mais e faturam melhor...

Já eu quero uma distância maior do solo para o 4WD. Você já deve ter acompanhado pelo fórum a minha indignação pelo fato de que este modelo tem uma menor altura livre do solo do que os 4x2. Então pensei em compensar aumentando o pneu.

Será só 1 cm a mais. Não deve alterar a dirigibilidade do veículo.

Cool

#13
 Josimar

Josimar
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Você é realmente rápido na pesquisa! Eu vi que eles dão a opção de pesquisar pelo veículo, mas almejo mesmo um modelo mais alto. Só não comprei o Scorpion ATR 205/70 na última troca porque o 205/65 custava R$ 400,00 e o 207/70 R$ 600,00.

50% a mais no preço por causa de 2 cm a mais na altura do pneu? Desisti na hora e levei o 205/65 mesmo...

Mas tenho uma dúvida: será que pode dar problema com o seguro, por eu modificar características originais do veículo????

#14
 Zanetti

Zanetti
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Sobre seguro eu já nem falo mais nada, hoje tudo esta mudado, sou do tempo que ligava para o corretor e dizia que queria seguro total e cobria tudo, hoje tudo no carro é acessório, só cobrem o monobloco

Meu micro esta doido, do nada ele reseta na minha cara, vou morrer em uma placa de vídeo

#15
 CFL

CFL
Iniciante
Iniciante
Minha Eco já veio com todos os pneus da strada adventure: Scorpion ATR 205/70/15, pode ser só 1 cm de diferença, mas ao lado da eco de um amigo, mesmo ano de modelo, até ele me perguntou o que tinha feito que o carro estava mais encorpado rsrsrs. Parece que dar um ar mais robusto.

#16
 CFL

CFL
Iniciante
Iniciante
Josimar Medeiros escreveu:Você é realmente rápido na pesquisa! Eu vi que eles dão a opção de pesquisar pelo veículo, mas almejo mesmo um modelo mais alto. Só não comprei o Scorpion ATR 205/70 na última troca porque o 205/65 custava R$ 400,00 e o 207/70 R$ 600,00.

50% a mais no preço por causa de 2 cm a mais na altura do pneu? Desisti na hora e levei o 205/65 mesmo...

Mas tenho uma dúvida: será que pode dar problema com o seguro, por eu modificar características originais do veículo????

O meu passou tranquilo na inspeção, apesar de alterar a altura, acho que o vistoriador nem observa essas questões. Mas de qualquer forma é melhor se informar com a própria seguradora.

#17
 Josimar

Josimar
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Olá, CFL. E aquele barulho no carro? Já resolveu?

Faz tempo que penso em colocar os pneus 205/70. Posta umas fotos aí pra gente. Vai ser um incentivo a mais!

O medo que tenho do seguro não é nem na hora de contratar - é se você precisar dele. A inspeção é minuciosa e pode dar algum problema. Eles podem usar qualquer pretexto para não pagar a indenização!  Vou conversar com um corretor experiente para saber a opinião dele.

Cool

#18
 alex amaral

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Iniciante
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Olá galera, essa é minha primeira vez aqui, gostaria de contribuir com minha experiência: Minha primeira Eco foi uma 2007 XLS 1.6, quando necessitei trocar os pneus decidi colocar um conjunto mais alto, como os pneus de marcas conhecidas são caros, então coloquei o GP Radial 205 70 15, foi uma dica do vendedor e que me fez muito feliz, os pneus grudam no asfalta melhor que os pirelli, não cantam nas curvas como os goodyear, tem o mesmo desenho do scorpion (original da freestyle) que dão um ótimo escoamento da água evitando aquaplanagem até mesmo em grandes poças, e dura bastanteos meus duraram em torno de 70mil km, na época (2011) paguei R$360,00 hoje o mesmo pneu está custando em torno de R$430,00 aqui em Brasília. Na dirigibilidade não mudou nada, fiz várias viagens com ele, Rio de janeiro, Minas Gerais, Goiás e Tocantins e nunca tive nenhum infortúnio, então fica a dica. Abraços e boa sorte a todos.

#19
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
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Obg pela dica, Alex.

Só uma dúvida: o pneu é GP Radial ou GT Radial? É o mesmo do anúncio abaixo?

http://www.garagestore.com.br/produtos/p.asp?id=5328&produto=Pneu_GT_Radial_Savero_AT_Plus_-_205_70_R15_96T

Valeu!

#20
 CFL

CFL
Iniciante
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Josimar, no meu último carro, estava usando pneus da marca maxxis, muito bom por sinal. Em uma pesquisa rápida encontrei esses: http://www.comprabasica.com.br/produto/pneu-maxxis-205-70-r15-bravo-at771-palio-strada-idea-doblo_MLB518722684

Procure por um revendedor em sua região que sai mais em conta. Boa sorte.

#21
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
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Gostei do pneu, CFL. Estou "tentado" a aumentar mais um pouco a altura dos pneus, pelo menos no Eco 4WD, pois neste carro há um problema relacionado à baixa altura livre do solo.

Não sei se você já leu em algum tópico minha indignação com este quesito do carro: um veículo direcionado para o fora-de-estrada que tem uma altura livre do solo 7 cm menor do que as versões 4x2. É decepcionante. E esta mesma característica foi mantida no novo ecosport!

Obrigado pela dica!

Cool

#22
 CFL

CFL
Iniciante
Iniciante
Josimar, tinha visto sim suas queixas em relação a altura, mas de toda forma vale lembrar que só aumentará 1 cm. Então só compensaria a troca caso já estivesse precisando. Abç.

#23
 Josimar

Josimar
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Estou quase precisando! Alguns pneus já estão chegando no indicador de desgaste (TWI) e não deixo chegar até o limite por questões de segurança. Ainda poderia rodar uns 5.000 a 10.000 km, mas quero trocar antes. Na verdade tenho algum tempo até decidir, mas gostaria muito de colocar pneus um pouco mais altos, sobretudo pela estética.

Só não coloquei na última troca devido ao valor. Achei um absurdo 50% a mais no preço por causa de 2 cm a mais no diâmetro. Mas creio que, se resolver trocar por um pneu maior, talvez até aumente um pouco mais o diâmetro. Resta saber se não terei problemas mecânicos ou com o seguro!

Como faço trocas entre dois ecos, aproveito os melhores pneus para o outro e ainda tem o do meu irmão. Geralmente deixo alguns com ele. E ainda tenho um ou dois reservas no sótão.

Enfim, vou avaliar o custo-benefício e trocar em breve.

Abs

#24
 alex amaral

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Iniciante
Iniciante
Josimar Medeiros escreveu:Obg pela dica, Alex.

Só uma dúvida: o pneu é GP Radial ou GT Radial? É o mesmo do anúncio abaixo?

http://www.garagestore.com.br/produtos/p.asp?id=5328&produto=Pneu_GT_Radial_Savero_AT_Plus_-_205_70_R15_96T

Valeu!

OLá Josimar, sim foi um erro de digitação meu, o correto é GT Radial, o mesmo do anuncio que você postou. Relembrando, foi uma ótima escolha que fiz, só um detalhe que não mencionei na minha mensagem anterior, por ele ter esse desenho misto Asfalto/terra ele faz um pouco de ruído como se fosse o ronco de um rolamento ruim, mas eu me acostumei e hoje só uso pneus mistos. Abraços e boa sorte.

#25
 willians.santana.3

willians.santana.3
Membro Platinum
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[quote="alex amaral"]
Josimar Medeiros escreveu:... por ele ter esse desenho misto Asfalto/terra ele faz um pouco de ruído como se fosse o ronco de um rolamento ruim, mas eu me acostumei e hoje só uso pneus mistos. Abraços e boa sorte.
Esse ronco, quem tem o Scorpion ATR conhece bem. Até estranhei quando peguei o carro a primeira vez...

[]s

#26
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