Josimar escreveu:Bom, vamos lá: creio que estamos todos falando da mesma coisa, só que há um detalhe: a luz de advertência de porta aberta só veio nos ecos da terceira geração (2011-2012), então não tenho muita experiência com ela!
Não sei se há um interruptor na porta igual ao que havia nas gerações anteriores, ou se esta informação está atrelada às travas elétricas do veículo!
Aliás - eu aposto em travas com problema! Isso não é incomum no EcoSport!
Quanto ao sinal sonoro de faróis acesos (por vezes erroneamente chamado sinal de porta aberta), esse sempre esteve presente, mesmo nas gerações anteriores, e só deveria soar quando os faróis estiverem ligados, a ignição
estiver desligada e a porta do lado do motorista ou passageiro dianteiro for aberta.
Esse lance do sinal sonoro ligar quando o carro está em movimento é realmente bem estranho!
Só conheço um sinal sonoro que pode soar mesmo com o carro em movimento: o da transmissão fora de P e a porta do motorista for aberta!
Falando nisso, Leco, seu carro deve ser um 2011-12. E é automático?
Josimar
Tenho uma Eco 2004 e descobri que o Alarme (sinal sonoro) que acusa que a Luz do farol está acesa quando desligamos o carro está em curto queimando fusíveis.
Este Alarme (sirene pretinha redonda) fica grudado na placa eletrônica que comanda todo o painel de instrumentos e ele (alarme) funciona junto com a luz que ilumina o mesmo painel.
Este alarme ou esta luz de painel estão com algum problema que queimam um fusível que controla quase tudo com algum movimento do volante.
Abaixo segue a lista que este fusível controla:
- Buzina
- Luz Interna de Cortesia não acende abrindo a porta nem no botão
- Limpador de Para Brisas
- Luz do Painel de Instrumentos não acende quando liga farol
- Travas Elétricas não acionam com Alarme
- Travas elétricas não acionam pelo botão de comando do Motorista
- Travas Elétricas não acionam com movimento da Chave
- Farolete não funciona
- Faróis de Milha não acendem
Detectamos ao lado esquerdo da coluna de direção um chicote e localizamos neste chicote o fio (laranja com linha azul) que liga este alarme e a luz do painel. Este chicote é conectado num plugue na coluna de direção.
Cortamos este isolamos este fio, andei mais de 200 km e não queimou fusível. O problema é que com este fio isolado a luz de painel não acende e dirigir de noite sem ela é um problema.
Fui numa revenda Ford para me orientar sobre o assunto e lá quiseram que eu passasse o carro numa maquina de testes chamada “IDS” para verificar o que poderia ser, mas só para passar neste teste quiseram me cobrar R$ 250,00.
Achei caro, voltei ao eletricista, abrimos novamente a capa da coluna de direção onde analisamos fio por fio e religamos o fio laranja com linha azul. Dentro da oficina fizemos movimentos com o volante, abaixamos e levantamos, viramos etc e não deu problema. Sai da oficina andei 3 km e depois de uma curva para a direita queimou o fusível de novo.
Tiramos o painel e achamos outro chicote que é ligado num plugue da placa controladora dos instrumentos e localizamos 2 fios laranja com linha azul (um grosso e um mais fino) e um deles controla o alarme e luz de instrumentos, portanto se cortarmos este fio ficarei novamente sem a luz do painel.
Analisamos a possibilidade retirar este alarme (sirene pretinha redonda) da placa, mas fiquei com medo porque notei que poderia estragar a placa controladora que deve custar uma grana preta.
Se alguém já passou por este problema e /ou saiba como poderei resolvê-lo ficarei muito grato pela ajuda.
Não me importo em ficar sem este alarme, mas preciso ter a luz de iluminação noturna do painel