EcoSport Club

Fórum de discussões sobre o Ford EcoSport


Olá pessoal, caso queiram participar do grupo de whatsapp, basta deixar o seu número no tópico WhatsApp. https://ecosportclub.forumeiros.com/t2104-whats-app-ecosport?highlight=whatsapp

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Luz de Advertência de porta

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1
 everton_mello

avatar
Iniciante
Iniciante
Gostaria de saber se aconteceu com alguém!!!

Tenho um Eco 2013 e recentemente percebi que a luz de advertência de portas abertas dicava piscando e apitando como se estivesse com mau contato, e agora percebi também que a isso so acontece quando o farol esta aceso, ja levei a um eletricista, o mesmo me disse que era para levar em algum lugar para passar o computador nele pois pode ser problema no computador de bordo passando informações erradas.
Alguem sabe o que pode ser? Ja aconteceu com algum de vocês?

#2
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Não conheço esse sistema. mas o certo é vc ir a uma CSS e acionar a garantia

#3
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Olá, Everton. Bem vindo ao fórum.

Você não especificou se isso ocorre com o carro ligado ou somente após desligar a chave.

Vou apostar na segunda opção. Se for isso, é o que chamamos de aviso sonoro de faróis acesos, e só ocorre se a chave estiver na posição desligada e você abrir a porta do motorista, deixando os faróis ou lanternas acesas (mais detalhes na pág. 55 do manual).

Se for este o caso, é completamente normal e uma característica também presente nos Ecos de gerações anteriores.

Cool

#4
 everton_mello

avatar
Iniciante
Iniciante
Josimar Medeiros escreveu:Olá, Everton. Bem vindo ao fórum.

Você não especificou se isso ocorre com o carro ligado ou somente após desligar a chave.

Vou apostar na segunda opção. Se for isso, é o que chamamos de aviso sonoro de faróis acesos, e só ocorre se a chave estiver na posição desligada e você abrir a porta do motorista, deixando os faróis ou lanternas acesas (mais detalhes na pág. 55 do manual).

Se for este o caso, é completamente normal e uma característica também presente nos Ecos de gerações anteriores.

Cool

Fazendo uma correção o meu eco e 2011 e isso na verdade e algum defeito acontece tanto na posição 2 da chave ou com ele ligado.
Basta eu ligar o farol e o aviso de porta aberta apita e pisca. Um eletricista de auto disse que o computador de bordo pode estar passando informação errada.

#5
 willians.santana.3

willians.santana.3
Membro Platinum
Membro Platinum
Na verdade, duvido que seja problema do computador em si.
Mais provável algum dos sensores que enviam sinal para o computador estar com problema.

[]s

#6
 everton_mello

avatar
Iniciante
Iniciante
willians.santana.3 escreveu:Na verdade, duvido que seja problema do computador em si.
Mais provável algum dos sensores que enviam sinal para o computador estar com problema.

[]s
Também achei isso no principio. Porem como descobrir? fiz o teste abrindo e fechando todas as portas e em todas as ocasiões o problema persiste e por isso acreto não ser o sensor.

#7
 willians.santana.3

willians.santana.3
Membro Platinum
Membro Platinum
Problemas elétricos nos carros de hj são mais complicados de pegar por conta da eletrônica embarcada.

Ao menos nas ecos antigas, as portas tem o famoso interruptor pra dizer quando estão abertas.
Se o seu também tiver, talvez algum esteja com o fio solto. Só não entendo o pq só acontece com o farol aceso.
Provavelmente tem curto em algum lugar, levando o sinal do farol pro lugar do da porta.

[]s

#8
 everton_mello

avatar
Iniciante
Iniciante
willians.santana.3 escreveu:Problemas elétricos nos carros de hj são mais complicados de pegar por conta da eletrônica embarcada.

Ao menos nas ecos antigas, as portas tem o famoso interruptor pra dizer quando estão abertas.
Se o seu também tiver, talvez algum esteja com o fio solto. Só não entendo o pq só acontece com o farol aceso.
Provavelmente tem curto em algum lugar, levando o sinal do farol pro lugar do da porta.

[]s
Não tem o interruptor porem ele e ativado pela tranca da porta então eu faço isso com uma chave fechando a tranca para ver se o problema persisti mas o problema continua com todos as portas.
não tenho nem por onde começar ja que o eletricista disse que deveria passar o computador no carro so que o mecanico disse que pode não adiantar e vou ter pagar por um serviço que não irá adiantar.

#9
 willians.santana.3

willians.santana.3
Membro Platinum
Membro Platinum
everton_mello escreveu:
willians.santana.3 escreveu:Problemas elétricos nos carros de hj são mais complicados de pegar por conta da eletrônica embarcada.

Ao menos nas ecos antigas, as portas tem o famoso interruptor pra dizer quando estão abertas.
Se o seu também tiver, talvez algum esteja com o fio solto. Só não entendo o pq só acontece com o farol aceso.
Provavelmente tem curto em algum lugar, levando o sinal do farol pro lugar do da porta.

[]s
Não tem o interruptor porem ele e ativado pela tranca da porta então eu faço isso com uma chave fechando a tranca para ver se o problema persisti mas o problema continua com todos as portas.
não tenho nem por onde começar ja que o eletricista disse que deveria passar o computador no carro so que o mecanico disse que pode não adiantar e vou ter pagar por um serviço que não irá adiantar.
Um BOM mecânico vai ter os valores de referência e os fios que deve verificar nesses casos.
O scanner PODE (não necessariamente VAI) indicar quais os valores que estão fora do padrão e guiar o mecânico pro problema real.
Isso é muito comum de acontecer, por exemplo, com a sonda lamba. Com o tempo ela se deteriora e as suas leituras ficam fora dos padrões, acendendo a luz de injeção no painel. Pode se tratar de mil coisas, mas com o scanner ele vai poder ver que se trata do valor da sonda fora dos limites e determinar se é um problema na fiação dela ou da própria sonda.

[]s

#10
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Mas Everton, teu carro não esta na garantia, vc não deve pagar nada pelo serviço

#11
 everton_mello

avatar
Iniciante
Iniciante
willians.santana.3 escreveu:
everton_mello escreveu:
willians.santana.3 escreveu:Problemas elétricos nos carros de hj são mais complicados de pegar por conta da eletrônica embarcada.

Ao menos nas ecos antigas, as portas tem o famoso interruptor pra dizer quando estão abertas.
Se o seu também tiver, talvez algum esteja com o fio solto. Só não entendo o pq só acontece com o farol aceso.
Provavelmente tem curto em algum lugar, levando o sinal do farol pro lugar do da porta.

[]s
Não tem o interruptor porem ele e ativado pela tranca da porta então eu faço isso com uma chave fechando a tranca para ver se o problema persisti mas o problema continua com todos as portas.
não tenho nem por onde começar ja que o eletricista disse que deveria passar o computador no carro so que o mecanico disse que pode não adiantar e vou ter pagar por um serviço que não irá adiantar.
Um BOM mecânico vai ter os valores de referência e os fios que deve verificar nesses casos.
O scanner PODE (não necessariamente VAI) indicar quais os valores que estão fora do padrão e guiar o mecânico pro problema real.
Isso é muito comum de acontecer, por exemplo, com a sonda lamba. Com o tempo ela se deteriora e as suas leituras ficam fora dos padrões, acendendo a luz de injeção no painel. Pode se tratar de mil coisas, mas com o scanner ele vai poder ver que se trata do valor da sonda fora dos limites e determinar se é um problema na fiação dela ou da própria sonda.

[]s
ok. vou tentar achar um mecânico bom para ver isso, pois como eu n ão fiz a ultima revisão acabei perdendo a garantia.

Obrigado pela ajuda...

#12
 Leco.bol

Leco.bol
Iniciante
Iniciante
Poderia me informar se o caso do tópico foi solucionado??? Estou com o mesmo problema... apenas quando liga o farol ( luz baixa, farol e luz alta)!?!?!?!?
Alguma dica para resolver???

#13
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Bem vindo ao fórum, Leco.


Não houve resposta quanto a este problema em particular mas, pelo que vimos até hoje, em 100% dos casos o problema era mau contato no interruptor da porta.


Isso ocorre apenas quando abre a porta, ou mesmo andando, com o carro ligado?

#14
 Leco.bol

Leco.bol
Iniciante
Iniciante
Josimar, acontece com a chave na ignição acionada (motor ligado ou nao), mas apenas quando acende as luzes do farol (luz baixa, farol, tanto faz), é um defeito intermitente, hora aparece hora some, carro parado carro andando, esses dias viajei por 2 dias, e por consequência da viagem rodei com os faróis acesos, e nenhuma vez apitou, quando estava poucos dias depois indo ao trabalho, q levar cerca de 15 minutos da minha residência, no meio do caminho começou a apitar!!!
Quando começa a apitar se desligar o farol ele para o apito, ligou volta... e hoje com a regra de faróis acesos em rodovias isso se tornou um incomodo muito grande.

[]´s

#15
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Como o Josimar falou, esse apito é que avisa que as lanternas estão acessas quando o motorista abre a porta e quem comanda isso é o interruptor que fica na porta do motorista, tire e coloque um limpa contato ou veja se esta com algum mal contato em seus conectores.

#16
 Leco.bol

Leco.bol
Iniciante
Iniciante
Zanetti, esse nao é o mesmo apito da luz acesa, é o apito de porta aberta e a luz de porta aberta fica piscando e o apito fica apitando intermitentemente, diferente de quando vc abre a porta e soa por poucos segundos e para, nesse caso ele fica apitando como se houvesse uma mal contato e piscando a luz vermelha com o desenho do carro com a porta aberta, conforme o apito.

[]´s

#17
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Bom, vamos lá: creio que estamos todos falando da mesma coisa, só que há um detalhe: a luz de advertência de porta aberta só veio nos ecos da terceira geração (2011-2012), então não tenho muita experiência com ela!


Não sei se há um interruptor na porta igual ao que havia nas gerações anteriores, ou se esta informação está atrelada às travas elétricas do veículo!


Aliás - eu aposto em travas com problema! Isso não é incomum no EcoSport!


Quanto ao sinal sonoro de faróis acesos (por vezes erroneamente chamado sinal de porta aberta), esse sempre esteve presente, mesmo nas gerações anteriores, e só deveria soar quando os faróis estiverem ligados, a ignição
estiver desligada e a porta do lado do motorista ou passageiro dianteiro for aberta.


Esse lance do sinal sonoro ligar quando o carro está em movimento é realmente bem estranho!


Só conheço um sinal sonoro que pode soar mesmo com o carro em movimento: o da transmissão fora de P e a porta do motorista for aberta!


Falando nisso, Leco, seu carro deve ser um 2011-12. E é automático?

#18
 Marcassa

Marcassa
Membro
Membro
Josimar escreveu:Bom, vamos lá: creio que estamos todos falando da mesma coisa, só que há um detalhe: a luz de advertência de porta aberta só veio nos ecos da terceira geração (2011-2012), então não tenho muita experiência com ela!


Não sei se há um interruptor na porta igual ao que havia nas gerações anteriores, ou se esta informação está atrelada às travas elétricas do veículo!


Aliás - eu aposto em travas com problema! Isso não é incomum no EcoSport!


Quanto ao sinal sonoro de faróis acesos (por vezes erroneamente chamado sinal de porta aberta), esse sempre esteve presente, mesmo nas gerações anteriores, e só deveria soar quando os faróis estiverem ligados, a ignição
estiver desligada e a porta do lado do motorista ou passageiro dianteiro for aberta.


Esse lance do sinal sonoro ligar quando o carro está em movimento é realmente bem estranho!


Só conheço um sinal sonoro que pode soar mesmo com o carro em movimento: o da transmissão fora de P e a porta do motorista for aberta!


Falando nisso, Leco, seu carro deve ser um 2011-12. E é automático?

Josimar

Tenho uma Eco 2004 e descobri que o Alarme (sinal sonoro) que acusa que a Luz do farol está acesa quando desligamos o carro está em curto queimando fusíveis.

Este Alarme (sirene pretinha redonda) fica grudado na placa eletrônica que comanda todo o painel de instrumentos e ele (alarme) funciona junto com a luz que ilumina o mesmo painel.
Este alarme ou esta luz de painel estão com algum problema que queimam um fusível que controla quase tudo com algum movimento do volante.
Abaixo segue a lista que este fusível controla:
- Buzina
- Luz Interna de Cortesia não acende abrindo a porta nem no botão
- Limpador de Para Brisas
- Luz do Painel de Instrumentos não acende quando liga farol
- Travas Elétricas não acionam com Alarme
- Travas elétricas não acionam pelo botão de comando do Motorista
- Travas Elétricas não acionam com movimento da Chave
- Farolete não funciona
- Faróis de Milha não acendem
Detectamos ao lado esquerdo da coluna de direção um chicote e localizamos neste chicote o fio (laranja com linha azul) que liga este alarme e a luz do painel. Este chicote é conectado num plugue na coluna de direção.
Cortamos este isolamos este fio, andei mais de 200 km e não queimou fusível. O problema é que com este fio isolado a luz de painel não acende e dirigir de noite sem ela é um problema.
Fui numa revenda Ford para me orientar sobre o assunto e lá quiseram que eu passasse o carro numa maquina de testes chamada “IDS” para verificar o que poderia ser, mas só para passar neste teste quiseram me cobrar R$ 250,00.
Achei caro, voltei ao eletricista, abrimos novamente a capa da coluna de direção onde analisamos fio por fio e religamos o fio laranja com linha azul. Dentro da oficina fizemos movimentos com o volante, abaixamos e levantamos, viramos etc e não deu problema. Sai da oficina andei 3 km e depois de uma curva para a direita queimou o fusível de novo.
Tiramos o painel e achamos outro chicote que é ligado num plugue da placa controladora dos instrumentos e localizamos 2 fios laranja com linha azul (um grosso e um mais fino) e um deles controla o alarme e luz de instrumentos, portanto se cortarmos este fio ficarei novamente sem a luz do painel.
Analisamos a possibilidade retirar este alarme (sirene pretinha redonda) da placa, mas fiquei com medo porque notei que poderia estragar a placa controladora que deve custar uma grana preta.
Se alguém já passou por este problema e /ou saiba como poderei resolvê-lo ficarei muito grato pela ajuda.
Não me importo em ficar sem este alarme, mas preciso ter a luz de iluminação noturna do painel

http://www.marcassa.webnode.com.br

#19
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Olá, Marcassa.


Eu vi em outros tópicos a descrição do seu problema e o que você já tinha feito para tentar resolver. Nem opinei porque infelizmente está fora da minha capacidade. Tenho pouquíssima experiência com eletrônica de autos.


Contudo, se fosse para arriscar um palpite eu diria que o problema não deve ser exatamente neste item em particular, mas sim na chave de comando das setas, que fica junto ao volante.


Isso porque já vi casos em que o fato de girar o volante gerar problemas tem a ver com fiação em curto da chave de seta!


Mas creio que, se você já mexeu nesta parte, deve ter eliminado esta hipótese! Infelizmente não posso ajudar muito, por pura falta de conhecimento.


Dá uma olhada neste tópico:

https://ecosportclub.forumeiros.com/t397-comando-de-seta-com-defeito



PS: dei uma investigada na net e vi que o Ford Ka tem um problema bem comum neste fusível, mas é devido à uma sobrecarga gerada pelo controle do ar quente!

#20
 Marcassa

Marcassa
Membro
Membro
valeu Josimar, vou pesquisar minha chave de seta
abrs
Marcassa

http://www.marcassa.webnode.com.br

#21
 Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos