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Travamento de válvula termostática Cuidado!!

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#1
 vic_clk

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Bom dia !

Aproveito esse espaço para falar sobre um grande problema que tive, com relação a esse item tão importante em nossos veículos. Minha Eco é Xlt Aut. 2010/2011 motor Duartec 2.0 16 v. Na semana passada em viagem minha eco apresentou um problema um tanto quanto pertubador, dirigindo pelo litoral norte paulista meu carro do nada  perde força, faz um barulho estranho e apaga. Após parar verifiquei bastante fumaça saindo do cofre do motor com um cheiro e oleo queimado.

Pois bem, o carro foi enviado a mecânica e verificou-se que, ocorrera o travamento da válvula termostática (fechada), que impediu a a passagem do liquido de arrefecimento com o travamento da mesma a pressão no sistema aumentou a ponto de romper a mangueira d'agua.  

O resultado foi surpreendente além da queima da junta do cabeçote que já é característico correu também derretimento do pistão no cilindro de numero 3 e avaria na camisa do pistão.    

O estranho nessa historia é que o marcador de temperatura não acusou nenhum superaquecimeto, e o painel não acendeu nenhuma luz indicadora de que me alertasse quanto a gravidade do problema. Sendo assim foi verificado eletricamente o funcionamento do sensor e do sistema de indicação de temperatura e tudo está Ok!  Levando a crer que isso pode ser um defeito de posicionamento do sensor de temperatura, sendo que ja ouvi relatos parecidos com meu problema.

A conclusão é que agora estou procurando um outro motor, para minha eco e se alguém souber de um motor DURATEC 2.0 16V funcionado por favor me indicar.

Grato!


Segue fotos abaixo

#2
 kentakk

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Diamond Titanium
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ola vic.... mas antes do acontecido nao ascendeu nenhuma luz vermelha no painel? o carro estava com quantos km rodados? Eu sou meio negligente com fluido de arrefecimento, e vendo um programa automotivo na tv ouvi dizer que liquido arrefecedor com o tempo vira um acido..... Sera mesmo? acho que vou trocar o liquido com mais frenquencia de agora em diante....

#3
 vic_clk

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Boa Noite! Kentakk,

Pois é, por isso que achei estranho o problema, pois não marcou ou indicou absolutamente nada!!! Minha eco "tem ou tinha" 96 mil rodados, quanto ao liquido de arrefecimento eu fiz a troca com 90 mil. O problema maior é que a válvula termostática travou e ouvi dizer que o sensor de temperatura quando não ha circulação de água por ele "não marca". Isso pode até ser um tipo de "vicio oculto" na fabricação desse motor DURATEC Flex. Muito frustrante.

#4
 kentakk

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vic_clk escreveu:Boa Noite! Kentakk,

Pois é, por isso que achei estranho o problema, pois não marcou ou indicou absolutamente nada!!! Minha eco "tem ou tinha" 96 mil rodados, quanto ao liquido de arrefecimento eu fiz a troca com 90 mil.  O problema maior é que a válvula termostática travou e ouvi dizer que o sensor de temperatura quando não ha circulação de água por ele "não marca". Isso pode até ser um tipo de "vicio oculto" na fabricação desse motor DURATEC  Flex. Muito frustrante.

eu posso estar dizendo bobagens mas pelo que sei independente de circulacao ele marca sim..... pois ele fica bem na saida perto do cabeçote.... eu sei que onde nao circula é depois da valvula termostatica, pois se tiver fechado pode notar que as mangueira debaixo ficam frias enquanto as de cima perto do cabeçote ja esta bem quente, inclusive esta é a finalidade da termostatica, manter a temperatura num determinado nivel e ajudar o motor a esquentar mais depressa em dias frios.

#5
 zaninis

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Membro Pro
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Tive problema de travamento em minha Eco 1.6 10/11. Notei que a ventuinha disparava em segundo estágio direto e muito rapidamente. Não deu tempo de levar a um mecânico e acabou estourando a mangueira. Aparentemente não danificou mais nada tanto que está rodando normalmente.
Mas nenhum aviso foi dado.
Medidor de temperatura não mostrou anormalidade. Ficava no local correto.
Pra mim há algum erro de projeto no posicionamento do sensor que não acusa o que está no motor, mas sim, fora dele em outra parte do arrefecimento. Muito estranho.

#6
 vic_clk

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Não é a primeira fez que ouço a respeito dresse probleminha sensor de temperatura. Ouve um caso que uma eco novinha, foi com ar no sistema e o sensor não fez a leitura correta da temperatura e acabou tendo o mesmo problema que tive. Infelizmente parece que quando têm ar ou não circula água o sensor fica inútil quando o mesmo tinha que q fazer sua função nesses momentos.

#7
 vic_clk

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Iniciante
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Não é a primeira fez que ouço a respeito dresse probleminha sensor de temperatura. Ouve um caso que uma eco novinha, foi com ar no sistema e o sensor não fez a leitura correta da temperatura e acabou tendo o mesmo problema que tive. Infelizmente parece que quando têm ar ou não circula água o sensor fica inútil quando o mesmo tinha que q fazer sua função nesses momentos.

#8
 kentakk

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vic_clk escreveu:Não é a primeira fez que ouço a respeito dresse probleminha sensor de temperatura. Ouve um caso que uma eco novinha, foi com ar no sistema e o sensor não fez a leitura correta da temperatura e acabou tendo o mesmo problema que tive. Infelizmente parece que quando têm ar ou não circula água o sensor fica inútil quando o mesmo tinha que q fazer sua função nesses momentos.

Entao tb é um erro de projeto, acho que neste caso o sensor deveria estar do lado ou embaixo da carcaça pois neste caso se tiver ar no sistema a agua sempre fica mais embaixo...... Mas o correto eh tirar todo ar.

#9
 vic_clk

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Iniciante
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A refrigeraçao do motor DURATEC de 2010 > ocorre do cilindro 1 para o 4, o sensor de temperatura fica ao lado do 4 cilindro e a valvula fica atras da bomba no 1 cilindro, se a valvula trava nao circula agua, e a bomba empurra o resto da agua, ou seja a agua ficou presa no bloco ferveu dando ar, elevando a pressao e estourando a mangueira.
Nas eco mais antigas o sensor fica na propria valvula.

#10
 kentakk

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Diamond Titanium
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posso estar falando bobagens mas creio que a pressao criada que estourou a mangueira nao eh a pressao da bomba em si, mas...... a pressao criada pelo aquecimento da agua, como se fosse uma panela de pressao.... eu acho que a bomba apenas faz circular agua.

#11
 zaninis

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A bomba trabalha continuamente, por isso existe o retorno ao reservatório. A válvula abre e fecha continuamente durante a operação. Com isso é normal as mangueiras receberem "pressão" da bomba.

#12
 Jose Marcos Nunes

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Iniciante
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Boa Tarde!!!

Esta válvula trabalha em contato direto com o líquido de arrecefimento, no caso, a água.
Isto acontece muitas vezes porque foi colocada água comum da torneira no reservatório, e ela vem com cloro e minerais que ajudam a corroer a válvula termostática travando a mesma, impedindo de funciona-la corretamente.
Não deixe que coloquem qualquer tipo de água, principalmente em postos de gasolina, os frentistas sempre estão se oferecendo para este serviço.
É extremamente necessário usarmos água destilada, ela vem sem cloro e minerais que são muito corrosivos.
Uso sempre água destilada misturada com o fluído de arrecifemento indicado no manual do veículo e ando sempre com uma garrafa no veículo para eventual necessidade.
Questiono apenas a durabilidade desta válvula que deveria ser divulgada pela Ford, já que um dia será preciso troca-la.

#13
 kentakk

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Diamond Titanium
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acrditem se quiser.... uma vez liguei para um fabricante de aditivos e a engenheira disse que poderia colocar agua de torneira que o aditivo iria fazer todo o resto do servico.....

#14
 zaninis

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Sempre usei só de torneira em todos os carros e nunca tive problemas.
Acho que o maior problema é mesmo a qualidade das peças da Ford e a eficiência (ou melhor, deficiência) do aditivo original que enferruja tudo facilmente, coisa que em VW's que tive e tenho não vejo acontecer.
Troquei pra aditivo sintético e água da torneira e noto que não suja mais.
Fato que já vi muito que a carcaça e a própria válvula da Eco / Fiesta é bem ruim e estraga muito fácil. Tanto que no mercado já se acha em metal que deve durar bem mais. Me arrependo de não terr trocado por ela quando a minha original foi pro saco. Comprei outra original por uma facada e sabe Deus quanto ela vai durar.

#15
 Zanetti

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Diamond Titanium
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Na verdade um verdadeiro aditivo tem que retirar da água os componentes que fazem mal ao sistema e no caso, meu pensamento, o que faz mais mal é o cloro e ele é facilmente destruído pelo Hipossulfito de Sódio  e pode ser facilmente adicionado ao aditivo sem maiores custos.
Zaninis, vc pelo visto é um admirador do ADG, lógico que pelo tempo ele tem bastante conhecimento, mas não faça as palavras dele um norte, ele acima de tudo olha muito para o bolso e mesmo dizendo que não aceita patrocínio e tal, lógico que tem suas vantagens em indicar uma certa marca/produto e isso fica claramente visível quando se vê os "presentes" que recebe das empresas.
Acompanho os vídeos dele a alguns anos e já cansei de vê-lo recomendar e do nada desfazer a recomendação, indicando outra marca/produto sem a menor explicação.
Cuidado com formadores de opinião, eles acabam influenciando suas decisões e nem sempre para o melhor.

Um cara que sem conhecer a pessoa sugere uma lista de casamento brincando e como a turma aceitou acaba fazendo mesmo a lista e recebe presentes de pessoas que nunca nem receberam uma resposta dele no Facebook e pior, só coisa de primeira linha, chegando a sugerir uma viagem a Cancún com estadia e tudo, é bom ficar esperto para não ser enrolado.

Minha opinião.

#16
 francisco silva

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Iniciante
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Pessoal preciso de ajuda,minha eco 2006 1,6 flex estava esquentando mais somente quando estava em via urbana quando pegava a pista não esquentava nao ai um dia fui a uma cidade ha 60 km e der repente minha eco parou do nada e acreditem nao sibil temperatura somente deu uma piscada da luz do oléo ,rapidamente parei e dali nem oegar o carro pegou mais. Chamei o guincho levei pra um mecânico que é chefe do setor de mecânica e eletrica da ford e que faz serviços em casa depois do expediente dele em fim trocamos válvula termostatica,bomba de agua,resistência do ventilador;o mangote superior,mangote que liga o reservatório ao motor,reservatório e tampa novasum radiador novo, demos um passe no cabeçote e trocamos todas as juntas ecdepois fizemos limpesa de sistema e continuou esquentando alguem pode me ajudar.

#17
 francisco silva

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Iniciante
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Troquei tudo isso e ainda continua com o problema as veses andando pela rua a temperatura sobe mais rapidamente volta pro normal por que fica assim?

#18
 francisco silva

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Iniciante
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Me ajudem por favor

#19
 Gebara

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Alguem trocou a carcaça da valvula termostática de plastico por uma de aluminio. Vou fazer essa mudança em breve e gostaria de saber a experiencia de vcs

#20
 J Junior

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Verificou o radiador? Costuma haver entupimento ou pode estar com as atletas amassadas. Uma lavagem completa no sistema também é bom e repor o aditivo.

#21
 zaninis

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A mangueira de retorno para o reservatório, que fica em cima, fina, parece que tem um tipo de rede dentro que entope. Vale uma verificada.

#22
 Zanetti

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Diamond Titanium
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Já tivemos problema de válvula termostática nova e com problema.
Vale a pena pedir ao seu mecânico que tire a válvula para vc andar um tempo sem ela e ver se continua esquentando, lembrando que o motor não deve ficar permanentemente sem ela, tire o tempo necessário para testar e não force o motor antes que o ponteiro chegue em sua posição normal que é no meio.

#23
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