EcoSport Club

Fórum de discussões sobre o Ford EcoSport


Olá pessoal, caso queiram participar do grupo de whatsapp, basta deixar o seu número no tópico WhatsApp. https://ecosportclub.forumeiros.com/t2104-whats-app-ecosport?highlight=whatsapp

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Consumo alcool x gasolina

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1
 Rogerio Barbosa

Rogerio Barbosa
Iniciante
Iniciante
Boa tarde. Acabei de me cadastrar e achei superlegal o site. Meu problema é o seguinte: tenho uma Ecosport XLT Freestylle 2008/2008 cambio manual. Comprei em Janeiro/2014 e desde que peguei, ela faz entre 6 a 7 por litro tanto no álcool ou na gasolina (trecho misto). Achei super estranho. Perguntei para o mecânico daqui da empresa que tem uma igual mas de 2014, e me disse que faz em torno de 11/l. Eu trabalho em uma cidade vizinha distante 20 km, deixo o carro no estacionamento, as vezes saio para andar, mas pouco, e depois vou embora para Bragança. Se abasteço numa segunda cedo, sexta a tarde já tenho que reabastecer. Consigo andar em torno de 270 km com o tanque cheio. O mecânico me disse que o melhor jeito de verificar é abastecer umas 3 vezes seguida de gasolina e ver novamente, já fiz isso antes e não mudou. Marquei com ele para verificar as velas e bicos. Mas é estranho. Alguém passou por isso?

#2
 rafael69

rafael69
Membro Advanced
Membro Advanced
Ta na média amigo, a minha tbm faz o mesmo consumo.

#3
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Já fiz a medição/comparação em diversos Ecos 1.6 e também no 2.0, e posso afirmar que a diferença entre o consumo dos dois combustíveis é de aproximadamente 30%.


Se você faz 7 km/L com etanol, deveria fazer pelo menos 9 km/L com gasolina. Em trechos como o que você citou deveria fazer pelo menos 6,2 km/L com etanol e 8,0 km/L com gasolina.


O fato de você fazer o mesmo consumo com os dois denota algum problema. É melhor investigar com calma.


Mas, como o seu carro não tem computador de bordo, é necessário marcar com cuidado os abastecimentos e a km rodada, para não fazer cálculos aproximados.


Por exemplo, encher o tanque até o disparo da bomba, rodar x km, depois encher o tanque de novo e dividir a km rodada pelo volume de combustível gasto.   


Abs

#4
 Rogerio Barbosa

Rogerio Barbosa
Iniciante
Iniciante
Bom dia prezados. Agradeço pelo retorno. Então Jocimar, eu faço este calculo que você menciona e sempre varia entre 6 a 7. Mas como mencionei e você também, vou verificar com calma junto ao mecânico e ir por parte. Os resultados posto aqui. Grande abraço a todos.

#5
 Rogerio Barbosa

Rogerio Barbosa
Iniciante
Iniciante
Olá.

O mecânico trocou as velas e limpou os bicos. Os cabos estão bons ainda.
Senti uma melhora no carro.
Vou esperar chegar na reserva para abastecer e ver o consumo. Volto a postar o resultado.

abraço a todos.

#6
 Rogerio Barbosa

Rogerio Barbosa
Iniciante
Iniciante
Rogerio Barbosa escreveu:Olá.

O mecânico trocou as velas e limpou os bicos. Os cabos estão bons ainda.
Senti uma melhora no carro.
Vou esperar chegar na reserva para abastecer e ver o consumo. Volto a postar o resultado.

abraço a todos.

19/11/2014 - Abasteci na sexta passada, 14/11/2014, e senti a diferença. Fez 7,8 (média). Isso porque troquei as velas e limpeza de bico com meio tanque.
Até a proxima.

#7
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Ótimo, Rogério.


Isso vai ajudar outros colegas que podem passar pelo mesmo problema. Esse lance de fazer a mesma km com etanol ou gasolina soa estranho, mas é um mito recorrente entre proprietários de carros flex!


O seu relato ajuda a desmistificar o assunto!!!


Abs

#8
 Hegon Oliveira

Hegon Oliveira
Iniciante
Iniciante
Fala maninho.
Eu tbm tenho minha ECO a pouco tempo e me assustei com o consumo no alcool. Fique tranquilo que está na média para rodar no alcool.
Se o seu amigo diz que 11 km/l de ALCOOL na cidade é pq ele só desce ladeira(rsrs), é quase impossível fazer essa média no alcool, em uma cidade comum e com peso desse carro.
É assustador pensar em rodar 300km com um tanque mesmo, mas, faça as contas e vai ver que ão é muito diferente de um carrinho 1.0 que faz média 11 km/l na cidade.

Um exemplo simples é pensar assim:
Eco 300km-tanque média 7,5km/l 40litros-alc 1,90litro-alc R$76,00-tanque-alc Custo por km rodado "R$ 0,253"
Celta 300km-tanque média 12km/l 25litros-gas 2,70litro-gas R$67,50-tanque-gas Custo por km rodado "R$ 0,225"

Como pode ver a diferença não é tao gritante assim e vc tem que levar em consideração que tem um carro bem maior e bem mais pesado.
Na estrada um carro 2.0 é bem mais economico "geralmente", mas, para quem roda tbm dentro da cidade a versão 1.6 é bem justa.

Espero ter ajudado.


Abc

#9
 Igor

Igor
Membro Gold
Membro Gold
cara, assustei e muito com o consumo do carro no começo.

tinha um corsa 1.0 super economicom fazia quase 12 km/l na cidade com gasolina, mas não tinha A/C nem DH.

agora com a Eco, a maior média que já fiz na cidade foi uns 10,5 km/l com Gasolina Grid Aditivada (da Petrobrás), sem ar ligado.

com alcool, a melhor que fiz foi 7 km/l andando sem ar, alcool normal.

na verdade rogério, as ecosport 2014 tem o motor Sigma 1.6 16v, que é muito mais economico, potente e silencioso comparado ao Zetec RoCam...então é bem possivel ele fazer 11 km/l nela, mas ainda isso muito surrealista.....

á média que você está fazendo é normal, a mesma que faço na minha.

na minha cidade é praticamente "IMPOSSÍVEL fazer melhores médias, pois em quase toda a cidade tem morro! aqui na região onde moro então nem se fala....

minha rua é morro, para ir a bairros proximos tem morro, para ir ao shopping tem morro, para ir na padaria tem morro! sério é muuuito morro, e o nosso amigo Hegon pode justificar isso, pois ele mora na mesma região que eu, hehe!

mas depende da sua cidade. eu ultimamente estou abastecendo só na gasolina, pois é a que mais esta valendo a pena. Mas em breve vou mudar de opinião, pois nossa gasolina tem planos para subir de 25% para 27,5% DE Álcool na composição dela, daqui a pouco vai estar meio a meio e ai sim as centrais eletrônicas ficarão loucas, coitadas...

Abraços!

http://www.odiariodeumaecosport.blogspot.com

#10
 diego.gomessp

diego.gomessp
Iniciante
Iniciante
Salve galera,

Estou um pouco espantado pois completei pela primeira vez com etanol e rodei na cidade 280km até chegar nos 20km finais no painel. O susto é que pelo q percebi com gasolina roda praticamente com essa autonomia. Vou fazer mais uns testes e ser for isso mesmo, rodar 280 com 70 e poucos reais acho muito bom rs

#11
 Rogerio Barbosa

Rogerio Barbosa
Iniciante
Iniciante
Rogerio Barbosa escreveu:
Rogerio Barbosa escreveu:Olá.

O mecânico trocou as velas e limpou os bicos. Os cabos estão bons ainda.
Senti uma melhora no carro.
Vou esperar chegar na reserva para abastecer e ver o consumo. Volto a postar o resultado.

abraço a todos.

19/11/2014 - Abasteci na sexta passada, 14/11/2014, e senti a diferença. Fez 7,8 (média). Isso porque troquei as velas e limpeza de bico com meio tanque.
Até a proxima.

25/11/2014 - Bom dia amigos. Volto com boas noticias (eu acho rsrs). Abasteci ontem (24/11/2014 - 11 dias). Foram 43,35 litros gasolina (parada automática do bico) x 361,6 km sendo 200 km em rodovia (50 km/dia a trabalho) e restante na cidade cheio de ladeiras e transito infernal. Média de 8,3 na gasolina comum.

No caso da rodovia, vou até o trabalho em uma cidade vizinha e o carro fica praticamente o dia todo parado. As vezes saio na hora do almoço mas nada de percurso longo.

Caro Josimar (acertei o seu nome agora) acredito que com isso encerramos essa pendencia e acredito que será uma informação valiosa.

Quando for fazer uma viagem longa, vou relatar o consumo.

Grande abraços a todos

#12
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Bom dia, Rogério.


Sem dúvida uma informação valiosa! Caso você volte a abastecer com etanol, faça uma média para efeito de comparação. Caso você faça em torno de 6,4 km/L no etanol, com 30% a mais faria 8,3 km/L na gasosa, como você citou. Daí poderá avaliar melhor qual combustível se torna mais vantajoso.


Na minha região não é vantajoso abastecer com etanol. Mas, mesmo que fosse eu pensaria duas vezes, devido à questão da autonomia. Acho muito chato ter que ficar comparecendo o tempo todo no posto...



Like

#13
 Rogerio Barbosa

Rogerio Barbosa
Iniciante
Iniciante
Josimar escreveu:Bom dia, Rogério.


Sem dúvida uma informação valiosa! Caso você volte a abastecer com etanol, faça uma média para efeito de comparação. Caso você faça em torno de 6,4 km/L no etanol, com 30% a mais faria 8,3 km/L na gasosa, como você citou. Daí poderá avaliar melhor qual combustível se torna mais vantajoso.


Na minha região não é vantajoso abastecer com etanol. Mas, mesmo que fosse eu pensaria duas vezes, devido à questão da autonomia. Acho muito chato ter que ficar comparecendo o tempo todo no posto...



Like

Oi Josimar, tenho pensando em abastecer com alcool, pois a diferença aqui gira em torno dos 70 (gasolina 3,00 e alcool 2,20). Vou fazer um teste na proxima e relato. Se o consumo não der os 30% ai não compensa mesmo.

#14
 diego.gomessp

diego.gomessp
Iniciante
Iniciante
Senhores da Cúpula, rs

Já li alguns posts sobre consumo e tal, mas confesso que pela informações mas tenho algumas dúvidas que gostaria de compartilhar, let's go

Estou com a Blacksport a 2 meses e nas poucas vezes que tentei marcar com precisão a autonomia no combustível algo dava errado, mas pelo que já percebi a minha na gasolina chegou a 280km rodados com um tanque.

Pois bem, fiz uma limpeza dos bicos a uns dias e depois de abastecer mais um vez com gasolina, resolvi testar o etanol. Na primeira medição marquei 250km rodados faltando ainda 30km da "autonomia" no painel, como minha mulher pegou o carro no dia seguinte e completou o tanque novamente com etanol e eu esqueci de zerar o parcial, deixei ele continuar a contagem.

Resultado, 470km rodados no parcial e ainda marcava 30km na autonomia. Conclui então que, 2 tanques de etanol=500km, ou 1 tanque 250km média
Pagando R$76 reais pra completar o tanque no lugar de R$135 na gasolina.

Agora como não sou o pica das galaxias no assunto, fico pensando se essas continhas todas estão dentro ou fora da realidade ou será que estou no mundo de bobby rsrs

a unica coisa ruim que percebi no etanol, é que o carro treme mais que o normal.

#15
 presley

presley
Membro Jr
Membro Jr
A minha frestyle 2011 depois de ajustar e conhecer melhor o carro esta fazendo 8,5 na cidade e 13,8 estrada isso pisando leve, no inicio como eu não conhecia direito o computador de bordo eu tinha me atrapalhado e postado um consumo melhor que o uno kkkk Shocked chorei pensando que era verdade mas hoje sei que a média destes carros é em torno de 7,5 a 8,5, claro que depende da dirigibilidade de cada hum.

#16
 Rogerio Barbosa

Rogerio Barbosa
Iniciante
Iniciante
Rogerio Barbosa escreveu:
Rogerio Barbosa escreveu:
Rogerio Barbosa escreveu:Olá.

O mecânico trocou as velas e limpou os bicos. Os cabos estão bons ainda.
Senti uma melhora no carro.
Vou esperar chegar na reserva para abastecer e ver o consumo. Volto a postar o resultado.

abraço a todos.

19/11/2014 - Abasteci na sexta passada, 14/11/2014, e senti a diferença. Fez 7,8 (média). Isso porque troquei as velas e limpeza de bico com meio tanque.
Até a proxima.

25/11/2014 - Bom dia amigos. Volto com boas noticias (eu acho rsrs). Abasteci ontem (24/11/2014 - 11 dias). Foram 43,35 litros gasolina (parada automática do bico) x 361,6 km sendo 200 km em rodovia (50 km/dia a trabalho) e restante na cidade cheio de ladeiras e transito infernal. Média de 8,3 na gasolina comum.

No caso da rodovia, vou até o trabalho em uma cidade vizinha e o carro fica praticamente o dia todo parado. As vezes saio na hora do almoço mas nada de percurso longo.

Caro Josimar (acertei o seu nome agora) acredito que com isso encerramos essa pendencia e acredito que será uma informação valiosa.

Quando for fazer uma viagem longa, vou relatar o consumo.

Grande abraços a todos

06/12/2014 - Bom dia amigos da Ecosportclub, voltei de novo com esse assunto. Seguinte: abasteci no dia 04/12/2014 a noite, ou seja 10 dias após a ultima visita ao posto, antes era toda semana.

Desda vez, a coisa foi melhor, na minha opinião, pois rodei 401,1 km (média cidade/pista), sendo 240 km somente na pista (daquele jeito relatado anteriormente) e ao abastecer foram 45,68 de gasosa, fazendo uma média de 8,85 km/l. Ah, fui maneiro no pedal do acelerador, sempre nos 110 a 120. Na descida tirava o pé porque chegava a 150 sem pisar kkkkk.

Na próxima será com etanol, aqui em Bragança Paulista, está R$ 1,999 e gasolina (comum) está  R$ 2,999. O mecânico me aconselhou a rodar com 3 tanques de gasolina para o sensor equalizar (acho que é isso, apesar que não entendi nada rsrs) e depois rodar com álcool. Então daqui 10 dias vamos no teste com álcool.

Só falta a viagem longa, que depende do dim-dim. Acredito que será em torno de uns 11 a 12 km/l

abraços a todos

#17
 Rogerio Barbosa

Rogerio Barbosa
Iniciante
Iniciante
Bom dia, só para encerrar este tópico

Após abastecer com gasolina no dia 04/12/2014, fiz a média na próxima abastecida (perdi a data, mas deu uns 10 dias depois). Coloquei etanol dessa vez e fiz a média com a gasosa. Como fiz uma viagem de 120 km no mesmo dia, deu a média de 9,7 km/l (gasolina), ou seja, se pegar uma estrada e rodar os 425 km rodados dessa ultima, deve fazer uns 12 km/l creio eu.

Dia 31/12, abasteci com etanol novamente, e a média foi de 7,0 km/l o qual eu acredito que esteja na média no uso misto.

abasteci novamente com etanol, e como vou ficar por aqui nestes dias, achei melhor, porque a diferença é de quase R$ 40,00 entre etanol e gasolina.

Um Feliz 2015 a todos e que possamos realizar os nossos sonhos, quem sabe uma Eco novinha zero bala. rsrs

#18
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Um feliz 2015 para você também, Rogério!


Eu só queria estar de Eco nos próximos dias! Estou indo para um lugar onde dá para encher o tanque com R$ 0,40. Pois é! O litro da gasosa na terra de Hugo Chaves (RIP) é o equivalente a R$ 0,01! 


santa

#19
 Anderson t.

Anderson t.
Iniciante
Iniciante
Olá, sou novo aqui no forum... mas fiquei feliz pelo desempenho da minha ecosport 2.0 AT 2009 realizou na estrada... rodei 483 Km e fiz a media 11,3 numa velocidade de 90 a 120... abraço a todos...

#20
 presley

presley
Membro Jr
Membro Jr
No manual do eco a ford pede para pisar leve no acelerador seguindo estas instruções consigo chegar a 14.5 na br

#21
 Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos