EcoSport Club

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

MUDAR DE ALCOOL PARA GASOLINA

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

emerson.taba

Iniciante
Iniciante
Pessoal boa trade td bem, sou novo aqui no Forum , e adquiri a uns dias uma ecosport 2013 flex, ate agora so abasteci alcool nela , mas to pensando em usar gasolina para ficar mais economica , mas ai surgiu uma duvida se eu colocar gasolina , o sistema reconhece logo de cara a mudança de combustivel, posso ter algum problema com isso?

Josimar

Diamond Titanium
Diamond Titanium
Há muita controvérsia.

Contudo, parece que algo que funciona é deixar o carro rodando pelo menos 10 km na primeira vez após abastecer com o novo combustível, para só então desligar o veículo.

Ou seja, evite abastecer perto de casa, ou então vá dar umas voltas com o carro logo após abastecer.

E há quem recomende abastecer alguns litros de etanol junto com o tanque de gasolina, para evitar batida de pino. Mas isso era no modelo anterior (até 2012).

Bem vindo ao fórum!

emerson.taba

Iniciante
Iniciante
Obrigado pela resposta , to adorando o carro

Marcos-CWB

Administrador
Administrador
Ola !

Essa historia de rodar 10 km para a central reconhecer o combustivel é coisa de GM e VW.
Eu nunca ouvi essa historia com carros Ford.

Se não me engano, VW e GM usam sistema DELPHI.
Ford e FIAT usam sistema MAGNETI MARELLI

Creio que o segundo sistema é o melhor KKKKKKK

willian azevedo

Membro Jr
Membro Jr
Creio que o problema nessas trocas em gasolina e álcool só ocorram em quem tem gnv, pois a configuração do emulador de sonda nem sempre pega instantaneamente essas trocas de combustíveis e tem alguns que só aceitam um tipo de combustível mesmo...geralmente você sente o problema ao tentar ligar o carro logo de manhã e não ligar ou demorar a ligar ....

Josimar

Diamond Titanium
Diamond Titanium
Pois é, como alertado, o assunto é controverso mesmo...

Mas basta ver as dezenas de declarações aqui no fórum falando que tiveram problemas ao mudar de combustível...

A maior queixa é que o consumo não muda após sair do etanol para a gasolina. Se fazia 5 km/L no etanol, continuam fazendo 5 km/L na gasosa. Outra queixa recorrente é a que o Willian citou: o carro não liga pela manhã ou apresenta dificuldades para ligar.

Dando um rolé por outros fóruns, achei algumas informações (http://hb20clube.com.br/viewtopic.php?f=7&t=4363):

"O manual do Hyundai HB20 recomenda fazer isso."

"Então, qndo saí da css, o vendedor me deu essa dica (ou ordem, sei lá!): qndo eu trocar o combustível, de etanol pra gasolina e vice-versa, eu teria q andar pelo menos uns 5km antes de desligar o carro, para q o chip pudesse reconhecer o combustível novo... "

"Já tive esse problema com um celta. Completei com gasolina pois ia viajar após o trabalho. Quando fui pegar depois o carro não ligava. Toda vez que vc trocar o combustível, tem que rodar uns km pra injeção se adaptar ao novo combustível."

"Meu primeiro carro (um uno fireflex 2006) me trouxe o mesmo problema. Um dia, perto de casa, completei com etanol (e antes usava gasolina)... Rodei 400 metros e estacionei em casa.

Isso era sexta. No sábado, o carro não dava partida. A FIAT mandou um cara lá e ele fez partida e explicou que toda vez que vc altera a concentração dos combustível vc deve rodar até o chip sentir a mudança (cerca de 5km ou 20 min +-)...

Não diferente, o manual do HB20 recomenda isso com acerto."

Como o Marcos citou, a Volks recomenda este procedimento:

Como efetuar a troca de combustível no motor TOTALFLEX?

Nunca conduzir até esvaziar o tanque de combustível. O abastecimento de combustível irregular pode causar falhas de ignição e acúmulo de combustível não queimado no sistema de escape. Isso pode danificar o catalisador.

Se o veículo TOTALFLEX ficar imobilizado por “falta de combustível”, será necessário abastecer o veículo com o mesmo tipo do último combustível utilizado - gasolina ou etanol.

Se for necessário abastecer o tanque com combustível diferente do que estava sendo utilizado, poderá ocorrer:

[*]Dificuldade na partida com o motor frio.

[*]Perceptíveis quedas no rendimento do motor.

O veículo deverá percorrer aproximadamente 5 km para reconhecer o novo combustível, para que não ocorra uma das situações acima.

http://www.vw.com.br/pt/fale_conosco/perguntas_e_respostas/informacoes_tecnicas/como_efetuar_a_trocadecombustivelnomotortotalflex.html

Josimar

Diamond Titanium
Diamond Titanium
E quanto à Ford? Realmente os manuais não trazem nenhuma informação relevante sobre o assunto. Aliás, nossos manuais não trazem informação relevante sobre um monte de coisas...

No fórum do Ford Ka achei uma explicação técnica e bem esclarecedora sobre o assunto: o problema não é o combustível que está misturado no tanque, é o volume residual da bomba de combustível, que não se mistura igual ao resto do tanque!

Para mim isso faz muito sentido e explica porque os sensores não detectam de imediato a mudança...

http://www.clubedonovoka.com/t721p60-duvida-pq-na-mudanca-de-combustivel-o-carro-nao-pegou

"Sim é necessário pois a psedo tecnologia Flex é burra e a correção da mistura é pós combustão ou seja depois que já passou pelo motor e na partida o motor sempre vê a ultima configuração gravada. 

Então quando se troca o combustível deve rodar mais ou menos de 12 a 15 km na cidade e perto de 20 km na estrada (o suficiente para acabar com combustível dentro da Cuba da bomba (+-1 litro) e a nova mistura ou combustível poder chegar a ser queimado e os novos parâmetros aprendidos e gravados !

Único carro (na data de hoje) que faz a correção antes da queima (combustão) é o VW Up 1.0 TSI (Turbo Flex), espero que no futuro todos façam !!!
Espero ter ajudado.
Abraço"

"Achei que era só eu que tinha passado por isso.

A patroa que usa o carro no dia-dia, estava na gasolina e abasteceu álcool com o carro na reserva.

Parou no trabalho e no fim do dia o carro não pegava...

Ligamos para a Ford pois temos o guincho que faz parte da garantia.

Uns 40 mim depois o guincho chegou, o cara já perguntou sobre o combustível, dai o que ele fez bateu na ignição segurou a chave e pisou no acelerador, tipo 1 minuto direto, e pronto o carro pegou saiu muita fumaça.

Ele comentou sobre ter que rodar pelo menos 10 Km ao mudar de combustível para o modulo reconhecer, falou que o problema é comum que já tinha atendido vários casos semelhantes...

Depois disso, sempre tomamos cuidado na troca de combustível, nunca mais voltou a se repetir"

Josimar

Diamond Titanium
Diamond Titanium
Como já sabido por todos que entendem um pouco do assunto, carro flex é uma adaptação que promete muito, mas cumpre pouco (vide a história do pato)...

Contudo, é muito bom ter um veículo que aceite diversos tipos de combustível, sem dúvida é uma evolução. Ocorre que ainda estamos engatinhando nesta tecnologia e problemas podem aparecer.

No caso específico deste tópico, os manuais de diversas montadoras trazem o alerta para que seja feito o procedimento correto para se trocar de combustível.

Alguns engenheiros afirmam que carro flex aceita qualquer tipo de combustível, em qualquer proporção, em todas as ocasiões. Mas eu e a maioria das montadoras ousamos discordar: quase sempre...

Não vou ficar me alongando e mostrar que, além da Volks, Renault, Peugeout, Hyundai e outros também recomendam o procedimento. Vamos ficar com a citada FIAT:

Manual de uso e manutenção do Palio Fire:

ADVERTÊNCIA: após um abastecimento, o sistema Flex necessita de um pequeno tempo de adaptação (aproximadamente 10 minutos) com o veículo funcionando, para reconhecer o combustível que está no tanque (etanol ou gasolina).

http://www.fiat.com.br/content/dam/fiat-brasil/manuais-carros/17164L1.pdf

E a Ford? Parece que realmente não há nenhum aviso neste sentido...

Será que é porque o sistema é diferente de todos os outros ou porque a Ford não está nem aí para o fato?

zaninis

Membro Pro
Membro Pro
A história de rodar uns KM pra reconhecer o novo combustível ocorre em qquer carro. Não é no tanque que estão sensores que determinam o combustível e sim no motor. Portanto o mesmo tem de chegar até lá, percorrendo bomba, filtro, mangueiras, flauta de bicos, bicos. Sem contar que com certeza ainda tem do antigo no tanque.
Tenho Ford e VW e nunca tive o mensor problema com mudança e uso o que está mas em conta ou conforme necessidade.
Outro fato... QQUer carro rende melhor no etanol, pois o poder calorífico dele é maior. Not-se fácil a diferença ao acelerar com etanol. Fica mais forte, ágil mas mais áspero.

emerson.taba

Iniciante
Iniciante
valw galerinhaa por fim viajei no etanol mesmo rsrsrs

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum: