EcoSport Club

Fórum de discussões sobre o Ford EcoSport


Olá pessoal, caso queiram participar do grupo de whatsapp, basta deixar o seu número no tópico WhatsApp. https://ecosportclub.forumeiros.com/t2104-whats-app-ecosport?highlight=whatsapp

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

[TUTORIAL] Troca do Filtro do Ar Condicionado (cabine)

Ir à página : 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 2]

#1
 SIMIONI

SIMIONI
Membro Pleno
Membro Pleno
SIMIONI escreveu:Fala galera, tudo certo?

Criei coragem hoje e decidi remover a tampa do filtro de ar condicionado para fazer a troca. Primeiramente preciso dizer que o processo é MUITO fácil, não se assuste com as fotos e etapas do processo, em 30 minutos dá para fazer a troca comum.

Em outros tópicos já discutimos isso, porém as informações e dicas para a TROCA do filtro de ar estavam espalhadas em vários tópicos diferentes, por isso resolvi criar esse tópico exclusivo para o passo a passo!

Vou postar também uma foto com o recorte feito na tampa do filtro, para facilitar as futuras trocas. Na primeira vez (com a tampa original) será preciso retirar todo o console central, porém no futuro, com o recorte feito, será possível fazer a substituição removendo somente a tampa do filtro!

O primeiro passo é remover o porta trecos da parte de trás do console central e a capa do freio de mão. Na minha Eco essa peça é encaixada por pressão, portanto basta puxar na frente e atrás até que a peça se solte. A capa do freio de mão é encaixada também, basta removê-la. *Na Eco manual, remova primeiro a manopla do câmbio, depois o porta treco.

[TUTORIAL] Troca do Filtro do Ar Condicionado (cabine) O8b1w2

Remova os quatro parafusos que fixam o console central. Existem dois parafusos embaixo do porta treco trazeiro e dois embaixo do frontal. O console frontal requer mais cuidado, pois antes da remoção completa dessa peça é necessário desconectar os dois fios do acendedor de cigarros, portanto tome bastante cuidado na hora de remover esse porta treco. Basta puxá-lo pelos lados até que as travas se soltem. Depois disso, remova os dois parafusos que ficam perto do câmbio.

[TUTORIAL] Troca do Filtro do Ar Condicionado (cabine) 5cblft

[TUTORIAL] Troca do Filtro do Ar Condicionado (cabine) 2gxr8uv

Na Eco automática, coloque o câmbio na posição N para facilitar a remoção do console central e do porta treco frontal.

[TUTORIAL] Troca do Filtro do Ar Condicionado (cabine) Im427s

Remova também a tampa dos fusíveis para facilitar o acesso e iluminação da tampa do filtro.

[TUTORIAL] Troca do Filtro do Ar Condicionado (cabine) 2mn4b4

Com o console removido, basta soltar todos os parafusos da tampa do filtro de ar e removê-la. Existe um parafuso "escondido" atrás do acabamento da coluna central do comando do ar condicionado, com uma chave allen ou similar é possível soltar esse parafuso (com muita paciência). Essa parte é a mais chata, pois o espaço é limitado e escuro cherry 

[TUTORIAL] Troca do Filtro do Ar Condicionado (cabine) 29cs9xi

Após a remoção da tampa será possível acessar o compartimento do filtro do AC:

[TUTORIAL] Troca do Filtro do Ar Condicionado (cabine) 2wedkkx

Nesse vídeo é possível ver o passo a passo. Na Eco antiga o processo é um pouco diferente, no vídeo é possível ver isso:



O recorte da tampa pode ser feito de vários jeitos, o importante é manter a verdadeira tampa do filtro de ar intacta para não comprometer a vedação do sistema! Com uma serra, faca quente e uma lixadeira fiz o seguinte recorte:

[TUTORIAL] Troca do Filtro do Ar Condicionado (cabine) 26404xx

[TUTORIAL] Troca do Filtro do Ar Condicionado (cabine) 202pnd

Feito o recorte, basta instalar o filtro de ar novo e instalar a tampa. Com a tampa já em posição, instale o console central e os dois porta trecos novamente!

Veja só como ficou a tampa:

[TUTORIAL] Troca do Filtro do Ar Condicionado (cabine) 35jcjkm

Agora não será mais necessário remover o console central para fazer a troca! cheers  cheers

Parece complicado, mas é tudo bastante simples de se fazer, vale a pena fazer o recorte também pessoal!

Abraços!





[TUTORIAL] Troca do Filtro do Ar Condicionado (cabine) Vi8JTdD

#2
 antonio silva marques

avatar
Membro Jr
Membro Jr
Parabéns mais uma vez,Simioni,ótimo tutorial !
em breve farei na minha,más vou tentar sem tirar o console central,já vi em algum lugar que dá pra fazer.

#3
 SIMIONI

SIMIONI
Membro Pleno
Membro Pleno
Valeu Antonio!!

Se você conseguir fazer assim conta pra gente depois! Eu acho que fica muito difícil de fazer o recorte sem tirar a tampa, pode acabar danificando o duto do ar condicionado que tem ali atrás. Digo isso porque eu pensei de fazer isso uma vez, ainda bem que não fiz!

Abraços

#4
 Marcos-CWB

Marcos-CWB
Administrador
Administrador
Excelente trabalho, vai ajudar muito o pessoal por aqui, afinal as lojas de A/C cobram no minimo R$ 50,00 pra instalar o filtro.

#5
 SIMIONI

SIMIONI
Membro Pleno
Membro Pleno
Valeu Marcos!!

Pois é, um absurdo! Dá para fazer em casa tranquilamente cheers 

Abs

#6
 antonio silva marques

avatar
Membro Jr
Membro Jr
Simioni,o que vi tira a tampa,porém sem tirar o console,já tirei uma vez pra tentar trocar as lampadas do controle do ar condicionado,tem algumas queimadas,no corsa classic,consegui trocar,mas na eco ainda não deu...

#7
 SIMIONI

SIMIONI
Membro Pleno
Membro Pleno
Huum entendi. Pelo que eu vi hoje, acho que o único jeito de tirar aquela tampa é removendo o console central mesmo... Pelo menos três parafusos ficam atrás daquela capa do console.. complicado!

#8
 efemota

efemota
Administrador
Administrador
Otimo tutorial.



EcoSport FreeStyle 1.6 2009 Prata Enseada

#9
 SIMIONI

SIMIONI
Membro Pleno
Membro Pleno
Valeeu Fernando!

#10
 fabiomfg

fabiomfg
Membro
Membro
muito bom cara excelente trabalho.

#11
 SIMIONI

SIMIONI
Membro Pleno
Membro Pleno
Valeu Fabio, espero que seja útil cheers 

#12
 Green Hornet

avatar
Iniciante
Iniciante
Alguém sabe como é feita a troca do filtro do ar condicionado do EcoSport 2013/2014?

#13
 efemota

efemota
Administrador
Administrador
Olá Green Hornet, eu não sei, mas tentarei descobrir, e posto aqui.

abraços

EFEMOTA



EcoSport FreeStyle 1.6 2009 Prata Enseada

#14
 Cristianopf

Cristianopf
Membro
Membro
Simioni, final de semana fiz o passo a passo pra desmontar e instalar o filtro de ar na minha eco, fico show de bola!!! queriam me cobrar 150 pila aqui pra fazer isso, ainda bem que eu não fiz, demorei 15 minutos pra faze e de graça!! hehehehe Vwww abraço!!

#15
 willians.santana.3

willians.santana.3
Membro Platinum
Membro Platinum
Rapaz, essa semana eu vi um vídeo da Spin e outros carros da GM vindo sem o filtro.
Agora esse tutorial da eco original sem também...
Ridículo uma parada de 15 reais não vir de fábrica.

Tenho qse certeza que a minha não tem pois só uso o ar na recirculação e toda vez que tem alguma fonte de odor externa, eu sinto imediatamente dentro do carro.

Vou procurar filtro com carvão ativado que filtra melhor e ainda evita cheiros.

Sem dúvida vai ser a próxima mexida na eco.

[]s

#16
 SIMIONI

SIMIONI
Membro Pleno
Membro Pleno
Cristianopf escreveu:Simioni, final de semana fiz o passo a passo pra desmontar e instalar o filtro de ar na minha eco, fico show de bola!!! queriam me cobrar 150 pila aqui pra fazer isso, ainda bem que eu não fiz, demorei 15 minutos pra faze e de graça!! hehehehe Vwww abraço!!

Bom saber que ajudou Cristiano! Que isso, 150 é um assalto  lol!   lol! 

#17
 Green Hornet

avatar
Iniciante
Iniciante
Estou vendo pelos comentários que, em alguns casos, o carro não vem de fábrica com esse filtro. Essa semana fui agendar a revisão de 6 meses do EcoSport e o consultor me confirmou que não são todos os carros que vem com o filtro. Na revisão vou verificar onde é que é instalado o filtro do EcoSport de 2a gereção (é assim que vcs chamam por aqui?).

#18
 aragorne

aragorne
Membro Pro
Membro Pro
A minha fiz em casa para minha surpresa a minha eco tava sem o filtro

#19
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Não me lembro de ter visto alguém falar que já veio com filtro, uma vergonha a Ford não colocar um item que pode-se considerar essencial

#20
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Pois é, até hoje não vi ninguém falar que o Eco vinha com filtro, e o colega Flávio já fez até um questionamento à própria Ford e eles responderam, por escrito, que o filtro não vem de fábrica nem mesmo no novo EcoSport...

Sem comentários...

 Mad

#21
 Green Hornet

avatar
Iniciante
Iniciante
Josimar Medeiros escreveu:Pois é, até hoje não vi ninguém falar que o Eco vinha com filtro, e o colega Flávio já fez até um questionamento à própria Ford e eles responderam, por escrito, que o filtro não vem de fábrica nem mesmo no novo EcoSport...

Sem comentários...

 Mad
No meu caso o carro veio com o filtro. Tive que trocá-lo pois estava bem sujo e já interferia na ventilação do carro (estava fraca). Foi trocar o filtro e ficou show! Very Happy A única coisa que eu consegui descobrir é que o filtro do Novo EcoSport fica debaixo do painel, só não sei onde.

#22
 mirandalopes

avatar
Membro Jr
Membro Jr
Amigos,

As fotos nao estao mais abrindo, tentei trocae o meu e nao conseguir porque as dotos nao abrwm mas, sera se alguem pode consertar.

Obrigado

#23
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
SIMIONI escreveu:Fala galera, tudo certo?

Criei coragem hoje e decidi remover a tampa do filtro de ar condicionado para fazer a troca. Primeiramente preciso dizer que o processo é MUITO fácil, não se assuste com as fotos e etapas do processo, em 30 minutos dá para fazer a troca comum.

Em outros tópicos já discutimos isso, porém as informações e dicas para a TROCA do filtro de ar estavam espalhadas em vários tópicos diferentes, por isso resolvi criar esse tópico exclusivo para o passo a passo!

Vou postar também uma foto com o recorte feito na tampa do filtro, para facilitar as futuras trocas. Na primeira vez (com a tampa original) será preciso retirar todo o console central, porém no futuro, com o recorte feito, será possível fazer a substituição removendo somente a tampa do filtro!

O primeiro passo é remover o porta trecos da parte de trás do console central e a capa do freio de mão. Na minha Eco essa peça é encaixada por pressão, portanto basta puxar na frente e atrás até que a peça se solte. A capa do freio de mão é encaixada também, basta removê-la. *Na Eco manual, remova primeiro a manopla do câmbio, depois o porta treco.

[TUTORIAL] Troca do Filtro do Ar Condicionado (cabine) 13qg

Remova os quatro parafusos que fixam o console central. Existem dois parafusos embaixo do porta treco trazeiro e dois embaixo do frontal. O console frontal requer mais cuidado, pois antes da remoção completa dessa peça é necessário desconectar os dois fios do acendedor de cigarros, portanto tome bastante cuidado na hora de remover esse porta treco. Basta puxá-lo pelos lados até que as travas se soltem. Depois disso, remova os dois parafusos que ficam perto do câmbio.

[TUTORIAL] Troca do Filtro do Ar Condicionado (cabine) Wf6f

[TUTORIAL] Troca do Filtro do Ar Condicionado (cabine) 3o7w

Na Eco automática, coloque o câmbio na posição N para facilitar a remoção do console central e do porta treco frontal.

https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/268/s3yy.jpg/

Remova também a tampa dos fusíveis para facilitar o acesso e iluminação da tampa do filtro.

[TUTORIAL] Troca do Filtro do Ar Condicionado (cabine) Ufli

Com o console removido, basta soltar todos os parafusos da tampa do filtro de ar e removê-la. Existe um parafuso "escondido" atrás do acabamento da coluna central do comando do ar condicionado, com uma chave allen ou similar é possível soltar esse parafuso (com muita paciência). Essa parte é a mais chata, pois o espaço é limitado e escuro cherry 

[TUTORIAL] Troca do Filtro do Ar Condicionado (cabine) Scwb.th

Após a remoção da tampa será possível acessar o compartimento do filtro do AC:

[TUTORIAL] Troca do Filtro do Ar Condicionado (cabine) Mlhu

Nesse vídeo é possível ver o passo a passo. Na Eco antiga o processo é um pouco diferente, no vídeo é possível ver isso:



O recorte da tampa pode ser feito de vários jeitos, o importante é manter a verdadeira tampa do filtro de ar intacta para não comprometer a vedação do sistema! Com uma serra, faca quente e uma lixadeira fiz o seguinte recorte:

[TUTORIAL] Troca do Filtro do Ar Condicionado (cabine) Bx1e

[TUTORIAL] Troca do Filtro do Ar Condicionado (cabine) S6qs

Feito o recorte, basta instalar o filtro de ar novo e instalar a tampa. Com a tampa já em posição, instale o console central e os dois porta trecos novamente!

Veja só como ficou a tampa:

[TUTORIAL] Troca do Filtro do Ar Condicionado (cabine) M416

Agora não será mais necessário remover o console central para fazer a troca! cheers  cheers

Parece complicado, mas é tudo bastante simples de se fazer, vale a pena fazer o recorte também pessoal!

Abraços!
Miranda, dei uma citada para ver se vc consegue ver, pois pra mim estão aparecendo

Tem esse post que também fala do filtro, embora não esteja tão detalhado a parte de retirar o filtro, talvez ajude
https://ecosportclub.forumeiros.com/t41p20-filtro-do-ar-condicionado#18193

#24
 mirandalopes

avatar
Membro Jr
Membro Jr
Valeu Zanetti,

Finalmente conseguir tirar e ver o estado do filtro, esta lastimável, mas como estava no sitio não tive coo trocar, agora vou procurar para trocar.

Abraços

#25
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Fazer manutenção em carro no sitio é outra coisa, desde que não seja embaixo de uma jaqueira ou de um coqueiro

#26
 Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 2]

Ir à página : 1, 2  Seguinte


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos