EcoSport Club

Fórum de discussões sobre o Ford EcoSport

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

[TUTORIAL] Troca do Filtro do Ar Condicionado (cabine)

Ir à página : Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 2 de 2]

SIMIONI

Membro Pleno
Membro Pleno
Relembrando a primeira mensagem :

Fala galera, tudo certo?

Criei coragem hoje e decidi remover a tampa do filtro de ar condicionado para fazer a troca. Primeiramente preciso dizer que o processo é MUITO fácil, não se assuste com as fotos e etapas do processo, em 30 minutos dá para fazer a troca comum.

Em outros tópicos já discutimos isso, porém as informações e dicas para a TROCA do filtro de ar estavam espalhadas em vários tópicos diferentes, por isso resolvi criar esse tópico exclusivo para o passo a passo!

Vou postar também uma foto com o recorte feito na tampa do filtro, para facilitar as futuras trocas. Na primeira vez (com a tampa original) será preciso retirar todo o console central, porém no futuro, com o recorte feito, será possível fazer a substituição removendo somente a tampa do filtro!

O primeiro passo é remover o porta trecos da parte de trás do console central e a capa do freio de mão. Na minha Eco essa peça é encaixada por pressão, portanto basta puxar na frente e atrás até que a peça se solte. A capa do freio de mão é encaixada também, basta removê-la. *Na Eco manual, remova primeiro a manopla do câmbio, depois o porta treco.

Remova os quatro parafusos que fixam o console central. Existem dois parafusos embaixo do porta treco trazeiro e dois embaixo do frontal. O console frontal requer mais cuidado, pois antes da remoção completa dessa peça é necessário desconectar os dois fios do acendedor de cigarros, portanto tome bastante cuidado na hora de remover esse porta treco. Basta puxá-lo pelos lados até que as travas se soltem. Depois disso, remova os dois parafusos que ficam perto do câmbio.

Na Eco automática, coloque o câmbio na posição N para facilitar a remoção do console central e do porta treco frontal.

Remova também a tampa dos fusíveis para facilitar o acesso e iluminação da tampa do filtro.

Com o console removido, basta soltar todos os parafusos da tampa do filtro de ar e removê-la. Existe um parafuso "escondido" atrás do acabamento da coluna central do comando do ar condicionado, com uma chave allen ou similar é possível soltar esse parafuso (com muita paciência). Essa parte é a mais chata, pois o espaço é limitado e escuro cherry 

Após a remoção da tampa será possível acessar o compartimento do filtro do AC:

Nesse vídeo é possível ver o passo a passo. Na Eco antiga o processo é um pouco diferente, no vídeo é possível ver isso:

O recorte da tampa pode ser feito de vários jeitos, o importante é manter a verdadeira tampa do filtro de ar intacta para não comprometer a vedação do sistema! Com uma serra, faca quente e uma lixadeira fiz o seguinte recorte:

Feito o recorte, basta instalar o filtro de ar novo e instalar a tampa. Com a tampa já em posição, instale o console central e os dois porta trecos novamente!

Veja só como ficou a tampa:

Agora não será mais necessário remover o console central para fazer a troca! cheers  cheers

Parece complicado, mas é tudo bastante simples de se fazer, vale a pena fazer o recorte também pessoal!

Abraços!

aragorne

Membro Pro
Membro Pro
Essas coisas sao comuns em nosso pais pois veja so, pagamos todos os impostos que nao sao baratos e ainda um item essencial não vem com o carro apesar de amarmos nossos carros é triste ver a montadora querendo apenas vender.

efemota

Administrador
Administrador
Só para complementar o tópico, peguei o modelo do filtro em um post do Marcos-CWB, e vou colocar aqui.

Abraços

EFEMOTA

EcoSport FreeStyle 1.6 2009 Prata Enseada

willians.santana.3

Membro Platinum
Membro Platinum
Sabia que tinha um motivo pra não vir com esse filtro dos infernos...  Twisted Evil  Evil or Very Mad 

Phill Lima

Administrador
Administrador
sihsihsihsisihis... cada coisa, sei não viu willians...

http://philldesigner.com.br

efemota

Administrador
Administrador
kkk 666.

Evil or Very Mad Twisted Evil Evil or Very Mad Twisted Evil Evil or Very Mad Twisted Evil 

EcoSport FreeStyle 1.6 2009 Prata Enseada

Green Hornet

Iniciante
Iniciante
Senhores.

Continua a pergunta: alguém sabe onde é que fica e como se troca o filtro do ar condicionado do EcoSport 2013/2014?

Valter Melchiotti

Iniciante
Iniciante
Troquei (ou melhor, coloquei, pois o compartimento estaca vazio) o Filtro do A/C da minha Eco XLT 2.0 Automática 2010/2011 ontem conforme o Tutorial, se não fosse esse post acho que não conseguiria, pq é muito complicado a troca... Fiz o recorte da tampa com o estilete, ficou perfeito, agora as próximas trocas dependem apenas de 4 parafusos allen estrela, veja fotos:

Valter Melchiotti

Iniciante
Iniciante
Green Hornet escreveu:Senhores.

Continua a pergunta: alguém sabe onde é que fica e como se troca o filtro do ar condicionado do EcoSport 2013/2014?

Esse video já postado neste post vai lhe ajudar:

Phill Lima

Administrador
Administrador
Show Valter, que bom que deu certo, é mais um incentivo a galera tentar fazer...

http://philldesigner.com.br

Igor

Membro Gold
Membro Gold
tenho que criar vergonha e trocar. ja tenho renite alergia e não da para despevinir. vou ver se na semana que vem eu troco, ou, coloco esse filtro

agora, porque sera que a fabrica teve que colocar esse 666 no modelo do filtro? dá até medo de comprar kkkkk

http://www.odiariodeumaecosport.blogspot.com

Igor

Membro Gold
Membro Gold
só tive problema para tirar o porta objeto traseiro, ele não sai. tem que tirar por completo ou só nas abas lateirais?

http://www.odiariodeumaecosport.blogspot.com

Green Hornet

Iniciante
Iniciante
Valter Melchiotti escreveu:
Green Hornet escreveu:Senhores.

Esse video já postado neste post vai lhe ajudar:

Valter.

Esse vídeo mostra como se troca o filtro da primeira geração do EcoSport. Eu quero saber como é que se troca o filtro da nova geração.

Zanetti

Diamond Titanium
Diamond Titanium
Como esta dando problema de sumir imagens hospedadas no Imageshack estou repetindo o tutorial para não perder a ilustração

SIMIONI escreveu:Fala galera, tudo certo?

Criei coragem hoje e decidi remover a tampa do filtro de ar condicionado para fazer a troca. Primeiramente preciso dizer que o processo é MUITO fácil, não se assuste com as fotos e etapas do processo, em 30 minutos dá para fazer a troca comum.

Em outros tópicos já discutimos isso, porém as informações e dicas para a TROCA do filtro de ar estavam espalhadas em vários tópicos diferentes, por isso resolvi criar esse tópico exclusivo para o passo a passo!

Vou postar também uma foto com o recorte feito na tampa do filtro, para facilitar as futuras trocas. Na primeira vez (com a tampa original) será preciso retirar todo o console central, porém no futuro, com o recorte feito, será possível fazer a substituição removendo somente a tampa do filtro!

O primeiro passo é remover o porta trecos da parte de trás do console central e a capa do freio de mão. Na minha Eco essa peça é encaixada por pressão, portanto basta puxar na frente e atrás até que a peça se solte. A capa do freio de mão é encaixada também, basta removê-la. *Na Eco manual, remova primeiro a manopla do câmbio, depois o porta treco.

Remova os quatro parafusos que fixam o console central. Existem dois parafusos embaixo do porta treco trazeiro e dois embaixo do frontal. O console frontal requer mais cuidado, pois antes da remoção completa dessa peça é necessário desconectar os dois fios do acendedor de cigarros, portanto tome bastante cuidado na hora de remover esse porta treco. Basta puxá-lo pelos lados até que as travas se soltem. Depois disso, remova os dois parafusos que ficam perto do câmbio.

Na Eco automática, coloque o câmbio na posição N para facilitar a remoção do console central e do porta treco frontal.

Remova também a tampa dos fusíveis para facilitar o acesso e iluminação da tampa do filtro.

Com o console removido, basta soltar todos os parafusos da tampa do filtro de ar e removê-la. Existe um parafuso "escondido" atrás do acabamento da coluna central do comando do ar condicionado, com uma chave allen ou similar é possível soltar esse parafuso (com muita paciência). Essa parte é a mais chata, pois o espaço é limitado e escuro cherry 

Nesse vídeo é possível ver o passo a passo. Na Eco antiga o processo é um pouco diferente, no vídeo é possível ver isso:

O recorte da tampa pode ser feito de vários jeitos, o importante é manter a verdadeira tampa do filtro de ar intacta para não comprometer a vedação do sistema! Com uma serra, faca quente e uma lixadeira fiz o seguinte recorte:

Feito o recorte, basta instalar o filtro de ar novo e instalar a tampa. Com a tampa já em posição, instale o console central e os dois porta trecos novamente!

Agora não será mais necessário remover o console central para fazer a troca! cheers  cheers

Parece complicado, mas é tudo bastante simples de se fazer, vale a pena fazer o recorte também pessoal!

Abraços!

SIMIONI

Membro Pleno
Membro Pleno
Valeu Zanetti, outro dia eu tentei arrumar as fotos mas não consegui  cheers 

Abs

AndreMaurell

Membro Advanced
Membro Advanced
Josimar escreveu:Pois é, até hoje não vi ninguém falar que o Eco vinha com filtro, e o colega Flávio já fez até um questionamento à própria Ford e eles responderam, por escrito, que o filtro não vem de fábrica nem mesmo no novo EcoSport...

Sem comentários...

Mad

Tenho uma Freestyle 2013 e na 2ª revisão o filtro do ar-condicionado (filtro de cabine, filtro antipólen) foi trocado, ou seja, a minha veio com esse filtro. Estou querendo fazer um passo a passo e postar, vou tentar fazer o mais breve possível, pois, vi que a troca é realizada pelo lado do carona e sem retirar console, pelo que vi é retirado quase nada. Vou fazer para conferir.

Ronaldo Eco 2012

Membro Jr
Membro Jr
Apenas uma duvida! Comprei o filtro ar condicionado para trocar, ECOSPORT FREESTYLE 2012/2012, só que nele tem estampado uma seta em preto, creio eu que deve ser sentido de ventilação! Essa seta ela tem que estar direcionada para dentro do carro sentido alavanca do cambio, ou para frente do carro sentido (Motor)???

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-586425131-filtro-ar-condicionado-ford-ecosport-fiestafusion-_JM

presley

Membro Jr
Membro Jr
SIMIONI escreveu:Fala galera, tudo certo?

Excelente postagem vai facilitar muito as futuras trocas Like Like lol! Very Happy cheers bounce

Abraços!

willian azevedo

Membro Jr
Membro Jr
Fiz esse procedimento hoje no meu... ficou fácil agora quando eu precisar trocar esse filtro..

Ótimo tutorial!

Abs

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 2 de 2]

Ir à página : Anterior  1, 2

Permissão deste fórum: