Olá, Dodoteodoro.
Estas informações do para-sol do veículo constam também no manual, onde são mais bem explicadas (no manual do Eco 2009 estas informações estão na pág. 5-10 e 8-11).
Nosso carro já é preparado para enfrentar de modo mais eficiente situações de perda momentânea de aderência, tais como ocorre em curvas fechadas, em pista úmida, etc., mesmo sem acionar o botão 4WD.
Por que não acionar a tração integral em asfalto? Maior risco de dano ao diferencial traseiro, desgaste de pneus e aumento do consumo de combustível. Destes fatores, aquele que é mais relevante é o diferencial traseiro.
Mas quer dizer que NUNCA posso acionar a tração no asfalto? É claro que o acionamento por curtos momentos, em baixa velocidade, apenas para “testar” seu funcionamento, não deverá trazer nenhum problema sério. Você pode fazer e vai inclusive verificar que a direção se torna pesada e a condução menos agradável, afinal, a tração integral foi pensada para dirigir “fora de estrada”, em baixas velocidades.
No outro extremo, pior do que dirigir com a tração ligada no asfalto é deixar de ligá-la em situações de real necessidade (condução em areia, lama, neve, etc.). Aí sim, pode haver sérios danos ao sistema.
Quando dirijo em chuvas torrenciais, mesmo no asfalto, costumo ligar a tração (claro, em velocidades inferiores a 100 km/h). Mas só precisei fazer isso em umas duas oportunidades, e por pura precaução.
Há algum tempo dirigi cerca de 6.000 km atravessando 5 estados nordestinos até o Maranhão, rumo aos lençóis maranhenses. Houve um trecho fora de estrada de cerca de 100 km que só carros tracionados passam. Levei umas três horas e meia para percorrê-lo, mas não deixei a tração ligada o tempo todo, só quando a areia era muito fofa, para não correr o risco de atolar, e também quando atravessava pequenos rios, pelo mesmo motivo.
Enfim, é melhor reservar o uso da tração conforme recomenda o manual. Lembre-se que mesmo sem o botão acionado nosso carro é Four-Wheel Drive automático.
Abç