EcoSport Club

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Quando posso acionar o 4WD?

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#1
 Dodoteodoro

Dodoteodoro
Iniciante
Iniciante
Bem, estou com uma Duvida creio que bem interessante, no protetor solar do carro (não sei exatamente o nome) há algumas informações de manuseio do veiculo.
E como consta na minha Ecosport 2009 - o botão de acionamento 4WD não pode ser usado em estradas pavimentadas. (somente em estradas de barro, chão , terra e etc..).
Teria alguém algum item a cer mencionado sobre esse tópico, se posso utilizar o botão em estradas normais, na rua, avenidas, na serra ou na chuva, sem que prejudique o veículo?

#2
 Ecomarco

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Membro
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Olá Dodo!

Este sistema possui a opção "auto" quando não está acionado, funcionando sempre que as rodas dianteiras perderem aderência, então se vc arrancar patinando ou perder a aderência em uma das rodas dianteiras o sistema distribuira tração para as trazeiras na proporção de 25 até 50% para o diferencial trazeiro, portanto ele atraca dosando até a dianteira normalizar o giro ou recuperar a aderência, poderá lhe ajudar em caso de aquaplanagem por exemplo, caso vc perceba algum obstáculo que julgue de difícil transposição como areia, lama ou erosões é melhor acionar a tecla 4wd, desta forma a tração fica distribuida 50-50% e o diferencial trazeiro é 100% bloqueado, ou seja não existe compensação de rotação as duas rodas SEMPRE andam na mesma rotação, muito útil em erosões, pois se uma ficar no ar o carro não perde tração, a outra leva o veículo, por este motivo é que não podemos fazer:

Não podemos fazer curvas no asfalto com 4WD acionado;
Não devemos fazer balanceamento em qualquer situação com os pneus no lugar sob o risco de derreter o Gel do sistema de tração, o que faz as pessoas acharem que o retentor está ruim, mas na verdade o Gel passou da temperatura ideal derretendo literalmente e escorrendo comprometendo o funcionamento do sistema.


Para pperceber como funciona o bloqueio tente arrancar em piso rugoso na lenta com o 4WD acionado e virando a direção totalmente para um dos lados, perceberá que o carro trava, faz força, isto porque o diferencial trazeiro bloqueado a roda que está no lado de dentro faz força para patinar (raio menor) e a de fora trava literalmente (raio maior), tambem podemos vizualizar quando fazemos curvas na areia, daí vc encherga a marca dos pneus na areia, onde um patiina e o outro arrasta.

Abraço!

#3
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Olá, Dodoteodoro.

Estas informações do para-sol do veículo constam também no manual, onde são mais bem explicadas (no manual do Eco 2009 estas informações estão na pág. 5-10 e 8-11).

Nosso carro já é preparado para enfrentar de modo mais eficiente situações de perda momentânea de aderência, tais como ocorre em curvas fechadas, em pista úmida, etc., mesmo sem acionar o botão 4WD.

Por que não acionar a tração integral em asfalto? Maior risco de dano ao diferencial traseiro, desgaste de pneus e aumento do consumo de combustível. Destes fatores, aquele que é mais relevante é o diferencial traseiro.

Mas quer dizer que NUNCA posso acionar a tração no asfalto? É claro que o acionamento por curtos momentos, em baixa velocidade, apenas para “testar” seu funcionamento, não deverá trazer nenhum problema sério. Você pode fazer e vai inclusive verificar que a direção se torna pesada e a condução menos agradável, afinal, a tração integral foi pensada para dirigir “fora de estrada”, em baixas velocidades.

No outro extremo, pior do que dirigir com a tração ligada no asfalto é deixar de ligá-la em situações de real necessidade (condução em areia, lama, neve, etc.). Aí sim, pode haver sérios danos ao sistema.

Quando dirijo em chuvas torrenciais, mesmo no asfalto, costumo ligar a tração (claro, em velocidades inferiores a 100 km/h). Mas só precisei fazer isso em umas duas oportunidades, e por pura precaução.

Há algum tempo dirigi cerca de 6.000 km atravessando 5 estados nordestinos até o Maranhão, rumo aos lençóis maranhenses. Houve um trecho fora de estrada de cerca de 100 km que só carros tracionados passam. Levei umas três horas e meia para percorrê-lo, mas não deixei a tração ligada o tempo todo, só quando a areia era muito fofa, para não correr o risco de atolar, e também quando atravessava pequenos rios, pelo mesmo motivo.

Enfim, é melhor reservar o uso da tração conforme recomenda o manual. Lembre-se que mesmo sem o botão acionado nosso carro é Four-Wheel Drive automático.

Abç

#4
 BASICO

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Membro Pleno
Membro Pleno
Provando que alem de ser proprietario deste excelente veiculo ECOSPORT 4WD,
sabe utiliza-lo corretamente, inclusive com a explicação de eventualmente problemas de esquente
no SILICONE do sistema de tração 4WD do ECOSPORT.

Em 2010 quando viajei ao CHUI rodadno por longos trechos litoral GAUCHO
MAIOR DELES praia do CASSINO 150 km <<< initerruptos de praia, tambem so ACIONAVA BOTÃO PAINEL tornando-o 50 x50 quando percebia que ia atravessar trechoS PESADOS.

Realmente com a configuração 4x4 o ECO 4WD é outro veiculo totalmente dIFERENCIADO do resto da linha 4 x 2.

Aliás melhor do que ninguem JOSIMAR sabe disto pois tem os dois 4x4 e 4x2.

Parabens pela simplicidade e principalmente clareza nas explicações.

Boa didatica abraço

#5
 BASICO

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Membro Pleno
Membro Pleno
HISTORICO

ECOSPORT 4WD

No final de Janeiro 2010 FORD lançou linha ECOSPORT 2011 com diversas modificações inclusive no painel.
Na época incrivelmente não sei porque razão BAIXOU preço da versão 4WD EM INCRIVEIS r$3.000 <<
dE r$64.800 PASSOU PARA R$61.800.Ai começou a minha ODISSEIA, para comprar veiculo.
a)Fui na maior revenda Recife AMERICA MOTORS GERENTE NÃO SABIA DO NOVO PREÇO E DESONHECIA O VEICULO 4WD (ridiculo)

Fui a outra REVENDA FORD GRANVIA, é lá graças a um Gerente desenrolado conheci dá entrada no PEDIDO
Emfim 111 dias depois chegou o veiculo ECOSPORT 4WD BRANCO ANO 2010 MODELO 2013.
Ainda om ele ateh hoje.

NOVOECO 4WD

Em Janeiro 2012 gnhei um concurso da FORD, com direito a visitar CAMPO DE PROVAS TATUI
SãoPaulo, lá no final da visita nos foi apresentado o NOVOECO <.
Bom o tempo passou foi lançao a PREVENDA posteriormente VENDA do NOVOECO como sempre deixaram para lançamento da configuração 4WD somente 10 Dezembro. <<

Apresentado no inicio de Dezembro consegui na pressão fazer um PRÉ PEDIDO na mesma revenda GRANVIA
(estive na maio AMERICA, qual como sempre vendedores desconheciam ateh a versão kkk)

Fiz PRE PEDIDO dando sinal de R$1.000 no dia 02 Fevereiro devo receber o veiculo NOVOECO 4WD CINZA CAMBURI na última semana de MAIO JÁ COMO modelo 2014.

CONCLUSÃO

Ou seja nos dois casos por coincidencia tempo PEDIDO/PREPEDIDO das duas unidades ECOSPORT 4WD //NOVOEO 4WD e o RECEBIMENTO Basicamente irão demorar mesmo tempo.

Ou seja FORD demonstrou nos dois casos que Não tem muito interesse em DIVULGAR e VENDER quantidades maiores daquel que realemtne eh a mais moderna ONFIGURAÇÃO DO ECO/NOVOECO.

Ou sejaso comprava o ECO4WD E NOVOECO 4WD comprador que:

a)Esteja disposto a esperar pelo menos 90 /120 dias

b)Tem alguma noção conhecimento sobre as vantagens OBVIAS de um veiculo 4x4 sobre 4x2

c)Se não tiver noção terá de compra no"escuro" pois jamais enontrará algum para eventual TESTDRIVE EM REVENDAS.

Coisas da FORD BRASIL

kkkkkkkkkkkkkk

#6
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Dodô, creio que sua pergunta foi respondida. Mas, se quiser ler mais sobre o assunto e saber as consequências do uso indevido da tração ativada, veja o depoimento do companheiro Daniel, que aparentemente resolveu rodar o tempo todo com o botão acionado:

https://ecosportclub.forumeiros.com/t221-prblema-no-4x4-da-eco-07

Pois é, como o Ecomarco frisou muito bem, em curvas é que se nota a dificuldade do uso da tração ativada. E vou além: não só no asfalto. Afinal, estradas de terra de chão batido (firme) se diferenciam muito pouco do asfalto em termos de aderência. Por isso recomendei que reserve o uso do botão 4WD apenas para situações em que há um real risco de atolamento.

Na prática, nós vamos utilizar muito pouco este recurso, mas apesar disso estamos sempre em vantagem na condução do nosso 4x4 - no modo automático.

Abç

#7
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