EcoSport Club

Fórum de discussões sobre o Ford EcoSport


Olá pessoal, caso queiram participar do grupo de whatsapp, basta deixar o seu número no tópico WhatsApp. https://ecosportclub.forumeiros.com/t2104-whats-app-ecosport?highlight=whatsapp

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Ventoinha de segundo estagio esta INTERMITENTE, as vezes liga outras nao.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1
 tfurtado

avatar
Iniciante
Iniciante
Prezados,
Já tentei muita coisa, mas talvez alguem tenha uma luz.
ECOSPORT 1.6XL
A ventoinha de segundo estagio esta intermitente. As vezes liga, outras nao. Isto em um mesmo percurso. Começa ligando e desligando com o andar do carro e conseguente resfriar do motor. Daí, liga por um bom tempo quando parado no transito. E, finalmente de uma hora para outra nao arma mais e a temperatura começa a subir até o limite.
Alguem suspeita de algo?
Obrigado!

#2
 Marcos-CWB

Marcos-CWB
Administrador
Administrador
amigo,

tem bastante coisa aqui no forum falando sobre mau contato no rele que controla a 1º e 2º velocidade do ventilador do radiador.
isso é infelizmente comum no Ecosport.

#3
 tfurtado

avatar
Iniciante
Iniciante
Troquei os reles, testei, mas continua igual. Obrigado pela resposta. Vou procurar mais no historico, mas ate agora nao encontrei.



Última edição por tfurtado em Qua Mar 06, 2013 6:40 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Completar resposta.)

#4
 Marcos-CWB

Marcos-CWB
Administrador
Administrador
então pode ser o sensor de temperatura do motor, se ele falhar, ele manda um sinal errado pra central de injeção.
é ela que libera um sinal pra ventoinha ligar.

acima do normal, a central libera o primeiro estagio do rele.
proximo da zona de superaquecimento, a central libera o segundo estagio do rele.

teu carro te ar condicionado ? faça um teste: mesmo com o motor frio, se voce ligar o ar, a ventoinha deve funcionar alguns segundos depois.
só não me lembro que ela deve ligar no primeiro ou no segundo estagio.

daqui a pouco aparece alguem com mais entendimento nessa parte

#5
 tfurtado

avatar
Iniciante
Iniciante
O sensor esta ok. Marcando bem a temperatura tanto no painel como no equipamento eletronico q o mecanico encaixa abaixo do voltante para teste. Liga e desliga as duas ventoinhas eletronicamente. Porém, as vezes a segunda nao arma. Ele chegou a dizer que era problema no modulo, mas nao comprei a ideia.

#6
 Dolphim

Dolphim
Membro Platinum
Membro Platinum
Olá Tfurtado.
Algumas informações que te pode ser útil:

- O fusível F2 (50A) alimenta o ventilador nas duas velocidades.

- O fusível F30 (15A) alimenta as bobinas dos relés de controle do ventilador nas duas velocidades.

- O Relé K45 é responsável por ligar a velocidade baixa.

- O relé K46 é responsável por ligar a velocidade alta.

Sugiro, já que foi trocado o relé K46, que vc faça uma limpeza nos contatos dos fusíveis F2 e F30, que podem isolar e provocar o defeito intermitente.

Para complementar:
- Cerca de 5 segundo após o ar condicionado ser ligado, o ventilador é ligado na velocidade baixa.

- Sem o ar, o ventilador liga na velocidade baixa quando a água do motor atinge 101ºC e desliga quando chega a 95ºC.

- A velocidade alta liga quando a água do motor atinge a temperatura de 108ºC.

- A lâmpada vermelha no painel (que indica sobreaquecimento do motor) acende com a temperatura de aproximadamente 113ºC.

- Na faixa de aproximadamente 80ºC até 105ºC o ponteiro da temperatura não sai do meio. (Na verdade, o ponteiro não tem uma indicação linear e está sempre no meio quando a temperatura está dentro do padrão)

- Em viagem normal a temperatura do motor oscilou lentamente entre as temperturas de 81ºC à 91ºC em teste que fiz com rastreador conectado - Ou seja, Quando a temperatura da água chegou a 91ºC a válvula termostática liberou água para o radiador que resfriou até os 81ºC. quando a válvula voltando a fechar passagem ao radiador permitiu a elevação novamente a 91ºC - Nota-se então que enquanto o carro está em velocidade de 90km/h o ventilador não entra em nenhum momento, sobre condições normais.

Abç a tds.

http://www.adolfolima.blogspot.com/

#7
 tfurtado

avatar
Iniciante
Iniciante
fiz tudo de novo. parece q ta funcionado. agora é a semana do teste. obrigado a todos pelas msgs.

#8
 Edis de Souza

Edis de Souza
Iniciante
Iniciante
td resolvido



Última edição por Edis de Souza em Sex Mar 22, 2013 9:20 pm, editado 1 vez(es)

#9
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Ué, se vc acha que é o cebolão ou a valvula tira um dos fios e vê se para

#10
 Edis de Souza

Edis de Souza
Iniciante
Iniciante
Ola Tfurtado no meu caso a ventuinha começou a ligar do nada armava desarmava ate que um dia no caso ontem 21/03/2013 ligou e não desligou mais só tirando o cabo da bateria, hoje fui no eletricista e era o relé do segundo estagio, estava travado tirou e colocou novamente pronto resolvido este relé fica ao lado do radiador.

#11
 avargasrj

avargasrj
Iniciante
Iniciante
Pessoal,

Eu venho seguindo as dias aqui postadas no forum e cheguei a duvidar de uma das possíveis causas que seria a resistência da ventoinha, pois eu tinha retirado a mesma e efetuei limpeza, realizei testes de multímetro e tudo estava indicando que o problema não era ela.

Bom, como eu já não sabia o que fazer levei até o eletricista: O eletricistas fez os mesmos testes onde eu já tinha feito e não tinha detectado problema, derrepente ele fala o Laudo: Defeito é no conecto da resistência por dentro do suporte.

Foi realizado troca dos terminais por novos e o sistema voltou ao normal.

Fica a dica que pode ser os terminais e não a resistência em si.

boa sorte a todos!

#12
 cleberdealer

avatar
Iniciante
Iniciante
Bom dia Srs no meu caso a ventoinha está intermitente arma e desarma normal o 2 estagio, porém em determinada vez ela chega armar e ficar na ultima vez contei 8 min funcionando direto, se desligar o carro e ligar ela não aciona na partida, como tenho acesso ao conjunto de rele ali perto do radiador ? Derrepente um limpeza nos contatos elétrico do rele do segunda estágio ajudaria.

#13
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Alguem sabe informar se ao ligar o ar condicionado o SEGUNDO ESTAGIO entra incondicionalmente, ou seja, fica ligado direto? Ou nao?

#14
 Brignoli

avatar
Membro Sênior
Membro Sênior
Boa noite Kentakk,
A minha Eco não....quando eu ligo o ar ele não aciona o segundo estágio ...somente com o motor quente mesmo!

#15
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Brignoli escreveu:Boa noite Kentakk,
A minha Eco não....quando eu ligo o ar ele não aciona o segundo estágio ...somente com o motor quente mesmo!

Valeu Brignoli! pensei que tivesse com defeito o sensor de alta pressao... pois dizem que este sensor ehduplo, uma delas aciona nos 270psi para ligar o segundo estagio e o outro em 400psi qdo a pressao esta muito alta desligando o compressor por segurança.
Estou procurando descobrir porque as vezes o compressor desliga.

#16
 Evandrorock

Evandrorock
Iniciante
Iniciante
Meu carro estava ligando só o segundo estágio,ai fiquei encomodado e fui mecânico ele disse que era normal do carro Ford,mas mesmo assim procurei e saber mais e como sou curioso pesquisei que a residência debaixo do radiador da problema então retirei, e surpresa tava muito feia de de aparência queimada, então nem efetuei teste simplesmente troquei e ficou top,Se alguém quiser assistir taí o vídeo e a residência no vídeo. https://youtu.be/DgejZ0_Rh_A

#17
 gtpcosta

gtpcosta
Iniciante
Iniciante
Dolphim escreveu:Olá Tfurtado.
Algumas informações que te pode ser útil:

- O fusível F2 (50A) alimenta o ventilador nas duas velocidades.

- O fusível F30 (15A) alimenta as bobinas dos relés de controle do ventilador nas duas velocidades.

- O Relé K45 é responsável por ligar a velocidade baixa.

- O relé K46 é responsável por ligar a velocidade alta.

Sugiro, já que foi trocado o relé K46, que vc faça uma limpeza nos contatos dos fusíveis F2 e F30, que podem isolar e provocar o defeito intermitente.

Para complementar:
- Cerca de 5 segundo após o ar condicionado ser ligado, o ventilador é ligado na velocidade baixa.

- Sem o ar, o ventilador liga na velocidade baixa quando a água do motor atinge 101ºC e desliga quando chega a 95ºC.

- A velocidade alta liga quando a água do motor atinge a temperatura de 108ºC.

- A lâmpada vermelha no painel (que indica sobreaquecimento do motor) acende com a temperatura de aproximadamente 113ºC.

- Na faixa de aproximadamente 80ºC até 105ºC o ponteiro da temperatura não sai do meio. (Na verdade, o ponteiro não tem uma indicação linear e está sempre no meio quando a temperatura está dentro do padrão)

- Em viagem normal a temperatura do motor oscilou lentamente entre as temperturas de 81ºC à 91ºC em teste que fiz com rastreador conectado - Ou seja, Quando a temperatura da água chegou a 91ºC a válvula termostática liberou água para o radiador que resfriou até os 81ºC. quando a válvula voltando a fechar passagem ao radiador permitiu a elevação novamente a 91ºC - Nota-se então que enquanto o carro está em velocidade de 90km/h o ventilador não entra em nenhum momento, sobre condições normais.

Abç a tds.

Olá pessoal! Agradeço desde já a deixa do amigo aqui e venho tentar tirar uma dúvida: minha Ecosport 2006 não está ativando o segundo estágio da ventoinha quando bate 108°C (testado já, com scanner, etc). Levei o carro no meu mecânico de confiança, passamos scanner, foram feitos testes nos relés, na ventoinha, tudo normal. Mas o módulo não manda o negativo pro relé fechar e ativar o segundo estágio. Relés estão novos, tudo ok.

A desconfiança é que possa ser o modulo que não está enviando o negativo. Se for isso, o jeito é só trocando o módulo inteiro? Meu mecânico me orientou a levar num eletricista pra dar uma geral nos chicotes, conectores e tudo mais antes de bater o martelo sobre o módulo. Mas já quero me preparar pra possível facada, ou evitar a facada, claro.

#18
 Rafaeldias1304

Rafaeldias1304
Iniciante
Iniciante
Bom dia. A Ford tem um problema nos veículos, ao abrir o reservatorio de agua se o carro estiver um pouco quente. Entra ar no sistema. Leve em um local que mexe com ar Condicionado. O meu estava assim. AR NO SISTEMA

#19
 Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos