EcoSport Club

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Ventoinha quando liga Parece um Hercules decolando!!!

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#1
 Diego Silva


Iniciante
Iniciante
Quando eu ligo o AC a ventoinha ao ligar faz um barulho que assuta quem ta do lado... e a mim tb... a de vcs faz esse barulho exagerado??? para ter uma ideia se o freio de mao nao estiver puxado a forca da ventoinha empurra o carro para tras... ahahhahaha... forcei... mas que o barulho eh forte demais isso eh !!!

#2
 adilson garcia


Membro Pro
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Diego, provavelmente a ventoinha do seu carro esta funcionando somente a segunda velocidade, a primeira velocidade não esta funcionando, o meu tambem estava assim e depois que eu arrumei é muito dificil ouvir ela funcionando na segunda velocidade, a minha era somente mal contato na resistência do eletro ventilador ou seja da ventoinha,, peça para um eletricista dar uma olhada, e depois disso adeus barulhão, kkkkkk.

#3
 Diego Silva


Iniciante
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blz... amanha jah vou ver isso entao... obrigado

#4
 Marcos-CWB


Administrador
Administrador
posso estar enganado mas a ventoinha liga a 1ª velocidade apenas quando o motor passou da temperatura "normal"

ligando o A/C a ventoinha liga direto na 2ª velocidade pois o A/C consome força do motor e por isso ele esquenta mais rapido.
não sei o ouvido de voces mas pra mim o som da ventoinha ligado é como musica.
sabe aquele lance PICK-UP FORD ... RAÇA FORTE ??? hehehehe

#5
 kentakk


Diamond Titanium
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eh super normal, isto me irrita muito, ate os fiestas sao assim. Pra mim um erro de projeto pra um carro dessa catergoria, afinal ele esta um degrau acima de um popular.
Eu tinha um golzinho que eh assim tambem escandaloso.

#6
 adilson garcia


Membro Pro
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Olha Marcos, voçê esta enganado o normal é a ventoinha ligar na 1" velocidade a 2" só é acionada somente em casos extremos e a partir do momento que voçê liga o ar condicionado a ventoinha ja liga na 1" velocidade mesmo o motor estando frio a minha estava funcionando somente a 2" velocidade ela ligava em intervalos de pouco em pouco tempo, depois que eu arrumei a 1" velocidade, a coisa mais dificil é ouvir a 2" velocidade, para saber se esta funcionando ok, basta voçê ligar o ar condicionado e dar uma olhada se a ventoinha ligou também, não é preciso nem o motor esta quente para ela ligar, basta abrir o capô e dar um olhada porque o barulho é tão baixo que se voçê não olhar voçê não consegue nem escutar.

#7
 Marcos-CWB


Administrador
Administrador
Então preciso mandar arrumar meu carro pois ele deve estar acionando apenas a 2ª velocidade hehehe

#8
 Dolphim


Membro Platinum
Membro Platinum
olá Diego Silva,

Quando vc liga o ar condicionado deve entrar em funcionamento a 1ª velocidade imediatamente com o objetivo de refrigerar o trocador de calor do ar-condicionado que fica instalado a frente do trocador de calor do motor (Radiador).
A 2ª velocidade realmente entra em situações que voce dirige entre semáforos e ar ligado e aí realmente faz um barulho maior, mas nada que não seja tolerável.

Ah! um detalhe Diego: Se tua ventoinha realmente fosse muito forte ela deveria levar teu carro para frente, e não para trás como vc mencionou. kkk.

Grande abraço.

http://www.adolfolima.blogspot.com/

#9
 renan.rj21


Membro Gold
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Ola .... vamos la !

Sem o Ac ligado : somente liga quando o carro chega a temperatura normal de trabalha , caso esteja muito quente as vezes liga a segunda velocidade.

Com AC: Liga automaticamente , caso esteja muito quente o segundo estagio eh ligado.

Pq sei disso? pq troquei a resistencia do radiador hoje ! rs ... meu segundo estagio estava travado , ligava e nao parava mais ! rs

OBS: se sua ventoinha estiver muito esporrenta , joga um WD-40 nos furinhos que ficam na carcaca do motor da ventoinha !!!

#10
 regi1968


Iniciante
Iniciante
renan.rj21 escreveu:Ola .... vamos la !

Sem o Ac ligado : somente liga quando o carro chega a temperatura normal de trabalha , caso esteja muito quente as vezes liga a segunda velocidade.

Com AC: Liga automaticamente , caso esteja muito quente o segundo estagio eh ligado.

Pq sei disso? pq troquei a resistencia do radiador hoje ! rs ... meu segundo estagio estava travado , ligava e nao parava mais ! rs

OBS: se sua ventoinha estiver muito esporrenta , joga um WD-40 nos furinhos que ficam na carcaca do motor da ventoinha !!!
...Cara a minha tmbm tá assim , dispara mas na alta, parece uma turbina rsrsrsrsr, será que tem problema na 1ª rotação?, se existe mesmo 2 rotações!? Outra coisa que notei no medidor de temperatura ele fica bem rapidinho proximo do vermelho: por exemplo imaginando uma medida p/ a escala dividida em 5, ela sempre tá em 3,8 !!! Isso é normal? Antes tinha um CORSA sedam premium 05 e ele sempre tava em 2.3 mas depois de vc ter rodado ins 70 Km ao meio dia aki no norte (temp de 40°)

#11
 adilson garcia


Membro Pro
Membro Pro
O seu carro deve estar com problema sim, não deve estar funcionando no 1" estagio, experimenta ligar o AC, com o motor ainda frio e da uma olhada se a ventoinha ligou, se não ligou ele esta com problema, deve ser mau contato no conector da resistencia do eletro ventilador, a minha estava assim, esse é um dos defeitos cronicos da eco, agora sobre a temperatura o ponteiro sobe bem rapido mesmo, e o normal é ele ficar no centro da marcação.

#12
 RIVAMANCHA


Iniciante
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adilson garcia escreveu:Diego, provavelmente a ventoinha do seu carro esta funcionando somente a segunda velocidade, a primeira velocidade não esta funcionando, o meu tambem estava assim e depois que eu arrumei é muito dificil  ouvir ela funcionando na segunda  velocidade, a minha era somente mal contato na resistência do eletro ventilador ou seja da ventoinha,,  peça para um eletricista dar uma olhada, e depois disso adeus barulhão, kkkkkk.
valeu pela dica, a minha eco esta com o mesmo problema.. mau ligo o carro ela dispara na segunda velocidade um barulho que parece um avião....

#13
 Kleberton.vieira


Iniciante
Iniciante
Galera do clube, boa noite!!

Sou novo no mundo Ecosport e comprei a poucos dias uma Ecosport 2008 XL 1.6 Branca (mimosa demais), porém está um pouco rodada (111.000 km rodados) mais já fiz a consulta no meu mecanico e o mesmo falou que ela está bem de motor. Bom com relação a este tópico, fiquei preocupado e comecei a investigar a questão do acionamento da ventoinha e esse estrondo do mesmo no 2º estagio. Vi que vários colegas sugeriram fazer a verificação do acionamento do ar condicionado com o motor frio e ver se a ventoinha aciona o 1º estágio, ai veio a surpresa, não acionou. Fiz o procedimento de verificar o conector da resistência e fiz isso umas 5 vezes e voltei a ligar o carro e o bendito deu sinal de vida. Agora o som o 2º estagio é coisa do passado porque ele não liga nem a "PAU".

Quero agradecer a todos pelas dicas e vou continuar procurando aqui no forum mais detalhes da ecosport.

um forte abraço a todos.

#14
 LINDOMAR DOS SANTOS


Iniciante
Iniciante
Meu também estava ligando assim direto na segunda fase e fazendo maior barulharão, parecia um helicóptero e temperatura passava de um quarto foi trocado uma especie de "cebolinha", que fica lado direito motor em cima bloco ,custo 50 reais e problema resolvido.

#15
 bond


Iniciante
Iniciante
Cuidado senhores a resposta pode não ser tão simples, A minha estava com esse sintoma e foi necessário trocar a válvula termostática, pois a mesma apresentava falha intermitente, durante o monitoramento com scanner, chegou a quase 120 GRAUS!! sem acionar a velocidade 1 ou 2. Cuidado.

#16
 kentakk


Diamond Titanium
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Marcos-CWB escreveu:posso estar enganado mas a ventoinha liga a 1ª velocidade apenas quando o motor passou da temperatura "normal"

ligando o A/C a ventoinha liga direto na 2ª velocidade pois o A/C consome força do motor e por isso ele esquenta mais rapido.
não sei o ouvido de voces mas pra mim o som da ventoinha ligado é como musica.
sabe aquele lance PICK-UP FORD ... RAÇA FORTE ??? hehehehe


Bom ai faço uma pergunta pertinente.... no caso de velocidade acima dos 100km/h na estrada, sera que eh necessario o segundo estagio com o ar condicionado ligado? pois pelo que li... o no civic desliga a ventoinha do AC para economizar combustivel.

#17
 JASME


Iniciante
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Bom dia.
estou com este mesmo problema sera que devo trocar a resistencia ,pois o 2 estagio esta disparando quando estou no transito o barulho e quando os companheiros falaram para uma turbina de um aviao.Ja troquei o sensor da temperatura mais nao resolveu.
O ponteiro da temperatura chega quase no limite mais nao acende a luz do painel.

#18
 kentakk


Diamond Titanium
Diamond Titanium
seria o caso de ver a valvula termostatica? pois o segundo estagio em situacao de transito eh normal, pois se tiver muito quente precisa refrigerar..... mas o ponteiro la encima nao eh normal... Tem que ver tambem se as galerias onde passa a agua dentro do motor nao esta entupida....

#19
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