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Ecosport não liga após desligá-lo (RESOLVIDO)

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#1
 Jardel


Iniciante
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Caros,

Estou com o seguinte problema: às vezes, quando paro o carro depois de percorrer, ao menos, uns 10 Km ele não liga de jeito nenhum. Somente depois de uns 40 min. (não antes disto) consigo ligá-lo novamente, como se nada tivesse acontecido. Lendo o fórum (já li todas as 11 páginas), alguém sugeriu, num problema semelhante, que poderia ser a bateria, e outro, a bobina de ignição. Achei o discurso da bobina mais coerente. Troquei a bobina. Parei no posto que já tinha enguiçado duas vezes... tranquilo. Resolvi o problema... Por dois dias. Enguicei novamente quando parei numa obra muito demorada e desliguei o carro. Agora estou inclinado a trocar a bateria, mesmo sabendo que bateria não se recarrega do nada - mas o carro já está com 55.000 e nunca troquei nada (2007), só fiz as revisões. Mas mesmo assim gostaria de mais sugestões a respeito do problema para não gastar mais dinheiro à toa.

Grande abraço,

Jardel



Última edição por Jardel em Sex Out 19, 2012 12:08 am, editado 1 vez(es)

#2
 Marcos-CWB

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Amigo, não pode ser a bateria pois senão voce nem conseguiria tirar o carro da garagem.
Se a bobina esquentar demais ela dificulta a partida do motor, tudo bem que voce trocou ela faz pouco tempo mas talvez
algum problema eletrico esteja fazendo ela esquentar.

O diagnostico do teu carro pra informar o mecanico é o seguinte: - partida normal com o motor frio
- dificuldade na partida com o motor aquecido.

#3
 Jardel


Iniciante
Iniciante
Marcos, já passei estas informações para o mecânico, mas até agora só surgiram uma série de especulações, nada muito científico. Quanto a bobina, tem quatro dias que troquei. Também já está na hora da revisãozinha básica (filtro de óleo, combustível, ar; e o óleo) e estou com vontade de trocar velas e cabos. Porém ainda não estou seguro se estas intervenções irão resolver o problema. Sua hipótese é boa, mas quando o cara passa o "scanner" não encontra nada. O fazer?

#4
 renan.rj21

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Jardel escreveu:Marcos, já passei estas informações para o mecânico, mas até agora só surgiram uma série de especulações, nada muito científico. Quanto a bobina, tem quatro dias que troquei. Também já está na hora da revisãozinha básica (filtro de óleo, combustível, ar; e o óleo) e estou com vontade de trocar velas e cabos. Porém ainda não estou seguro se estas intervenções irão resolver o problema. Sua hipótese é boa, mas quando o cara passa o "scanner" não encontra nada. O fazer?

Amigo ... cabo e vela ruim faz qualquer bubina queimar !!! Outra coisa, qual a marca dessa bubina???

Eu trocario o trio classico ... Cabo, vela e bubina ... pq? Pq se 1 desses der defeito, acaba com a vida util de todo o conjunto.

#5
 Jardel


Iniciante
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renan.rj21 escreveu:
Amigo ... cabo e vela ruim faz qualquer bubina queimar !!! Outra coisa, qual a marca dessa bubina???

Eu trocario o trio classico ... Cabo, vela e bubina ... pq? Pq se 1 desses der defeito, acaba com a vida util de todo o conjunto.

Renan,
O mecânico não podia trocar o trio no momento, por isso só trocou a bobina. E eu só coloco peças originais.

Tô com vontade de eu mesmo trocar. Tem algum mistério? (Ecosport, 2007, 1.6 XLS, completa de fábrica)

#6
 Marcos-CWB

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A troca dos cabos não tem erro, basta trocar um por vez pra não inverter as posições.
O mais chato é a troca das velas pois precisa apertar na quantidade certa.

#7
 wander.castro.14

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Iniciante
Iniciante
O meu ECO 2.0 pega bem quanto está quente, mas só afogando o motor. Já fui em 02 "mecânicos" que trocaram peças mas não resolveram. Eu acho que o problema está relacionado a algum sensor da injeção. Vou procurar alguém que tenha a máquina de diagnóstico do sistema para ver se resolve.

#8
 Jardel


Iniciante
Iniciante
wander.castro.14 escreveu:O meu ECO 2.0 pega bem quanto está quente, mas só afogando o motor. Já fui em 02 "mecânicos" que trocaram peças mas não resolveram. Eu acho que o problema está relacionado a algum sensor da injeção. Vou procurar alguém que tenha a máquina de diagnóstico do sistema para ver se resolve.
Wander,
Isso acontece sempre ou só de vez em quando? No meu caso acontece às vezes... Por isso acho que seu caso é outro. Se ele parte afogado é pq gira o arranque.

No meu caso só dá um estalo (tec) e mais nada. Por isso estou descartando as escovas do motor de arranque, pq depois de 40 min. do carro desligado, na mesma posição, ele pega. O sintoma parece bateria fraca, mas eu já medi a tensão e ela fica sempre dentro do esperado.

#9
 wander.castro.14

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Iniciante
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Isso mesmo. O arranque vira normalmente. Seu caso é diferente.

#10
 Zanetti

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Diamond Titanium
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Vou dar minha piruada.
Leve em um eletricista e mande baixar o motor de arranque e revisar o bendix, solenoide (automático) e também a bucha que pode estar com folga e roçando na carcaça e também as escovas

#11
 Jardel


Iniciante
Iniciante
zanetti escreveu:Vou dar minha piruada.
Leve em um eletricista e mande baixar o motor de arranque e revisar o bendix, solenoide (automático) e também a bucha que pode estar com folga e roçando na carcaça e também as escovas
A todos,
Desculpem não estar respondendo o tópico; é que fiquei afastado de casa e só acessava pelo celular.

Zanetti,
Ótima sugestão! Estava mesmo pensando em fazer isto, só me falta um pouquinho de tempo. Mesmo assim, continuo aceitando sugestões a respeito do problema.

#12
 Jardel


Iniciante
Iniciante
zanetti escreveu:Vou dar minha piruada.
Leve em um eletricista e mande baixar o motor de arranque e revisar o bendix, solenoide (automático) e também a bucha que pode estar com folga e roçando na carcaça e também as escovas
O fato de o relógio do painel registrar atrasos mais ou menos na mesma época que apareceu o problema no carro tem algo a ver com a bateria? Ou, tem alguma relação com o problema?

#13
 Marcos-CWB

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Administrador
Administrador
Jardel escreveu:
zanetti escreveu:Vou dar minha piruada.
Leve em um eletricista e mande baixar o motor de arranque e revisar o bendix, solenoide (automático) e também a bucha que pode estar com folga e roçando na carcaça e também as escovas
O fato de o relógio do painel registrar atrasos mais ou menos na mesma época que apareceu o problema no carro tem algo a ver com a bateria? Ou, tem alguma relação com o problema?

sim tem a ver com a bateria mas o problema pode não ser ela: vamos supor que o problema seja no motor de arranque, ele consome tanta
energia na hora da partida que a bateria não consegue dar conta do recedo e acaba faltando energia para o relogio.
verifique se por acaso o marcador parcial do hodometro (aquele que voce pode apertar o botão pra zerar) se não está zerando.
Um ou dois segundos sem energia ele zera sozinho e o relogio fica desrregulado.

#14
 Jardel


Iniciante
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Boa observação, Marcos.

Em menos de 1 mês o relógio passou de 8 min. atrasados para 17 min. Quanto ao hodômetro parcial, não notei nenhuma alteração. Porém tenho estranhado o fato de ele, de vez em quando, aparecer na posição total, aquela marca toda a quilometragem do carro, e eu nunca coloco nesta posição.

#15
 Jardel


Iniciante
Iniciante
Caros,

O problema na minha Eco foi resolvido! E era simplesmente a BATERIA. Quando eu viro a chave, agora, o rádio não desliga mais (e não é normal desligar e ligar). Só para refrescar a memória e servir de ajuda para outros: O carro, quando andava a mais de 90 Km/h, se desligasse, para abastecer, por ex., não ligava mais. Depois de uns 40 min tentava virar a chave e ele pegava. Demorei tanto para trocar a bateria pq não achava lógico ela estar com problemas e depois funcionar. Descobri que depois de um certo tempo de descanso (e esfriamento) ela voltava com a tensão normal, mas com a carga comprometida, porém suficiente para a partida.

Agradeço sinceramente a todos que deram sua contribuição em prol da solução deste problema e, em particular, ao cara que disse que era a bateria e eu não dei muito ouvidos.

Grande abraço a todos,

Jardel

#16
 renan.rj21

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Membro Gold
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Jardel escreveu:Caros,

O problema na minha Eco foi resolvido! E era simplesmente a BATERIA. Quando eu viro a chave, agora, o rádio não desliga mais (e não é normal desligar e ligar). Só para refrescar a memória e servir de ajuda para outros: O carro, quando andava a mais de 90 Km/h, se desligasse, para abastecer, por ex., não ligava mais. Depois de uns 40 min tentava virar a chave e ele pegava. Demorei tanto para trocar a bateria pq não achava lógico ela estar com problemas e depois funcionar. Descobri que depois de um certo tempo de descanso (e esfriamento) ela voltava com a tensão normal, mas com a carga comprometida, porém suficiente para a partida.

Agradeço sinceramente a todos que deram sua contribuição em prol da solução deste problema e, em particular, ao cara que disse que era a bateria e eu não dei muito ouvidos.

Grande abraço a todos,

Jardel


Quando ela resolvia nao ligar ela fazia um " treccccccccccccccc ccc cc cc ccc ccc " ate vc pagar de " bater na chave " ?

#17
 Jardel


Iniciante
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Renan,

Não entendi muito bem a sua pergunta. Mas qdo eu tentava ligar (e não funcionava) ela dava apenas um pequeno estalo ("tec", parecido com um relê armando ou interno ao próprio mecanismo da chave) e só! O resto era silêncio total; o painel ficava, aparentemente, normal; só o odômetro mudava o comportamento: saindo da contagem parcial para a geral, mas não zerava.

renan.rj21 escreveu:

Quando ela resolvia nao ligar ela fazia um " treccccccccccccccc ccc cc cc ccc ccc " ate vc pagar de " bater na chave " ?

#18
 Rodrigo silva

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pow, me ajude ai galera; a minha eco sport 04 esta queimando o fusivel f28 toda vez que liga a ignição
e o carro naum liga naum da pertida. vi no manual q o f28 controle eletronico do motor/ bomoba de combustivel oq sera que e isso alguem sabe sobre o f28? aguardo valeu...

#19
 Ícaro

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Iniciante
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O meu é Eco 2009.

Bateria Nova 70 Amp

Levei para o mecanica fez a revisão do arranque

Cabos e velas novas

Bomba de combustivel funcionando

Mas tento ligar o carro o arranque dar apenas um tac e outra vez ele tenta girar porem não vai adiante..com isso o painel apaga.

O que deve ser?

#20
 Roger07

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Boa noite pessoal, tambem tenho o mesmo problema do Jardel, minha ECO é uma 2010/2011 funciona normal, mais apos percorer alguns km eu desligo e ela não liga mais somente depois de alguns minutos ate o motor esfriar pelo que percebi, porem troquei a bateria e continua com o mesmo problema, o mecanico me disse que pode ser algo no motor de partida ou no automatico ou tambem pode ser uma tal de escovinha que não sei o que é, disse pode ser que esteja gasta, se alguem mais tiver esse problema e conseguiu resolver posta ai. Obrigado

#21
 Brignoli

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Bom dia Icaro e Roger,
O que percebi, é que possuem problemas semelhantes....Icaro, quando vc vira a chave o painel e ele apaga, sinônimo que a bateria não tem carga, se é nova e 70 amp....o problema é no alternador, que não está carregando, leve até um eletricista para fazer os testes e verificar.
Roger, a escovinha faz parte também alternador, deve levar um eletricista para verificar se realmente o problema é esse....pois ela não ligar após andar, pode ser outras coisas, faz algum barulho ao dar partida? apaga painel? o motor chega a virar e aí que não pega? ou só faz tec ...tec... e não pega?

#22
 Roger07

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Iniciante
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Brignoli escreveu:Bom dia Icaro e Roger,
O que percebi, é que possuem problemas semelhantes....Icaro, quando vc vira a chave o painel e ele apaga, sinônimo que a bateria não tem carga, se é nova e 70 amp....o problema é no alternador, que não está carregando, leve até um eletricista para fazer os testes e verificar.
Roger, a escovinha faz parte também alternador, deve levar um eletricista para verificar se realmente o problema é esse....pois ela não ligar após andar, pode ser outras coisas,  faz algum barulho ao dar partida? apaga painel? o motor chega a virar e aí que não pega? ou só faz tec ...tec... e não pega?

Então, no meu caso ela da so um "tec" a bateria é zerada "moura" o alternador esta carregando, me falando que pode ser o automatico ou escovas, vou levar pra fazer uma revisão no motor de arranque,
isso so acontece quando ando um certo tempo com ela, ai desligo e qd vou ligar não pega, so retorna a pegar depois de um certo tempinho, bom vou levar no eletricista e ver o que ele me fala.

#23
 Brignoli

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Membro VIP
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Boa Noite Roger,
Já ouvi falar de alguns casos parecidos, ele pode estar colando, aí só depois de esfriar, que volta ao normal, mas só ouvi falar, não sei o motivo "do porque"...mas realmente é melhor levar em um eletricista para ver isso....poderá analisar melhor o caso...e soluciona-lo!

#24
 kentakk

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Jardel escreveu:Caros,

O problema na minha Eco foi resolvido! E era simplesmente a BATERIA. Quando eu viro a chave, agora, o rádio não desliga mais (e não é normal desligar e ligar). Só para refrescar a memória e servir de ajuda para outros: O carro, quando andava a mais de 90 Km/h, se desligasse, para abastecer, por ex., não ligava mais. Depois de uns 40 min tentava virar a chave e ele pegava. Demorei tanto para trocar a bateria pq não achava lógico ela estar com problemas e depois funcionar. Descobri que depois de um certo tempo de descanso (e esfriamento) ela voltava com a tensão normal, mas com a carga comprometida, porém suficiente para a partida.

Agradeço sinceramente a todos que deram sua contribuição em prol da solução deste problema e, em particular, ao cara que disse que era a bateria e eu não dei muito ouvidos.

Grande abraço a todos,

Jardel
Jardel! quando eu leio isso acabo acreditando em coisas do além... pois como tecnico eletronico formado isso nao faz o menor sentido.... se afinal a bateria esta carregada nao tem porque nao pegar....

#25
 Zanetti

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Diamond Titanium
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Kentakk, ao aquecer a bateria os elementos quase encostam e ao dar partida gera calor suficiente para encostarem de vez e isso baixa a tensão o suficiente para não dar partida, quando a mesma esfria os elementos se afastam e mesmo com o calor gerado pela corrente da partida elas não chegam a encostar, as novas baterias já estão vindo com proteção para esse caso.
Por isso o teste certo de bateria de carro é o de corrente de partida, CCA, qualquer bom eletricista tem o equipamento.

#26
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