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Troca de óleo do câmbio automático

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#1
 APalma

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Andei pesquisando a forma correta da troca de óleo do câmbio automático da Ecosport 2008:

Segundo o manual da 2008 se troca com 50.000Km, mas segundo manual da 2011/2012 que utiliza o mesmo conjunto motor/câmbio e óleo Mercon V não é feita troca, só verificação do nível e possíveis vazamentos.

Liguei em várias autorizadas Ford e algumas apenas verificam possíveis vazamento e o nível/coloração/cheiro. Outras trocam "à partir de R$400,00" e outras por R$800,00. Segundo os consultados é trocado todo óleo do sistema (incluindo o do conversor).

Consultei um especialista em troca de óleo (motor/câmbio automático): o Império do Óleo.

Algumas das lojas não realizariam a troca alegando que só é feito em "oficinas", mas uma unidade realiza a troca completa por pouco mais de R$400,00. Esse preço com o óleo vendido na loja, se levar o óleo da Ford é cobrado R$100,00 de M.O.

Consultei uma segunda opinião: AutoDney que trabalha com nacionais e importados.

Notei uma surpresa dos técnicos em querer trocar o óleo com 50.000Km. Fui informado que a troca completa é feita na Ford com ferramentas próprias para não danificar solenóides e outras partes do câmbio, por isso é tão caro.

Me disseram que os profissionais que trocam todo óleo de câmbio (especificamente do modelo Ecosport), não fazem com ferramentas adequadas, aumentando o risco de danificar partes do câmbio automático.

Fui orientado a trocar os 5 litros do cárter (do câmbio, claro!) com custo de R$100,00 + o óleo original da Ford que eu mesmo compraria.

Fiquei na dúvida, pois segundo os manuais dos modelos Honda e Toyota a "verificação de vazamentos" é feita com 100.000Km...

Já ouvi muitos proprietários falarem para trocar o filtro...mas ele vai dentro do câmbio! Só abrindo...

Abraço a todos!




#2
 kingleer

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O filtro não fica dentro do câmbio. Fica junto ao do corpo de válvulas, do lado de baixo (quando montado). Veja a página 25 do manual técnico da transmissão: http://www.euphorbia.com.br/ecosportclub/64007290-Manual-Ford-docx-TRANSMISION-4F27E.pdf

A troca completa é o flush que pode prejudicar o sistema de câmbio, já que o óleo cria camadas que protegem componentes. É quase certo precisar fazer uma limpeza completa do conversor de torque após o flush. O que prejudica também é caso se aplique torque demais nos parafusos do cárter, podendo entortar a carcaça.

O correto é trocar o óleo do cárter, apenas, além do filtro.

Não sei o que mudou na especificação da 2011/12, mas na 2008 é necessário trocar a cada 50.000km - aliás, as oficinas recomendam a troca a cada 40.000km.

#3
 APalma

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Kingleer:

Obrigado pela dica do filtro...já tinha visto uma outra postagem sua sobre o assunto, mas na ocasião não consegui visualizar o arquivo do esquema.

Sobre a troca: entrei em contato com o atendimento da Ford, e segundo eles é utilizado o óleo Mercon LV com especificação Ford WSS-M2C938-A e que consta no manual da Ecosport 2011/2012.

No manual da 2008 consta Mercon V com especificação Ford WSS-M2C919-E.

Indagada sobre isso a representante da Ford pediu para eu consultar uma concessionária (???). Por isso a confusão.

Abração!

#4
 APalma

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Retomando o tópico depois de um bom tempo... Very Happy

Realizei a troca de óleo do câmbio + filtro com pouco mais de 50.000km.

O óleo utilizado foi o Mercon V Transmax Castrol comprado na Ford Sonnervig por R$28,75.

A Ford Souza Ramos queria me vender o Motorcraft Mercon LV (dos modelos novos) por R$53,00 e o atendente me disse que "era o recomendado para os modelos anteriores"...

O problema é que no site americano da Motorcraft não se recomenda a mistura de Mercon V e Mercon LV:
http://www.fordparts.com/products/chemicals-transmissionfluids.aspx

Claro que esta informação é válida para modelos de 2008 para trás...2009 em diante eu não tenho certeza!

Um pequeno detalhe: todos sites que mostram tabelas de câmbios automáticos e seus óleos respectivos dizem que o Mercon V é sintético, mas na etiqueta "em português" do Castrol Transmax está indicado que é um óleo de base mineral, com aditivos de desempenho e corante. scratch.

Para fazer uma troca correta é necessário muita pesquisa e estudo, pois nem sempre o mecânico que realiza a troca sabe destes detalhes. study

Se alguém quiser acrescentar alguma informação...eu agradeço! Wink

Abraço a todos!

#5
 Convidad

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Convidado
Estou com dificuldade também para encontrar o óleo correto para o cambio da minha Eco 2009, no manual marca Mercon LV - Especificação Ford WSS-M2C938-A.
Alguém trocou nos ultimos tempos, a minha está com 50000km agora e tenho certo receio de fazer em qualquer lugar, pois varias oficinas que consultei não fazem o serviço e uma troca de óleo aqui da região me cobrou 180 reais, só pode ter alguma coisa de errado.

#6
 APalma

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Membro Pro
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Danbernucci:

O Mercon LV (garrafinha vermelha) você encontra fácil em concessionárias de São Paulo. Você pode pesquisar um local de troca, comprar o óleo e realizar a troca fora de concessionárias.

No meu caso ficou R$100,00 a M.O. e gostei do serviço. Foi trocado somente o óleo do cárter e o filtro.

Para realizar a troca total (incluindo o óleo do conversor de torque) somente em concessionária e sai uns R$700,00. Mas nem toda concessionária é habilitada ou passa informações da forma correta. Umas delas me informou que não se troca o óleo de nenhum modelo automático...

Alguns lugares "dizem" que trocam todo o óleo utilizando máquinas próprias (iguais as de diálise), mas eu não quis arriscar danificar o câmbio no processo.

Pelo que alguns mecânicos me disseram há o risco de danificar os solenoides se a máquina não for adequada. Muitos lugares tiram todo óleo velho primeiro, deixando o câmbio trabalhando sem lubrificação antes de repor o óleo novo. Shocked

Não sei se você vai encontrar o óleo e a M.O de forma fácil em Jundiaí...em São Paulo você possui bastante opções.

Espero ter ajudado.

#7
 Convidad

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Convidado
Com certeza ajudou sim.
Eu acho que vou fazer a mesma coisa , vou comprar o mercon lv e levar para troca em algum mecânico especializado em câmbio automático.
Não confio muito em concessionárias , trabalhei na Peugeot e lembro bem a falta de competência dos mecânicos de lá.
Meu pai tem um mecânico que consertou o câmbio do C4 dele, inclusive é esse mecânico que conserta os câmbios da citroen aqui em Jundiaí.
Vou comprar o óleo e levar para ele.
Quantos litros você usou?

#8
 APalma

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Membro Pro
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Usei 5 litros e sobraram uns 200ml.

Não esquece o filtro (é mesmo do Focus modelo antigo).

Ter alguém de confiança para fazer a manutenção básica já é difícil, imagina com o câmbio automático...

Depois posta o resultado.

Abraço.

#9
 Convidad

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Convidado
Hoje liguei lá na Sonnervig da Granja Viana, e me disseram que o oleo que eles colocam lá nos cambios automaticos nas trocas de Eco é o Castrol ATF, e sai por R$25,00, gostei bastante do valor e aproveito para perguntar se alguem aqui já uso esse oleo.
A Palma vi que usou Castrol também, já rodou quanto com ele? até agora tudo normal?
Obrigado

#10
 APalma

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Membro Pro
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Na verdade o Motorcraft usado pela Ford é o Castrol em outra embalagem. Antigamente era o Texaco.

Se no manual o recomendado é o Mercon LV, você não pode usar (ou misturar) o Castrol ATF "normal", nem o Mercon V (Tranmax).

Você pode utilizar o Castrol Mercon LV ou outro óleo compatível com a especificação "Mercon LV" (sintético).

Cuidado para não misturar o sintético com o mineral, pois já encontrei algumas marcas que vendem Mercon V e o LV minerais.

No manual da minha 2007/2008 a especificação é Mercon V, anterior à da sua.

Boa sorte!

#11
 Convidad

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Convidado
Encontrei o Motorcraft Mercon Lv original em uma concessionaria aqui de Jundiaí , por R$45,00 o litro.
Já está no mecânico e vou colocar o óleo original mesmo
Vai ser trocado com a retirada do carter do câmbio para trocar também o filtro.
Posto resultado assim que pegar o carro.
Abraço

#12
 APalma

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Membro Pro
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Bom preço, Danberlucci!! Very Happy

Vai ficar 10!!! Very Happy

Abraço!

#13
 Convidad

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Convidado
Já peguei o carro.
Foram 5 litros de óleo Mercon Lv, e o filtro que custou R $120, 00
Troquei em uma oficina especializada em câmbio automático.
A mão de obra ficou em R$80,00.
Rodei hoje perto de 30km, o carro está perfeito, troca lisas sem solavancos ou qualquer tipo de rruído.
É isso ai pessoal, fica a dica que nosso amigo acima deu.
Pesquise bem pois até as concessionárias estão no falando cada barbaridade.
O mecânico que trocou o óleo disse que 90% dos cambios que ele conserta, são falta de manutenção preventiva e manutenção incorreta.
Obrigado pelas dicas e abraço a todos.

#14
 alelopes


Iniciante
Iniciante
minha eco ta com 53.000. por favor me indiquem um local de confiança para a troca do óleo do cambio automático em mogi mirm, mogi guaçu ou campinas. ok?

#15
 Convidad

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Convidado
O mais importante é usar o óleo recomendado no manual da sua Eco.
Eu troquei o da minha a menos de um mês, usei oleo Mercon Lv da Motorcraft, eu não confirmei levar na concessionária levei em um mecânico especializado em manutenção em câmbio automático, não deixe de trocar o filtro.
Pelo que andei pesquisando não é aconselhável fazer o flush que pode entupir tudo lá dentro.

Abraço

#16
 alelopes


Iniciante
Iniciante
me passa por favoro telefone dasua oficina de jundiaí. prefiro nao arriscar, pq um amigo tee problemas no cambio e ficou mais de 12 mil o conserto

#17
 kingleer

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Membro Gold
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12 mil? Isso é ROUBO cara. Pra refazer esse câmbio inteiro não passa de 6 mil.

#18
 Convidad

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Convidado
Desculpe pela demora, fiquei uns dias fora.

Segue a oficina
Mecânica Rami
Proprietário Silvio.
É uma oficina bem simples, mas é especializada em cambios automáticos, é ele quem presta serviço para as concessionárias Citroen e Renault aqui da região.

R José Bedendo, 219 - Vl Garcia - CEP 13206-470 - Jundiaí - SP

Tel: (11) 4527-1228

Abraço

#19
 diego.moraes

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Iniciante
Iniciante
Olá pessoal. Comprei um Ecosport XLT 2009 automático com 42.000 km e quero trocar o óleo da transmissão.
Liguei para as autorizadas da minha cidade e todas disseram que não se troca o óleo, perguntaram se havia trancos nas mudanças e
não conseguiram me passar um orçamento para o serviço, muito menos me explicar como é feita a troca. O manual é claro quanto à troca.
As autorizadas Ford não conhecem os carros que vendem. Espero não fazer nada lá, só comprar as peças.
Fui em uma oficina de câmbio automático e me cobraram R$ 220,00 pela M.O. para trocar o óleo (Achei meio caro).
Me disseram para comprar 7 litros do óleo e o filtro na autorizada. Falaram que se tira praticamente o óleo todo, porque tiram uma mangueira e
ligam o carro alguns segundos para a bomba expulsar o óleo. Isso antes de abrir o cárter para tirar o resto de óleo e limpar o ímã. O que acham desse processo?

#20
 APalma

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Membro Pro
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Diego:

Precisa trocar sim... As concessionárias parecem não ter preparo para realizar esse procedimento.

Dá uma olhada no início do tópico onde os tipos de procedimentos são explicados.

Apenas confira no manual se o óleo utilizado é o Mercon V ou o Mercon LV.

Abraço e boa sorte!

#21
 valerioantonio2004

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Iniciante
Iniciante
Boa noite!
Alguém pode dar uma dica sobre alguma oficina confiável na região da zona sul ipiranga,sacomã para que eu posa levar a minha eco para fazer a troca do óleo da transmissão e filtro? Obs Vou levar o óleo e o filtro como já vi aqui no fórum sai mais barato. Brigado
Ecosport XLS 2008 automática.

#22
 carlos220589

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Iniciante
Iniciante
Boa noite,

Tenho uma ECOSPORT 2009 XLT AUTOMATICA 2.0 com 41.000km, Estou apaixonado pelo carro, faz 15,4 km por litro na estarada e 9,3km/l em sp com gasolina aditivada claro que andando na boa com no maximo a 110km por hora e sempre acariciando de leve o acelerador rsrsrs mas tenho um problema:

CAMBIO AUTOMATICO

Preciso, saber, uma pessoa acima indicou um rapaz que cobra 100,00 pra trocar o oleo e o filtro, consultei em sp outro rapaz disse que tem que passar uma maquina e cobra 300,00 pela mesma troca. tem algo especial que vai ser feito pra dar essa diferença????

Tambem gostaria de saber se tem algum segredo pois o senhor que cobra 100,00 me pareceu bem confiante e me disse algumas coisas que fazem sentido sobre o outro problema que tenho tido, TRANCO NO CAMBIO quando reduzo a velocidade de qualquer marcha até a parada total do carro quando ele entra na 1 marcha da um tranquinho, nada demais porem tenho medo de ser algo, ele me disse ter cintas internas que podem ser trocadas..... alguem sabe algo sobre.

E por ultimo, dizem que tem torque certo e aperto correto pra mecher se nao estraga celenoides, alguem ja trocou com esse senhor de juundiai, sabe se existe risco;..;; socorro . obrigado

#23
 carlos220589

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Iniciante
Iniciante
Convidad escreveu:Desculpe pela demora, fiquei uns dias fora.

Segue a oficina
Mecânica Rami
Proprietário Silvio.
É uma oficina bem simples, mas é especializada em cambios automáticos, é ele quem presta serviço para as concessionárias Citroen e Renault aqui da região.

R José Bedendo, 219 - Vl Garcia - CEP 13206-470 - Jundiaí - SP

Tel: (11) 4527-1228

Abraço




Gostaria de saber como ficou sua eco sport, se teve algum problema apos a troca do oleo, algo especial, tinha trancos no cambio?

obrtigado

#24
 valerioantonio2004

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Iniciante
Iniciante
Alguém pode indicar uma oficina especializada no Ipiranga,Sacomã ou nas proximidades?
As que pesquisei encontrei um valor absurdo pra fazer a troca do óleo. Obrigado.

#25
 janduir10

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Membro
Membro
Amigo, indico em Santo André o "http://www.autopeninha.com.br/"
(tel no site) ele faz a troca com máquina (na minha opinião a mais correta), cobra 250,00 pra usar a máquina e você pode levar o óleo. Já o conheço a muitos anos, pessoa muito honesta. Se você for fazer a troca parcial, tem que usar o mesmo óleo que já está no cambio(alguns lugares especializados em óleo fazem a troca na faixa de 100,00). Se for fazer a completa, pode pegar um óleo por exemplo da Mobil (com a mesma especificação) se for mais barato que o original.

#26
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