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Troca de óleo do câmbio automático

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#1
 APalma

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Relembrando a primeira mensagem :

Andei pesquisando a forma correta da troca de óleo do câmbio automático da Ecosport 2008:

Segundo o manual da 2008 se troca com 50.000Km, mas segundo manual da 2011/2012 que utiliza o mesmo conjunto motor/câmbio e óleo Mercon V não é feita troca, só verificação do nível e possíveis vazamentos.

Liguei em várias autorizadas Ford e algumas apenas verificam possíveis vazamento e o nível/coloração/cheiro. Outras trocam "à partir de R$400,00" e outras por R$800,00. Segundo os consultados é trocado todo óleo do sistema (incluindo o do conversor).

Consultei um especialista em troca de óleo (motor/câmbio automático): o Império do Óleo.

Algumas das lojas não realizariam a troca alegando que só é feito em "oficinas", mas uma unidade realiza a troca completa por pouco mais de R$400,00. Esse preço com o óleo vendido na loja, se levar o óleo da Ford é cobrado R$100,00 de M.O.

Consultei uma segunda opinião: AutoDney que trabalha com nacionais e importados.

Notei uma surpresa dos técnicos em querer trocar o óleo com 50.000Km. Fui informado que a troca completa é feita na Ford com ferramentas próprias para não danificar solenóides e outras partes do câmbio, por isso é tão caro.

Me disseram que os profissionais que trocam todo óleo de câmbio (especificamente do modelo Ecosport), não fazem com ferramentas adequadas, aumentando o risco de danificar partes do câmbio automático.

Fui orientado a trocar os 5 litros do cárter (do câmbio, claro!) com custo de R$100,00 + o óleo original da Ford que eu mesmo compraria.

Fiquei na dúvida, pois segundo os manuais dos modelos Honda e Toyota a "verificação de vazamentos" é feita com 100.000Km...

Já ouvi muitos proprietários falarem para trocar o filtro...mas ele vai dentro do câmbio! Só abrindo...

Abraço a todos!





#26
 Chapolin

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O meu Ecosport começou a acender a luz de problema na transmissão.

Fui verificar os codigos de erro através da OBDII e os codigos são:

P0732 e U2523

O carro tem 67.000 km. Nunca foi trocado o fluido da caixa. Das duas vezes que acendeu a luz, foi subindo serra, no INFERNO DE JANEIRO, ou seja, a cidade mais quente do mundo. Vou agendar agora, pra depois do carnaval, uma troca de fluído.

#27
 Chapolin

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Então, troquei o fluido da caixa, no ano passado, e resolveu. O carro parou de acender a luz da transmissão e pararam os pequenos trancos.

#28
 r dias

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Chapolin, onde vc fez a troca?
A minha eco é 2012 e no manual manda o mercon v wss-m2c938-a.
To tenso com isso, pois fui fazer como manda o manual e verificar o nivel (a troca seria somente com 120.000-segundo o manual). Tirei a vareta, limpei e na hora de colocar de volta ela quebrou la dentro, a pontinha plastica quebrou no meio Mad
Como ela sempre deu esses trancos eu ja ta na pilha de trocar o oleo, agora vou ter que fazer isso logo e queria fazer o completão...
Ah, ela ta com 60.000

#29
 Chapolin

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r dias escreveu:Chapolin, onde vc fez a troca?
A minha eco é 2012 e no manual manda o mercon v wss-m2c938-a.
To tenso com isso, pois fui fazer como manda o manual e verificar o nivel (a troca seria somente com 120.000-segundo o manual). Tirei a vareta, limpei e na hora de colocar de volta ela quebrou la dentro, a pontinha plastica quebrou no meio Mad  
Como ela sempre deu esses trancos eu ja ta na pilha de trocar o oleo, agora vou ter que fazer isso logo e queria fazer o completão...
Ah, ela ta com 60.000

Fiz na Car Pulse, oficina indicada pelo famoso ADG.

Me cobraram 900 Temers.

http://www.carpulse.com.br/

#30
 tarciso1

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Faz pouco tempo que comprei de um amigo uma Eco XLT 2.0 2010/2011 que, hoje, conta pouco mais de 92 mil km.

Ontem a levei em uma oficina aqui de minha cidade (Bragança Paulista) para orçar uma revisão. Como não encontrei no manual nenhuma recomendação acerca da troca do óleo do câmbio (e sei que na revisão dos 70 mil não foi feita a troca), pedi para orçarem isso também.

Que dor no peito quando vi o valor (só da troca)!
R$ 840,00 por 7 litros de um "óleo multi ATF", R$ 220,00 no filtro e mais R$ 200,00 de mão de obra... 1.260,00 Temers nessa brincadeira.

Se alguém aí souber de algum interessado em comprar uma Eco como a minha pode me falar que eu vendo. Razz


#31
 r dias

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Valeu Chapolin! Qdo eu tomar coragem vou procurar essa oficina.

#32
 janduir10

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Amigos, usei o óleo siontético Acdelco Dexrom VI na minha (recomendado pelo Theobaldo do youtube) e estou muito satisfeito. Troquei com 50.000km e já está com 70.000km. O litro do óleo custou 40,00 na css chevrolet. Esse óleo é usado nos cambios da Captiva e Ford Fusion (2012), mas é mais barato do que o Mercon... Tem até vídeo no youtube ensinado a trocar... sem segredos.

#33
 Gabriel Lima

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Iniciante
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APalma escreveu:Andei pesquisando a forma correta da troca de óleo do câmbio automático da Ecosport 2008:

Segundo o manual da 2008 se troca com 50.000Km, mas segundo manual da 2011/2012 que utiliza o mesmo conjunto motor/câmbio e óleo Mercon V não é feita troca, só verificação do nível e possíveis vazamentos.

Liguei em várias autorizadas Ford e algumas apenas verificam possíveis vazamento e o nível/coloração/cheiro. Outras trocam "à partir de R$400,00" e outras por R$800,00. Segundo os consultados é trocado todo óleo do sistema (incluindo o do conversor).

Consultei um especialista em troca de óleo (motor/câmbio automático): o Império do Óleo.

Algumas das lojas não realizariam a troca alegando que só é feito em "oficinas", mas uma unidade realiza a troca completa por pouco mais de R$400,00. Esse preço com o óleo vendido na loja, se levar o óleo da Ford é cobrado R$100,00 de M.O.

Consultei uma segunda opinião: AutoDney que trabalha com nacionais e importados.

Notei uma surpresa dos técnicos em querer trocar o óleo com 50.000Km. Fui informado que a troca completa é feita na Ford com ferramentas próprias para não danificar solenóides e outras partes do câmbio, por isso é tão caro.

Me disseram que os profissionais que trocam todo óleo de câmbio (especificamente do modelo Ecosport), não fazem com ferramentas adequadas, aumentando o risco de danificar partes do câmbio automático.

Fui orientado a trocar os 5 litros do cárter (do câmbio, claro!) com custo de R$100,00 + o óleo original da Ford que eu mesmo compraria.

Fiquei na dúvida, pois segundo os manuais dos modelos Honda e Toyota a "verificação de vazamentos" é feita com 100.000Km...

Já ouvi muitos proprietários falarem para trocar o filtro...mas ele vai dentro do câmbio! Só abrindo...

Abraço a todos!




#34
 Gabriel Lima

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Iniciante
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Tenho uma eco 2008 automática as vezes ela não passa a macha sequinte o carro fica pedidindo macha e ela não passa tenho que tira o pé do acelerador pra ela passa

preciso de uma orientação pq já estou desistindo do eco

#35
 janduir10

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Na realidade a uma confusão no óleo indicado que nem as concessionárias indicam. Quando manda trocar com 50.000km, o óleo é mineral. Já as mais novas, acho que acima de 2009, recomenda trocar aos 120.000km (seção 3-pagina 29 do manual). O motivo do tempo ter aumentado é que eles passaram a usar óleo sintético na transmissão. O óleo acdelco dexrom VI atende perfeitamente. O peninha cambio automático de Santo André sempre usa e recomenda esse óleo e o Teobaldo do youtube também. Não existe bujão para escoamento (até onde sei), tem que retirar o carter, trocar a junta e o filtro...

#36
 janduir10

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Gabriel Lima escreveu:Tenho uma eco 2008 automática as vezes ela não passa a macha sequinte o carro fica pedidindo macha e ela não passa tenho que tira o pé do acelerador pra ela passa

preciso de uma orientação pq já estou desistindo do eco

Amigo, acho que somente mandando num especialista. Se estiver em SP, posso indicar um lugar confiável... já que a picaretagem predomina nessa área...

#37
 Zanetti

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Na automática se vc pisar fundo ela não troca de marcha, ela entende que vc precisa de uma marcha reduzida para fazer uma ultrapassagem por exemplo, o certo é ir pisando lentamente para ela trocar até a última marcha.

#38
 kentakk

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carlos220589 escreveu:Boa noite,

Tenho uma ECOSPORT 2009 XLT AUTOMATICA 2.0 com 41.000km, Estou apaixonado pelo carro, faz 15,4 km por litro na estarada e 9,3km/l em sp com gasolina aditivada claro que andando na boa com no maximo a 110km por hora e sempre acariciando de leve o acelerador rsrsrs mas tenho um problema:

CAMBIO AUTOMATICO

Preciso, saber, uma pessoa acima indicou um rapaz que cobra 100,00 pra trocar o oleo e o filtro, consultei em sp outro rapaz disse que tem que passar uma maquina e cobra 300,00 pela mesma troca. tem algo especial que vai ser feito pra dar essa diferença????

Tambem gostaria de saber se tem algum segredo pois o senhor que cobra 100,00 me pareceu bem confiante e me disse algumas coisas que fazem sentido sobre o outro problema que tenho tido, TRANCO NO CAMBIO quando reduzo a velocidade de qualquer marcha até a parada total do carro quando ele entra na 1 marcha da um tranquinho, nada demais porem tenho medo de ser algo, ele me disse ter cintas internas que podem ser trocadas..... alguem sabe algo sobre.

E por ultimo, dizem que tem torque certo e aperto correto pra mecher se nao estraga celenoides, alguem ja trocou com esse senhor de juundiai, sabe se existe risco;..;; socorro . obrigado

Caramba como este carro esta economico.... 2.0 automatico fazendo esta media?? pena que deu defeito no cambio....

#39
 janduir10

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Zanetti escreveu:Na automática se vc pisar fundo ela não troca de marcha, ela entende que vc precisa de uma marcha reduzida para fazer uma ultrapassagem por exemplo, o certo é ir pisando lentamente para ela trocar até a última marcha.

Ao menos na minha (2011 2.0 Flex), se pisar fundo ela reduz a marcha sim (até 2 marchas), se pisar até o meio, reduz 1....

#40
 Zanetti

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Sim, foi isso que falei, ele esta reclamando que pisa e não troca a marcha para quarta e eu falei ser normal, pois a central entende que quando vc pisa rápido o carro esta precisando de força e fica na terceira.
Tem que ser pianinho, acelera devagar e vai sentindo as marchas mudarem.

#41
 kentakk

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eu sou uma pesoa muito encucado com esse negocio de automatico.... fico sempre prestando atencao se mudou, se nao mudou... se vai mudar... isso estressa muito.... Neste caso eh bom um cambio CVT, pois nao tem troca de marcha e a rotacao do motor fica sempre em 2000giros.... uuahhhhhh.... que sono.... : )

#42
 Zanetti

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Sei que é confortável, mas exatamente por esse motivo prefiro o manual, com ele o carro faz o que quero e não o que a central acha que eu quero.

#43
 kentakk

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janduir10 escreveu:
Gabriel Lima escreveu:Tenho uma eco 2008 automática as vezes ela não passa a macha sequinte o carro fica pedidindo macha e ela não passa tenho que tira o pé do acelerador pra ela passa

preciso de uma orientação pq já estou desistindo do eco

Amigo, acho que somente mandando num especialista. Se estiver em SP, posso indicar um lugar confiável... já que a picaretagem predomina nessa área...

Jurandir... Nem fale em picaretagem... pois eles aproveitam que sao poucos profissionais habilitados nesta area... Existem muitos fuçadores... pois hoje a maioria dos cambios sao auxiliados por modulos eletronicos....As vezes eh coisa simples, mas eles baixam o cambio pra dizer que fizem o servico completo e tiveram que trocar a rebimboca da parafuzeta que eh importado...

#44
 janduir10

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Cambio CVT já tive amigo que comprou o 1 Fit 2008 CVT e mesmo trocando o óleo na css deu pau no cambio. Quase 6 conto pra arrumar. Cambio CVT Nissan também tem vários relatos de zica... com certeza nesses modelos novos de CVT, Honda e Toyota deve ter melhorado muito a durabilidade (ao menos é de esperar). Ainda confio mais no cambio automático convencional com conversor de torque. Já vi Monza 1987 rodar mais de 200.000km sem quebras, mas seu dono trocava oleo a cada 40.000km... Um amigo comprou um Golf MK7 dupla embreagem, start stop. Esses dias estava chorando que deu pau no cambio, ficou 1 mes na css e não voltou bom. E a zica ainda é que deu pau na bateria (e a garantia não cobre) e por ter o start-stop, ela custa a bagatela de 2conto...

#45
 kentakk

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é aquele velho ditado, carro automatico tem que usar enquanto tem garantia... depois disso passar pra frente....
Pena que aqui eh brasil... pois se fosse nos estados unidos, teria uma oficina em cada esquina.. e se bobear tudo na base da troca.... tira, coloca, paga e vai embora...

#46
 skimio


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janduir10 escreveu:Amigos, usei o óleo siontético Acdelco Dexrom VI na minha (recomendado pelo Theobaldo do youtube) e estou muito satisfeito. Troquei com 50.000km e já está com 70.000km. O litro do óleo custou 40,00 na css chevrolet. Esse óleo é usado nos cambios da Captiva e Ford Fusion (2012), mas é mais barato do que o Mercon... Tem até vídeo no youtube ensinado a trocar... sem segredos.

Olá, o Theobaldo recomendou esse óleo para o câmbio da Eco ? Estava pensando mesmo em usar, pois tem especificações parecidas e custa quase a metade...

Vc tem os links dos vídeos da recomendação e da troca ?

#47
 janduir10

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Não lembro o vídeo, mas já vi nos comentários também. Ligue numa oficina que mexa com transmissão automática e diga que vai trocar e pergunte sobre o óleo. A peninha cambio automático em Santo André, se você ligar eles confirmam e foram eles que trocaram da minha... Esse óleo é usado nos câmbios de 6 marchas feito em parceria da chevrolet com a ford americana, e são usados na Captiva e Ford Fusion...

#48
 skimio


Iniciante
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janduir10 escreveu:Não lembro o vídeo, mas já vi nos comentários também. Ligue numa oficina que mexa com transmissão automática e diga que vai trocar e pergunte sobre o óleo. A peninha cambio automático em Santo André, se você ligar eles confirmam e foram eles que trocaram da minha... Esse óleo é usado nos câmbios de 6 marchas feito em parceria da chevrolet com a ford americana, e são usados na Captiva e Ford Fusion...

Janduir10, grato pela resposta ! Já fiz muita pesquisa sobre esse fluidos, e tinha visto que as especificações são bem parecidas. Mas mesmo assim, as três oficinas que consultei até agora queriam colocar o Mercon V, que era a especificação anterior, mais barato.

Como moro na Vila Mariana, devo levar o carro no Peninha mesmo, ele consegue trocar o fluido do conversor de torque também ?

#49
 janduir10

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Esse Peninha (pesquise no google que tem o telefone) usa máquina de diálise... mas no caso da Eco, ele trocou meu filtro também e me pediu 10 litros de óleo. Abre o cárter, já sai bastante óleo, troca o filtro e depois fecha e usa a máquina de diálise... vão 6,7 litros, ele pede a mais já pra expulsar o oleo velho do conversor...

#50
 kentakk

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Diamond Titanium
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eh como uma dialise mesmo.... mas nao sai 100%... o certo era que no conversor poderia ter um bujao de dreno.... nao sei se existe ou nao inventaram isso... Seria otimo, pois alem de nao ter que jogar oleo novo no lixo atroca ficaria 100%.
Se fosse um carro das antigas com tracao traseira e eixo cardan ficaria facil, pois desarar motor e cambio nesses casos eh mais facil, dai dava pra tirar o conversor de torque....

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