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Troca de óleo do câmbio automático

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#1
 APalma

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Membro Pro
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Relembrando a primeira mensagem :

Andei pesquisando a forma correta da troca de óleo do câmbio automático da Ecosport 2008:

Segundo o manual da 2008 se troca com 50.000Km, mas segundo manual da 2011/2012 que utiliza o mesmo conjunto motor/câmbio e óleo Mercon V não é feita troca, só verificação do nível e possíveis vazamentos.

Liguei em várias autorizadas Ford e algumas apenas verificam possíveis vazamento e o nível/coloração/cheiro. Outras trocam "à partir de R$400,00" e outras por R$800,00. Segundo os consultados é trocado todo óleo do sistema (incluindo o do conversor).

Consultei um especialista em troca de óleo (motor/câmbio automático): o Império do Óleo.

Algumas das lojas não realizariam a troca alegando que só é feito em "oficinas", mas uma unidade realiza a troca completa por pouco mais de R$400,00. Esse preço com o óleo vendido na loja, se levar o óleo da Ford é cobrado R$100,00 de M.O.

Consultei uma segunda opinião: AutoDney que trabalha com nacionais e importados.

Notei uma surpresa dos técnicos em querer trocar o óleo com 50.000Km. Fui informado que a troca completa é feita na Ford com ferramentas próprias para não danificar solenóides e outras partes do câmbio, por isso é tão caro.

Me disseram que os profissionais que trocam todo óleo de câmbio (especificamente do modelo Ecosport), não fazem com ferramentas adequadas, aumentando o risco de danificar partes do câmbio automático.

Fui orientado a trocar os 5 litros do cárter (do câmbio, claro!) com custo de R$100,00 + o óleo original da Ford que eu mesmo compraria.

Fiquei na dúvida, pois segundo os manuais dos modelos Honda e Toyota a "verificação de vazamentos" é feita com 100.000Km...

Já ouvi muitos proprietários falarem para trocar o filtro...mas ele vai dentro do câmbio! Só abrindo...

Abraço a todos!





#51
 skimio


Iniciante
Iniciante
Já vi alguns modelos de carros com bujão no conversor de torque, mas que foram suprimidos nas versões mais recentes... Pelo jeito os fabricantes acham que não é necessário drenar todo o fluido na troca.

#52
 kentakk

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Diamond Titanium
Diamond Titanium
acho que nao tem problema ficar um pouco de oleo velho no circuito.... o importante eh nao faltar oleo... é igual agua do motor, a gente nunca consegue tirar toda agua velha.. pois qdo trocamos a agua a valvula termostatica estara fechada, entao como a agua nao circula em todo circuito sempre ficara agua velha dentro do motor... A nao ser que colocassemos agua fervendo ja com uma panela....

#53
 janduir10

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Membro
Membro
Vale lembrar que a troca parcial do óleo da transmissão é recomendada pela engenharia de todos os fabricantes de automóveis ao redor do mundo. Mesmo os japoneses (Honda-Toyota-Nissan-etc)recomendam essa prática. No caso do sistema de arrefecimento, a maioria dos asiáticos coloca um parafuso de dreno no motor e radiador o que dá pra trocar 100% do líquido de arrefecimento, mas a maioria das marcas, a troca nunca é 100% pois sempre vai ficar água presa no motor...

#54
 Chapolin

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Membro
Membro
Gabriel Lima escreveu:Tenho uma eco 2008 automática as vezes ela não passa a macha sequinte o carro fica pedidindo macha e ela não passa tenho que tira o pé do acelerador pra ela passa

preciso de uma orientação pq já estou desistindo do eco

O meu estava assim. Não entrava a 2a marcha andando normalmente. Mesmo pisando fundo. Eu tinha que puxar a alavanca pro 2 e estar numa velocidade bem baixa. E a 4 só entrava se la pelos 80 eu tirasse o pé, ai ela entrava e eu podia acelerar.

Se ela ficasse tentando colocar a 4 e eu continuasse acelerando, o mínimo que fosse, o cambio entrava em modo de emergência.

Tive que fazer o câmbio. 5600 na Edermatic em SP e 7500 na Carpulse no Rio. Levei o carro pra SP, porque a Carpulse já tinha me enrolado aqui no Rio. À época que fiz a troca do óleo da caixa, me cobraram 8 litros, sendo que pega 6,7, além de terem empurrado serviços desnecessários. Achei melhor levar em SP e fiz especificamente no Edermatic, porque o dono foi extremamente atencioso ao telefone.

#55
 skimio


Iniciante
Iniciante
Chapolin escreveu:
Gabriel Lima escreveu:Tenho uma eco 2008 automática as vezes ela não passa a macha sequinte o carro fica pedidindo macha e ela não passa tenho que tira o pé do acelerador pra ela passa

preciso de uma orientação pq já estou desistindo do eco

O meu estava assim. Não entrava a 2a marcha andando normalmente. Mesmo pisando fundo. Eu tinha que puxar a alavanca pro 2 e estar numa velocidade bem baixa. E a 4 só entrava se la pelos 80 eu tirasse o pé, ai ela entrava e eu podia acelerar.

Se ela ficasse tentando colocar a 4 e eu continuasse acelerando, o mínimo que fosse, o cambio entrava em modo de emergência.

Tive que fazer o câmbio. 5600 na Edermatic em SP e 7500 na Carpulse no Rio. Levei o carro pra SP, porque a Carpulse já tinha me enrolado aqui no Rio. À época que fiz a troca do óleo da caixa, me cobraram 8 litros, sendo que pega 6,7, além de terem empurrado serviços desnecessários. Achei melhor levar em SP e fiz especificamente no Edermatic, porque o dono foi extremamente atencioso ao telefone.

Ficou bom ? Recomenda a oficina ?

#56
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