EcoSport Club

Fórum de discussões sobre o Ford EcoSport


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Troca de óleo do câmbio automático

Ir à página : Anterior  1, 2, 3

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 3 de 3]

#1
 APalma

APalma
Membro Pro
Membro Pro
Relembrando a primeira mensagem :

Andei pesquisando a forma correta da troca de óleo do câmbio automático da Ecosport 2008:

Segundo o manual da 2008 se troca com 50.000Km, mas segundo manual da 2011/2012 que utiliza o mesmo conjunto motor/câmbio e óleo Mercon V não é feita troca, só verificação do nível e possíveis vazamentos.

Liguei em várias autorizadas Ford e algumas apenas verificam possíveis vazamento e o nível/coloração/cheiro. Outras trocam "à partir de R$400,00" e outras por R$800,00. Segundo os consultados é trocado todo óleo do sistema (incluindo o do conversor).

Consultei um especialista em troca de óleo (motor/câmbio automático): o Império do Óleo.

Algumas das lojas não realizariam a troca alegando que só é feito em "oficinas", mas uma unidade realiza a troca completa por pouco mais de R$400,00. Esse preço com o óleo vendido na loja, se levar o óleo da Ford é cobrado R$100,00 de M.O.

Consultei uma segunda opinião: AutoDney que trabalha com nacionais e importados.

Notei uma surpresa dos técnicos em querer trocar o óleo com 50.000Km. Fui informado que a troca completa é feita na Ford com ferramentas próprias para não danificar solenóides e outras partes do câmbio, por isso é tão caro.

Me disseram que os profissionais que trocam todo óleo de câmbio (especificamente do modelo Ecosport), não fazem com ferramentas adequadas, aumentando o risco de danificar partes do câmbio automático.

Fui orientado a trocar os 5 litros do cárter (do câmbio, claro!) com custo de R$100,00 + o óleo original da Ford que eu mesmo compraria.

Fiquei na dúvida, pois segundo os manuais dos modelos Honda e Toyota a "verificação de vazamentos" é feita com 100.000Km...

Já ouvi muitos proprietários falarem para trocar o filtro...mas ele vai dentro do câmbio! Só abrindo...

Abraço a todos!





#51
 skimio

avatar
Iniciante
Iniciante
Já vi alguns modelos de carros com bujão no conversor de torque, mas que foram suprimidos nas versões mais recentes... Pelo jeito os fabricantes acham que não é necessário drenar todo o fluido na troca.

#52
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
acho que nao tem problema ficar um pouco de oleo velho no circuito.... o importante eh nao faltar oleo... é igual agua do motor, a gente nunca consegue tirar toda agua velha.. pois qdo trocamos a agua a valvula termostatica estara fechada, entao como a agua nao circula em todo circuito sempre ficara agua velha dentro do motor... A nao ser que colocassemos agua fervendo ja com uma panela....

#53
 janduir10

janduir10
Membro
Membro
Vale lembrar que a troca parcial do óleo da transmissão é recomendada pela engenharia de todos os fabricantes de automóveis ao redor do mundo. Mesmo os japoneses (Honda-Toyota-Nissan-etc)recomendam essa prática. No caso do sistema de arrefecimento, a maioria dos asiáticos coloca um parafuso de dreno no motor e radiador o que dá pra trocar 100% do líquido de arrefecimento, mas a maioria das marcas, a troca nunca é 100% pois sempre vai ficar água presa no motor...

#54
 Chapolin

Chapolin
Membro
Membro
Gabriel Lima escreveu:Tenho uma eco 2008 automática as vezes ela não passa a macha sequinte o carro fica pedidindo macha e ela não passa tenho que tira o pé do acelerador pra ela passa

preciso de uma orientação pq já estou desistindo do eco

O meu estava assim. Não entrava a 2a marcha andando normalmente. Mesmo pisando fundo. Eu tinha que puxar a alavanca pro 2 e estar numa velocidade bem baixa. E a 4 só entrava se la pelos 80 eu tirasse o pé, ai ela entrava e eu podia acelerar.

Se ela ficasse tentando colocar a 4 e eu continuasse acelerando, o mínimo que fosse, o cambio entrava em modo de emergência.

Tive que fazer o câmbio. 5600 na Edermatic em SP e 7500 na Carpulse no Rio. Levei o carro pra SP, porque a Carpulse já tinha me enrolado aqui no Rio. À época que fiz a troca do óleo da caixa, me cobraram 8 litros, sendo que pega 6,7, além de terem empurrado serviços desnecessários. Achei melhor levar em SP e fiz especificamente no Edermatic, porque o dono foi extremamente atencioso ao telefone.

#55
 skimio

avatar
Iniciante
Iniciante
Chapolin escreveu:
Gabriel Lima escreveu:Tenho uma eco 2008 automática as vezes ela não passa a macha sequinte o carro fica pedidindo macha e ela não passa tenho que tira o pé do acelerador pra ela passa

preciso de uma orientação pq já estou desistindo do eco

O meu estava assim. Não entrava a 2a marcha andando normalmente. Mesmo pisando fundo. Eu tinha que puxar a alavanca pro 2 e estar numa velocidade bem baixa. E a 4 só entrava se la pelos 80 eu tirasse o pé, ai ela entrava e eu podia acelerar.

Se ela ficasse tentando colocar a 4 e eu continuasse acelerando, o mínimo que fosse, o cambio entrava em modo de emergência.

Tive que fazer o câmbio. 5600 na Edermatic em SP e 7500 na Carpulse no Rio. Levei o carro pra SP, porque a Carpulse já tinha me enrolado aqui no Rio. À época que fiz a troca do óleo da caixa, me cobraram 8 litros, sendo que pega 6,7, além de terem empurrado serviços desnecessários. Achei melhor levar em SP e fiz especificamente no Edermatic, porque o dono foi extremamente atencioso ao telefone.

Ficou bom ? Recomenda a oficina ?

#56
 P4UL0

P4UL0
Iniciante
Iniciante
Olá, comprei uma EcoSport XLT 2.0 AT 2011/2011 com 90.000 km e gostaria de tirar uma pequena dúvida, quando estou com a janela aberta e faço a troca de R para D ou D para R ouço um zumbido baixinho vindo debaixo do carro, possivelmente do sistema de engrenagens, esse zumbindo é normal nas EcoSport? Obrigado.

#57
 Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 3 de 3]

Ir à página : Anterior  1, 2, 3


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum