Olá pessoal,
Trago o assunto à tona novamente, porque tenho algumas perguntas. Tenho um Ecosport 2013/14 2.0 4WD e tenho visto uma mensagem no display do rádio dizendo "Sistema de freios defeituoso. Pare com segurança" ou coisa do tipo. Isso só acontece quando a ignição é ligada e depois some. Pesquisando sobre isso, vi que isso sugere que a bateria pode estar chegando ao final de sua vida útil (em agosto de 2016 fecham 3 anos). Também li que o carro pode simplesmente desligar em movimento quando a bateria chega ao final da vida útil, sendo desnecessário dizer o quanto isso é preocupante. Com base nisso, as perguntas são:
1) Posso tentar ir na concessionária pedir para que troquem a bateria, mas acredito fortemente que a concessionária não vai realizar a troca, a menos que a bateria realmente esteja no fim da vida útil, o que - nesse momento - não é o caso. Entretanto, não quero ficar esperando um acidente com morte para solicitar a troca da bateria. Alguém tem alguma dica sobre isso? As concessionárias são obrigadas a trocar a bateria, mesmo que não estejam totalmente no fim da vida útil?
2) Supondo que a concessionária troque a bateria, pelo que tenho lido, será por uma de 43 ou 48 Ah, que não proporciona a corrente necessária para lidar com toda a eletrônica do veículo. Li relatos de que mesmo trocando por uma bateria nova de 48 Ah o problema não foi resolvido. Vale à pena investir nisso?
3) A última opção é trocar a bateria eu mesmo. Estou pensando seriamente em comprar uma de 60 Ah (que cabe no suporte já existente) justamente para evitar qualquer possibilidade de acidente provocado pelo desligamento do veículo em pleno movimento. Algum motivo sólido pra eu não fazer isso?
Detalhe: a garantia do carro vence em agosto de 2016.
Abraço,
Roberto