EcoSport Club

Fórum de discussões sobre o Ford EcoSport


Olá pessoal, caso queiram participar do grupo de whatsapp, basta deixar o seu número no tópico WhatsApp. https://ecosportclub.forumeiros.com/t2104-whats-app-ecosport?highlight=whatsapp

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Desconectar a Bateria

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
o que pode sair errado se desconectar a bateria? que parte do carro pode dar tilty? tipo assim desprogramar o radio, resetar o ecu, etc....

#2
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Faço isso a toda hora e nada acontece de mal ao sistema.

Quando reconectar será preciso, ajustar o relógio do painel e desbloquear o rádio, fora isso perderá as informações do computador de bordo que ficaram zeradas.

#3
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Zanetti escreveu:Faço isso a toda hora e nada acontece de mal ao sistema.

Quando reconectar será preciso, ajustar o relógio do painel e desbloquear o rádio, fora isso perderá as informações do computador de bordo que ficaram zeradas.
Entao Zanetti.... ai é que esta o problema... desbloquear o radio.

#4
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Ué, vc não tem o manual com o código?

#5
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Zanetti escreveu:Ué, vc não tem o manual com o código?

Iccccc...... clown Zanetti vc sabe que nem notei isso..... o manual tenho vou dar uma olhada......

#6
 roberto.rosa

roberto.rosa
Iniciante
Iniciante
Olá pessoal,

    Trago o assunto à tona novamente, porque tenho algumas perguntas. Tenho um Ecosport 2013/14 2.0 4WD e tenho visto uma mensagem no display do rádio dizendo "Sistema de freios defeituoso. Pare com segurança" ou coisa do tipo. Isso só acontece quando a ignição é ligada e depois some. Pesquisando sobre isso, vi que isso sugere que a bateria pode estar chegando ao final de sua vida útil (em agosto de 2016 fecham 3 anos). Também li que o carro pode simplesmente desligar em movimento quando a bateria chega ao final da vida útil, sendo desnecessário dizer o quanto isso é preocupante. Com base nisso, as perguntas são:

     1) Posso tentar ir na concessionária pedir para que troquem a bateria, mas acredito fortemente que a concessionária não vai realizar a troca, a menos que a bateria realmente esteja no fim da vida útil, o que - nesse momento - não é o caso. Entretanto, não quero ficar esperando um acidente com morte para solicitar a troca da bateria. Alguém tem alguma dica sobre isso? As concessionárias são obrigadas a trocar a bateria, mesmo que não estejam totalmente no fim da vida útil?

     2) Supondo que a concessionária troque a bateria, pelo que tenho lido, será por uma de 43 ou 48 Ah, que não proporciona a corrente necessária para lidar com toda a eletrônica do veículo. Li relatos de que mesmo trocando por uma bateria nova de 48 Ah o problema não foi resolvido. Vale à pena investir nisso?

     3) A última opção é trocar a bateria eu mesmo. Estou pensando seriamente em comprar uma de 60 Ah (que cabe no suporte já existente) justamente para evitar qualquer possibilidade de acidente provocado pelo desligamento do veículo em pleno movimento. Algum motivo sólido pra eu não fazer isso?

     Detalhe: a garantia do carro vence em agosto de 2016.

Abraço,
Roberto

#7
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Roberto, você perguntou mais sei que já sabe a opção mais coerente (3).


Ainda que eu ou qualquer outra pessoa diga o contrário, o mais seguro e lógico é trocar de uma vez esta bateria.


Isto não quer dizer que a mensagem no seu rádio vai sumir (mas eu torço para que suma e que você volte aqui para contar)!


Mas esse lance de bateria fraca detona mesmo o carro. Isso é ponto pacífico! 


Há poucos dias reacendemos uma discussão de que apenas o fato do sujeito ter feito uma partida auxiliar (chupeta) para um carro com uma bateria de maior amperagem danificou irreversivelmente o câmbio automático.


Quanto custa uma bateria nova de 60 Ah? R$ 350,00? R$ 400,00? Isso não vale a sua segurança e de sua família, menos dor-de-cabeça e tal?


A Ford, diferente de outras montadoras, não faz um teste de sobrecarga nos carros em garantia (p. ex. a Honda faz). Há um aparelho que submete a bateria a um desgaste tão grande que, se ela ainda tiver uns seis meses de vida útil, acaba na hora.


Ou seja, não perca tempo e paciência para brigar com a CSS. Resolve logo esta economia porca que a Ford fez em colocar uma bateria de carro popular num SUV com tanta eletrônica embarcada!


Abs!

#8
 roberto.rosa

roberto.rosa
Iniciante
Iniciante

É... Já imaginava que essa seria a melhor opção... hehehehe... Só perguntei para aproveitar a experiência de outros participantes, que eventualmente já pudessem ter passado por isso.

Pelo que andei sondando aqui em Porto Alegre, uma baterial Heliar de 60 Ah custa em torno de R$ 350,00. Certamente isso custa muito menos do que a vida de qualquer pessoa - da minha família e das outras pessoas transitando pela rua - que possa vir a sofrer com uma pane causada por uma bateria descarregada.

De qualquer forma, obrigado pela dica!

Abraço,
Roberto

#9
 roberto.rosa

roberto.rosa
Iniciante
Iniciante
UPDATE:

Segundo o manual, a Ford dá garantia de 24 meses para a bateria, deixando bem claro que após esse período o proprietário é quem deve arcar com o custo da troca.

Desde que tive o meu primeiro carro, há uns boooooooons anos, sempre ouvi que uma bateria dura cerca de 3 anos - algumas até mais. Claro, isso em uma época em que o item mais avançado que vinha nos carros era o módulo da injeção eletrônica.

Se a Ford coloca uma bateria de 43 Ah em um carro do porte da Ecosport e ainda por cima oferece apenas 2 anos de garantia, é de se pensar no motivo...

De qualquer forma, vou levar o carro na concessionária para que averiguem o sistema de freios. Também vou tentar pedir para trocarem a bateria. O pior que pode acontecer é dizerem "não".... Very Happy

Conforme as coisas forem andando, vou reportando aqui.

Abraço,
Roberto

#10
 roberto.rosa

roberto.rosa
Iniciante
Iniciante
UPDATE 2:

Levei o carro na concessionária e após avaliação dos técnicos, verificaram que não existe nenhum problema no sistema de freios, mas sim na bateria: ela já esta entrando em curto, segundo o técnico. Me ofereceram uma bateria Moura de 48 Ah por apenas R$ 550,00, sendo que na promoção estaria por cerca de R$ 460,00.

Respondi que não estava preparado para arcar com esse custo nesse momento e fiquei de pegar o carro mais tarde. Então, depois de cerca de meia hora, o técnico me ligou novamente, dizendo que havia conversado com o responsável pelos seminovos da concessionária (já que meu carro foi comprado seminovo) e que ele autorizou a colocação de uma bateria nova de 48 Ah - de marca "genérica" - sem custos pra mim.

Acabei aceitando, já que se trata de uma bateria nova: ruim por ruim, pelo menos eu tenho mais tempo para encontrar uma boa pechinca em uma de 60 Ah. Very Happy

Abraço,
Roberto

#11
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Pelo menos resolveu seu problema, Roberto.


E seu depoimento confirmou o que até agora era apenas uma suspeita levantada aqui no fórum há alguns anos, mas que não tinha confirmação:


Os casos de mau funcionamento e desligamento do veículo em pleno movimento, após avisos de defeito no sistema de freio/tração têm sim relação com a incapacidade da bateria de gerar carga suficiente!


Ou seja, qualquer proprietário de EcoSport que ler isto, pelo-amor-de-Deus, de sua vida e de sua família, troque o quanto antes essa bateria de 43 Ah!


Se o carro tiver mais de dois anos de uso, não espere para capotar em alguma curva da estrada! Troquem logo esta bateria!


E quem quiser ganhar dinheiro, aproveita e processa a Ford!

#12
 André Junkes

André Junkes
Iniciante
Iniciante
Boa tarde....

Troquei a bateria e pede a senha do radio, tentei ver com o antigo dono, mais falo que não passarão nenhum cod na hora da compra, tenho o manuel mais não consigo descobrir a senha, o que devo fazer??

#13
 Tamires Silva

Tamires Silva
Iniciante
Iniciante
Também gostaria de saber se tem algum problema em desconectar a bateria da minha ECO Freestyle 1.6 2009, ela está zinabre,limpo limpo mas volta.

#14
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Tamires, o único problema que vc vai ter é o código do rádio e ter que acertar a hora dos relógios novamente.

#15
 Juan

Juan
Iniciante
Iniciante
Boa noite pessoal.

Estava saindo do trabalho, liguei o carro normalmente, mas tive que desligar pois tinha esquecido a cahve de casa no escritório, quando retornei, o carro já não ligou mais e apareceu a mensagem:

Óleo do motor
Baixa pressão
Pare com segur.

O carro não pegou mais

Primeira coisa que olhei foi se se tinha óleo. E tinha. Troquei e andei só 2.500km.

Achei que era bateria. Teve um cara que parou na rua para ajudar. Tentei ligar direto e não pegou.

O painel acende todo. O carro funciona toda a parte elétrica. Mas apenas não ligou mais.

Abri o capô e escutei no motor um zunido baixinho vindo do motor.

Mesmo com o carro desligado este barulho persistia e depois de 2 horas parou.

O carro foi de guincho para a Ford.

Alguém já viu algo parecido?

Pode ser bateria defeituosa?

#16
 Carlosafdc

Carlosafdc
Iniciante
Iniciante
Alguém sabe dizer se precisa desconectar a bateria para sacar a bolsa do aibag no volante????

#17
 Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos