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A LUZ DE INJEÇÃO, O SENSOR DE FASE E OS MEXÂNICOS PREGUIÇOSOS

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#1
 Fábio - São Mateus/SP

Fábio - São Mateus/SP
Membro Jr
Membro Jr
Amigos.

Tenho algumas dúvidas relacionadas a sensores e ao comportamento do carro, e essas dúvidas foram postadas em diversos tópicos no fórum... Consegui resolver os meus problemas, mas como tá tudo muito espalhado, e como a descoberta do problema também foi uma sequência de “tentativa e erro”, vou relatar todo o ocorrido, ficando assim, um registro o mais detalhado possível, para futuras consultas.

Minha Ecosport é ano 2009 motos 2.0 Duratec 16v Flex Cambio Automático.

Quando comprei o carro, há 1 ano, comprei de agência e logo que saí, completei o tanque com álcool. Dias depois, notei que quando frio, logo que dava a partida, ele ficava acelerado, a rotação ficava doida, oscilando entre 500 e 2000 rpm.
Levei no mecânico, tinha um bico injetor travado, outro bem ruim… Enfim, troquei os bicos, as velas, fiz limpeza do TBI e o carro melhorou muito muito muito.

Passado um tempo, o carro começou a apresentar dificuldade de partida quando quente, mais especificamente assim: Eu ligava o carro frio, ele pegava normalmente. Aí eu rodava e se eu parasse na padaria, por exemplo, onde não se gasta muito mais do 10 minutos, quando eu ia ligar o carro ele não pegava de primeira. Precisava tentar 2, 3 e as vezes até 4 vezes pra poder ligar o carro, e quando ligava, a luz da injeção acendia, ficava 2 ou 3 dias acesa e apagava. E a mesma história se repetia… Ligava o carro quente, acendia a luz de injeção.

Pesquisei na internet e as causas eram as mais variadas, porém, notei que as mais comuns eram: sensor de rotação, sensor de posição do comando de válvula (sensor de fase) e defeito na válvula reguladora de pressão do combustível.

Fui direto no sensor de fase, que é um que fica em cima do motor, do lado direito de quem olha ele de frente. O meu tinha óleo no conector. Limpei as conexões, o carro ficou bom 2 dias e logo voltou o problema. Então, comprei um sensor novo. O carro ficou bom uma semana e logo depois, o problema surgiu novamente.

Resolvi, então, trocar a válvula de pressão do combustível. Troquei e nada de resolver o problema.

Nesse meio tempo, estourou um amortecedor e levei ao mecânico pra fazer o serviço. Estando lá, pedi pra passar o escaner, e o erro apresentado foi “sensor do comando de válvula”. Eu já tinha trocado a peça (por uma marca genérica), e então, resolvi trocar por uma peça Bosch e o defeito permaneceu. Passei o escaner de novo e dava “erro do sensor do comando de válvula”. Falei pro mecânico que não podia ser, já que a peça era nova, e a resposta: “mas é o que tá dando no escaner”. Levei em outro, e a cena se repetiu. Levei em outro, e a mesma resposta. Eu já sabia que não era o sensor, e imaginava que era uma pecinha cinza que fica em cima do motor, do lado esquerdo de quem olha de frente (eu vi issi num vídeo do Youtube onde um mecânico fazia o teste da peça e explicava o caso). Essa peça é uma espécia de fusível que é ligado ao sensor. Eu comentava com os mecânicos, e eles diziam que não era esse o problema. Nisso, entrei em contato com um outro mecânico onde eu levava o carro mas parei de ir porque fica a mais de 30km de distância da minha casa. Expliquei o caso e ele me disse: não adianta você trocar 30 sensores que o problema não é o sensor, mas sim, o “shot plug” que auxilia o funcionamento do sensor de fase. Bingo!!! Esse “shot plug” é o tal fusível que o cara do Youtube falou. Levei o carro nesse mecânico, ele comprou o componente eletrônico que faz parte do “shot plug”, trocou e o problema foi resolvido!

Eu troquei os sensores por minha conta pois eu não tinha ferramental pra detectar o erro e não tinha mecânico com boa vontade para investigar o erro.

Portanto, se o carro apresentar dificuldade de partida quando quente e a luz da injeção acender acusando erro do sensor de fase, pensem que:
- sim, pode ser o sensor de fase;
- pode ser o sensor de rotação;
- pode ser a válvula de pressão do combustível;
- pode ser o shot plug
- existe também a possibilidade de ser um problema elétrico, relacionado ao motor de arranque ou à bateria que pode estar no fim da vida útil.

Espero que essa informação possa ajudar alguém!!

Obrigado.

#2
 marioribas

marioribas
Iniciante
Iniciante
Agradeço o relato Fabio. Obrigado.

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