Postado Qua Nov 06, 2013 10:05 am
Boa tarde pessoal, esse fórum está esclarecendo muitas duvidas a respeito da minha Eco, nada mais justo que contribuir um pouco né. Mas vamos lá, um tempo atrás comprei aquele scanner ELM, não sei se todo mundo conhece ou não, comprei no site dealextreme, gostei do bichinho, fui logo testar ele na minha eco 2004 xlt, ela estava funcionando normal, mas o scanner detectou um erro ( P0340 – camshaft position sensor circuit A), mas não levei muito a serio ela estava normal, mas fiquei com aquilo na cabeça, fui pesquisar e pelo meu espanto não encontrei nada em nenhum site aqui do brasil, somente nos site americanos, e descobri o significado desse erro: erro no sensor da árvore de cames, não conhecia árvore de cames, só depois fui descobrir que pode ser chamado de eixo do comando de válvulas, pelas minhas pesquisas o sintomas desse erro são: falta de força, demora na partida, aumento do consumo de combustível, sinceramente não tinha percebido nenhum desses sintomas na minha, ai eu não sabia aonde era esse sensor, descobri que ele fica do lado da tampa aonde colocamos óleo no motor na parte de cima, muito fácil né, pensei que iria ter que trocar esse sensor, mas resolvi tirar ele que por sinal é muito fácil, somente um parafuso e quando tirei percebi que na ponta dele tinha um borra de óleo muito grossa, limpei e passei DWD e coloquei novamente, eu fui lá passar o scanner novamente , apaguei o erro , e pela minha surpresa não é que sumiu o erro, resultado pode ser psicológico ou não, mas parece que o carro ficou mais forte, sei lá, mas achei interessante compartilhar isso com vcs, imagine se eu tivesse levado para algum mexilhão , qto poderia sair essa brincadeira. Esse foi meu primeiro poste , me desculpe se estendi muito ou não, mas os próximos vou tentar melhorar.
fotos do sensor:
foto do scanner:
O pretinho e bluetooth e o outro usb
fotos do sensor:
foto do scanner:
O pretinho e bluetooth e o outro usb
Última edição por aasilva25 em Qua Nov 06, 2013 7:06 pm, editado 1 vez(es)