EcoSport Club

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Error Code P0340 Camshaft Position Sensor Circuit A

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#1
 aasilva25

aasilva25
Iniciante
Iniciante
Boa tarde pessoal, esse fórum está esclarecendo muitas duvidas a respeito da minha Eco, nada mais justo que contribuir um pouco né. Mas vamos lá, um tempo atrás comprei aquele scanner ELM, não sei se todo mundo conhece ou não, comprei no site dealextreme, gostei do bichinho, fui logo testar ele na minha eco 2004 xlt, ela estava funcionando normal, mas o scanner detectou um erro  ( P0340 – camshaft position sensor circuit A), mas não levei muito a serio ela estava normal, mas fiquei com aquilo na cabeça, fui pesquisar e  pelo meu espanto não encontrei nada em nenhum site aqui do brasil, somente nos site americanos, e descobri o significado desse erro: erro no sensor da árvore de cames, não conhecia árvore de cames, só depois fui descobrir que pode ser chamado de eixo do comando de válvulas, pelas minhas pesquisas o sintomas desse erro são: falta de força, demora na partida, aumento do consumo de combustível, sinceramente não tinha percebido nenhum desses sintomas na minha, ai eu não sabia aonde era esse sensor, descobri que ele fica do lado da tampa aonde colocamos óleo no motor na parte de cima, muito fácil né, pensei que iria ter que trocar esse sensor, mas resolvi tirar ele que por sinal é muito fácil, somente um parafuso e quando tirei percebi que na ponta dele tinha um borra de óleo muito grossa, limpei e passei DWD e coloquei novamente, eu fui lá passar o scanner novamente , apaguei o erro , e pela minha surpresa não é que sumiu o erro, resultado pode ser psicológico ou não, mas parece que o carro ficou mais forte, sei lá, mas achei interessante compartilhar isso com vcs, imagine se eu tivesse levado para algum mexilhão , qto poderia sair essa brincadeira. Esse foi meu primeiro poste , me desculpe se estendi muito ou não, mas os próximos vou tentar melhorar.

fotos do sensor:

Error Code P0340 Camshaft Position Sensor Circuit A 9i23.th

Error Code P0340 Camshaft Position Sensor Circuit A 9i23


foto do scanner:

O pretinho e bluetooth e o outro usb

Error Code P0340 Camshaft Position Sensor Circuit A Lcep



Última edição por aasilva25 em Qua Nov 06, 2013 7:06 pm, editado 1 vez(es)

#2
 Cristianopf

Cristianopf
Membro
Membro
aasilva25 escreveu:Boa tarde pessoal, esse fórum está esclarecendo muitas duvidas a respeito da minha Eco, nada mais justo que contribuir um pouco né. Mas vamos lá, um tempo atrás comprei aquele scanner ELM, não sei se todo mundo conhece ou não, comprei no site dealextreme, gostei do bichinho, fui logo testar ele na minha eco 2004 xlt, ela estava funcionando normal, mas o scanner detectou um erro  ( P0340 – camshaft position sensor circuit A), mas não levei muito a serio ela estava normal, mas fiquei com aquilo na cabeça, fui pesquisar e  pelo meu espanto não encontrei nada em nenhum site aqui do brasil, somente nos site americanos, e descobri o significado desse erro: erro no sensor da arvore de cames, não conhecia arvore de cames, só depois fui descobrir que pode ser chamado de eixo do comando de válvulas, pelas minhas pesquisas o sintomas desse erro são: falta de força, demora na partida, aumento do consumo de combustível, sinceramente não tinha percebido nenhum desses sintomas na minha, ai eu não sabia aonde era esse sensor, descobri que ele fica do lado da tampa aonde colocamos óleo no motor na parte de cima, muito fácil né, pensei que iria ter que trocar esse sensor, mas resolvi tirar ele que por sinal é muito fácil, somente um parafuso e quando tirei percebi que na ponta dele tinha um borra de óleo muito grossa, limpei e passei DWD e coloquei novamente, eu fui lá passar o scanner novamente , apaguei o erro , e pela minha surpresa não é que sumiu o erro, resultado pode ser psicológico ou não, mas parece que o carro ficou mais forte, sei lá, mas achei interessante compartilhar isso com vcs, imagine se eu tivesse levado para algum mexilhão , qto poderia sair essa brincadeira. Esse foi meu primeiro poste , me desculpe se estendi muito ou não, mas os próximos vou tentar melhorar. Desculpe não ter postado nenhuma foto, mas creio que não será dificil encontrar o mesmo.


Amigo, Obrigado por contribuir com a informação, vc teria como tirar uma foto mostrando onde fica esse sensor para darmos uma olhada tb, minha eco esta com alguns sintomas q vc falou e gostaria de dar uma limpada tb. Vlw

#3
 willians.santana.3

willians.santana.3
Membro Platinum
Membro Platinum
Esse sensor é parte importante nos carros com injeção eletrônica.
É através dele que o carro pode calcular o avanço ou retrocesso na ignição de acordo com a qualidade do combustível.

[]s

#4
 SIMIONI

SIMIONI
Membro Pleno
Membro Pleno
Shoow, obrigado por compartilhar!

Ontem usei o scanner também para apagar uma falha do sensor de massa de ar que ficou desconectado após a troca do filtro de ar lol! 

Quando ligava o carro a aceleração subia bastante antes de estabilizar...

Abs

#5
 Marcos-CWB

Marcos-CWB
Administrador
Administrador
aasilva25,

agradecemos por seu post, vai ser muito util sim.
Assim como o Cristianopf já comentou, voce poderia tirar uma foto desse sensor ?

Pode mandar para o meu email, se voce quiser, que eu posto a foto aqui.
marcos.jsouza@bol.com.br



abraço

#6
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Obg por compartilhar a informação, aasilva25.

Dei uma olhada mas não é fácil localizar o sensor. Não sei se muda porque o meu eco é 2008 - flex. Talvez o sensor mude de posição.

Meu irmão tem um Eco XLT 2004. Vou tentar achar no dele.

Abs

#7
 Araujo Junior

Araujo Junior
Membro Jr
Membro Jr
Aproveitando que vai postar uma foto do sensor, posta uma foto do scanner tbm, tenho 2 e nenhum dos dois funcionou no meu carro que assim como o do Josimar é um 2008 flex e outro dia procurei esse sensor e tbm não achei. Tem um rebaixo na tampa do comando de válvulas onde ele deveria estar, mas ele não está lá. Num ka 2006 a gasolina que tive me lembro que existia esse sensor mas no Eco não tem. Será que fica em outro lugar?

#8
 antonio silva marques

avatar
Membro Jr
Membro Jr
muito bom!
é essa troca de informações que enriquece o forum!
o negócio é usar um limpa contato em tudo que é plug que conseguir desconectar,realmente faz diferença,foi assim que resolvi quando a ventoinha já armava direto no segundo estágio,mesmo na primeira partida do dia.

#9
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Para quem tem Duratec

Error Code P0340 Camshaft Position Sensor Circuit A 2rm5lwl  Error Code P0340 Camshaft Position Sensor Circuit A 2vhsnpd

Error Code P0340 Camshaft Position Sensor Circuit A 99f605

Outro tipo de motor o aasilva25 editou o primeiro post



Última edição por zanetti em Qua Nov 06, 2013 8:32 pm, editado 1 vez(es)

#10
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Mandou bem, Zanetti. Como sempre, você conhece bem o "caminho das pedras" (ou, neste caso, dos sensores, rsrsrs).

Como o meu 2.0 é Duratec, vou remover a caixa de ar para ter acesso ao dito cujo, como você mostrou!

Cool

#11
 Cristianopf

Cristianopf
Membro
Membro
o meu é duratec, esse desenho esclareceu bastante, senão ia me perde todo!!!! e na limpeza, é so passar um paninho ou é preciso passar alguma coisa em especial?

#12
 antonio silva marques

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Membro Jr
Membro Jr
Cristianopf escreveu:o  meu é duratec, esse desenho esclareceu bastante, senão ia me perde todo!!!! e na limpeza, é so passar um paninho ou é preciso passar alguma coisa em especial?
creio que limpa contato spray servirá.

#13
 aasilva25

aasilva25
Iniciante
Iniciante
Entao normalmente com o tempo na parte que entra no motor forma se uma borra, só limpar e passar o.scanner....

#14
 hlbomfim

hlbomfim
Iniciante
Iniciante
Pessoal, essa  é a minha contribuição pro Post:

Pro motor DURATEC 2.0 2010-2011 o modelo do sensor é este : (Cod. peça: 6M8G12K073AB)

O meu tive de trocar, não adiantou limpar.

Error Code P0340 Camshaft Position Sensor Circuit A 28tkva1

abraços

#15
 hlbomfim

hlbomfim
Iniciante
Iniciante
e quando o erro continua com a peça nova? Crying or Very sad

#16
 dayvisonk7

dayvisonk7
Iniciante
Iniciante
e quando o erro continua com a peça nova?

#17
 odiego

odiego
Iniciante
Iniciante
Pessoal, desculpa trazer esse assunto antigo à tona.
Mas conseguiram resolver o problema?

Tenho uma Ecosport 2011 2.0 16V e apareceu essa luz da injeção ligada. Usando o scanner acusa essa falha P340.

Já levei no mecânico e não resolveu. Mas não sinto nenhum problema dos sintomas informados.

Penso em comprar um sensor novo, mas vi que não resolveu para alguns.

#18
 barirovsk

barirovsk
Iniciante
Iniciante
preciso do codigo do radio da ecosport codigo do radio e esse VP6NIF-18C815-BA 6N1518C815AA

#19
 Krepski

Krepski
Iniciante
Iniciante
hlbomfim escreveu:e quando o erro continua com a peça nova? Crying or Very sad

Amigo, estou com o mesmo problema, Erro P0340, e pesquisei bastante sobre o assunto na internet e achei alguns sites falando sobre esse código de erro que parece ser meio "crônico" na Ecosport, principalmente nas 2.0 16v, a minha também apresentou esse código de erro, aí ficava engasgando e demorava pra pegar na partida, como andei lendo em vários sites, achei que não adiantava trocar o sensor porque o defeito era intermitente, e muitos diziam que o problema está no chicote de fiação que vai do módulo até o sensor, então aconselho você a levar num bom eletricista pra ele dar uma verificada no chicote se não está com fios quebrados, a minha mesmo tem vezes que fica um bom tempo sem aparecer o erro e de repente volta, o que leva a crer que não adianta nem trocar o sensor, provavelmente deve ser o chicote também, já fiz uma limpeza nos conectores de todos os sensores com Spray Limpa Contato, mas ainda não tive tempo de levar num eletricista pra verificar o chicote, como o código de erro desapareceu acabei não me preocupando mais com isso rsrsrsr... se voltar o código de erro vou levar no eletricista.

Abraços...

#20
 Pedro Lucio Ribeiro

Pedro Lucio Ribeiro
Iniciante
Iniciante
No meu Ecosport XLT 2.0 Automático, vira e mexe, acende a luz da injeção no painel.

Antes de mexer no cérebro eletrônico do carro, DIY: ressete o módulo na raça...



...eu espero uns 15 minutos sem mexer em nada, tempo necessário para o módulo fazer a leitura de todos os sensores. Esperar ligar a ventoinha, acho exagero.


https://youtu.be/McfuDGgMCrQ



Última edição por Pedro Lucio Ribeiro em Sáb Jun 23, 2018 7:28 am, editado 2 vez(es)

#21
 Pedro Lucio Ribeiro

Pedro Lucio Ribeiro
Iniciante
Iniciante
...depois do procedimento no post anterior, um detalhe: é necessário configurar o alarme. Faça isto (para qualquer modelo Ford):
https://youtu.be/2Q7sdY98onY
https://youtu.be/Z2Y9SxaSH20

#22
 shigueru

shigueru
Iniciante
Iniciante
Olá, pessoal. Minha Ecosport XLT 2.0 16V 2011 está mostrando erro P0340. Medi a tensão de alimentação do sensor de fase e fiquei surpreso. Todos dizem que deve ser 5V. Eu medi 12V. Qual é a informação correta?

#23
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