EcoSport Club

Fórum de discussões sobre o Ford EcoSport


Olá pessoal, caso queiram participar do grupo de whatsapp, basta deixar o seu número no tópico WhatsApp. https://ecosportclub.forumeiros.com/t2104-whats-app-ecosport?highlight=whatsapp

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Sangria do sistema de arrefecimento

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1
 cilloadriano

cilloadriano
Iniciante
Iniciante
Prezados Amigos do Clube.

Moderadores, não sei se estou postando na área correta, mas essa é minha primeira postagem no grupo. Gostaria de relatar que muitos de nós(inclusive Eu....rsrsrsrs) tivemos problemas com a carcaça da válvula Termostática e após a troca do Kit completo os veículos começavam a apresentar aquecimento. Após muitas pesquisas na internet, descobri a solução para realmente tirar o ar do sistema de Arrefecimento.

Estou Compartilhando o Artigo Técnico que consegui no site Reparador Ford explicando o passo a passo.

Obs.: Não consigo anexar arquivo. Se puderem me ajudar.

Mas em Resumo:
Sangria do sistema de arrefecimento Eco11

#2
 JHenrique.rj

JHenrique.rj
Membro Pro
Membro Pro
Boa tarde amigo, esse processo é valido se isso acontecer......... Mas infelizmente só ocorre com mecânicos inexperientes, já ressaltando eu não sou mecânico só uma doido por Ecosport......... e gosto de mexer no meu carro.......... Na minha eco anterior tive um vazamento no radiador e optei por troca-lo ao invés de mandar consertar ....até por achar que não compensa a mão de obra é a mesma para conserto ou troca...... e o valor do reparo e quase 70% do valor do radiador novo e original...........  O meu mecanico mexe nos carros da familia em geral a mais de 20 anos.......... Durante a troca ele me mostrou que na Eco so entra ar no sistema por falta de conhecimento ............inclusive posteriormente eu mesmo comprei novos aditivos pela internet e troquei em casa.......... É simples o radiador da Eco vc ficando em pé de frente para o carro tem um suspiro de ar na parte superior ao seu lado esquerdo (no caso lado direito do veiculo)........... e para qualquer procedimento de manutenção no arrefecimento que venha a ser feito deve se retirar o retentor desse suspiro, ele vai evitar que de ar nas mangueiras ou no bloco, e após o reparo, é so ligar o motor e vir completando a agua+aditivo até que ela começa a vazar por esse suspiro, então é so fecha-lo com o retentor e depois fechar o reservatório que seu sistema estará perfeito.

#3
 leandro ferreira

leandro ferreira
Membro
Membro
Jr. ( meu smigo ) Esse retentor tiro ele tbm na limpeza ( ele transporda água tbm ) por ser um  suspiro , ou eu faço a limpeza normal com ele “retentor “ fechado e soh quando for repor a agua + aditivo que faço o procedimento que vc citou .!? obrigado a Todos do Grupo - aprendedo muito aki . Obrigado  cheers

JHenrique.rj escreveu:Boa tarde amigo, esse processo é valido se isso acontecer......... Mas infelizmente só ocorre com mecânicos inexperientes, já ressaltando eu não sou mecânico só uma doido por Ecosport......... e gosto de mexer no meu carro.......... Na minha eco anterior tive um vazamento no radiador e optei por troca-lo ao invés de mandar consertar ....até por achar que não compensa a mão de obra é a mesma para conserto ou troca...... e o valor do reparo e quase 70% do valor do radiador novo e original...........  O meu mecanico mexe nos carros da familia em geral a mais de 20 anos.......... Durante a troca ele me mostrou que na Eco so entra ar no sistema por falta de conhecimento ............inclusive posteriormente eu mesmo comprei novos aditivos pela internet e troquei em casa.......... É simples o radiador da Eco vc ficando em pé de frente para o carro tem um suspiro de ar na parte superior ao seu lado esquerdo (no caso lado direito do veiculo)........... e para qualquer procedimento de manutenção no arrefecimento que venha a ser feito deve se retirar o retentor desse suspiro, ele vai evitar que de ar nas mangueiras ou no bloco, e após o reparo, é so ligar o motor e vir completando a agua+aditivo até que ela começa a vazar por esse suspiro, então é so fecha-lo com o retentor e depois fechar o reservatório que seu sistema estará perfeito.

#4
 efemota

efemota
Administrador
Administrador
cilloadriano escreveu:Prezados Amigos do Clube.

Moderadores, não sei se estou postando na área correta, mas essa é minha primeira postagem no grupo. Gostaria de relatar que muitos de nós(inclusive Eu....rsrsrsrs) tivemos problemas com a carcaça da válvula Termostática e após a troca do Kit completo os veículos começavam a apresentar aquecimento. Após muitas pesquisas na internet, descobri a solução para realmente tirar o ar do sistema de Arrefecimento.




Estou Compartilhando o Artigo Técnico que consegui no site Reparador Ford explicando o passo a passo.

Obs.: Não consigo anexar arquivo. Se puderem me ajudar.

Mas em Resumo:
Sangria do sistema de arrefecimento Eco11


🏆



EcoSport FreeStyle 1.6 2009 Prata Enseada

#5
 JHenrique.rj

JHenrique.rj
Membro Pro
Membro Pro
leandro ferreira escreveu:Jr. ( meu smigo ) Esse retentor tiro ele tbm na limpeza ( ele transporda água tbm ) por ser um  suspiro , ou eu faço a limpeza normal com ele “retentor “ fechado e soh quando for repor a agua + aditivo que faço o procedimento que vc citou .!? obrigado a Todos do Grupo - aprendedo muito aki . Obrigado  cheers

JHenrique.rj escreveu:Boa tarde amigo, esse processo é valido se isso acontecer......... Mas infelizmente só ocorre com mecânicos inexperientes, já ressaltando eu não sou mecânico só uma doido por Ecosport......... e gosto de mexer no meu carro.......... Na minha eco anterior tive um vazamento no radiador e optei por troca-lo ao invés de mandar consertar ....até por achar que não compensa a mão de obra é a mesma para conserto ou troca...... e o valor do reparo e quase 70% do valor do radiador novo e original...........  O meu mecanico mexe nos carros da familia em geral a mais de 20 anos.......... Durante a troca ele me mostrou que na Eco so entra ar no sistema por falta de conhecimento ............inclusive posteriormente eu mesmo comprei novos aditivos pela internet e troquei em casa.......... É simples o radiador da Eco vc ficando em pé de frente para o carro tem um suspiro de ar na parte superior ao seu lado esquerdo (no caso lado direito do veiculo)........... e para qualquer procedimento de manutenção no arrefecimento que venha a ser feito deve se retirar o retentor desse suspiro, ele vai evitar que de ar nas mangueiras ou no bloco, e após o reparo, é so ligar o motor e vir completando a agua+aditivo até que ela começa a vazar por esse suspiro, então é so fecha-lo com o retentor e depois fechar o reservatório que seu sistema estará perfeito.

Bom dia meu camarada........ se seu carro esta ok apenas com aditivo velho e você fará a troca sem precisar de nenhuma limpeza agressiva para remover ferrugem e detritos, sim faça todo o processo com o retentor fora, até porque você precisara dele para saber o momento de drenar a agua.

Solte o parafuso do reservatório e tire-o do lugar vc notara uma mangueira de espessura media na base dele tire a abraçadeira e desconecte do reservatório, nela você poder colocar uma borracha de agua da bica para fazer a lavagem do sistema, posicionado na frente da Eco a sua direita (lado esquerdo do carro) na base do radiador você verá uma mangueira espessa que é responsável pelo retorno de agua para o sistema, solte a abraçadeira dela também deixando ela somente encaixada, liguei a mangueira e deixa a agua vazar pelo suspiro, e solta a mangueira da base até perceber que o fluxo que escorre e somente o enviado pela mangueira, faça esse processo umas 3 x para garantir a remoção de qualquer impureza dentro do sistema, após isso coloque o reservatório de volta, mas deixe mangueira da base fora por uns 20 minutos para drenar todo o resto de agua da torneira usado na lavagem, depois e só colocar no lugar e fixar a abraçadeira.

Não sei qual aditivo você usará, mas ainda com o motor desligado, se for o concentrado coloque primeiro a proporção de agua desmineralizada e depois o aditivo, observando até o momento que o dreno começar a vazar continuamente sem apresentar borbulhas de ar, então coloque o retentor, ligue o motor não coloquei a tampa ainda no reservatório espere começar a circulação do novo aditivo e se for concentrado aguarde uns 10minutos para ele misturar com a agua desmineralizada e se necessário complete o reservatório ate a marca do MAX (máximo). Pronto sistema limpo e funcional!!

Espero ter ajudado!

#6
 Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos