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XLT 1.6 2008 - Defeitos identificados no pós compra usado. Pedido de dicas para solução

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#1
 Tech_Bruno

Tech_Bruno
Iniciante
Iniciante
Boa tarde a todos,

Dadas as devidas informações de apresentação em:
https://ecosportclub.forumeiros.com/t4384-novo-dono-ecosport-2012-freestyle#48874

peço a ajuda dos ilustres amigos para sanar algumas das dificuldades abaixo listadas:

Problema persistente:
-Motor dando trancos e amarrado para andar comparando com outra Eco 2005 tb 1.6 XLT (melhorou um pouco após os itens abaixo, mas ainda muito ruim, às vezes o carro fica chocho até pra sair de primeira).
O que já foi feito: Troca das velas (Motorcraft), cabos (Bosch), filtro de ar e combustível do motor (Wega), troca da correia de acessórios (Gates)

Problema persistente:
-Após desligar o motor é apresentada cavitação (borbulhamento) da água no reservatório, trepidação das mangueiras e barulho de ar nas mangueiras do retorno e do ar quente nos bocais de conexão com a termostática. OBS: Motor não aquece no uso, teste realizado em verificação com scanner, motor trabalhando a 3500RPM constantes com o carro parado, o sistema de refrigeração ativa a ventoinha no primeiro estágio a cerca de 102º e desliga ao recuar para 96º). Volume de água com boa vazão chegando ao reservatório pela mangueira do retorno.
O que já foi feito: Troca da válvula termostática (BorgWarner Wahle), Reservatório de expansão (Florio) pois o anterior estava com uma aparente trinca, Substituição do fluído de arrefecimento (Usada água comum com 2 litros de Petronas Coolant UP vermelho).


Problema verificado:
-Barulho de atrito da sapata no tambor do freio traseiro. Atrito parece não estar influindo significativamente no deslocamento do carro, mas ao andar devagar ocasionalmente faz um ruído baixo que lembra lonas de freio de caminhão.

Problema verificado:
Freios aparentam estar borrachudos e em frenagens moderadas parece estar puxando levemente para a esquerda.

Problema verificado: Direção apresenta aspereza e um chorinho ao esterçar que parece vir da coluna de direção. OBS: A correia de acessórios nova que foi colocada é 6PK2241 contra 6PK2244 (ou seja menor alguns mm) da que estava no carro, será que está forçando os rolamentos e tensores?

Problema verificado: Ponteiro do velocímetro caiu brevemente e voltou de imediato no sábado, uma única vez durante forte aceleração.

Problema verificado: Suspensão traseira esquerda parece estar com algo solto e batendo ao passar em terreno mais acidentado. Olhando carro por baixo a única coisa verificada fora dos conformes pareceu ser o guarda pó da haste do amortecedor rachado e batente gasto.

#2
 Brignoli

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Boa Tarde Bruno,
bom a lista é grande....kkkkk, mas quando se pega um carro já usado é assim mesmo....comigo também foi...vamos tentar sempre o mais fácil, depois passamos para mais adiante.....
primeiro.....motor dando trancos, fraco e etc... já verificou o ponto? e Bicos injetores, se estão ok? Como trocou velas e cabos, dê uma checada nos itens que mencionei, caso não o fez...

segundo.....borbulhamento e barulho de ar no sistema de arrefecimento......já verificou se tem ar no sistema? Por acaso o volume da água aumenta no reservatório quando desliga o carro? O ar pode danificar a válvula termostática, tente fazer o seguinte, com o motor frio, o reservatório sem a tampa, aperte repetidamente as mangueiras para soprar o ar para fora, verá que o reservatório sairá umas bolhas, veja se dá jeito....

terceiro e quarto....barulho no deslocamento e freios borrachudos, puxando para um dos lados.....porque coloquei juntos, pois parecem tudo a mesma consequência. Freio gasto ou desregulado, já tirou o tambor e olhou as lonas? Pois pode ser também até rolamento danificado em uma das rodas, recomendo dar uma geral no freio, dianteiro e traseiro, pode encontrar mais coisas, como burrinho vazando!

Quinto.....aspereza na direção....pode ser simples falta de óleo no sistema. Verifique se tem vazamento, troque o óleo (inclusive existe um ótimo tutorial de troca de óleo da direção hidráulica aqui no fórum, dá uma olhada!) Também, coloque a correia correta!

sexto.......Ponteiro do velocímetro caiu após forte aceleração, isso eu não sei dizer, fiquei na dúvida, mas pode ser por ter tirado do giro brevemente...foi muito forte essa aceleração? ou algum corte e depois voltou, mas não sei informar corretamente, é chute!

sétimo.....barulho na suspensão traseira, algo solto, haste rachada e guarda pó......realmente, o batente que fica junto com o guarda pó, se estiver soltando do suporte que apenas encaixado, faz barulho, com a haste do amortecedor rachada, provavelmente já encontrou o problema, só trocar!

Espero ter ajudado....deixe o seu feedback, para sabermos o que ajudou e o que possamos fazer para ajudar, caso algumas das dicas não derem certo...bele! abraços...

#3
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
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caramba tudo isso de defeito num carro 2012? sera que nao voltaram o hodometro pra tras?? o meu 2009 ta redondinho.... pois motor e freio sao fundamentais....

#4
 Brignoli

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O ano da Ecosport do Bruno , se verifiquei corretamente é 2008/2009!

#5
 Josimar

Josimar
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Acho que o Kentakk confundiu com o Eco 2012 do Arnaldo, com o qual ele conversou recentemente...

https://ecosportclub.forumeiros.com/t4387-ecosport-freestyle

#6
 Tech_Bruno

Tech_Bruno
Iniciante
Iniciante
Olá amigos, agradeço pelo retorno, em especial as dicas do Brignoli!

De fato é uma 2008 com seus pouco mais de 100000km rodados, o carro aparenta estar bem intacto no geral, mesmo parece que o dono deixou a preventiva um pouco de lado e na hora que as manutenções começaram a ficar mais abrangentes passou o carro em troca de um novo, mas pelo visto é tudo referente a itens mesmo de desgaste que a princípio era esperado o final de vida útil para essa km.

#7
 Brignoli

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Membro Sênior
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Bom dia,
Espero ter ajudado.....mas se por acaso algumas das dicas não derem certo, dá um toque que vejamos outras opções mais relevantes, pois, ao invés de sair condenando peças, prefiro ir do mais fácil primeiro para o mais difícil, gradativamente.....agora sobre as revisões, aparentemente foi isso mesmo, ao invés de arrumar, passou pra frente e pegou um outro veículo mais novo, a maioria das pessoas fazem isso, não dá para condenar, mas pessoalmente, eu prefiro arrumar e vender, assim fico com minha consciência limpa....o que não quero pra mim, não quero para os outros....pelo menos penso assim.....

#8
 Tech_Bruno

Tech_Bruno
Iniciante
Iniciante
Brignoli escreveu:Boa Tarde Bruno,
bom a lista é grande....kkkkk, mas quando se pega um carro já usado é assim mesmo....comigo também foi...vamos tentar sempre o mais fácil, depois passamos para mais adiante.....
primeiro.....motor dando trancos, fraco e etc... já verificou o ponto? e Bicos injetores, se estão ok? Como trocou velas e cabos, dê uma checada nos itens que mencionei, caso não o fez...

Ok, suspeitei do ponto, mas considerando que este motor é sincronizado por corrente e a troca dela tem quase a vida útil do motor antes de retificar, isso me daria a entender que o mesmo já foi aberto, (possivelmente por algum superaquecimento causado por descuido), desta forma como seria possível verificar o ponto neste tipo de motor? Isso necessita da abertura do mesmo?

Outras suspeitas minhas se recaem sobre entupimento de catalisador, bobina cansada ou sensor de temperatura ruim, poderia ser o caso? Esqueci de mencionar que o carro tb tá com um forte cheiro de combustível crú na parte traseira externa.


segundo.....borbulhamento e barulho de ar no sistema de arrefecimento......já verificou se tem ar no sistema? Por acaso o volume da água aumenta no reservatório quando desliga o carro? O ar pode danificar a válvula termostática, tente fazer o seguinte, com o motor frio, o reservatório sem a tampa, aperte repetidamente as mangueiras para soprar o ar para fora, verá que o reservatório sairá umas bolhas, veja se dá jeito....

Sim, o volume aumenta um pouco, fica 2 dedos acima do máximo. Vou fazer essa dica de remover a tampa e tentar tirar o ar apertando as mangueiras, quando fiz a substituição do líquido do arrefecimento usei uma sangria no radiador, por ali já não bastaria para sair o ar? Na verdade tudo que fiz acima já foi para tentar resolver isso, mas a situação continuou. Poderia ser também a tampa do reservatório com problema na válvula?

terceiro e quarto....barulho no deslocamento e freios borrachudos, puxando para um dos lados.....porque coloquei juntos, pois parecem tudo a mesma consequência. Freio gasto ou desregulado, já tirou o tambor e olhou as lonas? Pois pode ser também até rolamento danificado em uma das rodas, recomendo dar uma geral no freio, dianteiro e traseiro, pode encontrar mais coisas, como burrinho vazando!


O nível está ok, eu pretendia levar pra sangrar e colocar fluído novo, e dar uma inspecionada em sapatas e pastilhas, mas com relação a puxar pro lado tô meio preocupado com cilindro mestre já ruim, pois um de meus Fiestas teve sintoma parecido, só resolveu com cilindro mestre novo

Quinto.....aspereza na direção....pode ser simples falta de óleo no sistema. Verifique se tem vazamento, troque o óleo (inclusive existe um ótimo tutorial de troca de óleo da direção hidráulica aqui no fórum, dá uma olhada!) Também, coloque a correia correta!

O óleo está no nível, não sei se a vibração e o ruído ao esterçar pode ser rolamento da coluna?

sexto.......Ponteiro do velocímetro caiu após forte aceleração, isso eu não sei dizer, fiquei na dúvida, mas pode ser por ter tirado do giro brevemente...foi muito forte essa aceleração? ou algum corte e depois voltou, mas não sei informar corretamente, é chute!

Na verdade eu tava de terceira com o pedal todo pressionado a umas 5000RPM e aí quando tirei o pé do acelerador (não toquei no freio) ao ver algo na pista vi que o ponteiro caiu de mais de 100km/h para uns 60 e subiu de novo, foi coisa de um instante, o pessoal aqui do meu trabalho que teve este sintoma em dois Ka Rocam 1.0 era a bateria pedindo arrego, será que a minha tb?

sétimo.....barulho na suspensão traseira, algo solto, haste rachada e guarda pó......realmente, o batente que fica junto com o guarda pó, se estiver soltando do suporte que apenas encaixado, faz barulho, com a haste do amortecedor rachada, provavelmente já encontrou o problema, só trocar!

Pelo que entendi da sua explicação seria o amortecedor que soltou do ponto de fixação dele no carro (caixa de roda)?

Espero ter ajudado....deixe o seu feedback, para sabermos o que ajudou e o que possamos fazer para ajudar, caso algumas das dicas não derem certo...bele! abraços...

Agradeço desde já pelas informações adicionais das pontuações feitas acima.

#9
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
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posso estar falando besteira, mas pra determinar se o ponto esta corrreto precisaria de dar um jeito de medir o sensor que mede a posicao em que esta o eixo de comando e tambem mecanicamente ver a posicao do pistao acho que do primeiro cilindro na posicao ponto morto superior, caso contrario teria mesmo que abrir parciamente o motor.....
Com relacao a queda repentina do velocimetro se no for a bateria quem sabe um mau-contato em algum lugar.

#10
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
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Os caras usam tinta para marcar o ponto e o certo é usar ferramentas para travar o motor no ponto.

É muito difícil vc mudar a correia em uma oficina fundo de quintal e ficar no ponto.

#11
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
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eu assisti no canal discovery um cara muito bom que trocou a corrente de comando da seguinte forma....ele tirou a emenda da corrente e uniu a corrente velha com a nova.. dai ele foi girando o virabrequim ate a corente nova dar uma volta no motor... enquanto a nova entra a velha vai saindo... depois eh so soltar a nova da velha e fechar a corrente.... e ele fez isso so tirando a tampa do cabeçote... nao mexeu nada la embaixo....
Este mecanico ingles eh muito bom eh o Edd China do programa wheler dialers...

#12
 Tech_Bruno

Tech_Bruno
Iniciante
Iniciante
kentakk escreveu:posso estar falando besteira, mas pra determinar se o ponto esta corrreto precisaria de dar um jeito de medir o sensor que mede a posicao em que esta o eixo de comando e tambem mecanicamente ver a posicao do pistao acho que do primeiro cilindro na posicao ponto morto superior, caso contrario teria mesmo que abrir parciamente o motor.....
Com relacao a queda repentina do velocimetro se no for a bateria quem sabe um mau-contato em algum lugar.

Ok, talvez olhando pela marcação do volante do motor e colocando um relógio comparador no cilindro deve dar pra ver né? É pelo 1º cilindro mesmo (lado roda direita) que se usa como parâmetro?

Sobre o velocímetro, tô pensando se não é sensor de velocidade ruim ou aterramento? Visto que a bateria dá a partida sem esforço. E aí com o aterramento ruim possivelmente poderia estar influenciando tb o funcionamento do motor. Vou checar isso tb, sabe me dizer onde ficam os principais pontos de aterramento deste modelo? Vi num vídeo que tem uma cinta de malha abaixo da caixa de bateria, mas já vi falarem que tem um que vai direto no motor, olhei por cima e não achei.

Zanetti escreveu:Os caras usam tinta para marcar o ponto e o certo é usar ferramentas para travar o motor no ponto.

É muito difícil vc mudar a correia em uma oficina fundo de quintal e ficar no ponto.

Pois é, no meu outro carro (Marea) o ponto tem de ser perfeitamente sincronizado na troca das correias, tem que usar duas travas de comando e uma trava guia na polia do virabrequim pra ficar certinho. No caso dessa Eco se o problema for ponto então esse motor já deve ter sido aberto apesar dele funcionar redondinho ao menos pelo aspecto mecânico, não faz ruidos estranhos, rajados ou fuma. é bem silencioso.

kentakk escreveu:eu assisti no canal discovery um cara muito bom que trocou a corrente de comando da seguinte forma....ele tirou a emenda da corrente e uniu a corrente velha com a nova.. dai ele foi girando o virabrequim ate a corente nova dar uma volta no motor... enquanto a nova entra a velha vai saindo... depois eh so soltar a nova da velha e fechar a corrente.... e ele fez isso so tirando a tampa do cabeçote... nao mexeu nada la embaixo....
Este mecanico ingles eh muito bom eh o Edd China do programa wheler dialers...

Cruzes, será que fica confiável abrir o elo da corrente? Nunca vi uma troca de corrente, é feito desta forma mesmo, abrindo os elos e fechando depois? Bem, se o Ed China fez deve ficar bom né, acho que não ia colocar a reputação do programa em jogo rsrssr

#13
 Brignoli

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Bom dia Bruno,
Vamos lá.......primeiro ponto do motor, não é necessário abrir, o Kentakk está correto pode se fazer o que ele falou, mas os motores, em geral, existem algumas setas nas polias indicando sua posição, não abri ainda o motor Zetec para ver como é , mas abri um Vortec...da Blazer, é 8 cilindros, montei e desmontei, com corrente de comando, também tem suas indicações nas polias informando a posição, acho prudente, solicitar a um mecânico que olhe o ponto antes de qualquer coisa, pois assim não gastará dinheiro atoa, pois tem algumas manhas para colocar no ponto, agora....pode também usar uma ferramenta chamada vacuômetro, por sinal eu tenho, lá vc pode ver desde vela ruim até vazamento de cilindro e não precisa ser mecânico para usar, basta seguir o próprio manual.....ele é analógico, de acordo com sua marcação e tabela que vem junto com o aparelho, já dá no ato o defeito! Comprei pela internet na "loja do mecânico", vai gastar uns r$ 70,00 com envio!Acredito que assim poderá sanar vários problemas de uma vez....e ser for ponto....ele também fala!
Quanto as outras suspeitas, como catalisador entupido ou bobina, pode ser sim, sensor acho que não, pois dispararia a ventoinha direto! Quanto ao cheiro de combustível, pode ser o bico jorrando muito combustível, deve estar desregulado, isso reforça minha suspeita como informado anteriormente.

segundo......o borbulhamento, sim pode ser a tampa do reservatório, com a válvula ruim, como custa uns R$10,00 pode trocar e ver o resultado. A troca da água do reservatório, as vezes tira o ar, mas se ele já prejudicou a válvula termostática, talvez continuasse a manter o ar no sistema, tenta fazer o que te disse, para tirar o ar e troque a tampa do reservatório, pode resolver.

terceiro e quarto....freio....bom, é um item de segurança, não dá para brincar, então olhe primeiro as lonas traseiras, vc mesmo pode fazer e não vai cair na mão dos picaretas...caso tenha um mecânico de confiança, aí sim, leve pra ele verificar, na questão em puxar ao freiar, provavelmente é freio mesmo, pastilhas e lonas gastas....ou desreguladas com o tempo...mas se troca-las e o fluído de freio também e não resolver, realmente precisará checkar o cilindro mestre. Como eu disse, vai no mais fácil, evitará gastar muito.

Quinto.....direção.....primeiro, coloque a correia correta e o troque o óleo seguindo o tutorial muito bom aqui do fórum...é bem simples e ilustrado também....vai ver.....se não der jeito, partimos para outra coisa....como eu disse antes, vai no mais fácil primeiro, evita gastar muito

sexto.....ponteiro do velocímetro.....vou responder como motorista, pelo que entendi, vc estava esticando a marcha em terceira, quando chegou a 5000rpm, então tirou o pé do acelerador, acredito que seja normal o que ocorreu..... pois vc estava acelerando, se tirou o pé engatado, reduziu ou seja, segurou o carro em terceira marcha, acredito que foi normal a queda da velocidade.....de 100 km para 60km....se estivesse em 4ª marcha não seguraria tanto, pois a rotação do cambio é maior....entendeu o raciocínio....

sétimo....barulho na suspensão....não o amortecedor, mas sim o batente dele, que fica na parte de cima fixo, se ele gasta, desce, junto com o guarda pó, assim fica trepidando e fazendo barulho.....se o amortecedor também está com haste rachada, provavelmente é isso, troque o conjunto....está precisando!

qualquer coisa...tamos aí!

#14
 Tech_Bruno

Tech_Bruno
Iniciante
Iniciante

Ok, obrigado mais uma vez Brignoli, é pq eu peguei ela recentemente e já gastei uns 800R$, mas ainda tem bastante coisa para reparar pelo visto, como sou meio aventureiro em mecânica, tô vendo o que posso fazer eu mesmo para diminuir os custos, mas no caso desse comportamento ruim do motor e dos freios acho que vou levar novamente na oficina.

#15
 Brignoli

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Membro Sênior
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sei como é....to na contenção de despesas também....para diminuir os gastos....vc mesmo pode ver....a lona é fácil, saber abrir a panela? só dar uma olhada, se tiver muito baixa aí vai precisar levar para trocar....do contrário saberá que não é esse o problema!
quanto ao motor, referente ao desempenho...pode comprar a ferramenta que te falei e ver o que te dá de respota!...vai economizar com mecânico.....vai que é outra coisa...e vc mesmo pode arrumar!...e não só vai usar uma vez....
direção hidráulica, mesma coisa, troca só a correia e o fluído....acho que resolve! qualquer coisa posta aí...o que eu puder ajudar, tamos juntos!

#16
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
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caramba esqueci que tambem da pra ver o ponto atraves da luz estroboscopica.... qdo esta no ponto morto superior ele acusa na polia que tem uma marca.... Mas tem que se levar em conta que todo ponto nao bate no zero, sempre tem um adiantamento e cada motor tem um valor correto..... por exemplo 13 graus.....

#17
 Brignoli

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Kentakk
Nos carros modernos, não é necessário usar esse dispositivo, pois a injeção já faz todo trabalho, e referente ao ponto, vc só acerta ele através das marcas e a injeção já faz o resto....só que se não colocar corretamente na posição ao montar o motor, pode acusar os problemas informados pelo Bruno. Através do Vacuômetro, dá para identificar corretamente o problema, atraso no ponto, vasão cilindro, velas queimadas, válvulas presas e etc....acho que vale o investimento....r$ 70,00

#18
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
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mas de qquer forma vai que a injecao nao ta trabalhando direito.... dai uma strobo ate que ajudaria.... tipo encontrar um erro grosseiro de sincronismo.

#19
 Brignoli

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até pode ser.....sabe, eu estava olhando algumas matérias, acabei vendo um relato, que acontecia de ficar fervendo a água no radiador, os mecânicos trocaram a água do radiador, colocaram aditivo, válvula termostática, sensor do cavalete da válvula termostática e chegaram até condenar a ventoinha....resumindo o problema, era a "bateria do carro", que não estava mais segurando carga direito, estava com 9v ou invés de 12v....trocou, acabou! Como inúmeros problemas na Ecosport estão ligados diretamente com a Bateria, dá uma checkada, vai que é! Se tiver um Multímetro, só verificar!

#20
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
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Que coisa heim? Mas neste caso se passar um scaner ele vai indicar que tem que trocar a bateria?

#21
 Brignoli

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Se der no momento que for passar o scaner, os 9v ou outra voltagem inferior, sim! Nesse caso o ideal é um eletricista, que alem da bateria o alternador, para ver se está carregando direito, também existe esse detalhe!

#22
 Tech_Bruno

Tech_Bruno
Iniciante
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Brignoli escreveu:até pode ser.....sabe, eu estava olhando algumas matérias, acabei vendo um relato, que acontecia de ficar fervendo a água no radiador, os mecânicos trocaram a água do radiador, colocaram aditivo, válvula termostática, sensor do cavalete da válvula termostática e chegaram até condenar a ventoinha....resumindo o problema, era a "bateria do carro", que não estava mais segurando carga direito, estava com 9v ou invés de 12v....trocou, acabou! Como inúmeros problemas na Ecosport estão ligados diretamente com a Bateria, dá uma checkada, vai que é! Se tiver um Mul
tímetro, só verificar!

Opa, a bateria parece estar legal, indica no multímetro 13,4v em marcha lenta com o farol baixo ligado.

#23
 Brignoli

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Membro Sênior
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Boa noite,
Então, pode descartar a bateria....tá ok

#24
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
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O ideal seria medir a tensão na hora do arranque, se ficar abaixo de 9,5 pode trocar.

#25
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