Sei que o tópico é antigo, mas, acho que vale a pena dividir experiências do que usamos em nossos carros para limpeza.
Como mencionaram, tb uso cera da 3M, realmente é muito boa e hj as ceras já não mancham mais as borrachas e plásticos (não sei as de marca questionáveis).
Ao lavar só utilizo detergente (de pia mesmo,mas, de qualidade) ou shampoo automotivo, ambos neutros.
Utilizo três esponjas (já sei, que exagero), uma para a parte superior do carro, outra para a parte inferior e para-choques e a terceira para as rodas e pneus. Começando sempre por cima, para evitar de sujar a água com areia ou algo do tipo e arranhar a pintura.
Não passo a esponja com "sabão" no carro todo de uma vez, faço por partes e já vou enxaguando.
Para secar eu utilizo pequenas toalhas de micro-fibra, não tem coisa melhor para enxugar, absorvem muito, são leves, fáceis de torcer, não soltam fiapos, basta deixar um pouco no sol que secam rápido (uso duas, ai vou revezando).
Costumo utilizar cera líquida quando enxugo o carro, basta borrifar e secar junto.
Borrachas e plásticos eu utilizo silicone, é necessário "hidratar" esses materiais, para que não ressequem e fiquem esbranquiçados.
Nos pneus utilizo glicerina e quando estão muito sujos de terra e é necessário algo mais forte, uso um "preteador de pneus" (é assim que está escrito na embalagem) em spray. É com quando o pneu está ficando marrom de tanto andar na terra ou quando anda em local com muito ferro, principalmente pros lados de Minas Gerais.
No interior estou usando silicone pastoso, o painel não fica oleoso. Basta aplicar tb com uma toalha de micro-fibra.
Nos vidros utilizo limpa vidros mesmo, aquele azul, mas, acredito que a melhor forma é utilizar jornal (antigamente era o que todos utilizavam).
De tempos em tempos eu costumo utilizar algum produto para "higienizar" as saídas de ar, isso claro, trocando o filtro a cada seis meses.
Os bancos também podem ser limpos com spray próprio para limpeza de estofados, serve para os bancos do carro, sofá da sala, etc.
De resto é lavar os tapetes e aspirar o carpete.
Deu para ver que gosto de lavar eu mesmo o carro, lava à jato nenhum cuida tão bem quanto nós mesmos.
Segue uma foto da "equipe de limpeza", isso tudo em conjunto com uma lavadora de pressão e um banquinho (alguém consegue lavar o teto da Eco sem subir em nada? Não vale quem tem 2,00m).
Tirei as marcas, pois, a ideia não é fazer propaganda e cada um tb compra o produto que tiver o melhor custo-benefício para si.
Deem dicas.