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Dicas para lavar e polir nossas Ecos, alguém para ajudar?

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#1
 Brandao71

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Iniciante
Iniciante
Olá amigos, preciso de algumas dicas para lavar e polir minha Eco em casa, como tipo de cera de polimento recomendado para carro na cor preta, etc...

#2
 Smaylle

Smaylle
Membro Gold
Membro Gold

Brandao71 escreveu:Olá amigos, preciso de algumas dicas para lavar e polir minha Eco em casa, como tipo de cera de polimento recomendado para carro na cor preta, etc...

Bom, amigo eu comprei uma cera 3M, e uma flanela para polimento, a qual não sou pelos. Ficou muita show só que a minha é prata.

Blz!!!

#3
 deepbluemx3

deepbluemx3
Membro Jr
Membro Jr
-Como a sua é preta aconselho levá-la a um profissional, não é fácil polir carro preto se vc não tem prática, e se for só encerar pode ficar todda manchada!Até pra tirar a cera, depois do carro todo polido, se usa algodão pra não aparecer aqueles riscos fininhos!
Aqui em Americana SP um polimento desses com produtos a base de água e boina de espuma fica entre 100-150 reais...
Com a Eco polida por um profissional aí é só vc passar uma cera 3M ou Meguiars 1x por mês que ela vai ficar sempre bonita! Very Happy

#4
 Brandao71

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Iniciante
Iniciante
Ótimas dicas pessoal, sabendo de alguma coisa por aqui repasso pra vcs. Grande abraço.

#5
 AndreMaurell

AndreMaurell
Membro Advanced
Membro Advanced
Sei que o tópico é antigo, mas, acho que vale a pena dividir experiências do que usamos em nossos carros para limpeza.

Como mencionaram, tb uso cera da 3M, realmente é muito boa e hj as ceras já não mancham mais as borrachas e plásticos (não sei as de marca questionáveis).

Ao lavar só utilizo detergente (de pia mesmo,mas, de qualidade) ou shampoo automotivo, ambos neutros.

Utilizo três esponjas (já sei, que exagero), uma para a parte superior do carro, outra para a parte inferior e para-choques e a terceira para as rodas e pneus. Começando sempre por cima, para evitar de sujar a água com areia ou algo do tipo e arranhar a pintura.

Não passo a esponja com "sabão" no carro todo de uma vez, faço por partes e já vou enxaguando.

Para secar eu utilizo pequenas toalhas de micro-fibra, não tem coisa melhor para enxugar, absorvem muito, são leves, fáceis de torcer, não soltam fiapos, basta deixar um pouco no sol que secam rápido (uso duas, ai vou revezando).

Costumo utilizar cera líquida quando enxugo o carro, basta borrifar e secar junto.

Borrachas e plásticos eu utilizo silicone, é necessário "hidratar" esses materiais, para que não ressequem e fiquem esbranquiçados.

Nos pneus utilizo glicerina e quando estão muito sujos de terra e é necessário algo mais forte, uso um "preteador de pneus" (é assim que está escrito na embalagem) em spray. É com quando o pneu está ficando marrom de tanto andar na terra ou quando anda em local com muito ferro, principalmente pros lados de Minas Gerais.

No interior estou usando silicone pastoso, o painel não fica oleoso. Basta aplicar tb com uma toalha de micro-fibra.

Nos vidros utilizo limpa vidros mesmo, aquele azul, mas, acredito que a melhor forma é utilizar jornal (antigamente era o que todos utilizavam).

De tempos em tempos eu costumo utilizar algum produto para "higienizar" as saídas de ar, isso claro, trocando o filtro a cada seis meses.

Os bancos também podem ser limpos com spray próprio para limpeza de estofados, serve para os bancos do carro, sofá da sala, etc.

De resto é lavar os tapetes e aspirar o carpete.

Deu para ver que gosto de lavar eu mesmo o carro, lava à jato nenhum cuida tão bem quanto nós mesmos.

Segue uma foto da "equipe de limpeza", isso tudo em conjunto com uma lavadora de pressão e um banquinho (alguém consegue lavar o teto da Eco sem subir em nada? Não vale quem tem 2,00m).

Tirei as marcas, pois, a ideia não é fazer propaganda e cada um tb compra o produto que tiver o melhor custo-benefício para si.

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Deem dicas.

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#7
 AndreMaurell

AndreMaurell
Membro Advanced
Membro Advanced
Flávio, faça sim e poste sua imprensão sobre o uso desse pano, eu gostei muito mesmo.

Só não esqueça de sempre usar a lavadora com o jato em leque e a uma distância segura do carro para não correr o risco de danificar algo ou até mesmo a pintura.

#8
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Esse lance do bico em leque e a distância é importante, não é o caso de vcs que os carros são novos, mas já vi carro mais velho ou lanternado ser lavado e o esguicho tirar uma placa inteira de plastique

#9
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Ótimas dicas, André.

Também não gosto de deixar o carro em lava rápido. Mas não tenho a mesma dedicação que você. Como viajo toda semana para local com barro, lama e areia, não há boa vontade que aguente um trato com capricho. Quase sempre dou só uma geral para remover a sujeira pesada. Também tenho diversos acessórios, mas nunca tentei com a lavadora de pressão.

Quando meu irmão vem lavar a Eco dele junto com as minhas, termino as duas e ainda vou ajudá-lo. E aí ele fica alisando, caprichando e eu apressando... Rsrsrsrsrsrs. Só para aspirar ele leva mais de meia hora. Aliás, sempre usei aqueles aspiradores veiculares (pequenos), mas depois que comprei um maior vi que era muito melhor.

Abç


#10
 AndreMaurell

AndreMaurell
Membro Advanced
Membro Advanced
Aqueles aspiradores são bons para quebrar um galho. O ideal mesmo é passar uma escova para soltar a terra e usar aspirador de verdade, é outra história.

Mas, de qualquer maneira que for, o importante é cuidarmos bem dos carros, é uma aquisição muito cara para cuidar de qualquer jeito.

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#12
 Zé Carlos

Zé Carlos
Membro Sênior
Membro Sênior
O respeito da lavagem, acho que o ritual é parecido para todos, eu divido parte superior: que seria teto, para brisa e capô; parte do meio: vidros, portas até os protetores (borrachões) e traseira e partes inferiores: para choques, abaixo dos protetores de portas, estribos e rodas. Sempre observando, o qual estiver mais sujo nessa ultima sequencia fica por ultimo.
Na secagem não uso pano de micro fibra, como lavo o carro na garagem, tenho que dar um trato senão a patroa da a conta Twisted Evil então pego algumas toalhas ja separadas para isso mesmo e coloco por cima enquanto dô aquele trato na garagem, essa toalha vai absorver boa parte da água, depois esborrifo cera liquida e termino a secagem. Por dentro é a mesma coisa que nosso amigo Andre falou, sem nenhum segredo, mas uma cera que acho muito boa para passar as vezes e não é difícil de passar é a Auto Brilho da 3M, ela tira bastante risquinho e da um brilho muito bom, principalmente quando o carro é preto, tive um Fiesta preto e ja dei muito duro pra deixar a pintura bonita.

Abraço... cheers

#13
 SIMIONI

SIMIONI
Membro Pleno
Membro Pleno
Faço basicamente as mesmas coisas que o pessoal comentou aí, o meu kit lavagem é bem parecido com o do AndreMaurell...

Comprei minha primeira cera recentemente, da 3M (Cera Rápida). Gostei bastante mas ainda não tenho experiência para dizer se é a melhor opção para a Eco, no caso prata.

Outra coisa que gosto bastante de usar é o limpa vidros da 3M, acabo usando bastante esse produto ENTRE as lavagens para manter os vidros essenciais (frente, trás e os da frente + espelhos) sempre limpos... Pode parecer besteira mas com esses vidros limpos fica mais fácil de usar os espelhos e evitar acidentes!

Gosto muito do pneu pretinho da luxcar que vem em spray, limpa os pneus muito bem e deixa brilhando... Tenho tapetes de borracha dentro e as vezes uso esse produto para limpá-los, porém é necessário remover o excesso para não deixar os tapetes MUITO ESCORREGADIOS.

Se alguém tiver alguma dica para remover aquelas manchas de terra do tapete de borracha eu adoraria saber!

Não sei vocês, mas eu ADORO lavar o carro, caprichar bastante...

Abraços

#14
 AndreMaurell

AndreMaurell
Membro Advanced
Membro Advanced
Simioni, realmente a cera da 3M é muito boa, acho que das que temos acesso fácil é a melhor. Alguém lembra que o máximo antigamente era a Grand Prix?

Para tirar essas manchas do tapete de borracha, tenta o Preteador de Pneus, eu usei isso nos pneus da picape que estavam ficando marrons, já nem adiantava mais passar glicerina, esse preteador foi restaurando a cor da borracha. Não uso direto, pois, acredito que como retirou a camada marrom do pneu, possa agredir a borracha se fizer um uso contínuo (observem, não li isso sobre o produto, eu acho).

No tapete deve retirar as manchas sim. Os meus eu costumo utilizar uma escova para limpar bem nas frestas onde agarram terra e areia.

#15
 SIMIONI

SIMIONI
Membro Pleno
Membro Pleno
Legal, escolhi essa porque as opiniões na net eram boas e não me arrependi... outra coisa que gostei muito é praticidade, vem com o borrifador fica muitooo fácil de passar... Uso também o papel de polimento da 3M para aplicar e no final um pano de microfibra ou flanela!

É basicamente o que eu tenho feito... o detergente comum não tira essas manchas, só o pneu pretinho mesmo.

#16
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