EcoSport Club

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Motor fundiu

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#1
 KarlosAF

KarlosAF
Iniciante
Iniciante
Boa noite.

Comprei uma Eco 2009, há 3 meses. Tinha um fista 1.0, 2008 e queria fazer uma viagem de uns 1200 km. Achei que no "fiestinha" não dava. Então troquei por uma Eco 2009, 1.6, flex, 8 v. com 70.000 km rodados. O vendedor fez uma propaganda danada e, embarquei na dele. O carro parecia legal, bonito, robusto (havia olhado um Duster mas, preferi a Eco por achar que  vende melhor). Já estava me apaixonando pelo carro. Decepção, há uns 5 dias, dei a partida e notei o motor com um barulho estranho e o carro vibrando. Mas, foi só na hora da primeira partida. Então, pensei que fosse velas e intentei levar na oficina no dia seguinte. Só que nem deu tempo. Estacionei no trabalho e quando, à tarde, fui dar a partida cadê..., o motor nem girava. Chamei um eletricista achando que era as tais velas. Ele olhou e falou que não era parte elétrica e que o motor havia "travado". Então, empurrou, balançou, engrenou a marcha e deu a partida. Bummm, um estouro no motor e voou água pra todo lado e, o cavalete foi embora. Chamei um, mecânico, no outro dia, e ele disse que as juntas haviam queimado e que tinha água no motor. Levou o carro quinchado pra oficina e, agora, estou aguardando o orçamento mas, já garantiu que o cabeçodo já era. Procurei informaçoes sobre o carro e todos me disseram que este motor trabalha no limite da temperatura e que não é bom. Ai pergunto é bom ou não é? O meu, pelo visto, durou 3 meses. Alguém que tem experiência com o carro consegue me explicar o que houve? Posso esclarecer melhor a história.

Grato

#2
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Olá, Karlos.


Uma pena o ocorrido. Ficamos sempre tristes quando um fato como este ocorre. Nos solidarizamos com seu problema, mas infelizmente é algo que pode ocorrer com qualquer máquina...


Se você já tinha um Fiesta, deve estar familiarizado com o fato deste conjunto mecânico da Ford ser conhecido pelos eventuais problemas com arrefecimento! É preciso muito cuidado e atenção para evitar problemas com o motor.


Fora isso, o motor Zetec Rocam em geral é bem robusto e não gera mais preocupações do que outros da mesma categoria. Não estou sabendo desse lance de "trabalhar no limite da temperatura" que você citou. Mas também não sou tão entendido de motores. Vamos aguardar a opinião da galera que entende mais.


O motor trabalha numa temperatura próxima a 1000C, dependendo do tipo de combustível que é utilizado. Naturalmente, a temperatura tende a subir mais, mas é contida pelo sistema de arrefecimento, aquele mesmo que eventualmente falha no Eco e no Fiesta...


Mas o veículo costuma dar sinais de que algo não vai bem: o principal é o aumento da temperatura visível pelo marcador do painel, assim como o abaixamento do nível da água do depósito do líquido de arrefecimento. Mas pode ter havido alguns problemas, tais como:

1 - O sensor de temperatura não estava funcionando adequadamente, por isso você não notou no painel;

2 - A válvula termostática travou fechada (problema n. 1 nos nossos carros);

3 - Há um vazamento no reservatório do líquido (mais comum nos ecos da 1a. geração);

4 - A tampa do reservatório estava deixando escapar o líquido...

5 - Radiador furado ou quaisquer outros motivos para deixar escapar o líquido...


De qualquer modo, o motor é sensível também ao tipo de óleo utilizado. Como ele é mais caro do que os mais comuns, nas revendas eles costumam colocar (quando colocam) o mais barato, geralmente inadequado para o EcoSport.


Há poucos dias ocorreu ago parecido com um colega aqui do fórum:


"Enfim, o carro é demais... [...] infelizmente tive azar com o superaquecimento e tive que trocar a junta do cabeçote logo nos primeiros 15 dias, mas o carro está ÓTIMO."

https://ecosportclub.forumeiros.com/t1912p600-oficial-apresentacao-dos-usuarios-do-forum-ecosport-club#50429


"Cara, comprei uma Eco dessa faz 1 mês mais ou menos e não tenho NADA a reclamar. O que você tem que ficar atento é em questão da válvula termostática e superaquecimento, infelizmente por um vacilo com esses itens, 15 dias com o carro tive que trocar a junta do cabeçote."

https://ecosportclub.forumeiros.com/t4565-ajuda-urgente-para-compra-de-um-ecosport-2004-2005#50430

#3
 Brignoli

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Membro Sênior
Membro Sênior
Bom dia,
Tenho a minha Ecosport 1.6 8v, zetec rocam, aproximadamente 5 meses, logo de cara também tive problema com a carcaça da válvula termostática...mas arrumei e ficou bom....não tive mais problemas até agora com isso....para fundir o motor, existem várias situações a qual podem contribuir para isso....mas a principal é o mal cuidado...se não manter...dá problema realmente, o proprietário anterior, as vezes não estava nem aí....deve ter queimado junta, entrou água e veio a dor de cabeça! O super aquecimento frequente, por problemas no arrefecimento pode causar a queima da junta....com isso vai agravando até chegar o limite...travar...mas dá indícios antes, como baixar água frequentemente no reservatório...aquecimento elevado e etc.... mas resumindo, o motor é bom, forte e econômico, dependendo as condições de uso e o pé do proprietário....espero ter ajudado!

#4
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