EcoSport Club

Fórum de discussões sobre o Ford EcoSport


Olá pessoal, caso queiram participar do grupo de whatsapp, basta deixar o seu número no tópico WhatsApp. https://ecosportclub.forumeiros.com/t2104-whats-app-ecosport?highlight=whatsapp

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

TROCA DE MOTOR 1.0 SUPERCHARGER POR MOTOR 1.6 FLEX

Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 3]

#1
 FrancisJonas

avatar
Membro
Membro
Ola amigos...
Sou novo aki no forum, fiz algumas pesquisas e não achei um tópico semelhante, se houver me desculpe.
Pois bem, comprei uma Eco 03/04 e ela veio com motor 1.0 supercharger fundido, estou trocando ele por um motor 1.6 flex ano 2013 com 900 km!!! Alguém ja fez essa modificação? Gostaria de dicas, dificuldades, etc...
Obrigado

#2
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Olá, Francis.

Acredito que realmente não exista  tal relato de troca aqui no fórum. Comigo já aconteceu de vender um Eco 2005 cuja numeração do motor foi erroneamente considerada errada! Daí, impulsivamente, a pessoa que comprou o carro trocou o motor 1.6 gasolina por 1.6 flex de um Eco 2009. A troca ficou em R$ 3.000,00, mas não sei os detalhes, até porque não autorizei a troca e mesmo assim fui cobrado pelo prejuízo (que não paguei, claro - eu já tinha vendido o carro a outra pessoa e a transferência foi feita sem problemas). Foi tudo um mal entendido causado por uma erro de gravação na numeração do motor e por isso o carro foi reprovado por um perito. Mas a troca foi desnecessária.

Certamente sua troca foi autorizada pelo Detran. Isso envolve uma certa burocracia, mas é necessário para que o carro não fique ilegal. 

Eu pensava que a troca só podia ser feita por uma motorização de mesma potência. Você vai colocar um motor sigma 1.6, não é mesmo?

Vários itens deverão ser trocados, mas até onde sei a caixa de transmissão tem que ser compatível. Será que existe esta compatibilidade entre modelos tão distintos quanto o Eco 1.0 (primeiras versões) e o novo Eco?

De qualquer forma, boa sorte em sua troca.

#3
 Wallison Felix

avatar
Membro Jr
Membro Jr
Francis, bem vindo ao forum
pelo pouco q entendo sobre carros, com certeza vc vai ter q trocar a transmissao. Se ainda fosse o motor antingo da eco, poderia ate q nao precisasse trocar nada.
ainda tem o detalhe se todos os componentes da eco antigo vao se encaixar perfeitamente no motor.
se fosse vc procurava o motor da antiga eco. Axo q sua dor de cabeca vai ser menor com pecas e adaptacoes.

#4
 FrancisJonas

avatar
Membro
Membro
Rsrsrs é realmente foi uma empreitada meio maluca minha. Bom, o motor que eu comprei é de um fiesta 2013, inclui nesse pacote o cambio, chicote e injeção completa e tbm o ar condicionado. Consigo legalizar pelo Ciretran o numero do motor sem problemas, não será infomado a eles a cilindrada, se não, não aprova. A Eco 1.0, não sai no doc escrito 1.0, sai somente Ford/Ecosport. Qto o doc to tranquilo. Mas essa mudança ta dando uma dor de cabeça $$$$$... O motor e cambio ja ta no lugar, falta o chicote, depois o ar, que é mais facil.

#5
 Marcos-CWB

Marcos-CWB
Administrador
Administrador
Olá Francis,

A potencia dos motores 1.0 turbo e 1.6 são relativamente proximas, então voce não vai precisar se preocupar em adaptar
freio e suspensão.

O problema maior é o modulo eletronico, o motor 1.6 anos 2004 ou 2005 creio que voce não teria maiores dificuldades mas
para um motor 2013 é muita diferença

Esse modulo aqui é do ecosport 1.6 flex ano 2006
TROCA DE MOTOR 1.0 SUPERCHARGER POR MOTOR 1.6 FLEX 1380960633_539708380_1-Modulo-De-Injecao-Da-Ecosport-Fiesta-16-Flex-Iaw-4afr-Xaxim

Esse modulo aqui é do ecosport 1.6 flex ano 2010
TROCA DE MOTOR 1.0 SUPERCHARGER POR MOTOR 1.6 FLEX HugePhoto_0

Repare que os tamanhos são diferentes e os fabricantes tambem, o mais antigo é Magneti Marelli e o mais novo eu não consegui
enxergar na foto, mas creio que seja Delphi.

#6
 Wallison Felix

avatar
Membro Jr
Membro Jr
Marcos os dois sao magneti marelli. A dona dessa marca eh a cofap.
e essas mudancas vao muita dor d cabeca. Apesar d ja ter vsrios componetes.

#7
 FrancisJonas

avatar
Membro
Membro
Marcos-CWB escreveu:Olá Francis,

A potencia dos motores 1.0 turbo e 1.6 são relativamente proximas, então voce não vai precisar se preocupar em adaptar
freio e suspensão.

O problema maior é o modulo eletronico, o motor 1.6 anos 2004 ou 2005 creio que voce não teria maiores dificuldades mas
para um motor 2013 é muita diferença

Esse modulo aqui é do ecosport 1.6 flex ano 2006
TROCA DE MOTOR 1.0 SUPERCHARGER POR MOTOR 1.6 FLEX 1380960633_539708380_1-Modulo-De-Injecao-Da-Ecosport-Fiesta-16-Flex-Iaw-4afr-Xaxim

Esse modulo aqui é do ecosport 1.6 flex ano 2010
TROCA DE MOTOR 1.0 SUPERCHARGER POR MOTOR 1.6 FLEX HugePhoto_0

Repare que os tamanhos são diferentes e os fabricantes tambem, o mais antigo é Magneti Marelli e o mais novo eu não consegui
enxergar na foto, mas creio que seja Delphi.
r

Marcos ola.
Bom, eu acredito que a maior dificuldade será somente a fixação, não? Pois o motor que comprei, veio com tudo: módulo, chicote, injeção, tudo msm...
Estive pensando e fiquei preocupado... sera que o comprimento do chicote do Fiesta é o mesmo da Eco? Uhm...ferrou!

#8
 FrancisJonas

avatar
Membro
Membro
É rapaziada... Uma coisa é certa, essa mudança no valor final do veículo não compensa.!!!

#9
 FrancisJonas

avatar
Membro
Membro
FrancisJonas escreveu:É rapaziada... Uma coisa é certa, essa mudança no valor final do veículo não compensa.!!!

Achei que não precisaria de um auto eletricista, achei que o mecanico ou o cara do ar faria o trampo, mas não... mais um gasto.

#10
 FrancisJonas

avatar
Membro
Membro
Bom pessoal, atualizando...
O carro esta pronto!!!
Pra que quiser tentar a experiencia, o sofrimento vale a pena pelo resultado. Vou deixar algumas dicas aqui para os amigos não sofrerem tanto como eu.
Bom, a adaptação é possivel, necessita-se de um bom mecanico, um ótimo auto eletrecista, e grana rsrsrsrs
Primeiro de tudo, compre motor, cambio e parte de injeção completa, tudo da Ecosport; como vcs puderam observar eu comprei tudo de um Fiesta 2013 e dai vieram minhas dores de cabeça. O motor em si é igual, porém chicote e encaixe de painel, tomadas e algumas coisinhas mudam, assim tive de utilizar o painel completo do Fiesta também (que por sinal ficou lindo nela).
Utilizei/aproveitei o carter do motor charger, por causa do encaixe do compressor do ar, minha Eco tinha AirBag mas tive que deixar deligado porque o Fiesta não tinha, o injetor de gasolina ainda não achei onde colocar (o motor do Fiesta é flex), as tomadas do farol foram trocadas pois o encaixe era diferente.
Acho que foi isso...
Eu adorei o resultado, ela ta andando muito bem, não deu problema nenhum (até agora), a documentação ainda não regularizei, mas creio não ter problemas.
Se tiverem perguntas, estou a disposição...

#11
 Phill Lima

Phill Lima
Administrador
Administrador
Poxa Francis, que jornada em? Que bom que deu tudo certo e você esta satisfeito com o resultado, eu particularmente não teria coragem de fazer essa adaptação, trocaria o EcoSport, ( sou medroso mesmo ) e fiquei curioso de como ficou o painel do Fiesta... posta fotos do resultado...

Sobre o motor 1.0, acho que foi a maior burrada da Ford foi colocar um motor 1.0 em um EcoSport...



TROCA DE MOTOR 1.0 SUPERCHARGER POR MOTOR 1.6 FLEX WwmQbLo
TROCA DE MOTOR 1.0 SUPERCHARGER POR MOTOR 1.6 FLEX NKBmntB
http://philldesigner.com.br

#12
 FrancisJonas

avatar
Membro
Membro
Phill Lima escreveu:Poxa Francis, que jornada em? Que bom que deu tudo certo e você esta satisfeito com o resultado, eu particularmente não teria coragem de fazer essa adaptação, trocaria o EcoSport, ( sou medroso mesmo ) e fiquei curioso de como ficou o painel do Fiesta... posta fotos do resultado...

Sobre o motor 1.0, acho que foi a maior burrada da Ford foi colocar um motor 1.0 em um EcoSport...

É meu amigo Phill, eu não tinha pra onde correr. Essa Eco eu peguei num leilão, quando retirei pra minha surpresa o motor estava fundido. Dai o valor que eu gastaria pra retificar a porcaria do1.0 investi no 1.6. Mas se fizer a adaptação com tudo da Eco mesmo não tem erro.
Quanto ao resultado, fiquei muito, muito satisfeito mesmo. É outro carro. O painel ficou chic demais (na minha opinião). Ainda não sei postar fotos, mas assim que eu colocar os difusores de ar do painel que estão faltando, eu dou um jeito. .. se quiser te passo por Watzap.
Abraços

#13
 Phill Lima

Phill Lima
Administrador
Administrador
Vlw Francis, pode passar sim pelo whatsapp, mas seria interessante postar no fórum para a galera ver...

Da uma olhada nesse tópico: https://ecosportclub.forumeiros.com/t480-como-postar-fotos-no-forum-2-a-missao ele ta um pouco desatualizado, mas o principio é o mesmo...



TROCA DE MOTOR 1.0 SUPERCHARGER POR MOTOR 1.6 FLEX WwmQbLo
TROCA DE MOTOR 1.0 SUPERCHARGER POR MOTOR 1.6 FLEX NKBmntB
http://philldesigner.com.br

#14
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Parabéns pelo trabalho, Francis. Poderia dizer em quanto ficou o investimento? E confirmar se o motor foi o Sigma?


Quanto à postar fotos, recentemente ficou mais fácil. Atualizei o passo-a-passo a que o Phill se referiu:


https://ecosportclub.forumeiros.com/t480-como-postar-fotos-no-forum-2-a-missao#29974


A postagem de fotos ficou mais prática e intuitiva. Experimente!

  
 Like

#15
 FrancisJonas

avatar
Membro
Membro
Essa é a fera... ano 03/04

TROCA DE MOTOR 1.0 SUPERCHARGER POR MOTOR 1.6 FLEX 2l8uro3

#16
 FrancisJonas

avatar
Membro
Membro
O motor 1.6 flex do Fiesta 2013... Adaptação bem feita e muito original

TROCA DE MOTOR 1.0 SUPERCHARGER POR MOTOR 1.6 FLEX B67hwh



Última edição por FrancisJonas em Ter Mar 11, 2014 12:48 pm, editado 1 vez(es)

#17
 Phill Lima

Phill Lima
Administrador
Administrador
Pessoal, eu vi o painel do eco com o painel de instrumentos do Fiesta 2013, ficou show de bola! muito massa! posta pra galera ver Francis  bounce 



TROCA DE MOTOR 1.0 SUPERCHARGER POR MOTOR 1.6 FLEX WwmQbLo
TROCA DE MOTOR 1.0 SUPERCHARGER POR MOTOR 1.6 FLEX NKBmntB
http://philldesigner.com.br

#18
 FrancisJonas

avatar
Membro
Membro
To postando pelo celular, então tem de ser uma foto de cada vez.
Mais uma do motor...

TROCA DE MOTOR 1.0 SUPERCHARGER POR MOTOR 1.6 FLEX Jv106c

#19
 FrancisJonas

avatar
Membro
Membro
Agora a cereja do bolo...
Painel do Fiesta 2013 na EcoSport 03/04
Eu adorei e o amigo Phill tbm kkkk

TROCA DE MOTOR 1.0 SUPERCHARGER POR MOTOR 1.6 FLEX Msumu

#20
 FrancisJonas

avatar
Membro
Membro
Ainda estão faltando os difusores de ar condicionado, mas dá pra ver como ficou top. Encaixe perfeito

TROCA DE MOTOR 1.0 SUPERCHARGER POR MOTOR 1.6 FLEX K85lj

#21
 FrancisJonas

avatar
Membro
Membro
Aqui ele funcionando. ..

TROCA DE MOTOR 1.0 SUPERCHARGER POR MOTOR 1.6 FLEX Sqs57d

#22
 FrancisJonas

avatar
Membro
Membro
E é isso galera! O que acharam?

TROCA DE MOTOR 1.0 SUPERCHARGER POR MOTOR 1.6 FLEX Aajj13

#23
 FrancisJonas

avatar
Membro
Membro
Josimar Medeiros escreveu:Parabéns pelo trabalho, Francis. Poderia dizer em quanto ficou o investimento? E confirmar se o motor foi o Sigma?


Quanto à postar fotos, recentemente ficou mais fácil. Atualizei o passo-a-passo a que o Phill se referiu:


https://ecosportclub.forumeiros.com/t480-como-postar-fotos-no-forum-2-a-missao#29974


A postagem de fotos ficou mais prática e intuitiva. Experimente!

  
 Like

Josimar não sei qual é esse motor que vc citou, as fotos tão ai pra conferir.
Bom o investimento foi um pouco salgado, mas pelo resultado fiquei muito satisfeito.
O motor completo, injeção completa e cambio sairam por 4 mil.
O ar condicionado completo saiu por 1800.
A mão de obra mecânica e elétrica 1400.
Lembrando que pra mim compensou pois a Eco saiu no leilão pra mim por 15000... Então ta quase no valor dela e uma bem top, banco de couro e td...



Última edição por FrancisJonas em Ter Mar 11, 2014 1:22 pm, editado 1 vez(es)

#24
 Phill Lima

Phill Lima
Administrador
Administrador
Nem vou falar do motor, porque é óbvio que ficou melhor. Mas o painel tem que falar, eu achei show, é mais bonito e ficou muito bem na Eco, tira uma foto sem flash com o painel funcionando Francis, para gente ver.



TROCA DE MOTOR 1.0 SUPERCHARGER POR MOTOR 1.6 FLEX WwmQbLo
TROCA DE MOTOR 1.0 SUPERCHARGER POR MOTOR 1.6 FLEX NKBmntB
http://philldesigner.com.br

#25
 FrancisJonas

avatar
Membro
Membro
Phill Lima escreveu:Nem vou falar do motor, porque é óbvio que ficou melhor. Mas o painel tem que falar, eu achei show, é mais bonito e ficou muito bem na Eco, tira uma foto sem flash com o painel funcionando Francis, para gente ver.

Tiro sim pode deixar. Hj a noite.

#26
 Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 3]

Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos