EcoSport Club

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Nova Eco SE x Eco XLT 2.0: qual melhor custo x benefício?

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#1
 Alesblau

Alesblau
Iniciante
Iniciante
Olá futuros colegas.
Na internet este é o fórum que possui os melhores e sinceros comentários sobre aquele que será meu futuro carro (ainda não tenho, mas pretendo em breve).
Graças a vocês já pude me decidir entre manual x automático (ainda preferi o 1º), 1.6 x 2.0 (ficaria com o 2º); versão com ano acima de 2011 (XLT - ABS e Airbag e visual pesaram na escolha).
A nova versão estaria fora do meu alcance de bolso, mas eis que após pesquisar o mercado na minha região (oeste de SC), gostaria do auxílio de vocês quanto a uma possibilidade que surgiu:

Nova Ecosport SE 1.6 2012/13 (9.000km) x Ecosport XLT 2.0 212/12 (manual) (22.000km): qual teria melhor custo x benefício (ambas na faixa de R$ 45.000,00)?

Para ajudar, breve "perfil de uso" que ela vai ter:
viagens intermunicipais com cerca de 500km semanais (em asfalto média/baixa qualidade)
configurando algo em torno de 6 a 10 horas dentro do carro, devido a variação em alguns trajetos (curvas e serras não muito proeminentes).
Em termos de segurança, consumo e desempenho me parece que elas se equivalem em certo ponto, restando dúvidas quanto a outros fatores.

Desde já agradeço  Very Happy  a opinião de vocês, os quais considero como os melhores entendedores de Eco (até mais do que a Ford).

#2
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Olá, Alesbau. Bem vindo ao fórum.


Obrigado pelos comentários. Você tem total razão sobre a sinceridade. Ninguém daqui tem vínculos diretos com a Ford (até onde sei...) e podemos falar livremente sobre todas as características do veículo. Tanto das boas quanto das más...


Sem dúvida qualquer uma das duas será uma boa escolha. Eu possuo uma versão 1.6 e uma 2.0. Sinceramente acho que, a não ser que você goste muito de um motor potente, não acredito que valha a pena deixar de pegar uma versão mais nova simplesmente pelo fato de uma ser 1.6 e a outra 2.0. Até porque na nova Eco o motor é 16V, diferente da versão anterior.

Então, em relação à sua pergunta sugiro comparar as duas como se fossem ambas 1.6. Qual você prefere?


Minha opinião: gosto muito do Eco, já estou na minha quarta. Talvez meu próximo carro não seja um Eco, mas porque pretendo ter um de sete lugares.


Mas, se hoje eu fosse comprar mais um, certamente iria querer a nova versão, pois além de ser mais moderna vai ter uma desvalorização mais lenta.


Contudo, nesta hipótese, e já que vai comprar usado, eu garimparia um pouco mais e tentaria uma versão Freestyle, que acho o melhor custo-benefício da nova Eco.

Veja o que vem a mais na versão FST do que na SE:


Mais dois Alto-falantes
Abertura e fechamento global das portas e vidros*
Acendimento automático das luzes de emergência após frenagem brusca
AdvanceTrac - Controle eletrônico de estabilidade e tração*
Assistência de partida em rampas (HLA)*
Ajuste lombar do banco do motorista
Alarme volumétrico anti-furto*
Bagageiro de teto na cor cinza london
Computador de bordo*
Descansa braço do lado do motorista
Espelhos retrovisores externos elétricos e com pisca integrado*
Espelhos retrovisores externos na cor cinza london
Grade do radiador na cor cinza london
Manopla de câmbio com acabamento em couro
Maçanetas externas das portas na cor Cinza midgrey
Pneus 205/60 aro 16
Ponto de força 12V extra no banco traseiro
Rodas de liga leve aro 16*
Sensor de estacionamento traseiro*
Vidros elétricos dianteiros/traseiros com 1 toque cima/baixo e anti-esmagamento*


https://ecosportclub.forumeiros.com/t1894-diferencas-entre-as-versoes-modelos-16-do-novo-ecosport


Depois comento mais...

#3
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Eu pegaria a 12/12 por ser XLT, mas se tivesse uma XLT 1.6 eu pegava pelas peças mais baratas

#4
 Alesblau

Alesblau
Iniciante
Iniciante
Povo é rápido para responder por aqui hehehehehe
Josimar: também sonho com a nova versão Freestyle pelos opcionais (principalmente assistência estabilidade etc), já havia destrinchado esse tópico (e está nos favoritos).
O problema aí é simplesmente financeiro, pois por mais que procure não encontro nenhuma por menos de 53, 55k, aí foge da minha capacidade.
Como você mencionou em outro tópico, também seria partidário de aguardar mais uns dois anos para esperar elas entrarem num preço mais condizente à realidade e ao que valem, mas devido à necessidade não vou poder esperar tanto tempo.

Zanetti: já tinha até me definido pela XLT 12/12 e pesquisado o mercado atrás de uma, porém pela 2.0 mesmo que o custo das peças seja maior, pois aí levei em consideração mais o fator desempenho mesmo.
Nessa pesquisa é que surgiu a oportunidade da nova SE 12/13 por um valor equivalente, e daí decorreu a dúvida bem pontual mesmo.

Mas o diabo está nos detalhes, e a frase do Josimar resume bastante a situação: "certamente iria querer a nova versão, pois além de ser mais moderna vai ter uma desvalorização mais lenta."

Enfim, graças principalmente a um fórum como este que pude embasar minha escolha primeiro pela Eco (versus semelhantes tipo Duster, ou outros tipo Tucson, Airtrek, Rav4 mais usadas) e quanto mais comparava, mais a Eco (ou o Eco ehehe) se enquadrava no que estou buscando. Daí foi partir para escolher o modelo, que acabei chegando na XLT e pela motorização 2.0.
Apesar de ter dito não esperar muito tempo, também vou continuar pesquisando, afinal, é um bem que pretendo manter por um bom par de anos ou mais.

Por hora, agradeço as manifestações, e podem mencionar/argumentar qualquer coisa a mais que lhes ocorrer.
P.S.: depois que tiver o bicho na mão, vejo como adquirir um adesivo do clube.

#5
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Muito bem, Alesbau. Dá para perceber que você fez o dever de casa e se informou adequadamente sobre o veículo.


Você deve ter lido meus principais posts, então já deve conhecer bem minha opinião sobre o assunto. Eu ainda nem pensei em comprar o novo eco, pois você deve ter percebido que acho que o eco só tem um bom custo/benefício se comprado usado. Claro que se eu pudesse compraria novo, mas trata-se de um questão de limitação financeira (bom uso do dinheiro).

Contudo, há que ter em mente que no imaginário popular as versões 2.0 manual são moscas brancas, então a desvalorização sempre será muito maior. Você deve ter lido sobre meu 4WD, que comprei com uma desvalorização de R$ 35.000,00 em apenas dois anos...

Como já comprei diversos Ecos usados (fora os meus já comprei para a família e amigos), teve uma época em que todos os anos eu trocava e pude avaliar diversos modelos. Ñas versões até 2009 eu recomendaria fortemente as 2.0 (manual, AT ou 4WD), porque eram mais completas, e não necessariamente pelo câmbio ou tração.

A que estou me referindo? Computador de Bordo (por causa do controle de velocidade), som My connection (por causa do bluetooth) e o principal, Freios ABS e Air Bag duploNeste caso, as versões a partir de 2010 são muito parecidas. Você pode comprar uma Freestyle e terá todos estes acessórios que citei.


Primeiro cenário: você preferiu a versão antiga. Não se prenda ao ano, procure uma 1.6 2010, 2011 ou mesmo 2012, mas que estejam bem conservadas. Cá para nós, não se importe se tem 20.000, 30.000 ou 40.000 km rodados. Dá no mesmo. O que importa é a conservação geral do veículo.

Porque estou dizendo isso? Você economiza uma grana, tem um carro praticamente igual (2010, 2011 ou 2012), vai perder menos quando for vender e já se prepara para, daqui a um ou dois anos, pegar uma versão FST 2012/2013.


Segundo cenário: você resolveu partir para a nova versão SE. Tudo bem, eu sugeri a FST, mas ainda não houve uma desvalorização adequada, então, tirando alguns itens de perfumaria dos que citei acima, os que importa mesmo seriam o HLA e Advance Trac.

Cá para nós, dá para viver bem sem estes dois avanços tecnológicos...

Quanto ao CB, é mais uma curiosidade do que um item realmente útil, a não ser pelo controle de velocidade.

O som SYNC  é padrão em todos os Ecos, e dois alto-falantes...  Fácil colocar.

Alarme, fechamento dos vidros e  antiesmagamento: não posso falar por experiência própria, mas pelo relato dos colegas o alarme do novo eco é uma me#%a. Com R$ 300,00 instale um Positron, um módulo de conforto para os vidros e seja feliz.

Pisca nos retrovisores? É só instalar...

Rodas de liga? Em toda esquina tem lojas que vendem, à vezes por uma pechincha...


Resumindo, eu iria de novo Eco mesmo, mas, se resolvesse pelo antigo, compraria uma versão até uns R$ 37.000,00, como este de seu vizinho (é só negociar):

http://chapeco.olx.com.br/ford-ecosport-2011-iid-637983385

#6
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Dito isso, pense bem, se você encontrasse uma nova eco FST por R$ 45.000,00, ainda ficaria na dúvida?


Por mais que eu mesmo tenha dito que a FST é melhor, vários dos itens citados são perfeitamente ajustáveis, como exemplifiquei.


Pense bem, um motorista experiente precisa de um assistente de partida em rampa (3 segundos)????
  

E o tal do Advance Trac? Um amigo que tem uma nova Eco FST foi à minha casa na praia. Tinha chovido e tinha uma pequena (pequena) poça de lama no caminho. Ele quase não passa. Fiquei com vergonha por causa da galera que estava olhando. Um encontro de Ecos, gol e fiat passando para lá a para cá e o meu amigo derrapando na poça. Não vi onde é que estava este tal de "controle de tração"... 




Assim como você, faço viagens intermunicipais toda semana (trabalho e moro no interior, mas gosto mesmo é da praia). Daqui a pouco vou pegar a estrada (são 150 km). Só prefiro viajar com o 2.0 porque o 1.6 não tem freios ABS e porque eventualmente preciso da tração na praia.




Mas, sinceramente, acho que o 1.6 é melhor de dirigir. O motor é mais silencioso, mais econômico e, o principal, a relação de marchas. O câmbio do 2.0 é chato...



Faça um test-drive nas duas (três) versões. Veja a posição dos bancos, do volante, do câmbio (bem mais ergonômicos na nova versão) e, muito importante: você é casado? E a opinião da esposa?


Boa sorte!

#7
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Esqueci de falar de um detalhe importantíssimo: não dá para comparar o My connection  com o Sync.


Passar 10 horas dentro do carro com o Sync deve fazer fazer uma enorme diferença...


Comando de voz para chamadas telefônicas, leitura de sms e controle do som por voz, além de comando do som no volante são diferenciais importantíssimos.


O controle satélite no My connection[/size]até que é bem útil, mas atrapalha um pouco na dirigibilidade, principalmente para quem tem pernas grandes.



Enfim, alguns colegas aqui do fórum até preferem o visual externo do Eco antigo, mas ninguém ousa questionar o interior do novo Eco e suas funcionalidades.




Afinal, quando estamos no carro, estamos dentro, e não olhando de fora...


 Driver
[/size]

#8
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Só mais um detalhe: eu não tinha (ainda) pesquisado preços do novo Ecosport usado.


Não achei nenhuma versão abaixo de R$ 50.000,00. Há um FST em SP por R$ 46.000,00, mas sinceramente acho que há algum problema...


http://carro.mercadolivre.com.br/MLB-564906347-ecosport-freestylle-16-nova-impecavel-7200-km-_JM


Então, ou o que você achou é um excelente negócio ou há algum problema oculto. Se não for possível checar a origem, cuidado com golpes.



 Suspect

#9
 Alesblau

Alesblau
Iniciante
Iniciante
Josimar!! Muito obrigado por ser tão esclarecedor e ajudar tanto com seus apontamentos.
Hoje está meio corrido, mas comentarei mais no início da semana que vem, pois achei muitíssimo pertinente teus comentários.
Por enquanto, mil obrigados.

#10
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Disponha, Alesbau. Estamos aqui para ajudar.



Não esqueça de postar sua decisão e, se possível, fotos da nova aquisição.



 Driver

#11
 Alesblau

Alesblau
Iniciante
Iniciante
Olá digníssimos colegas!! Como o Josimar tão bem me auxiliou em pensar nas minhas decisões, e pediu para que eu não esquecesse de postar qual teria sido, eis ela:
Entre Ecosports antiga e nova, acabou que comprei um Focus Hatch 2011 com 30.000km ehehehehe.
Embora de categoria completamente diferente das Eco, pesou na decisão a relação custo x benefício derivada, principalmente, dos testes de segurança em que o Focus e o Cruze possuem as melhores pontuações.
O conforto dele é muito bom, a única coisa mesmo que acabaria "perdendo" para as Eco seria na altura do solo, mas de resto, pessoalmente, tenho achado ele um carro extremamente confortável, estável e seguro para viagens, que é o que procurava.
Ainda não desisti de uma Eco, mas agora seria uma nova com 6 airbags, porém, ainda vou esperar mais um tempo para ver como os usuários dela se manifestam, pois embora muitos elogios, também há muitos problemas para um carro desse tipo de valor/ano.
Bem, desejo boas jornadas a todos que tem Eco(s), e reitero meus agradecimentos pelas super boas opiniões. Thanks

#12
 dayz_sp

dayz_sp
Membro VIP
Membro VIP
FALA ALESBLAU, BLZ?

BOA SORTE COM O FOCUS Like

SABEMOS QUE EXISTEM VÁRIAS SEMELHANÇAS ENTRE O FOCUS E O ECOSPORT, ENTÃO CONTINUE FAZENDO PARTE DO NOSSO CLUB.

ABRAÇO

#13
 Igor

Igor
Membro Gold
Membro Gold
nossa inda não tinha visto seu tópico, hehe.

mas que bom que você comprou um Focus, um carro muito bom mesmo! posso te perguntar, 1.6 ou 2.0?

mas mesmo assim, sem duvida nenhuma iria de Nova Eco. Tenho uma da antiga e perto da nova é um fisco, hehe.

daqui a uns 3 ou 4 anos também vou comprar meu carro, e fazendo contas (adoro numero, hehe) esses carros já irão ter desvalorizado uns 20 mil reais, quase o mesmo preço que meu pai comprou a eco 2009.

acho que se hoje fosse comprar eu tentaria me esforçar um pouco e comprar a FSL até mesmo pelos controles de estabilidade e tração e nota 5 no LatinNCAP.

e no meu caso um carro alto é necessário, pois viajo muito, com estradas ruins e também gosto de aventuras, e para andar na terra leve não tem carro melhor.

Sem contar que o assistente de partida em rampa, para iniciantes no volante é uma mão na roda e tanto, hehe.

então, aqui se vão mais 5 anos para comprar minha eco, nossa, não vou aguentar não kkk

Josimar é sério que a Eco 1.6 é mais gostosa de dirigir mesmo?????? estou começando a mudar de ideia sabe kkk

então grande abraço e boa sorte com o carro!

http://www.odiariodeumaecosport.blogspot.com

#14
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Olá, Alesblau.


Obrigado por retornar.


O Focus é um excelente carro. O fundador do nosso fórum, o Emerson, acabou de comprar um também: 


https://ecosportclub.forumeiros.com/t3070-nao-e-uma-eco-mas-quase-la-focus-se-20-powershift-2014-2015


Igor, sobre a questão da diferença entre o 1.6 e o 2.0 (manual), é que o encaixe das marchas é muito ruim no 2.0. No começo eu estranhei muito. Até achei que era um defeito, mas depois vi que é uma característica do câmbio.

Com o tempo você se acostuma e nem liga mais. Só que como eu dirijo um pela manhã e o outro à tarde, a diferença é muito grande. O encaixe das marchas do 1.6 é muito superior ao do 2.0 ...


Abs

#15
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