EcoSport Club

Fórum de discussões sobre o Ford EcoSport


Olá pessoal, caso queiram participar do grupo de whatsapp, basta deixar o seu número no tópico WhatsApp. https://ecosportclub.forumeiros.com/t2104-whats-app-ecosport?highlight=whatsapp

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Segurança e controle do veículo em curvas e risco de capotamento

Ir à página : 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 2]

#1
 gvieira3

gvieira3
Iniciante
Iniciante
Olá membros.
Adquiri há uma semana uma Ecosport XLT 2007, e tenho algumas dúvidas com relação à ela. Olhei já diversas mensagens aqui no fórum, mas ainda não cheguei à uma conclusão segura com relação ao carro.
Meu carro anterior era um Gol G4 1.0, e fui forçado a trocá-lo por outro. Digo forçado porque há cerca de um mês capotei-o em uma curva, num início de chuva, fazendo-a a cerca de 70km/h. Mas não foi diretamente por conta da curva que capotei, mas sim porque o carro deve ter aquaplanado, fazendo com que eu perdesse o controle.
Assim, podem imaginar que eu tenho certo motivo para recear fazer curvas com a Ecosport, visto que vi inúmeras pessoas comentando sobre o risco de capotamento apenas por fazer uma curva.
"Oras, se receia tanto assim, por que comprou um carro alto?" poderiam dizer. Minha esposa é maluca por esse carro, e confesso que gostei muito também. Sou um motorista prudente, procuro não correr, mas, como todos sabemos, eventualmente eu poderei entrar em uma curva um pouco mais rápido.
Minha dúvida é: o quanto mais rápido? Eu não vou ficar testando a Ecosport, mas me faria sentir mais seguro ter uma ideia mais clara de qual é seu limite. Porque até então tenho dirigido ela com este receio de ela virar a qualquer momento.
Outra coisa, se numa curva houver vento lateral forte, isso irá aumentar exponencialmente o risco de perder o controle?

Venho com estas dúvidas porque procurei por vídeos sobre o assunto e não encontrei nada. Talvez eu não tenha procurado corretamente. Inclusive, se alguém tiver algum link com vídeos sobre isso, eu agradeceria imensamente.

Obrigado pessoal.

#2
 Xave

Xave
Membro VIP
Membro VIP
Amigo gvieira3, bem vindo ao fórum e parabéns pela eco.
Em relação à sua dúvida principal, sim, deve ter cuidado ao se fazer uma curva, mas isso não é exclusividade das ecosport, até porque você mesmo conta que capotou um gol, que é bem mais baixo que a eco, veja que o fato de ser a ecosport bem mais alta certamente deve ter mais cuidado. Mas veja que existem outras marcas de veículos altos muito parecidos com a eco, e que tem a mesma característica.
Lembre-se, a eco é uma caminhonete, traseira mais leve etc, assim como qualquer veículo, não abusando da velocidade em curvas não tem nenhum problema, desde que tudo esteja funcionando bem, suspensão, amortecedores e, claro, pneus em bom estado principalmente os traseiros.
Abç

#3
 gvieira3

gvieira3
Iniciante
Iniciante
Opa, obrigado pelos cumprimentos e pela resposta Xave.
Ocorre que este "abusando da velocidade em curvas" que me deixa ainda ressabiado. Normalmente faço as curvas dentro do limite definido para a rodovia, a questão é, este limite é válido para a Eco também, quero dizer, se diz que eu posso ir a 80km/h, não terei problemas em fazer a curva nesta velocidade? Claro que havendo sinalização de curva fechada o correto é reduzir e redobrar atenção, mas sem esta sinalização, a Eco irá estar dentro do limite?
Mais uma vez obrigado.

#4
 willians.santana.3

willians.santana.3
Membro Platinum
Membro Platinum
Normalmente os limites das vias são MUITO inferiores aos dos veículos.
Mas o principal limite a ser respeitado é o seu.

A eco é até estável pra altura que tem. Mas é uma SUV. Se tem altura do solo, vai tender a ter rolagem (não estou falando de capotagem e sim do termo técnico rolagem).
Pneus e suspensão em dia e piloto prudente, é um carro como qq outro.
Agora se quiser fazer curva a 140 com ela, faça um plano funerário antes.

QQ carro aquaplana, derrapa em areia e cia. A retomada do controle que depende (quando dá tempo) do piloto.

Entendo o seu medo pois quando caí de moto ou quando bati o carro pela primeira vez, fiquei com o mesmo medo
Mas acredite, não sendo mal piloto, a eco não tem nada de diferente de qq carro do seu tipo.

[]s

#5
 Xave

Xave
Membro VIP
Membro VIP
gvieira3,
Se a velocidade indicada, como no seu exemplo, for de 80KM/h e se a sua eco estiver com boa saúde na suspensão, não haverá nehum problema, claro que depende da sua habilidade e conhecimento do carro. Minha dica é mesmo sendo 80KM/h, reduzir um pouco.
A probabilidade de você capotar o EcoSport em curvas acho eu que é a mesma que qualquer outro carro, o que realmente vale é a atenção, carro em boas condições e também o respeito a sinalização de trânsito e terreno.
Tenho 36 anos de CNH e nunca me envolvi em acidentes, nem mesmo fui multado. Já fiz muitas bobagens sim, até a pouco tempo, logo que comprei a eco, depois de uma revisão na suspensão, pivôs, troca de pneus etc, fiz um teste de estabilidade prática em pista, (não quero incentiválo a fazer isso), mas a velocidade máxima que atingi, por opção minha, foi 140 KM/h sem fazer curvas, se pisasse mais iria muito além, porém não quis me arriscar.
Não é difícil sermos surpreendidos com água ou óleo na pista, ou um pneu estourar, o que pode causar um acidente, momento em que o veículo pode rodar e até capotar.
Como você pediu, eis alguns links que poderão te ajudar:

https://ecosportclub.forumeiros.com/t2053-carro-sem-estabilidade-na-estrada

Eu não faria isso, muito arriscado:
Manobra reverso Ecosport:
https://www.youtube.com/watch?v=wiVMSDWWW9g

Teste de velocidade, loucura, não recomendo:
https://www.youtube.com/watch?v=hyR7RSMpVFg

Disco de freio quebrou e fez a eco capotar:
https://www.youtube.com/watch?v=tJRf0ZIbXho

Teste com Jeep Grand Cherokee:
https://www.youtube.com/watch?v=zaYFLb8WMGM

Teste com Citroen Nemo:
https://www.youtube.com/watch?v=LcM9hkWrImU

PS: a dica do colega willians.santana.3, ao fazer curvas a 140km/h tem que fazer um plano funerário...kkkkkkk, também é válida. Suspect  Shocked 
Abç

#6
 gvieira3

gvieira3
Iniciante
Iniciante
Opa, obrigado pelas dicas, pessoal.

willians.santana.3, realmente, creio o que receio é muito mais por conta do trauma recente do que por insegurança com o carro mesmo.

Xave, verei os vídeos que postou. Vi outras pessoas falando sobre atingir também no máximo 140. Uma dúvida: quando atingiu isso, em reta, sentiu total segurança no controle do carro? Porque pelo que tenho notado, dentro do carro parece que ele não está correndo, tamanho é o conforto, e se eu me distrair do velocímetro dá pra chegar nisso sem esforço algum.

Valeu!

#7
 Xave

Xave
Membro VIP
Membro VIP
gvieira3,
Sim, me senti seguro, suspensão bem alinhada, rodas balanceadas e pneus novos, a única vibração que senti foi o "carma positivo", mas como você citou é verdade, se não ficar atento realmente não dá para perceber e a velocidade em que se encontra a não ser que olhe para o velocímetro. Vai usando sua eco, se acostumando e conhecendo bem ela, manter um limite de velocidade segura que o resto é só alegria.
Ah! não precisa fazer teste de pista, durante o uso, principalmente em rodovias você vai colhendo os dados e comparando o comportamento do veículo.
Boa sorte

#8
 Marlo Roberto

Marlo Roberto
Membro Advanced
Membro Advanced
Antes de comprar a Eco eu tinha outra ideia sobre ela, bem pior diga-se de passagem..

Definitivamente não achei tão ruim assim a estabilidade. Isso é mto subjetivo. Tem coisas demais que devem ser levadas em consideração. Pista, pneu, mecânica, habilidade do motorista. Mas é logico que é mais limitada que um carro baixo.

Em linha reta, bati 180 km/h no ponteiro e não senti dificuldade não, alias como os amigos falaram, nem deu sensação de tanta velocidade assim. Eu tomei foi um susto quando vi o ponteiro. Levando-se em conta um % de erro, devia estar a uns 175 km/h no máximo.

#9
 gvieira3

gvieira3
Iniciante
Iniciante
Opa, Marlo Roberto.
Então, fiz um teste agora na hora do almoço: fui almoçar com uma Montana aqui do trabalho, 1.8, e fiz uma curva aqui perto a 60km/h, como eu havia feito com a Eco, e tive praticamente a mesma sensação na estabilidade.
Creio que o fato do meu acidente ser recente e também as pessoas que não têm o carro ficarem falando que não é estável acabaram me influenciando neste quesito.

#10
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Só levei um susto com a Eco, foi em um viaduto que tem uma curva tipo ferradura que fiz como fazia com o antigo carro e tive a sensação que o carro ia tombar, mas foi só a sensação mesmo.
Na reta indo para a região dos lagos em um trecho muito bom cheguei a mais de 160 e a sensação é de que estava a 80/100, isso com o tanque cheio, 4 passageiros e A/C ligado.

Conforme vc vai dirigindo a Eco vai pegando as manhas e com o tempo vai se sentir tão a vontade como com o carro anterior, sempre gostei de correr e muito, mas a Eco mudou totalmente meu modo de dirigir, me sinto seguro e sem vontade de andar em alta velocidade

#11
 Marlo Roberto

Marlo Roberto
Membro Advanced
Membro Advanced
Com certeza o lançe do acidente contribui sim. Eu sofri um acidente dirigindo e fiquei um bom tempo com um mal estar do caramba. Na primeira semana n tinha nem vontade de dirigir, isso por que não teve nem feridos no acidente.

Eu tbm mudei a maneira de dirigir. Já fui mto estilo "piloto de fuga". Agora, volta e meio ando ligando o "vovo mode" .... rsrsrs

Mas a Eco me deu mais segurança do que alguns outros carro grandes que dirigi (s-10, hilux antiga por exemplo, entre outros).

#12
 rafael69

rafael69
Membro Advanced
Membro Advanced
cara eu tbm comprei a minha faz exatamente 1 mês....antes dela eu tinha um fiesta 1.6 hatch 2008...com rodas 17...ele era super estável em curvas...tem uma aki perto da minha casa que ela é um pouco fechada eu entrava e saia dela com o fiesta a 60 km/h e ele segurava firme....aí fui fazer isso com eco no mesmo local e no meio da curva percebi a traseira sair de lado....rsrs detalhe só estava eu no carro!!!!

entaum por ser um carro maior e mais alto temos que respeitar os limites dela!!! principalmente vazia "só o motorista"!

Creio que dá pra fazer curvas a 80 km/h ou 90 km/h....mas vai depender do tipo de curva que vc vai entrar....das condições do seu carro e principalmente do MOTORISTA!!!! tem quer te braço pra segurar....kkkkk

Entaum....dirija sua Eco com prudência e respeite os limites de velocidade!!!

#13
 Marlo Roberto

Marlo Roberto
Membro Advanced
Membro Advanced
rafael69 escreveu:
Entaum....dirija sua Eco com prudência e respeite os limites de velocidade!!!

APOIADO

#14
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Gvieira, bem vindo ao fórum.


Ratifico tudo o que os colegas já falaram. Tenho EcoSport há 7 anos (já foram 4), gosto de viajar e, fazendo contas aproximadas, dirigi cerca de 140.000 km com elas.


Já dirigi em diversos tipos de estradas. Não sou um motorista afoito mas já cheguei a 160 km/h só para teste. Mesma impressão dos colegas que já escreveram. Normalmente viajo a 110-120 km/h.


Mas já tive um susto grande a uns 130 km/h, em terras baianas. Passando por uma BR, em local aparentemente deserto, tarde da noite, surge uma criança na beira da pista, vindo da mata, e joga algo em frente ao carro.


Tudo de relance, sem tempo para pensar. Instintivamente estercei o volante para a esquerda, pois não dava para decidir se era algo (foi um filhote de gato) ou a própria criança que se atirava na frente do veículo.


O fato é que a "puxada" que dei foi tão violenta que as pessoas que estavam no banco de trás foram arremessadas para a esquerda (é, estavam sem cinto, por mais que eu insistisse...).


Mas, ao mesmo tempo em que "joguei" o cara para a pista contrária, percebi veículos à frente. Tão bruscamente quanto a primeira vez (na verdade em sequência), "puxei" novamente o volante para colocar o carro nos trilhos novamente...


Tudo isso numa fração de segundo, sem que o veículo demonstrasse qualquer sinal de que iria capotar ou coisa parecida...


De igual modo, dirijo semanalmente por uma estrada de 150 km. Já fiz essa viagem n vezes. São 300 km de idas e vindas nos quais que conheço cada curva, que já fiz com vários carros diferentes, entre Voyage, Parati, Uno, Fiestas, Palio, Palio Weekend...


Com vários desses carros eu sabia que tinha reduzir para uns 50 a 60 km/h em determinadas curvas, senão cantava os pneus...


Qual foi minha surpresa ao começar a dirigir o Eco e passar a 100-110 km/h nas mesmas curvas e experimentar uma estabilidade que até então eu não conhecia...

#15
 Dolphim

Dolphim
Membro Platinum
Membro Platinum
Josimar Medeiros escreveu:
Ratifico tudo o que os colegas já falaram. Tenho EcoSport há 7 anos (já foram 4), gosto de viajar e, fazendo contas aproximadas, dirigi cerca de 140.000 km com elas.

...

140.000 km dividido por 40.000km (que é a circunferência da terra) o Josimar deu 3 voltas e meia da terra em 2555 dias. Usando a velha regra de tres percebemos que voce deu...

Segurança e controle do veículo em curvas e risco de capotamento Linha_do_Equador
A VOLTA AO MUNDO EM 730 DIAS

Nada mal pra quem aproveitou a paisagem! lol! 

Gnd abç.

http://www.adolfolima.blogspot.com/

#16
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Demorou muito, sei de um cara que nem existia o Ecosport e deu a volta ao mundo em 80 dias

#17
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
:arrow:



Última edição por Josimar em Sáb Jun 17, 2017 5:26 pm, editado 1 vez(es)

#18
 Igor

Igor
Membro Gold
Membro Gold
cara tinha o mesmo medo. antes tinha um corsa hatch que literalmente "comia" as curvas daquela perigosa e cheia de curvas da estradas de minas e da serra da matequeira, e por incrível que pareça, continua a mesma a coisa. antes meu pai entrava a 60 km/h nas curvas com o corsa, ele entra até mais rápido de ez em quando rsrsrs, mas sempre dentro dos limites.

minha casa fica perto de uma esquina, e nos primeiros dias, segurava nas alças de segurança de medo, achei que rolava muito nas curvas, mas já me acostumei, mas meu pai entrava lá a uns 50 km/h...... e digo mais nunca mais volto para carro baixo !!!!!

essa questão de velocidade me pega muito, a 60 km/h parece que ela está a uns 40 km/h, e a 120 km/h, uns 80 km/h realmente. teve uma vez mesmo que meu pai chegou a 140 km/h e não percebeu, só reduziu porque minha mãe ficou atenta no velocímetro do carro e disse "Sergio você é louco, andando a 140 km/h com 2 crianças no carro?" e ele reduziu, enquanto isso, lá estava eu cantando galinha pintadinha com meu sobrinho........

e sempre ando com meu velocímetro no celular e coloco para apitar a 70 km/h quando estou na cidade e 130 km/h na estrada, nesse dia acima o som atrapalhou o apito, e que apito irritante aquele.

http://www.odiariodeumaecosport.blogspot.com

#19
 Igor

Igor
Membro Gold
Membro Gold
olha só Josimar, Zanetti e Dolphim. fiz meus calculos com o antigo carro.

comprei ele com 97674 Quilômetros rodados e vendi com 106,101 quilometros rodados, ou seja, andei um pouco mais de 8,400 quilometros, e em 1 ano e sete meses, ou para simplificar fiquei 19 meses com o carro

calculando a média, da cerca de 5323 quilômetros por ano; ou

444 quilômetros por mês ou então;

105 quilômetros por semana e por ultimo;

14 quilômetros por dia.

ou seja, ainda não rodei nem 1/6 do diâmetro da terra com o antigo corsa kkkkkk, vamos ver agora com a eco né. tenho certeza que será bem mais.

amanha vou fazer com o dá eco, ou melhor, vou criar um tópico "rodagem da ecosport" para os usuários relatarem, assim como eu e o Josimar a quilometragem.

http://www.odiariodeumaecosport.blogspot.com

#20
 Marlo Roberto

Marlo Roberto
Membro Advanced
Membro Advanced
Com a Eco, em quase um mês andei perto de 3200 km. Se continuar nessa média vou fazer uns 40 mil por ano ... é chão.

Tbm tomei só um susto com a Eco, fazendo uma rotatória, sem frear. Achei que ela era bem larga e dava pra passar de boa, mas no meio dela a coisa ficou preta, comecei a sentir ela desgarrar e minha esposa já começou a chiar e eu ali com a maior cara de "calma, tá td sob controle" ..... mas por dentro, afff, até a alma tava abraçada no volante ajudando a segurar. Mas tenho certeza que ia acontecer com qualquer carro que tivesse dirigindo. Enfim, imprudência minha e o carro colaborou pra que nada acontecesse.

#21
 Igor

Igor
Membro Gold
Membro Gold
Mas a eco ainda é de boa. Fui andar num idea (não sei como ainda queria um carro daqueles) ELX 1.4. Se você ficou com medo de tombar, não ande nesse carro Kkkkk

A carroceria inclina muito em curvas e da medo de tombar. Eu não ando mais rsrsrsrs

Ai já andei num focus e um astra e me achei estranho, pelo fato de ser acostumado com a eco e me senti "sentado" no asfalto demais. Mas a estabilidade é show

Quando compramos a eco, de cara minha mae viu o adesivo de " centro de gravidade alto' e ai o medo começou de verdade Kkkkk, nas curvas de minas ela queria que passassemos a uns 35 km/h no máximo mas meu pai desobedecia Kkk

Mas agora, se você tem medo de tombar realmente não ande naquela tal de twoner cara aquilo é um pesadelo nas curvas, andei 5 minutos Para nunca mais, teve uma hora que a roda traseira saiu da pista. E nesses 5 minutos passou um flashback da minha vida toda Kkkkk e depois me senti bem mais seguro na eco kkk

http://www.odiariodeumaecosport.blogspot.com

#22
 Igor

Igor
Membro Gold
Membro Gold
[b] gvieira3 [\b] meu avo tombou o gol g4 dele numa curva também, gracas a deus ninguém se machucou. Ele tava a 60 km/h e tinha óleo na pista, o carro rodopiou na pista, bateu a roda traseira numa pedra e o carro virou. O carro não tinha nem 1 semana direito

Ele ficou meio traumatizado por um bom tempo. Mas esses traumas sempre podem aparecer.

Eu nunca bati o carro, quer dizer não tem como pois não tenho habilitação salvo uma exceção que solteira o freio de mao e o carro bateu na casinha de relógio dágua......

Meu pai também nunca bateu mas já bateram em nós e posso dizer que mesmo não provocando o acidente, eu fiquei uns 2 meses sem andar de carro

http://www.odiariodeumaecosport.blogspot.com

#23
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
:arrow:



Última edição por Josimar em Sáb Jun 17, 2017 5:26 pm, editado 1 vez(es)

#24
 gvieira3

gvieira3
Iniciante
Iniciante
Opa pessoal, valeu mesmo pelas dicas.
Estou agora me sentindo mais seguro.

#25
 Igor

Igor
Membro Gold
Membro Gold
que bom que deixamos você mais seguro gvieira3

então Josimar, não é só a Uilma que é apaixonada por carros pequenos não. minha mãe adora carros pequenos. você acredita que ela quer comprar um High Up! vermelho, como esse daí da foto abaixo?

Segurança e controle do veículo em curvas e risco de capotamento Volkswagen-up!-versao-High-up!+(5)

ela adora esse carro, e disse que vai comprar um. se não comprar um desse compra um novo C3, ou um New Ka, 2 opçoes que acho mais valida (e que eu dirigiria)

e essa da towner ser uma versão piorada da kombi foi muito boa. eu não tenho mais coragem kkkkk

http://www.odiariodeumaecosport.blogspot.com

#26
 Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 2]

Ir à página : 1, 2  Seguinte


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos