EcoSport Club

Fórum de discussões sobre o Ford EcoSport


Olá pessoal, caso queiram participar do grupo de whatsapp, basta deixar o seu número no tópico WhatsApp. https://ecosportclub.forumeiros.com/t2104-whats-app-ecosport?highlight=whatsapp

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Carro sem estabilidade na estrada ???

Ir à página : 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 2]

#1
 Raul Maia

Raul Maia
Membro Jr
Membro Jr
Olhem as informações abaixo que vi na Internet sobre a estabilidade, afinal isso é verdade ??

"Bom carro, estou satisfeito!"
Ford Ecosport XLT Freestyle 1.6 8V 2007/2008
Diego - Recife PE
Dono há menos de 1 ano - 60.000 km
Carro anterior: Chevrolet Meriva
Prós:
Carro alto, motor disposto, chama a atenção, boa dirigibilidade, manutenção e consumo.

Contras:
Acabamento, espaço interno pobre e quando estou na estrada acima de 120 km/h perde toda estabilidade.

#2
 efemota

efemota
Administrador
Administrador
O EcoSport não possui a mesma estabilidade que os carros mais baixos possuem. Por exemplo descendo a serra de SP pela rodovia dos Tamoios, um amigo de Punto 1.4, conseguiu fazer as curvas mais rápido que eu, mas na reta a estabilidade é muito boa. Tem que ver como está o carro do amigo. Pneus, alinhamento, balanceamento, amortecedores etc.



Última edição por efemota em Qui Abr 16, 2015 11:48 am, editado 1 vez(es)



EcoSport FreeStyle 1.6 2009 Prata Enseada

#3
 Zé Carlos

Zé Carlos
Membro Sênior
Membro Sênior
Raul seja bem vindo ao forum.
Tenho uma 2008 e sou apaixonado pelo carro, não me arrependo em nenhum momento de te-lo comprado.
O assunto aqui é estabilidade, mas vou dar minha opinião a respeito dos 3 itens citados.


Acabamento: não tenho que reclamar do acabamento, no meu ponto de vista muito bom.

Espaço interno pobre: pobre? Em casa somos em 4 pessoas eu a esposa e filhos, viajamos tranquilos, carro muito confortável.

Quando estou na estrada acima de 120 km/h perde toda estabilidade Pego 140 na minha tranquilo, mas o que o Fernando disse ele tem razão, nas curvas você precisa ter um pouco mais de cautela, e os pneus, alinhamento, balanceamento, amortecedores etc... influenciam muito, se estiver bichado é lógico que não vai ter estabilidade nenhuma.

Abraço...cheers

#4
 Lauro Reis Filho

avatar
Membro
Membro
Raul, seja bem vindo. Eu tenho uma Ecosport 2003/2004 e coloco 140 km/h fácil na estrada sem perda da estabilidade. Realmente , nas curvas temos que ter cautela por causa da altura do carro. Eu recentemente mandei fazer rodizio dos pneus como balancear e alinhar. Ficou com um barulho alto de pneu no asfalto e a estabilidade ficou dificil. O carro ficou "eletrico", dificil de dirigir... muito "espantado". Segunda feira vou novamente na oficina para que ele vejam o que esta acontecendo. Raul, teu problema pode ser alinhamento ou pneus. A Ecosport tem boa estabilidade nas retas e aguenta 140 km/h fácil , fácil. Citei o meu caso para que você veja  como influencia o alinhamento (cambagem etc) dos pneus. Abraços

#5
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Olá, Raul.

Todo carro com centro de gravidade alto tem menos estabilidade. Quem adquire um Eco está mais interessado em sua capacidade de suplantar as dificuldades inerentes às nossas ruas e avenidas esburacadas do que viajar a mais de 120 km/h em nossas estradas geralmente mal conservadas...

Em qualquer carro sem o balanceamento e alinhamento em dia a chance de vibrar após 100 km/h é muito grande...

Já viajei (muito) acima desta velocidade, mas hoje prefiro maneirar o pé no acelerador. Esta não é a proposta do Eco. Mas se necessário acelero até 130-140 km/h sem problema. Não dá nem para sentir a diferença.

Por isso uso muito o alarm speed do carro. Deixo em 120 km/h quando estou viajando, para não passar desse limite. Claro que viajo bem abaixo disso, mas se colocar 110 km/h ele vai apitar toda hora, daí acabo me acostumando ao barulho... 

Very Happy

#6
 sobral cunha

sobral cunha
Membro
Membro
Não vejo problemas de estabilidade na Eco, já tive uma 2005 XLS e estou com uma 2009 Freestyle, jamais passei por dificuldades em curvas de nenhum tipo.

Viajo ao menos uma vez por semana fazendo o trajeto Guaratinguetá - Cunha (SP) ida e volta, serra acima (indo para Cunha) e serra abaixo (Guaratinguetá) onde posso te afirmar que ao menos 70% da estrada de 45 km são de curvas dos mais variados tipos, te digo que jamais passei por qualquer tipo de dificuldade, nem subindo e nem descendo, o carro simplesmente não canta pneus e não dá mostras de querer sair da mão, ressalto que não costumo puxar fila nesta estrada, mas sim passar por ela.

É claro que o parâmetro de velocidade em curvas deve ser outro, para carros com centro de gravidade mais elevado, tais como TR4, Tucson, Duster, Dobló Adventure, etc., mas nada que vá te deixar assustado, temeroso ou preocupado, você verá isso logo nos primeiros Kms rodados.

Em algumas oportunidades cheguei a abusar bem da velocidade, em linha reta e em estradas com boa conservação, te afirmo que até 150, 160Km/h o carro não dá sinais de desequilíbrio, o que há é muita lenda por causa do adesivo obrigatório colado no quebra-sol de SUV's e carros com má conservação. Te digo que qualquer automóvel que esteja desalinhado, com pneus ruins, amortecedores ineficientes e sem manutenção na suspensão vai deixar o dono de cabelos em pé em qualquer velocidade, seja ele uma Eco ou outro qualquer.

Abraço.

#7
 Raul Maia

Raul Maia
Membro Jr
Membro Jr
efemota escreveu:A Eco nao a estabilidade que carros mais baixos possuem. Por exemplo descendo a serra de SP pela rodovia dos Tamaios. Meu amigo de Punto 1.4 foi mais rapido que eu, mas na reta a estabilidade é muito boa. Tem que ver como está o carro do amigo. Pneus, alinhamento, balanceamento, amortecedores etc.
Agradeço amigos !!!

Não vejo a hora de pegar a minha ECO. Já tenho 2 em vista , todas XLT 2.0 , agora só falta fecharmos o valor , e realmente já tinha ouvido falar sobre a OBS que existe no quebra sol , pensei que fosse somente na Eco que existia .. Agradeço ao Sobral sobre ter tirado essa duvida que também existia !!!
.. Amigos assim que estiver com o carro , a foto vai ser postada .

.. Um abraço muito forte a todos os amigos.

Ah..quando vierem ao RJ me avisem .

#8
 Raul Maia

Raul Maia
Membro Jr
Membro Jr
sobral cunha escreveu:Não vejo problemas de estabilidade na Eco, já tive uma 2005 XLS e estou com uma 2009 Freestyle, jamais passei por dificuldades em curvas de nenhum tipo.

Viajo ao menos uma vez por semana fazendo o trajeto Guaratinguetá - Cunha (SP) ida e volta, serra acima (indo para Cunha) e serra abaixo (Guaratinguetá) onde posso te afirmar que ao menos 70% da estrada de 45 km são de curvas dos mais variados tipos, te digo que jamais passei por qualquer tipo de dificuldade, nem subindo e nem descendo, o carro simplesmente não canta pneus e não dá mostras de querer sair da mão, ressalto que não costumo puxar fila nesta estrada, mas sim passar por ela.

É claro que o parâmetro de velocidade em curvas deve ser outro, para carros com centro de gravidade mais elevado, tais como TR4, Tucson, Duster, Dobló Adventure, etc., mas nada que vá te deixar assustado, temeroso ou preocupado, você verá isso logo nos primeiros Kms rodados.

Em algumas oportunidades cheguei a abusar bem da velocidade, em linha reta e em estradas com boa conservação, te afirmo que até 150, 160Km/h o carro não dá sinais de desequilíbrio, o que há é muita lenda por causa do adesivo obrigatório colado no quebra-sol de SUV's e carros com má conservação. Te digo que qualquer automóvel que esteja desalinhado, com pneus ruins, amortecedores ineficientes e sem manutenção na suspensão vai deixar o dono de cabelos em pé em qualquer velocidade, seja ele uma Eco ou outro qualquer.

Abraço.
Agradeço amigos !!!

Não vejo a hora de pegar a minha ECO. Já tenho 2 em vista , todas XLT 2.0 , agora só falta fecharmos o valor , e realmente já tinha ouvido falar sobre a OBS que existe no quebra sol , pensei que fosse somente na Eco que existia .. Agradeço ao Sobral sobre ter tirado essa duvida que também existia !!!
.. Amigos assim que estiver com o carro , a foto vai ser postada .

.. Um abraço muito forte a todos os amigos.

Ah..quando vierem ao RJ me avisem .

#9
 Raul Maia

Raul Maia
Membro Jr
Membro Jr
Josimar Medeiros escreveu:Olá, Raul.

Todo carro com centro de gravidade alto tem menos estabilidade. Quem adquire um Eco está mais interessado em sua capacidade de suplantar as dificuldades inerentes às nossas ruas e avenidas esburacadas do que viajar a mais de 120 km/h em nossas estradas geralmente mal conservadas...

Em qualquer carro sem o balanceamento e alinhamento em dia a chance de vibrar após 100 km/h é muito grande...

Já viajei (muito) acima desta velocidade, mas hoje prefiro maneirar o pé no acelerador. Esta não é a proposta do Eco. Mas se necessário acelero até 130-140 km/h sem problema. Não dá nem para sentir a diferença.

Por isso uso muito o alarm speed do carro. Deixo em 120 km/h quando estou viajando, para não passar desse limite. Claro que viajo bem abaixo disso, mas se colocar 110 km/h ele vai apitar toda hora, daí acabo me acostumando ao barulho... 

Very Happy
Agradeço amigos !!!

Não vejo a hora de pegar a minha ECO. Já tenho 2 em vista , todas XLT 2.0 , agora só falta fecharmos o valor , e realmente já tinha ouvido falar sobre a OBS que existe no quebra sol , pensei que fosse somente na Eco que existia .. Agradeço ao Sobral sobre ter tirado essa duvida que também existia !!!
.. Amigos assim que estiver com o carro , a foto vai ser postada .

.. Um abraço muito forte a todos os amigos.

Ah..quando vierem ao RJ me avisem .

#10
 Raul Maia

Raul Maia
Membro Jr
Membro Jr
Lauro Reis Filho escreveu:Raul, seja bem vindo. Eu tenho uma Ecosport 2003/2004 e coloco 140 km/h fácil na estrada sem perda da estabilidade. Realmente , nas curvas temos que ter cautela por causa da altura do carro. Eu recentemente mandei fazer rodizio dos pneus como balancear e alinhar. Ficou com um barulho alto de pneu no asfalto e a estabilidade ficou dificil. O carro ficou "eletrico", dificil de dirigir... muito "espantado". Segunda feira vou novamente na oficina para que ele vejam o que esta acontecendo. Raul, teu problema pode ser alinhamento ou pneus. A Ecosport tem boa estabilidade nas retas e aguenta 140 km/h fácil , fácil. Citei o meu caso para que você veja  como influencia o alinhamento (cambagem etc) dos pneus. Abraços
Agradeço amigos !!!

Não vejo a hora de pegar a minha ECO. Já tenho 2 em vista , todas XLT 2.0 , agora só falta fecharmos o valor , e realmente já tinha ouvido falar sobre a OBS que existe no quebra sol , pensei que fosse somente na Eco que existia .. Agradeço ao Sobral sobre ter tirado essa duvida que também existia !!!
.. Amigos assim que estiver com o carro , a foto vai ser postada .

.. Um abraço muito forte a todos os amigos.

Ah..quando vierem ao RJ me avisem .

#11
 Raul Maia

Raul Maia
Membro Jr
Membro Jr
Zé Carlos escreveu:Raul seja bem vindo ao forum.
Tenho uma 2008 e sou apaixonado pelo carro, não me arrependo em nenhum momento de te-lo comprado.
O assunto aqui é estabilidade, mas vou dar minha opinião a respeito dos 3 itens citados.


Acabamento: não tenho que reclamar do acabamento, no meu ponto de vista muito bom.

Espaço interno pobre: pobre? Em casa somos em 4 pessoas eu a esposa e filhos, viajamos tranquilos, carro muito confortável.

Quando estou na estrada acima de 120 km/h perde toda estabilidade Pego 140 na minha tranquilo, mas o que o Fernando disse ele tem razão, nas curvas você precisa ter um pouco mais de cautela, e os pneus, alinhamento, balanceamento, amortecedores etc... influenciam muito, se estiver bichado é lógico que não vai ter estabilidade nenhuma.

Abraço...cheers
Agradeço amigos !!!

Não vejo a hora de pegar a minha ECO. Já tenho 2 em vista , todas XLT 2.0 , agora só falta fecharmos o valor , e realmente já tinha ouvido falar sobre a OBS que existe no quebra sol , pensei que fosse somente na Eco que existia .. Agradeço ao Sobral sobre ter tirado essa duvida que também existia !!!
.. Amigos assim que estiver com o carro , a foto vai ser postada .

.. Um abraço muito forte a todos os amigos.

Ah..quando vierem ao RJ me avisem .

#12
 SIMIONI

SIMIONI
Membro Pleno
Membro Pleno
Raul, bem-vindo ao Club!

Como já disseram, a Eco nas retas é beleza, eu também já andei a 140-150 na estrada tranquilo...

Nas curvas é claro que a história é diferente, mas já é de se esperar. A Eco não foi feita para isso, hehehe... Tudo depende das condições da pista, do carro e do motorista também. Eu me divirto bastante com o carro, no Brasil o negócio é ter um carro mais parrudo assim, pois infelizmente as condições das ruas e a manutenção disponível são bem fracas.

O acabamento da minha 2008 é legal, está muito adequado ao carro. Se você cuidar do interior, é difícil de o mesmo envelhecer.

O espaço interno é bom também, eu tenho 1,90 e ficou muito confortável tanto na frente como no banco de trás... Em outros carros (Sportage, por exemplo) eu bato a cabeça no teto quando estou no banco de trás.

Abraços

#13
 Makobjr

Makobjr
Membro Pro
Membro Pro
Também nao tenho o que reclamar da minha.

Nunca tive problemas com as curvas, já fui para Curitiba pela 116 e ela segurou muito bem sempre bem estável. E sempre andando em torno dos 110 a 130.

Claro que tem que ter cautela na curva como todo carro alto.

Pelo comentário ter reclamado vai saber as condições do carro.

Interior nao tenho também que reclamar. Cuidando bem e fazendo as manutencoes tudo dura e fica bonito.

No espaço interno para o motorista também nao reclamo tenho 1,90 e fico super confortável.
Minha esposa reclamou um pouco da parte de traz do "meu banco" mas nada que possa dizer que "pobre" ainda mas que eu ocupo bastante espaço. Eo que ela reclamou foi que o joelho dela escosta no banco mas nao aperta ela. Comparado ao fit que nos tínhamos.

E minha esposa esta muito feliz com nosso carro ela sempre esta elogiando.

Minha eco e uma 2.0 xlt auto 2008.

Abraço a todos.

https://www.youtube.com/channel/UCD5sWCShHjbt6QMwMrsg--w

#14
 SIMIONI

SIMIONI
Membro Pleno
Membro Pleno
É Mako, não sei você mas eu gosto de andar com o banco até o final. Nesse caso quem está atrás realmente encosta o joelho no banco, mas ainda assim é mais confortável do que o Fit, sem dúvidas. Eu acho muito versátil o espaço da Eco, coloco tudo dentro do carro, hehehe...

O autor desta mensagem foi banido do fórum - Mostrar mensagem

O autor desta mensagem foi banido do fórum - Mostrar mensagem

#16
 Makobjr

Makobjr
Membro Pro
Membro Pro
SIMIONI escreveu:É Mako, não sei você mas eu gosto de andar com o banco até o final. Nesse caso quem está atrás realmente encosta o joelho no banco, mas ainda assim é mais confortável do que o Fit, sem dúvidas. Eu acho muito versátil o espaço da Eco, coloco tudo dentro do carro, hehehe...
Então meu banco nao fica tão atraz fica cerca de duas travas para frente do fim, em comparação que no fit ficava no fim, e isso já e uma diferença no espaço para mim. E realmente em conforto e muito bom, minha esposa gostou ainda mais. Por causa de eu chegar em casa depois de um transitinho para ir do tatuape ate o campo limpo e voltar no mesmo tempo. E nao sentir a baita dor na coluna como antes.

Ainda mais com as buraqueiras de Sao Paulo eu sofria com o fit.

E quando disse também que fui para Curitiba fui da mesmo forma que ia com o fit, na curva eu via que o carro dava uma inclinadinha a mais rsss, mas segurava muito bem.

Gostava do fit, mas da eco gosto ainda mais.

https://www.youtube.com/channel/UCD5sWCShHjbt6QMwMrsg--w

#17
 rod_port

rod_port
Iniciante
Iniciante
Zé Carlos escreveu:Raul seja bem vindo ao forum.
Tenho uma 2008 e sou apaixonado pelo carro, não me arrependo em nenhum momento de te-lo comprado.
O assunto aqui é estabilidade, mas vou dar minha opinião a respeito dos 3 itens citados.


Acabamento: não tenho que reclamar do acabamento, no meu ponto de vista muito bom.

Espaço interno pobre: pobre? Em casa somos em 4 pessoas eu a esposa e filhos, viajamos tranquilos, carro muito confortável.

Quando estou na estrada acima de 120 km/h perde toda estabilidade Pego 140 na minha tranquilo, mas o que o Fernando disse ele tem razão, nas curvas você precisa ter um pouco mais de cautela, e os pneus, alinhamento, balanceamento, amortecedores etc... influenciam muito, se estiver bichado é lógico que não vai ter estabilidade nenhuma.

Abraço...cheers

Reforçando o que disse nosso amigo Zé Carlos, viajo sempre para Brasilia, o que são 1200km de viagem pra mim que moro no norte do estado do Rio de Janeiro... viajo com 5 pessoas adultas, porta malas cheio e um jetbag no teto lotado... boa parte da viagem eh na serra de Minas (BR381 - Rodovia da Morte) nao tenho o que reclamar de estabilidade... fiz essa viagem 3 vezes na minha ex-eco 2005 e 3 vezes nas minha 2008... esta ultima atingiu 175km/h com todo esse peso, dá pra acreditar? pois é e nao perdeu estabilidade... e ja fiz algumas curvas (depende da curva) a 120km/h sem problemas...

#18
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Não que eu recomende que ninguém chegue ou mesmo ultrapasse esta velocidade, até porque o Eco é limitado eletronicamente para uma velocidade máxima de 180 km/h, e muito menos nas condições de estrada que estes garotos trafegaram, mas o vídeo abaixo dá uma ideia da capacidade do Eco:

https://www.youtube.com/watch?v=hyR7RSMpVFg

Não custa lembrar: a velocidade máxima em nossas estradas é de 110 km/h... E não é em todas...

What a Face

#19
 rod_port

rod_port
Iniciante
Iniciante
Na verdade companheiros acho que não temos o que reclamar... eu parto do princípio de que quando se compra uma Ecosport você tem que saber que ela não curva como um Audi A3 e nem bebe como um Fiat Uno... adoro viajar nesse carro... tivemos relatos aki de motorista de 1,90m rsrs. eu tenho 1,98m e não me incomodei de dirigir por mais de 900km em um dia...

#20
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Concordo totalmente, Rodrigo.

Não adianta comprar um carro com essa proposta e depois ficar reclamando de detalhes como estabilidade, consumo, etc.

Também gosto de viajar no Eco. Nestes dias vou dar um pulo aí no RJ para matar saudades da terrinha. E pretendo ir dirigindo. Nos próximos dias vou à Chapada Diamantina, interior da Bahia. Vou viajar uns 1.300 km, em dois dias.

Já viajei 900 km de uma vez só, mas é muito cansativo. Até porque parte do trajeto foi em estrada de terra, com areia fofa, cascalho e rios. Mas nada a reclamar da estabilidade do Eco.

Abs

#21
 paesrm

paesrm
Membro Jr
Membro Jr
É mais do que sabido que estabilidade de um carro é proporcional  a sua altura do solo, ou seja quanto mais alto, menos estabilidade em curvas. Para compensar isso só colocando (pelo menos) pneus mais largos para diminuir essa falta. Quer estabilidade maior na Eco, só rebaixando e acredito que vai ficar com um visual horrível.
Quanto a conforto em viagens longas, penso que qualquer viagem com mais de 4 horas de duração, seja como motorista ou passageiro já se torna desconfortável em qualquer tipo de carro mesmo os mais luxuosos. Até mesmo de avião, ônibus ou trem cansa e olha que já dirigi van por 10 anos carregando turistas para vários cantos do Brasil.
O que mais contribui para o cansaço muitas vezes é o estresse no, e do trânsito.

#22
 AlexandreSilva

AlexandreSilva
Iniciante
Iniciante
a eco 4x4 tem mais estabilidade q a 4x2???

#23
 efemota

efemota
Administrador
Administrador
Oi Alexandre.

Sim, o Ecosport 4WD possui mais estabilidade devido a suspensão traseira ser independente, porém o controle de estabilidade eletrônico só veio a partir do Novo EcoSport.



EcoSport FreeStyle 1.6 2009 Prata Enseada

#24
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Alexandre, como o colega Efemota frisou, a suspensão traseira independente faz uma grande diferença, especialmente em curvas.


Como dirijo alternadamente um eco 4x2 e um 4x4, percebo isso na prática. Hoje mesmo comentei com uma colega um susto que passei há alguns dias quando o 4x2 desgarrou numa curva e quase capotei...


O fato é que faço esta curva frequentemente com o 4x4 e nunca tive problemas, mas fui fazer na mesma velocidade com o 4x2 e quase foi um desastre...


Além disso, há o fato de que a tração funciona o tempo todo, então, mesmo sem acionar o botão do painel, parte do torque é enviado para o eixo traseiro (até 30%). Isso certamente ajuda em curvas ou quando dirigimos na chuva, por exemplo.


Mas, como já dito neste tópico, é bom lembrar sempre que estamos em um SUV com centro de gravidade alto. A atenção tem que ser redobrada.


Abs

#25
 AlexandreSilva

AlexandreSilva
Iniciante
Iniciante
ouvi muitos amigos falar q a estabilidade era ruim, inclusive meu sogro q tem uma eco ecosport freestyle 1.6, eu tenho uma 4wd 2005, fiz a minha primeira viajem com ela na pascoa, andei 700km, achei bem boa a estabilidade, sempre tive carro pequeno e 2 eram rebaixados, mas nunca pisei muito...fiquei mais tranquilo agora Very Happy

#26
 Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 2]

Ir à página : 1, 2  Seguinte


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos