Para compreensão do que está sendo analisado nesse tópico:
Qual a diferença entre kit GNV de 3ª, 4ª e 5ª gerações?
A diferença básica é o kit 3ª geração é o mais conhecido com a regulagem manual do volume(alta) de gás na mangueira.
O Kit GNV de 3ª geração para veículos injeção deve ter:
- Redutor de Pressão de 3 estágios
- Chave comutadora para troca GNV x Combustível Líquido
- Emulador de Bicos – Verificar quantos e quais o conectores dos bicos
- Emulador de Sonda Lambda - Verificar o tipo adequado para cada veículo.
- Variador de Avanço preferencialmente de Sensor de Rotação ou de Bobina de acordo com o tipo da injeção. No caso de veículos que não possuam um específico destes dois tipos, utiliza-se o Variador que atua no MAP, que também pode aplicar-se alternativamente na maioria dos veículos injeção.
O kit de 4ª geração possui um motor-de-passo que é ajustado automaticamente por uma central chamada Gerenciador de Fluxo que funciona com base na leitura de sonda banda principalmente, fazendo também a função do emulador de sonda.
Obs: Ambos tem um redutor de 3 etapas onde regula-se a lenta(baixa).O kit de 4ª geração que é o obrigatório desde a Resolução do CONAMA 291/2001, em instalações novas no Brasil a exceção do Rio de Janeiro teria a mais:
- Gerenciador de fluxo com Motor de Passo no lugar da regulagem manual, que faz a função de emulador de sonda também.
- Redutor de Pressão de 3 estágios
- Chave comutadora - Há modelos de Gerenciador que possuem integrada
- Variador de Avanço utilizado à parte.
O kit de 5ª geração utiliza um redutor de 2 etapas com uma central de injeção para enviar o GNV com pressão positiva pelos bicos injetores que geralmente são colocados perfurando-se o coletor na entrada de cada cilindro.
O custo benefício tem que ser analisado na hora de escolher, mas tem-se que levar em conta os seguintes comentários a seguir:
O kit de 5ª geração é o mais recomendado para veículo problemáticos ou de mecânica delicada quanto as conseqüências de possíveis falhas de ignição e no kit gnv. Trata-se de uma central de injeção para GNV, com bicos colocados furando-se cada acesso a cilindro no coletor e parametrizado com a injeção do combustível líquido o que pode dispensar o variador, mas já engloba a chave comutadora, o emulador de bicos e o emulador de sonda.
- O kit de 5ª geração é um sistema injetado por pressão positiva
- Central de Injeção GNV com bicos injetores para o gás
- Redutor de Pressão de 2 estágios, saída com pressão positiva
- Chave comutadora - A maioria das Centrais possuem integrada
- Corta e Emula os Bicos Injetores do combustível líquido
- Emula Sonda Lambda quando no GNV
- Recomenda-se muito: Variador de Avanço - Existem centrais que atuam também no ponto
O kit de 5ª geração é o ideal para veículos de mais alto custo e desempenho, geralmente com coletores de plástico.Desculpe por qualquer equívoco nesse documento.
Font: http://troia.com.br/gnv/perguntas/56-diferencakit3a4a5a.html