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Eco xls 1.6 flex motor falhando com pouco combustível

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#1
 rafael1980

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Iniciante
Iniciante
Olá pessoal, comprei uma eco xls 2006/2007 1.6 flex foi meio que no escuro o vendedor me garantiu que tinha feito revisão e tal mas com poucos meses já notei alguns problemas e fiz uma revisão básica de troca de filtros (ar, óleo e combustível) o problema atual dela está me deixando muito inseguro pois sempre que o nível do combustível está baixo (com 1 ou 2 barrinhas) o motor perde força, o carro não desliga mas quando acelera ele não vai, ai eu desligo e ligo e ando mais um pouco e o problema volta, só depois de abastecer e ficar com mais de 2 barrinhas que o carro fica normal, isso acontece principalmente na subida, levei ao mecânico próximo de casa ele passou o scaner e não deu nada, e disse que era normal acontecer isso se o combustível estiver baixo na subida a gasolina escorre para o fundo do tanque...(nota-se q nesse cara eu não levo mais) quer dizer se o carro entrar na reserva eu não posso subir uma ladeira? outro me disse que o problema é no marcador/bóia de combustível, ok se tiver com problema realmente não vai mostrar o nível exato mas o que intriga é que o problema aparece (sem acender a reserva) e depois eu rodo mais uns 3 km até acontecer dinovo, estou pensando em deixar em outro mecânico e gostaria de alguns palpites para eu já chegar com uma lista do que deve ser verificado.

Obrigado!

#2
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
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Olá, Rafael.

Se o problema só ocorre devido ao baixo nível de combustível, então praticamente pode-se descartar cabos de vela e velas. Acredito que a hipótese do seu mecânico vizinho "era normal acontecer isso se o combustível estiver baixo na subida a gasolina escorre para o fundo do tanque..." tem alguma validade.

Claro que isso não deveria acontecer com esta quantidade de combustível, mas acontece que nos ecos da primeira geração este defeito na marcação do combustível é recorrente. Então suponho que quando o sensor marca duas barras, na verdade o tanque está praticamente seco.

Você já experimentou encher o tanque nesta situação? Quantos litros pegou até o primeiro disparo da bomba? Como a capacidade de seu tanque deve ser de 44 litros, se neste momento pegar uns 40-42 litros é porque o tanque estava seco mesmo. Com duas barras acredito que só deveriam caber uns 30.

Se a situação ocorresse com o tanque também cheio (ou quase), eu diria que é a bomba de combustível. Mas como você relatou que o fato só ocorre com o tanque (quase) vazio, esta hipótese de defeito na bomba pode ser descartada.

Enfim, parece que a solução imediatista é tentar manter o tanque sempre com mais de meio tanque. Aliás, é muito prejudicial para a bomba de combustível rodar frequentemente com pouco combustível, pois este cumpre também a missão de lubrificar e resfriar a bomba.

Abs

#3
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
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#4
 rafael1980

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Iniciante
Iniciante
[quote="Josimar Medeiros"]Alguns tópicos do fórum já discutiram esta questão relacionada ao tanque/bomba de combustível. se quiser dar uma olhada:

Olá Josimar, obrigado pelas dicas, eu não costumo andar com o tanque na reserva eu fiz isso logo que peguei a eco para ter uma noção de quanto consumia no álcool e gas. e foi quando constatei o problema, como ainda não tenho uma noção exata se o marcador está confiável, farei mais uns testes como disse de encher o tanque na hora que marcar 2 barrinhas para ver quantos litros vai caber, e vou forçar ela um pouco para sanar a dúvida do problema ser na bomba caso ainda tenha bastante combustível pois como pego rodovia e alguns trechos não tem acostamento esse problema pode ser perigoso se a eco falhar e me deixar na mão nesta situação.

obrigado!

#5
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
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Ok, Rafael. Tomara que o problema seja resolvido. Se possível poste o resultado depois, ok?

Boa sorte!

Cool

#6
 rafael1980

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Iniciante
Iniciante
Josimar Medeiros escreveu:Ok, Rafael. Tomara que o problema seja resolvido. Se possível poste o resultado depois, ok?

Boa sorte!

Cool
Olá Josimar blz, estou quase certo do problema ser no marcador pois resolvi abastecer sempre que o marcador descia para 3 barrinhas e não falhou mais, deixa eu te perguntar outra coisa, não sei se é normal é que quando acelero eu escuto além do barulho do motor um barulho como se fosse bolhas de ar comprimido passando junto na aceleração, Suspect tem alguma idéia?

abs

#7
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
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Que bom que não apresentou mais problemas, Rafael. Você chegou a notar quanto combustível cabia nesta situação (três barras). Pelo que lembro isso deveria significar pouco mais de 1/4 do tanque. Então não deveria caber mais de 30 litros. Se couber bem mais, é um forte indício de que o marcador estava incorreto mesmo.

Não sei se você viu o depoimento do colega Kingleer, que indiquei acima. No carro dele o problema era similar mas foi resolvido espontaneamente.

Quanto ao "barulho como se fosse bolhas de ar comprimido", não consegui captar bem a ideia. Vamos ver se algum colega do fórum já percebeu algo diferente durante a aceleração. Talvez seja normal.

Grande abraço.

#8
 efemota

efemota
Administrador
Administrador
Não seria barulho no tanque de combustível devido a movimentação do mesmo??



EcoSport FreeStyle 1.6 2009 Prata Enseada

#9
 rafael1980

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Iniciante
Iniciante
efemota escreveu:Não seria barulho no tanque de combustível devido a movimentação do mesmo??
olá amigo, o barulho ocorre na área do motor pois faz só quando acelera seja parado ou andando, parece até carro a diesel, mas tb não é do escapamento, poderia ser uma folga naquele plástico do filtro de ar?

#10
 efemota

efemota
Administrador
Administrador
Rafael se a sua Eco for 1.6 olha a caixa do filtro de ar. Tem um encaixe em baixo dela para fixação.

Uma vez fui trocar o filtro de ar na cs e o cara deixou solto. Basta pressionar para encaixar.

Abraços



EcoSport FreeStyle 1.6 2009 Prata Enseada

#11
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