EcoSport Club

Fórum de discussões sobre o Ford EcoSport


Olá pessoal, caso queiram participar do grupo de whatsapp, basta deixar o seu número no tópico WhatsApp. https://ecosportclub.forumeiros.com/t2104-whats-app-ecosport?highlight=whatsapp

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Nova Ecosport 2013 - Problema na partida

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1
 carlos.borowik

carlos.borowik
Membro Pro
Membro Pro
Fala pessoal,
Semana passada minha eco começou a apresentar um defeito intermitente, ao tentar ligá-la na saída do estacionamento virando a chave escutava-se o "tec" do bêndix do motor de arranque encostando no volante de inércia mas o motor de arranque não girava.
Após umas 10 tentativas o carro pegou do nada, ficando normal depois..
Essa semana aconteceu novamente, pegou na quinta tentativa e ficou normal depois..

Algumas condições que reparei:

- O alarme foi desativado normalmente;
- A partida foi acionada normalmente pisando na embreagem (sem pisar na embreagem nem o bêndix é acionado);
- O carro possui 1.800 kms;
- A bateria está em perfeitas condições (quando o motor de arranque vira, roda com força);

Desconfio de 2 coisas:
1- Mal contato no relé de acionamento do motor de arranque (porém o bêndix é acionado)
2- Defeito interno do próprio motor de arranque.

O problema é que como todo defeito intermitente vou ter que esperar o defeito ficar constante (provavelmente me deixando na mão se o carro não pegar no tranco) para provar para a a concessionária que existe um problema.. que acham?
Vou andar com o multímetro dentro do carro para testar o motor de arranque quando acontecer novamente.. cherry confused confused confused confused confused

#2
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium

Olá, Carlos.

Mesmo sendo um problema intermitente, você já sabe os sintomas e os mecânicos têm a obrigação de procurar o defeito. Talvez já tenha acontecido com outros Ecosports e eles já saibam a causa.

Agora, se você esperar muito tempo e eventualmente tentar a partida "no tranco", aí pode danificar o veículo e eles alegarem que a garantia não cobre. Apesar de ser algo tradicional, os novos carros podem sofrer danos consideráveis com a partida "no tranco".

#3
 MFerreira

avatar
Membro Pro
Membro Pro
Concordo com o Josimar.
Mesmo que não seja um erro que esteja ocorrendo sempre, a garantia obrigatoriamente deve tentar identificar o que está ocorrendo, visto que não trata-se de um problema fora garantia.
Algum equipamento de verificação o mecânico tem para pelo menos tentar identificar o problema.

#4
 carlos.borowik

carlos.borowik
Membro Pro
Membro Pro
Srs,
Na teoria vcs estão corretos.. mando o carro pra ford e eles tem a obrigação de resolver... mas para mim existem outros fatores:

Se o defeito não estiver acontecendo naquele momento irão:
1- Desmontar um monte de coisa que foi montado na fábrica que nunca volta pro lugar original corretamente;
2- 30 pessoas vão ficar fazendo o carro de cobaia pra procurar o defeito (tô fora);
3- Bancos sujos de graxa/sujeira como da última vez que o carro ficou parado lá;
4- Tempo do carro parado na Ford esperando alguém ter uma luz para resolver.

Vai de cada um então, prefiro levar qdo eles tiverem que colocar as mãos só no que apresentar o problema (da última vez ví cabeça de parafuso riscado e já fiquei puto, mas concordo que a maioria das pessoas não liga se o cara vai usar uma chave 10mm ou um alicate.. rs)


Sobre pegar no tranco, dizer que vai danificar alguma coisa depende de como se faz, na dúvida até eu digo pra não fazer.. as pessoas não respeitam algumas regras básicas:

1- O carro precisa ter reserva de eletricidade para pelo menos funcionar a injeção eletrônica (módulo/bomba/bicos/etc), não necessariamente o motor de arranque que requer uma carga infinitamente maior (ou neste caso onde a bateria está em plena carga);
2- O tranco na verdade é "de leve", quem sabe fazer precisa de 1 metro e nem balança o carro de tão suave..

Agora, se o cara for um "ogro" vai estourar uma correia dentada até em carro carburado..fato.

#5
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Desculpe discordar de vc Carlos, mas se o problema é no arranque e o cliente informa ser intermitente cabe a eles trocar todo sistema de arranque e mandar para o laboratório o arranque duvidoso, como vc deve saber o sistema de arranque tem poucas peças e não é justo o cliente ficar parado em uma estrada por culpa de uma peça defeituosa para depois eles consertarem.

#6
 carlos.borowik

carlos.borowik
Membro Pro
Membro Pro
zanetti escreveu:Desculpe discordar de vc Carlos, mas se o problema é no arranque e o cliente informa ser intermitente cabe a eles trocar todo sistema de arranque e mandar para o laboratório o arranque duvidoso, como vc deve saber o sistema de arranque tem poucas peças e não é justo o cliente ficar parado em uma estrada por culpa de uma peça defeituosa para depois eles consertarem.

Zanetti,
Discordar é a essência do fórum.. rsrsrs Shocked

Na teoria vc tb tem razão, mas na prática levei a eco na ford devido a infiltração de água na luz traseira de neblina (que é visível, nem precisa provar).. e a ford precisou ficar com o carro para provar para a fábrica a necessidade da troca, sem falar que a fábrica não tem a peça para faturar, abri o chamado faz 1 mês na ford e eles nem previsão não tem.. isso é a realidade... rs

Agora.. imagina a prova que eu precisarei fazer para a concessionária e depois a concessionária na prática se o defeito não estiver acontecendo..

O autor desta mensagem foi banido do fórum - Mostrar mensagem

O autor desta mensagem foi banido do fórum - Mostrar mensagem

#8
 carlos.borowik

carlos.borowik
Membro Pro
Membro Pro
só pra deixar registrado.. desde este último relato o problema nunca mais ocorreu e nada foi feito.. melhor assim.. Smile

#9
 efemota

efemota
Administrador
Administrador
Que bom Carlos! Quando peguei minha EcoSport nos primeiros 3 meses de uso ela apresentava uma falhas estranhas também. Não pegava na primeira virada da chave e o vidro desprogramava com uma certa frequência a subida com um só toque.

Depois da primeira revisão o problema de não pegar de primeira foi solucionado, e a subida do vidro com um só toque eu achei no google.

Vi que você é de Carapicuíba, eu moro em Osasco. Bora participar dos encontros???



EcoSport FreeStyle 1.6 2009 Prata Enseada

#10
 carlos.borowik

carlos.borowik
Membro Pro
Membro Pro
efemota escreveu:Que bom Carlos! Quando peguei minha EcoSport nos primeiros 3 meses de uso ela apresentava uma falhas estranhas também. Não pegava na primeira virada da chave e o vidro desprogramava com uma certa frequência a subida com um só toque.

Depois da primeira revisão o problema de não pegar de primeira foi solucionado, e a subida do vidro com um só toque eu achei no google.

Vi que você é de Carapicuíba, eu moro em Osasco. Bora participar dos encontros???

Bora, tem algum tópico que vcs estão combinando algum já?

#11
 Damasco

avatar
Iniciante
Iniciante
Olá amigos do forum! Comprei a minha Eco SE "zerinho" esta semana e estou bem contente com a escolha. Mas hoje aconteceu exatamente o relatado pelo Carlos: "na saída do estacionamento virando a chave escutava-se o "tec" do bêndix do motor de arranque encostando no volante de inércia mas o motor de arranque não girava". Depois virei a chave novamente e pegou normal!!! Alguma dica, amigos???

#12
 efemota

efemota
Administrador
Administrador
carlos.borowik escreveu:
efemota escreveu:Que bom Carlos! Quando peguei minha EcoSport nos primeiros 3 meses de uso ela apresentava uma falhas estranhas também. Não pegava na primeira virada da chave e o vidro desprogramava com uma certa frequência a subida com um só toque.

Depois da primeira revisão o problema de não pegar de primeira foi solucionado, e a subida do vidro com um só toque eu achei no google.

Vi que você é de Carapicuíba, eu moro em Osasco. Bora participar dos encontros???

Bora, tem algum tópico que vcs estão combinando algum já?


Opa Carlos, tem o tópico Encontros aqui no forum.

Encontro EcoSportClub
DIA: 16/06/2013
HORARIO: A partir das 10:00hs
LOCAL: Fábrica da Ford em São Bernardo do Campo no estacionamento da portaria 4 e 5
COORDENADAS: -23.651875,-46.58922

Bora pra lá!



EcoSport FreeStyle 1.6 2009 Prata Enseada

#13
 Breno333

Breno333
Iniciante
Iniciante
Pessoal, estou exatamente com esse mesmo problema: giro a chave e escuto um "TEC" e fica nisso até ela pegar do nada. OBS.: Coloquei uma bateria nova de 60Ah a mais ou menos uma semana. Minha eco é uma Freestyle 1.6 2014 e por enquanto o problema é recente. Estou sem saber o que fazer e se deixar do jeito que tá o problema vai ser maior já já...
Se alguém (ou o criador do tópico) me disser como resolveu seu problema por definitivo eu fico muito grato.

#14
 carlos.borowik

carlos.borowik
Membro Pro
Membro Pro
Breno333 escreveu:Pessoal, estou exatamente com esse mesmo problema: giro a chave e escuto um "TEC" e fica nisso até ela pegar do nada. OBS.: Coloquei uma bateria nova de 60Ah a mais ou menos uma semana. Minha eco é uma Freestyle 1.6 2014 e por enquanto o problema é recente. Estou sem saber o que fazer e se deixar do jeito que tá o problema vai ser maior já já...
Se alguém (ou o criador do tópico) me disser como resolveu seu problema por definitivo eu fico muito grato.

Breno,
Boa tarde, foi em quem criou esse tópico..
Sobre este defeito, fiz exatamente o que falei.. andava com uma caixa de ferramentas e um multimetro no carro, mas estranhamente esse defeito só ocorreu mais 2 vezes em todos os 6 anos que fiquei com essa eco (vendi na semana passada com 42 mil kms).

O projeto do carro era muito bom, mas houveram mais problemas de garantia do que qqr carro usado que eu tenha comprado na vida..

- os 4 vidros caíram dentro da porta em algum momento (famoso defeito da canaleta);
- os 4 vidros chacoalham em ruas de paralelepípedos qdo abertos;
- as 2 palhetas do limpador deram defeito umas 3 vezes (famoso defeito da inclinação do motor);
- o porta-malas nunca deu alinhamento (o que acontece em todas);
- o alinhamento das porta e paralamas nunca foi igual (parece carro batido);
- a estamparia inferior das janelas é ondulada (defeito de estamparia);
- o motor vibra muito em marcha-lenta;
- a chapa do carro é extremamente fina;

Tirando esses problemas, é um carro muito versátil e gostoso de dirigir.. vendi mesmo pq gosto de caminhonete..

#15
 Brignoli

avatar
Membro Sênior
Membro Sênior
Breno333 escreveu:Pessoal, estou exatamente com esse mesmo problema: giro a chave e escuto um "TEC" e fica nisso até ela pegar do nada. OBS.: Coloquei uma bateria nova de 60Ah a mais ou menos uma semana. Minha eco é uma Freestyle 1.6 2014 e por enquanto o problema é recente. Estou sem saber o que fazer e se deixar do jeito que tá o problema vai ser maior já já...
Se alguém (ou o criador do tópico) me disser como resolveu seu problema por definitivo eu fico muito grato.


Boa tarde Breno,
Olha, pelo defeito, está parecendo o motor de arranque, se eu não me engano, tem uma peça que chama-se "induzido"...ela as vezes queima uma faze....e quando vc dá o contato e pega na parte queimada não gira.....aí vc vai dando partida até chegar na parte que está boa e volta a pegar....
Melhor procurar um Eletricista e verificar...
Espero ter ajudado!


#16
 Breno333

Breno333
Iniciante
Iniciante
Brignoli escreveu:
Breno333 escreveu:Pessoal, estou exatamente com esse mesmo problema: giro a chave e escuto um "TEC" e fica nisso até ela pegar do nada. OBS.: Coloquei uma bateria nova de 60Ah a mais ou menos uma semana. Minha eco é uma Freestyle 1.6 2014 e por enquanto o problema é recente. Estou sem saber o que fazer e se deixar do jeito que tá o problema vai ser maior já já...
Se alguém (ou o criador do tópico) me disser como resolveu seu problema por definitivo eu fico muito grato.


Boa tarde Breno,
Olha, pelo defeito, está parecendo o motor de arranque, se eu não me engano, tem uma peça que chama-se "induzido"...ela as vezes queima uma faze....e quando vc dá o contato e pega na parte queimada não gira.....aí vc vai dando partida até chegar na parte que está boa e volta a pegar....
Melhor procurar um Eletricista e verificar...
Espero ter ajudado!



Irei levar. Hoje percebi uma coisa: se eu virar a chave e segurar ela virada ele faz o "TEC" e depois não acontece nada, mas após uns 4 ou 5 segundos liga do nada Shocked. Pela sua descrição realmente faz sentido, já que o carro fica "morto" e surge das cinzas de boa como se nada tivesse acontecido. Obrigado pela resposta irei levar próxima semana no eletricista.

carlos.borowik escreveu:
Breno,
Boa tarde, foi em quem criou esse tópico..
Sobre este defeito, fiz exatamente o que falei.. andava com uma caixa de ferramentas e um multimetro no carro, mas estranhamente esse defeito só ocorreu mais 2 vezes em todos os 6 anos que fiquei com essa eco (vendi na semana passada com 42 mil kms).

O projeto do carro era muito bom, mas houveram mais problemas de garantia do que qqr carro usado que eu tenha comprado na vida..

- os 4 vidros caíram dentro da porta em algum momento (famoso defeito da canaleta);
- os 4 vidros chacoalham em ruas de paralelepípedos qdo abertos;
- as 2 palhetas do limpador deram defeito umas 3 vezes (famoso defeito da inclinação do motor);
- o porta-malas nunca deu alinhamento (o que acontece em todas);
- o alinhamento das porta e paralamas nunca foi igual (parece carro batido);
- a estamparia inferior das janelas é ondulada (defeito de estamparia);
- o motor vibra muito em marcha-lenta;
- a chapa do carro é extremamente fina;

Tirando esses problemas, é um carro muito versátil e gostoso de dirigir.. vendi mesmo pq gosto de caminhonete..

Entendo... Rapaz estou a mais ou menos um ano com a minha e acho que dei sorte em alguns aspectos de acabamento que vi em 99% das Ecos que pesquisei na época. Estou p/ comprar meu primeiro imóvel e talvez terei de vender a minha tb p não ficar em dívidas de financiamento,aí por isso que estou em urgência de resolver isso que começou justo agora... 0 não sei se isso ocorre pq quase nunca liguei ele girando a chave e segurando (usei sempre o recurso de ligar "sozinho" que vem nos ford's), mas a dica do induzido do amigo acima já é um norte.



Última edição por Breno333 em Ter Jan 30, 2018 8:10 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Responder)

#17
 Brignoli

avatar
Membro Sênior
Membro Sênior
Depois poste o resultado após eletricista, para sabermos e posteriormente ajudarmos outros colegas....vlw

#18
 Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos