Completando a informação...
No meu 4WD, começou a aparecer um ruído típico de rolamento vindo da parte inferior do carro. Ao investigar, descobri que era no eixo cardã, mais precisamente no rolamento central. Por R$ 260,00 a CSS resolveu o problema, trocando o rolamento (Cód. BG4A4800AA). Só que deixaram com folga e precisei recorrer a uma oficina de confiança (é, não confio na CSS) para acrescentar algumas arruelas e melhorar a fixação.
Só que o rolamento foi danificado porque a bucha de borracha onde ele está inserido está danificada! Ela fica no meio do eixo cardã bipartido (dentro do mancal do eixo cardã). A solução parecia bem simples: trocar a borracha. Só que a FORD não oferece esta borracha para troca. Recomendaram que eu trocasse o eixo completo. Só que esta peça fica pela bagatela de R$ 4.000,00, fora a mão-de-obra.
A FORD poderia pelo menos disponibilizar o mancal central para troca (que recebe os parafusos que sustentam o eixo na lataria), do qual a borracha e o rolamento fazem parte. Já o encontrei no ML, mas o anúncio foi finalizado... Para quem tem dúvidas sobre a peça da qual estou falando, segue o link do anúncio:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-441838935-mancal-central-original-do-cardan-da-ford-ecosport-4wd-4x4-_JM
Estou quase certo que este desgaste prematuro (o carro tinha menos de 40.000 km rodados quando percebi o problema) representa um defeito de fabricação, pois o sistema de tração integral (Control Trac II – Dana Spider®) foi idealizado para não necessitar de manutenção por mais de 200.000 km...