EcoSport Club

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Porque não se deve instalar estribos em modelos com airbag lateral?

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#1
 ViniciusVSG

ViniciusVSG
Iniciante
Iniciante
Estava navegando no site da Ford ( eles atualizaram os acessorios p/ nova Ecosport e colocaram os modelos de capas e estribos ) e notei algo curioso, veja na imagem:

Porque não se deve instalar estribos em modelos com airbag lateral? 2ni7cc8


Fiquei curioso p/ saber. Porque a Ford recomenda que não se coloque estribos em veiculos com airbag lateral? Alguem sabe o motivo ou tem alguma hipótese?

Detalhe: É a mesma mensagem para TODOS os modelos de estribos disponiveis no site (3)

#2
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Pelo mesmo motivo que não recomendam instalar o parachoque de impulsão nos carros com airbag, ele interfere no sensor de choque e pode fazer com que o airbag não seja acionado

#3
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
O Zanetti já esclareceu corretamente, Vinícius


Nós já tínhamos comentado este assunto quando do lançamento do novo EcoSport.


Mas é sempre bom alertar os usuários!

#4
 Dolphim

Dolphim
Membro Platinum
Membro Platinum
A propósito turma: Onde fica este sensor do Air-bag?

http://www.adolfolima.blogspot.com/

#5
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Também me fiz a mesma pergunta, Dolphim.


Acredito que não haja sensores localizados na lateral do veículo!


A questão da não instalação de acessórios de metal na frente do carro ou nas laterais é para não interferir com a deformação natural em caso de colisão e deste modo não interferir com os sensores internos.


Mesmo nas versões antigas do Eco, parece não haver a presença de sensores na frente do carro. Veja só o esquema do Sistema Suplementar de Segurança (SRS) do Eco antigo, aqui mesmo no fórum:


[url=http://www.euphorbia.com.br/ecosportclub/EcoSport/HTML/ecofiesta - 501-20b.htm]http://www.euphorbia.com.br/ecosportclub/EcoSport/HTML/ecofiesta%20-%20501-20b.htm[/url]


 confused

#6
 Phill Lima

Phill Lima
Administrador
Administrador
Eu uma vez vi em um filme que tem sensores no farol! se o farol quebrar ele identifica e verifica outros sensores para acionar ou não o air bag...

Procede?



Porque não se deve instalar estribos em modelos com airbag lateral? WwmQbLo
Porque não se deve instalar estribos em modelos com airbag lateral? NKBmntB
http://philldesigner.com.br

#7
 Dolphim

Dolphim
Membro Platinum
Membro Platinum
Também li que se não tiver passageiro no banco carona o air-bag do carona não dispara, ou seja, o air-bag não dispara 'de graça'. Será? Para isto teria que haver sensores por baixo do banco...!!!?!?!?

http://www.adolfolima.blogspot.com/

#8
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Essa do sensor por baixo do banco do carona procede, mas no nosso caso somente no novo EcoSport!

Há pouco mais de um ano houve uma discussão sobre um objeto embaixo do banco do motorista:

https://ecosportclub.forumeiros.com/t1816-desconfianca-equipamento#20285

Fui então a uma CSS FordPedi para ver no computador todos os possíveis equipamentos da cabine e verifiquei que existe uma peça embaixo do banco do passageiro que ninguém soube explicar o que é, mas que faz parte do sistema de Air bag.


Conversei com o gerente de vendas e ele me explicou algo que eu não fazia ideia: o novo Ecosport está equipado com Air bag de duplo estágio e OCS. Não vi essa divulgação em nenhum local, até agora.


Occupant Classification Sensing (OCS), Sistema de restrição de airbags ou Sistema de Classificação de Ocupantes é umdispositivo de segurança localizado sob o banco do passageiro. Serve para diminuir/desativar o Air bag, caso uma pessoa com menos de 48 kg esteja sentada no banco (criança).


Isto serve para proteger o passageiro em caso de colisão, pois o impacto da bolsa inflável comum pode ser prejudicial a uma criança que porventura esteja sentada no banco da frente (mesmo assim, é mais seguro que elas viajem atrás).


Porque não se deve instalar estribos em modelos com airbag lateral? Icon_study

#9
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Esta imagem não é do banco do EcoSport, mas dá uma ideia do equipamento (OCS) por baixo do banco:

Porque não se deve instalar estribos em modelos com airbag lateral? Ocsdobanco

study

#10
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Phill Lima escreveu:Eu uma vez vi em um filme que tem sensores no farol! se o farol quebrar ele identifica e verifica outros sensores para acionar ou não o air bag...

Procede?
Phill, não sou nem de longe especialista no assunto, mas talvez os primeiros sistemas de segurança com bolsas infláveis fossem assim.


Hoje, os sensores funcionam avaliando uma variação brusca de velocidade. Uma colisão gera uma desaceleração violenta, e é isso que aciona o sensor.


O sensor identifica quando a velocidade varia em pelo menos 20 km/h em um curto espaço de tempo, como em uma colisão.


Ou seja, aparentemente não há necessidade de manter sensores tão sensíveis na periferia do veículo, expostos à colisões, mecânicos mal preparados e fatores externos como o clima.


Eles podem estar mais protegidos no interior do veículo, como no túnel central...


Fonte: http://revista.pensecarros.com.br/especial/rs/editorial-veiculos/19,521,3028314,Entenda-como-funciona-o-airbag-e-conheca-alguns-mitos-sobre-o-item-de-seguranca.html

#11
 willians.santana.3

willians.santana.3
Membro Platinum
Membro Platinum
Ao menos no tigra e em outros veículos que vi, o sensor fica no módulo do air-bag, geralmente no centro do carro, na linha do túnel central como disse o Josimar.
E sim, funcionam com base em acelerômetros e não sensores mecânicos.

[]s

#12
 Phill Lima

Phill Lima
Administrador
Administrador
Brigado pessoal, aprendi como funciona o air-bag e vi que eu imaginava muito diferente...



Porque não se deve instalar estribos em modelos com airbag lateral? WwmQbLo
Porque não se deve instalar estribos em modelos com airbag lateral? NKBmntB
http://philldesigner.com.br

#13
 Guinaaaaa

Guinaaaaa
Iniciante
Iniciante
O que o Willians disse é correto, o sistema de Air Bag funciona com base em acelerômetros e não com sensores mecânicos. Geralmente eles são programados para abrir em caso de colisões acima de 50km/h contra barreiras indeformáveis. E dai essa conta pode ser mitigada levando-se em consideração alterações de velocidade, por exemplo. É por esse motivo que quando o veículo simplesmente capota, o sistema de airbag não dispara. Sou advogado de uma rede de concessionárias de outra marca e, quase sempre há reclamações decorrentes do não acionamento desse sistema, mas na absoluta maioria o sistema não acionou corretamente. Quanto a questão do tópico, a colocação do estribo e pará-choque de impulsão interfere na deformação natural do carro, o que pode levar o acelerômetro responsável pelo acionamento não acionar adequadamente. Pelo sim e pelo não, tenham certeza que esse argumento será utilizado pelos advogados da fabricante irão usar esse argumento para se defenderem.

#14
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Valeu pelas explicações, Guilherme!


Como acabei de dizer ao Phill em outro tópico, nada como ter know how no assunto, rsrsrs.


Então minhas suposições estavam corretas...

Josimar escreveu: [...]
A questão da não instalação de acessórios de metal na frente do carro ou nas laterais é para não interferir com a deformação natural em caso de colisão e deste modo não interferir com os sensores internos. [...]


Josimar escreveu: [...]
Hoje, os sensores funcionam avaliando uma variação brusca de velocidade. Uma colisão gera uma desaceleração violenta, e é isso que aciona o sensor.

O sensor identifica quando a velocidade varia em pelo menos 20 km/h em um curto espaço de tempo, como em uma colisão. [...]

#15
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
E é ai nesse ponto que discordo, se o sensor trabalha a base de acelerômetro, independe se tem uma folha de jornal ou uma barra de aço na frente, a desaceleração vai acontecer e pelo contrário se o carro absorve a pancada com a deformação o acelerômetro demora mais a sentir a diferença e com uma frente dura a desaceleração é imediata o que faria o air bag acionar até em casos em que não houvesse necessidade

A dureza da frente vai interferir na velocidade com que o ocupante é lançado contra o painel/vidro e ai sim a deformação é necessária para compensar o tempo que o sensor leva para acionar o air bag

Sequencia com lataria não deformável

Colisão > sensor deteta a queda de velocidade > sensor envia comando para o air bag > air bag recebe comando e detona o air bag = muito tempo

Colisão > o corpo é lançado na direção da colisão com um pequeno retardo devido ao cinto de segurança= praticamente imediato

Sequencia com lataria deformável

Colisão > sensor deteta a queda de velocidade > sensor envia comando para o air bag > air bag recebe comando e detona o air bag = muito tempo

Colisão > o corpo deteta a colisão tenta resistir > o cinto tenta segurar um pouco > o corpo é lançado na direção da colisão depois de alguns nanos ou ms = tempo suficiente para todo sistema do air bag ser acionado

Nosso físico de plantão pode confirmar isso

#16
 sgmeira

sgmeira
Membro Advanced
Membro Advanced
legal!!! [img]Porque não se deve instalar estribos em modelos com airbag lateral? 2utq8ow[/img]

#17
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Beleza de foto, Sgmeira! Já mudou até a do avatar!


 vlwww



Última edição por Josimar em Dom Jun 29, 2014 8:49 pm, editado 1 vez(es)

#18
 Guinaaaaa

Guinaaaaa
Iniciante
Iniciante
Zanetti escreveu:E é ai nesse ponto que discordo, se o sensor trabalha a base de acelerômetro, independe se tem uma folha de jornal ou uma barra de aço na frente, a desaceleração vai acontecer e pelo contrário se o carro absorve a pancada com a deformação o acelerômetro demora mais a sentir a diferença e com uma frente dura a desaceleração é imediata o que faria o air bag acionar até em casos em que não houvesse necessidade

A dureza da frente vai interferir na velocidade com que o ocupante é lançado contra o painel/vidro e ai sim a deformação é necessária para compensar o tempo que o sensor leva para acionar o air bag

Sequencia com lataria não deformável

Colisão > sensor deteta a queda de velocidade > sensor envia comando para o air bag > air bag recebe comando e detona o air bag = muito tempo

Colisão > o corpo é lançado na direção da colisão com um pequeno retardo devido ao cinto de segurança= praticamente imediato

Sequencia com lataria deformável

Colisão > sensor deteta a queda de velocidade > sensor envia comando para o air bag > air bag recebe comando e detona o air bag = muito tempo

Colisão > o corpo deteta a colisão tenta resistir > o cinto tenta segurar um pouco > o corpo é lançado na direção da colisão depois de alguns nanos ou ms  = tempo suficiente para todo sistema do air bag ser acionado

Nosso físico de plantão pode confirmar isso

O "x" da questão é a existência de um corpo que não estava presente nos testes do fabricante para desenvolvimento do sensor do AirBag (parachoque ou estribo).
Isso pode influenciar no cálculo de variáveis do sensor e, influenciar no comando de detonação ou não do AirBag.
O para-choques absorverá parte do impacto e, embora ele esteja afixado no veículo, não podemos considerar que a força do impacto no veículo seria a mesma de que uma colisão ocorrida sem a influência do para-choques.

#19
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Esses testes são muito relativos, ninguém sabe em que vou bater, se é em uma parede de algodão ou uma parede de 2 metros de diâmetro do mais resistente concreto

Esse é o argumento das montadoras para não assumirem a responsabilidade, só concordo quando o quebra mato é preso fora do parachoque que ai realmente modifica a estrutura e ai entra minha teoria de tempo, mas não que vá impedir de acionar e sim que vai acionar fora de tempo depois que o corpo já se espatifou contra alguma coisa, se o air bag não for acionado é problema exclusivo da montadora, pois a desaceleração existiu

Vai depender do advogado que pegar a causa

Veja que sou totalmente contra o uso desse acessório, só não aceito argumentos inventados para fugir a responsabilidade

O argumento do peito de aço (protetor de carte) me foi explicado e aceitei na boa, pois tem fundamento técnico

Só um exemplo
http://tj-ms.jusbrasil.com.br/noticias/100070200/fabricante-e-concessionaria-de-veiculos-sao-condenadas-a-indenizar-cliente
http://www.aquidauananews.com/0,0,00,5835-210047-FORD+E+CONCESSIONARIA+DE+VEICULOS+TERAO+DE+INDENIZAR+CLIENTE.htm

#20
 Guinaaaaa

Guinaaaaa
Iniciante
Iniciante
Veja Zanetti, são muitos os fatores, inclusive o "angulo de colisão" se vc colidir de quina, pode acontecer do airbag não detonar.
Não se trata de argumentos inventados, mas sim o propósito de funcionamento do sistema.

Imagine um caso em que eu peguei para defender a "Concessionária", embora seja uma responsabilidade solidária pelos termos do Código de Defesa do Consumidor, a fabricante é que é a responsável por defeitos de fabricação e neste caso estava a Concessionária e a Fabricante respondendo ao processo.

O acidente foi o seguinte, uma caminhonete bateu atrás de um carro sedã (da marca cuja concessionária eu defendia) e esse sedã colidiu com a traseira deu um ônibus que estava parado. O Motorista teve várias escoriações, contudo, nada de grave.

Entrou com um processo em razão de o airbag não ter acionado e ele ter sofrido uma colisão frontal.

Contudo, a colisão foi LD e a dinâmica do acidente não foi suficientemente bastante para acionamento do airbag.

O perito designado pelo juiz emitiu um laudo favorável à tese do fabricante de que, naquela hipótese, o airbag não acionou pois de fato não haveria de ser acionado.

É aquela velha experiência das bolinhas penduradas em linha, quando você ergue a primeira e a deixa cair, todas ficam imóveis e apenas as das extremidades se movimentam.

É transferência de energia, se o para-choques de impulsão possui um espaço entre ele e a massa do carro, ele absorverá o impacto até que ele encoste no conjunto frontal do carro e, a partir dai o carro passará a absorver o impacto para fins de desaceleração.

A parada não será imediata, pois o tempo de absorção/deformação do para-choques de impulsão influenciará no sensor.

Mesmo que em frações de segundo, esse cálculo é considerado pelo sensor para fins de detonação do Airbag.

#21
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Nesse caso concordo plenamente, pois não havia velocidade para ser detetada a desaceleração, mas se o carro estivesse trafegando normalmente e batesse, mesmo do LD ou LE o air bag tem que acionar, com ou sem o parachoque de impulsão o air bag tem que acionar, mesmo fora do tempo necessário para evitar escoriações no ocupante do veículo.
Veja como um bom advogado derruba qualquer argumento da montadora, bastou dizer que não foi avisada que caiu no CDC e ai não tem volta, é causa ganha.

A montadora e CSS assinaram junto ao MP uma TAC para evitar futuros processos, mas mesmo assim ainda existe brecha e se consegue reverter o quadro, vai depender do advogado

E veja também como um sensor mecânico poderia evitar tantas ações, no caso de uma batida que atingisse o sensor ele seria disparado independente da velocidade ou se tem parachoque de impulsão ou não, até mesmo com o carro parado se alguém viesse e batesse acionaria

#22
 Guinaaaaa

Guinaaaaa
Iniciante
Iniciante
Isso Zanetti pensando do lado do Consumidor, de fato seria melhor se o sensor fosse puramente mecânico, e tudo ficaria muito mais simples, porém, o que teria de carro com PT por ai seria "absurdo" e isso traria reflexos negativos para todos.

Não é isso que o fabricante, concessionário e nem mesmo o consumidor quer, afinal de contas, carro com PT é a maior dor de cabeça e, mesmo assim, renderia pano para outro tópico de discussão!

O grande problema dos processos judiciais é que quem decide não é o perito com base no estudo técnico e sim o Juiz, com base nos argumentos e provas e, nem sempre, ele é 100% imparcial como deveria ser.

#23
 Dolphim

Dolphim
Membro Platinum
Membro Platinum
Guinaaaaa escreveu:Veja Zanetti, são muitos os fatores, inclusive o "angulo de colisão" se vc colidir de quina, pode acontecer do airbag não detonar.
Não se trata de argumentos inventados, mas sim o propósito de funcionamento do sistema.

Imagine um caso em que eu peguei para defender a "Concessionária", embora seja uma responsabilidade solidária pelos termos do Código de Defesa do Consumidor, a fabricante é que é a responsável por defeitos de fabricação e neste caso estava a Concessionária e a Fabricante respondendo ao processo.

O acidente foi o seguinte, uma caminhonete bateu atrás de um carro sedã (da marca cuja concessionária eu defendia) e esse sedã colidiu com a traseira deu um ônibus que estava parado. O Motorista teve várias escoriações, contudo, nada de grave.

Entrou com um processo em razão de o airbag não ter acionado e ele ter sofrido uma colisão frontal.

Contudo, a colisão foi LD e a dinâmica do acidente não foi suficientemente bastante para acionamento do airbag.

O perito designado pelo juiz emitiu um laudo favorável à tese do fabricante de que, naquela hipótese, o airbag não acionou pois de fato não haveria de ser acionado.

É aquela velha experiência das bolinhas penduradas em linha, quando você ergue a primeira e a deixa cair, todas ficam imóveis e apenas as das extremidades se movimentam.



É transferência de energia, se o para-choques de impulsão possui um espaço entre ele e a massa do carro, ele absorverá o impacto até que ele encoste no conjunto frontal do carro e, a partir dai o carro passará a absorver o impacto para fins de desaceleração.

A parada não será imediata, pois o tempo de absorção/deformação do para-choques de impulsão influenciará no sensor.

Mesmo que em frações de segundo, esse cálculo é considerado pelo sensor para fins de detonação do Airbag.

Foi só pra ilustrar

http://www.adolfolima.blogspot.com/

#24
 Guinaaaaa

Guinaaaaa
Iniciante
Iniciante
Porque não se deve instalar estribos em modelos com airbag lateral? Isso+isso

#25
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Por isso é que existem várias instâncias onde os processos devem passar antes que transitem em julgado...




Enquanto houver argumentos, pode-se impetrar recursos...


E depois reclamamos da lentidão da justiça... 



PS: está tarde, e eu estou sem argumentos para rebater uma ou outra tese e suas implicações legais...


Vou dormir que amanhã acordo (muito) cedo...

 Sleep

#26
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