EcoSport Club

Fórum de discussões sobre o Ford EcoSport


Olá pessoal, caso queiram participar do grupo de whatsapp, basta deixar o seu número no tópico WhatsApp. https://ecosportclub.forumeiros.com/t2104-whats-app-ecosport?highlight=whatsapp

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Luz de verificação do motor flex - AJUDA

Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 2 de 3]

#1
 Dedê

avatar
Iniciante
Iniciante
Relembrando a primeira mensagem :

Boa Tarde Galera,
Você poderiam me ajudar?

"A luz de verificação do motor Flex" acendeu e não apaga mais... minha Eco é 2.0 e somente GASOLINA.
Sei que não é gasolina de ma qualidade...
Acho que deve ser alguma coisa na bobina ou então filtro de ar....

por favor me ajudem...

valeuuuu


#26
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Olá, Marcel.

Parece que este fusível atende o painel e o controle eletrônico do motor, não é mesmo? Por isso zerou o painel. Você tentou mudar o combustível? Ou já usava álcool?

Nos casos mais simples basta uma troca de gasolina por etanol durante uns dois tanques que o problema se resolve!

Mas o fato da lâmpada de verificação não acender é estranho! As outras luzes do painel estão acendendo normalmente? 

Abs

#27
 marcelpimenta

marcelpimenta
Iniciante
Iniciante
Josimar Medeiros escreveu:Olá, Marcel.

Parece que este fusível atende o painel e o controle eletrônico do motor, não é mesmo? Por isso zerou o painel. Você tentou mudar o combustível? Ou já usava álcool?

Nos casos mais simples basta uma troca de gasolina por etanol durante uns dois tanques que o problema se resolve!

Mas o fato da lâmpada de verificação não acender é estranho! As outras luzes do painel estão acendendo normalmente? 

Abs


Bom dia Josimar!
Ja faco um rodizio de combustível pois meu carro tbm tem GNV e sempre escuto q é bom mudar o combustível para não sujar muito o motor apesar de gostar mais da eco usando etanol. não sei ainda não tive problema kkkkk. A luz ta funcionando normal, viro a chave na posição II ela fica acesa e quando ligo o carro esta apagando  normalmente. Ja rodei com o carro hj e ainda nada. tudo normal. No painel ta tudo normal tbm , não sei o q aconteceu. Qualquer alteração hj eu boto aqui. to achando estranho essa luz voltar ao normal kkkkk Abç

#28
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Ok! Eu não havia entendido na primeira postagem que ela tinha voltado ao normal. Pensei que tinha "apagado" de vez! Rsrsrsrs...

Você resetou a central do controle eletrônico ao retirar o fusível e resolveu o problema! Foi o equivalente a desconectar os cabos da bateria, mas sem os incômodos extras que esta atitude poderia trazer.

Ou seja - tudo indica que, qualquer que tenha sido o motivo para a lâmpada acender, o problema foi resolvido.

Grande abraço!

#29
 Renato Barroso

Renato Barroso
Iniciante
Iniciante
galera aconteceu algo parecido com minha ECO ,andei em uma estrada com muita lama, ao chegar em casa lavei o motor quando liguei acendeu a luz de anomalia no motor flex, fiquei preocupado ao olhar o que significava esta luz no manual, ao acelerar o motor oscilava a rotação, deixei ele funcionando um pouco na baixa rotação desliguei o motor e liguei novamente e nada da luz apagar, ai resolvi ligar o ar-condicionado ai a luz apagou, ufa fiquei preocupado mais ficou tudo certo.dica para quem lava o motor.

#30
 Prozatammus

Prozatammus
Membro
Membro
Bom dia,

Bem hoje comecei o dia foi cedo com minha ECO querendo um dengo.
Fui sair para o trabalho e apressado, liguei o carro e fui direto para o funcionamento (costumo esperar ele fazer aquele barulhinho quando coloca a chave na posição certa lá). Enfim, liguei o carro direto, esperei subir os giros, dei a ré e quando sai em 1º, "plim" me acende a danada dessa luz, percorri 15 kms e nada da luz apagar, fora que o carro tá parecendo uma Kombi, o barulho é igualzinho e tá sem força que dá até agunia!
Parei na garagem desliguei e religuei por duas vezes e nada...ligar, liga tranquilo só q agora é uma ECOKOMBI e fraco!

Agora vou ter q ir atrás de um mecânico, porque ela ah um tempo já estava com o o problema de ligar , os giros caírem á uns 500 e se triscar no acelerador o carro morre na hora e depois de uns 30 segundos voltarem ao normal e eu poder sair com o carro sem ele ficar engasgando ou rateando..também dispara a ventoinha em alta...aff três problemas em um só.

O post esta muito bom, muitas ideias para ir direto ao ponto e o fato de usar o Scanner, espero complementar esse post com a solução da minha!
só poderei tentar resolver amanha, só saiu a noite , então é mais 15 km de luz acessa até em casa!!

#31
 efemota

efemota
Administrador
Administrador
Pelo relato parece que algum cilindro não está trabalhando...isso pode ser vela, cabo de vela ou bobina.

Posta o resultado para nós depois por favor.

Abraços

EFEMOTA



EcoSport FreeStyle 1.6 2009 Prata Enseada

#32
 Prozatammus

Prozatammus
Membro
Membro
Opa, olha eu aqui pra finalmente postar a solução de um problema!!!
O chato foi que o carro quando fui ligar pela manhã só acendia as luzes, motor morto, maaasss esse problema é mais serio e tem outro post sobre ele e é nele que postarei o relato depois!!Fora descobrir q esta vazando na carcaça da válvula termostática!!

Bom, enfim...o problema era BOBINA, a danada da bobina, e importante também é pesquisar, nas lojas achei de 150 reais, depois de 95 e finalmente de 82,00 reais. Comprada ,trocada, maravilha super ronco do motor!!! Pegarei o embalo e sábado troco logo cabos e velas!!!

#33
 Antonio Pedro

Antonio Pedro
Iniciante
Iniciante
Prozatammus escreveu:Bom dia,

Bem hoje comecei o dia foi cedo com minha ECO querendo um dengo.
Fui sair para o trabalho e apressado, liguei o carro e fui direto para o funcionamento (costumo esperar ele fazer aquele barulhinho quando coloca a chave na posição certa lá). Enfim, liguei o carro direto, esperei subir os giros, dei a ré e quando sai em 1º, "plim" me acende a danada dessa luz, percorri 15 kms e nada da luz apagar, fora que o carro tá parecendo uma Kombi, o barulho é igualzinho e tá sem força que dá até agunia!
Parei na garagem desliguei e religuei por duas vezes e nada...ligar, liga tranquilo só q agora é uma ECOKOMBI e fraco!

Agora vou ter q ir atrás de um mecânico, porque ela ah um tempo já estava com o o problema de ligar , os giros caírem á uns 500 e se triscar no acelerador o carro morre na hora e depois de uns 30 segundos voltarem ao normal e eu poder sair com o carro sem ele ficar engasgando ou rateando..também dispara a ventoinha em alta...aff três problemas em um só.

O post esta muito bom, muitas ideias para ir direto ao ponto e o fato de usar o Scanner, espero complementar esse post com a solução da minha!
só poderei tentar resolver amanha, só saiu a noite , então é mais 15 km de luz acessa até em casa!!


Boa noite,

Hoje aconteceu comigo quase que a mesma coisa, com exceção da ventoinha em alta.

Sai do trabalho e voltando pra casa subindo o Alto da Boa Vista, que é uma senhora subida, bem no meio ascendeu a tal luz dos infernos, mas no início o carro não perdeu potência, só fui sentir a diferença já uns 5 Km depois, daí foi tudo bem parecido ao que o camarada relatou, virou uma ECOKOMBI, só não morreu, ainda; mas você acelera e ele treme todo, ai a luz começa a piscar e só diminui um pouco quando chega a uns 60Km.

No meu caso acho que foi o combustível; sempre abasteço no mesmo posto BR, ai justamente ontem batendo papo dentro do carro parei num de outra bandeira; eu acho que foi isso pois ainda tinha combustível quando abasteci e com o tempo ele deve ter queimado e entrou o outro. Pior tem 1/2 tanque ainda desta porcaria. Tentei ligar e desligar, e pra minha surpresa a luz apagou e o motor voltou ao normal, pelo menos por uns breves 2 Km; então voltou tudo de novo. Ainda coloquei uma Podium pra ver se a mistura melhorava alguma coisa, mas acho que não serviu de nada.

Como já li aqui que o scanner é inevitável, amanhã é oficina e depois posto aqui qual foi o problema real e como foi resolvido.

Abs.

#34
 Antonio Pedro

Antonio Pedro
Iniciante
Iniciante
Rapaziada,

A coisa foi mais séria que o imaginado, a junta da tampa do tucho vazou, o que causou a queima de um bico injetor.

Segundo o laudo do mecânico aconteceu devido eu ter forçado o carro no trajeto descrito acima, pois o motor trabalhou de uma forma não adequada; ele disse que no caso da luz do motor acender o indicado é procurar imediatamente uma mecânica e passar um scanner.

A facada ainda vem, porque vou comprar as peças e chorar a mão de obra money .

#35
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Essa história esta meio sem pé e sem cabeça, vc não tem condições de levar em um segundo mecânico?

#36
 Nelson Silveira

Nelson Silveira
Membro
Membro
Pessoal, me ajudem se puderem: 2.0 flex 2009 duratec. Está tremendo, como se estivesse com um bico falhando e dá tipo uns estouros no escapamento, com muita vibração. Luz de anomalia acesa e apaga depois de duas ou tres partidas. ao acelerar a 2000 giros a luz de anomalias pisca, reduzindo a rotação ela apaga.Se aumentar a aceleração ela permanece acesa. Foram limpos os bicos que tem um bom leque, trocadas as borrachas de vedação dos bicos, bateria ok. velas novas e bobinas com ótimas centelhas.

#37
 Xave

Xave
Membro VIP
Membro VIP
Uma pergunta simples, os cabos de velas foram testados?
Abç

#38
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Xave, o motor dele é um Duratec 2.0

#39
 Nelson Silveira

Nelson Silveira
Membro
Membro
Xave escreveu:Uma pergunta simples, os cabos de velas foram testados?
Abç

Esse motor tem bobinas individuais que se conectam diretamente à vela sem cabo. Aliás, estão excelentes a faíscas nas velas, que são novas, por sinal. Vou esperar abaixar o combustível e experimentar de outros postos e variar entre álcool e gasolina tb.

Abç.

#40
 Xave

Xave
Membro VIP
Membro VIP
Zanetti escreveu:Xave, o motor dele é um Duratec 2.0

Nelson Silveira escreveu:
Esse motor tem bobinas individuais que se conectam diretamente à vela sem cabo. Aliás, estão excelentes a faíscas nas velas, que são novas, por sinal. Vou esperar abaixar o combustível e experimentar de outros postos e variar entre álcool e gasolina tb.

Abç.
Desculpa, passou batido, eu postei sem atentar à versão do motor. Embarassed
No entanto, já li em algum lugar, talvez aqui mesmo no fórum, não consegui localizar, em que o usuário relatava algo parecido com esse defeito que segundo ele parecia excesso de combustível, era um problema com o reservatório de combustível para partida no álcool, o sistema estava enviando gasolina e o motor ficava afogando.
Abç

#41
 Nelson Silveira

Nelson Silveira
Membro
Membro
Xave escreveu:
Zanetti escreveu:Xave, o motor dele é um Duratec 2.0

Nelson Silveira escreveu:
Esse motor tem bobinas individuais que se conectam diretamente à vela sem cabo. Aliás, estão excelentes a faíscas nas velas, que são novas, por sinal. Vou esperar abaixar o combustível e experimentar de outros postos e variar entre álcool e gasolina tb.

Abç.
Desculpa, passou batido, eu postei sem atentar à versão do motor. Embarassed
No entanto, já li em algum lugar, talvez aqui mesmo no fórum, não consegui localizar, em que o usuário relatava algo parecido com esse defeito que segundo ele parecia excesso de combustível, era um problema com o reservatório de combustível para partida no álcool, o sistema estava enviando gasolina e o motor ficava afogando.
Abç

Olá amigos
Agora a luz da injeção apagou, porém continua fraco e falhando muito durante o tempo todo.Vejo que ela pisca na carga, ou seja, andando e acima dos 70 por hora. Argh! Vou vender este carro. >Sad

#42
 Xave

Xave
Membro VIP
Membro VIP
Nelson Silveira escreveu:
Olá amigos
Agora a luz da injeção apagou, porém continua fraco e falhando muito durante o tempo todo.Vejo que ela pisca na carga, ou seja, andando e acima dos 70 por hora. Argh! Vou vender este carro. >Sad
Que tal se o amigo mandar verificar o regulador de pressão da linha de combustível?
Considerando que o combustível que está no tanque seja de boa qualidade, já que nada de errado foi encontrado na parte elétrica, se diminuir a pressão, o combustível não é o suficiente para alimentar e igualmente pode causar a falha.
Abç

#43
 Nelson Silveira

Nelson Silveira
Membro
Membro
Xave escreveu:
Nelson Silveira escreveu:
Olá amigos
Agora a luz da injeção apagou, porém continua fraco e falhando muito durante o tempo todo.Vejo que ela pisca na carga, ou seja, andando e acima dos 70 por hora. Argh! Vou vender este carro. >Sad
Que tal se o amigo mandar verificar o regulador de pressão da linha de combustível?
Considerando que o combustível que está no tanque seja de boa qualidade, já que nada de errado foi encontrado na parte elétrica, se diminuir a pressão, o combustível não é o suficiente para alimentar e igualmente pode causar a falha.
Abç

Ola
obrigado pela opinião. o combustivel é do mesmo posto em que abasteço... foi testada a pressão e está boa!
Vou trocar de combustível e ver no que dá.
Semana que vem vou interná-la em uma oficina.
Abç.

#44
 Nelson Silveira

Nelson Silveira
Membro
Membro
Olá amigos
Encostei a eco ontem em uma oficina. Até agora, não acharam o defeito.

#45
 Xave

Xave
Membro VIP
Membro VIP
Nelson Silveira escreveu:Olá amigos
Encostei a eco ontem em uma oficina. Até agora, não acharam o defeito.
Amigo, já vi um defeito similar em um Renault, que também tinha duas bobinas, o que estava acontecendo era o acúmulo de água no local aonde ficam as velas, no caso tinha água apenas dentro de um dos dutos, ali aonde é rosqueada a vela, era apenas uma pequena molhadura mas foi o suficiente para causar a falha . Isso mesmo que você leu, à primeira vista vêm a ideia que o calor expulsa a água, mas só que ao conectar a bobina na vela existe uma borracha de vedação que impede essa evaporação, pelo menos no Renault foi assim que foi resolvido o problema que já havia oxidado o contato da bobina com a vela, estava azulado já. No caso, mesmo removendo a vela não aparecia, mas foi só enrolar um pano em um arame grosso e passar ali dentro que saiu molhado, foi inacreditável.
Talvez, durante uma lavagem do motor ou mesmo ao passar em uma poça d'água pode acontecer isso.
Manda verificar isso com a máxima atenção, o local é de difícil acesso mas na dúvida passar um pano enrolado em alguma coisa como um bastão fino.
PS: Tem mecânicos que são resistentes a aceitar um palpite assim, mas seja insistente e se possível presencie.

Fica a dica, se não der em nada pelo menos foi tentado.
Abç

#46
 Nelson Silveira

Nelson Silveira
Membro
Membro
Xave escreveu:
Nelson Silveira escreveu:Olá amigos
Encostei a eco ontem em uma oficina. Até agora, não acharam o defeito.
Amigo, já vi um defeito similar em um Renault, que também tinha duas bobinas, o que estava acontecendo era o acúmulo de água no local aonde ficam as velas, no caso tinha água apenas dentro de um dos dutos, ali aonde é rosqueada a vela, era apenas uma pequena molhadura mas foi o suficiente para causar a falha . Isso mesmo que você leu, à primeira vista vêm a ideia que o calor expulsa a água, mas só que ao conectar a bobina na vela existe uma borracha de vedação que impede essa evaporação, pelo menos no Renault foi assim que foi resolvido o problema que já havia oxidado o contato da bobina com a vela, estava azulado já. No caso, mesmo removendo a vela não aparecia, mas foi só enrolar um pano em um arame grosso e passar ali dentro que saiu molhado, foi inacreditável.
Talvez, durante uma lavagem do motor ou mesmo ao passar em uma poça d'água pode acontecer isso.
Manda verificar isso com a máxima atenção, o local é de difícil acesso mas na dúvida passar um pano enrolado em alguma coisa como um bastão fino.
PS: Tem mecânicos que são resistentes a aceitar um palpite assim, mas seja insistente e se possível presencie.

Fica a dica, se não der em nada pelo menos foi tentado.
Abç

Olá
Todas alternativas para a solução dos problemas são válidas, se não der certo para mim, com certeza dará certo para outrem.
Bem, esse não é o meu problema, pois desmontei a flauta e removi os bicos, claro, já tinha visto qual era o bico que falhava. Ao montar novamente mudei apenas aquele bico de lugar, vi que ele falhava no outro pistão também. O que achei interessante é que os bicos foram limpos e todos passam o combustível. Eu testei cada bico e vi se tinha tensão, ou se estavam pulsando. Todos pulsavam.
As velas são novas e não tinha água em nenhuma parte do motor.

Pergunto aos colegas: há algum recurso em que o sistema possa desligar algum bico por algum motivo?


Abç.

#47
 Xave

Xave
Membro VIP
Membro VIP
Nelson Silveira escreveu:

Olá
Todas alternativas para a solução dos problemas são válidas, se não der certo para mim, com certeza dará certo para outrem.
Bem, esse não é o meu problema, pois desmontei a flauta e removi os bicos, claro, já tinha visto qual era o bico que falhava. Ao montar novamente mudei apenas aquele bico de lugar, vi que ele falhava no outro pistão também. O que achei interessante é que os bicos foram limpos e todos passam o combustível. Eu testei cada bico e vi se tinha tensão, ou se estavam pulsando. Todos pulsavam.
As velas são novas e não tinha água em nenhuma parte do motor.

Pergunto aos colegas: há algum recurso em que o sistema possa desligar algum bico por algum motivo?

Abç.
Nelson Silveira, acredito que na sua resposta você já tem a solução ao problema.

...Pergunto aos colegas: há algum recurso em que o sistema possa desligar algum bico por algum motivo?...

Espero que já tenha resolvido o problema, caso contrário, se me permite mais um palpite, creio que a substituição desse bico resolve, pois há casos que o bico tem avarias em algumas espiras da sua bobina, fato que reduz a resistência e aumenta a corrente de consumo nesse bico, então a central interpreta esse excesso de corrente e corta a atuação do bico, sem mencionar que ele pode travar aberto.

No teste de vasão feito na máquina essa falha não é detectada.
Abç

#48
 Nelson Silveira

Nelson Silveira
Membro
Membro
Xave escreveu:
Nelson Silveira escreveu:

Olá
Todas alternativas para a solução dos problemas são válidas, se não der certo para mim, com certeza dará certo para outrem.
Bem, esse não é o meu problema, pois desmontei a flauta e removi os bicos, claro, já tinha visto qual era o bico que falhava. Ao montar novamente mudei apenas aquele bico de lugar, vi que ele falhava no outro pistão também. O que achei interessante é que os bicos foram limpos e todos passam o combustível. Eu testei cada bico e vi se tinha tensão, ou se estavam pulsando. Todos pulsavam.
As velas são novas e não tinha água em nenhuma parte do motor.

Pergunto aos colegas: há algum recurso em que o sistema possa desligar algum bico por algum motivo?

Abç.
Nelson Silveira, acredito que na sua resposta você já tem a solução ao problema.

...Pergunto aos colegas: há algum recurso em que o sistema possa desligar algum bico por algum motivo?...

Espero que já tenha resolvido o problema, caso contrário, se me permite mais um palpite, creio que a substituição desse bico resolve, pois há casos que o bico tem avarias em algumas espiras da sua bobina, fato que reduz a resistência e aumenta a corrente de consumo nesse bico, então a central interpreta esse excesso de corrente e corta a atuação do bico, sem mencionar que ele pode travar aberto.

No teste de vasão feito na máquina essa falha não é detectada.
Abç

Olá a todos
Deve ter um poltergeist na minha eco. Bom, substituí o bico hoje, 04/05 e ficou ok. Todos os pistões trabalhando, porém quando piso e chego aos 4000 giros ela corta o giro com o veículo andando. Também, em 2000 giros em uma subida pisca a luz de injeção, se continuar a forçar ela desliga um bico e começa tudo de novo.

Abç. Sad

#49
 Xave

Xave
Membro VIP
Membro VIP
Nelson Silveira, que bom que já resolveu pelo menos parte do problema, e quanto ao combustível, você chegou a testar com gasolina aditivada e de outro posto?

PS: quanto a acender a luz da injeção e ocorrer o corte em 4000 giros, isso indica alguma deficiência na linha de combustível, podendo ser bomba ou regulador de pressão.
O teste, após ligar o motor por alguns instantes, e, ao desligá-lo a pressão mostrada no manômetro deve se manter constante, se for baixando após desligar o motor pode ter algum vazamento até mesmo na parte interna da carcaça de alojamento da bomba, ali, tem uma mangueirinha sanfonada que se tiver mal vedada ou trincada faz perder a pressão, o que muitas vezes faz trocar a bomba sem necessidade.
 

Abç

#50
 Nelson Silveira

Nelson Silveira
Membro
Membro
Xave escreveu:Nelson Silveira, que bom que já resolveu pelo menos parte do problema, e quanto ao combustível, você chegou a testar com gasolina aditivada e de outro posto?

PS: quanto a acender a luz da injeção e ocorrer o corte em 4000 giros, isso indica alguma deficiência na linha de combustível, podendo ser bomba ou regulador de pressão.
O teste, após ligar o motor por alguns instantes, e, ao desligá-lo a pressão mostrada no manômetro deve se manter constante, se for baixando após desligar o motor pode ter algum vazamento até mesmo na parte interna da carcaça de alojamento da bomba, ali, tem uma mangueirinha sanfonada que se tiver mal vedada ou trincada faz perder a pressão, o que muitas vezes faz trocar a bomba sem necessidade.
 

Abç

Obrigado pela dica!
Gosto muito deste fórum por causa da cordialidade dos participantes.
Vou verificar-
Hoje saí com o carro e a luz de injeção não acendeu. Só quando acelerei é que ela piscou. Houve o corte aos 4000 giros com ela andando, o que não deveria.

Abç.

#51
 Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 2 de 3]

Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos