EcoSport Club

Fórum de discussões sobre o Ford EcoSport


Olá pessoal, caso queiram participar do grupo de whatsapp, basta deixar o seu número no tópico WhatsApp. https://ecosportclub.forumeiros.com/t2104-whats-app-ecosport?highlight=whatsapp

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Carro pingando água após usar o ar-condicionado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1
 Weseley

Weseley
Iniciante
Iniciante
Pessoal,

Tenho uma Ecosport 2008 XLT, comprei recentemente e toda vez que ligo o ar-condicionado fica pingando água embaixo do carro (localização do motor).
O antigo dono disse que é normal e me orientou a verificar o reservatório de água e completa-lo toda semana com água desmineralizada.
É o meu primeiro carro e não tenho experiência alguma nessa parte, sei que a ECO tem um problema crônico no sistema de arrefecimento, o carro em si está em bom estado pelo ano de fabricação, pouco rodado, e o antigo dono é uma pessoa de confiança da família.
Alguém sabe me dizer se é normal mesmo?
Se possível, alguém pode me indicar algum mecânico especializado em ECOSPORT para que eu faça uma avaliação do carro? (Moro em SP).

#2
 Aderico

Aderico
Iniciante
Iniciante
A água que fica pingando embaixo do carro quando o ar condicionado está ligado é normal sim, isso acontece porque o ar condicionado produz água na condensadora, e precisa ser jogada fora mesmo.
Com relação ao sistema de arrefecimento do motor zetec rocam, vale ressaltar que deve-se realizar a substituição do líquido de arrefecimento pelo menos a cada dois anos, seguido da limpeza do sistema de arrefecimento, para evitar problemas na válvula termostática, que é o "Calcanhar de Aquilis" desse veículo; não é recomendado que se coloque apenas água desmineralizada para completar o sistema, mas sim o fluído para radiador, pois além de evitar a oxidação do sistema de arrefecimento, ele também age como lubrificante dos componentes do sistema de arrefecimento do veículo. A falta de cuidado no sistema de arrefecimento desse tipo de motor, pode causar grandes avarias no motor além do desgaste precoce dos componentes do sistema.
Se você cuidar certinho do sistema de arrefecimento do seu veículo, com certeza poderá desfrutar do seu veículo ao máximo, sem problemas, afinal o Zetec Rocam é um dos melhores motores desenvolvidos pela Ford. Palavra de quem tem EcoSport desde 2004.

#3
 arkanoid

avatar
Membro Jr
Membro Jr
Nem preciso complementar, o aderico falou tudo.

#4
 jcengel

jcengel
Iniciante
Iniciante
Exato, é super normal o processo de condensação. Problema seria se pingasse dentro do carro, no carpete, daí seria o dreno fora de posição ou entupido.
(FREESTYLE 2014)

#5
 JHrusso2023

JHrusso2023
Iniciante
Iniciante
Weseley escreveu:Pessoal,

Tenho uma Ecosport 2008 XLT, comprei recentemente e toda vez que ligo o ar-condicionado fica pingando água embaixo do carro (localização do motor).
O antigo dono disse que é normal e me orientou a verificar o reservatório de água e completa-lo toda semana com água desmineralizada.
É o meu primeiro carro e não tenho experiência alguma nessa parte, sei que a ECO tem um problema crônico no sistema de arrefecimento, o carro em si está em bom estado pelo ano de fabricação, pouco rodado, e o antigo dono é uma pessoa de confiança da família.
Alguém sabe me dizer se é normal mesmo?
Se possível, alguém pode me indicar algum mecânico especializado em ECOSPORT para que eu faça uma avaliação do carro? (Moro em SP).


Bom dia amigo, após o uso do Ar-condicionado é super normal a famosa pocinha de agua limpa embaixo do carro, inclusive ela fica gotejando enquanto o carro esta em movimento...........em todos os modelos de Eco........ Só atente o seguinte o escoamento de agua não é no motor.... ele fica exatamente atras do motor em um dreno de borracha que vem de dentro do carro acima da caixa de direção proximo ao coxin inferior que segura a caixa de marcha (um calço de aluminio parecendo um bracinho)........ E motor ford raramente baixa agua ........... como o Aderico falou o cuidado maximo com arrefecimento da ford e sua garantia de vida do motor............ não use agua de forma alguma............ ou fluido pronto 50/50 ou o concentrado, porém esse sim precisa da agua desmineralizada e ainda há o trabalho da proporção dependendo da marca... então eu prefiro comprar ele já pronto ............. Agora se semanalmente estiver baixando agua .....realmente procure um mecânico... pois se o proprietario anterior so usava agua desmineralizada ...vc ja pode estar com contaminação no sistema..... e nesse caso é adequado uma limpeza completa .....e colocar o fluido correto para verificar se a baixa de agua persiste.

#6
 Lourival Silva

Lourival Silva
Iniciante
Iniciante
Pode ser muita evaporação ou micro vazamentos através de trincas! Dá uma olhada no reservatório de arrefecimento, provavelmente deve haver pequenas rachaduras; acho que a tampa também pode fazer com que isso aconteça. O reservatório muitas vezes trinca na parte de trás, lugar difícil de verificar. As trincas AS VEZES se apresentam com bordas esbranquiçadas facilitando a identificação. Se faz tempo que o dono anterior trocou o reservatório e a tampa, podem ser eles os causadores do problema. Se for trocar tente colocar original ou a melhor das paralelas, a tampa dizem que a MTA é uma das melhores.
Como já foi dito recomendo fortemente que faça a lavagem do sistema (pode ser feito em uma mecânica que tenha a máquina ou em uma loja da rede Reio do Óleo) e a troca do líquido de arrefecimento também. Fique atento ao óleo e os filtros se puder troca também.
Aparentemente o dono anterior cuidava do carro e só estava pecando em alguns detalhes que dá tempo de ajustar aos poucos, você deu sorte.
Sobre o óleo, SÓ USE o indicado pelo fabricante.
De resto estou de acordo com o que os amigos disseram!
Abraços.

#7
 Weseley

Weseley
Iniciante
Iniciante
Pessoal, muito obrigado pelas explicações e pelo empenho em querer ajudar, realmente faz a diferença para quem está começando!

Ainda estou com algumas dúvidas, quais marcas de fluido de radiador vocês indicam?
Hoje fui no MERCADO CAR e lá eles me indicaram a marca CELSIUS CONCENTRADO, pois a mesma promete prevenir o super-aquecimento, vocês também indicam?

Ainda estou procurando alguém de confiança para fazer essa limpeza no arrefecimento, não gostaria de colocar na mão de qualquer um, alguém de SP pode indicar um lugar bom?
O Lourival indicou a rede REI DO ÓLEO, consegue me passar o endereço de alguma que você já fez limpeza?

#8
 JHrusso2023

JHrusso2023
Iniciante
Iniciante
Weseley escreveu:Ainda estou com algumas dúvidas, quais marcas de fluido de radiador vocês indicam?

Boa noite, rapaz a limpeza de sistema é coisa muito simples se a pessoa tiver conhecimento.... não precisa por produto, rodar x dias para diluir nada.... o que eles fazem em especializadas e colocar uma bomba que injeta agua limpa da torneira e desconectam a mangueira superior "DE RETORNO DO MOTOR" para jogar todo o fluxo de agua limpa que esta passando pelo sistema fora, e so param quando a agua esta saindo limpinha ..... resumindo da pra fazer em casa ..... coloca uma mangueira dentro do reservatório bem presa e veda a boca e a entrada da mangueira superior.... coloca um pedaço de mangueira na saida da mangueira superior para a agua não ficar caindo dentro do motor .... liga a agua e ela ja vai começar a sair.... depois liga o motor... so tem que tomar cuidado para a mangueira que esta enviando agua limpa não pode sair do reservatório..... mais ou menos em 20minutos o sistema estará super limpo.... desliga o motor e agua recoloca a mangueira superior de retorno, e aguarda 30min pelo menos para o motor esfriar, de frente para o motor do carro a sua direira na parte de baixo do radiador tem a mangueira inferior de 1,5polegadas e so soltar ela e deixar toda agua sair por uns 10min, recoloca ela, e remove a tampa do suspiro que fica a esquerdo na parte superior do radiador..... para poder colocar o fluido e não dar ar......

....... Mas se isso for complicado para vc, realmente fica melhor ir uma profissional para não ter dor de cabeça..... ja a marca do fluido .... conforme manual da Ford as Eco 2008 a 2012 usam o codigo WSS-M97B44-D, significa que o tipo de fluido para estes anos é orgânico e diluído 50/50... então o recomendado é vc usar o MOTORCRAFT ou o da propria embaladora da Ford que é o (Havoline Xtended Life Antifreeze Coolant 50/50), inclusive se vc ler o rotulo atras do Motorcraft fluido de radiadores vai ver, produzido e embalado por Texaco......... Assim como o Oleo Motorcraft normalmente é embalado pela Mobil, porém em alguns periodos eles vem da Castrol, então como o aditivo de radiador se vc usar oleo Mobil ou Castrol 5W30 é a mesma coisa que usar Motorcraft.

#9
 arkanoid

avatar
Membro Jr
Membro Jr
O JhRusso falou tudo!

Tem o produto do manual e tem outros similares ou até melhores. Eu gosto muito dos produtos da Koube, Já usei o concentrado orgânico deles e é top.
Tem a loja deles no mercado livre com o orgânico pra 5 anos ou 100k km, assim fica mais despreocupado pra não precisar trocar cada 2 anos.
3 Litros ainda ganha frete grátis mas eu compraria tb o Perfect Clean deles, é top pra limpar o sistema de injeção todo, desde a bomba até o motor. Carro fica outra coisa!
Seguem os links abaixo caso se interesse.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-3059627904-aditivo-radiador-concentrado-orgnico-long-life-rosa-1l-_JM

https://www.mercadolivre.com.br/perfect-clean-flex-aditivo-koube-limpa-bicos-500-ml/p/MLB24665399?pdp_filters=item_id:MLB4319557042

Tem vários outros produtos da Koube lá, tenta comprar da mesma loja pra não ter frete. Abraços

#10
 Lourival Silva

Lourival Silva
Iniciante
Iniciante
Weseley escreveu:Pessoal, muito obrigado pelas explicações e pelo empenho em querer ajudar, realmente faz a diferença para quem está começando!

Ainda estou com algumas dúvidas, quais marcas de fluido de radiador vocês indicam?
Hoje fui no MERCADO CAR e lá eles me indicaram a marca CELSIUS CONCENTRADO, pois a mesma promete prevenir o super-aquecimento, vocês também indicam?

Ainda estou procurando alguém de confiança para fazer essa limpeza no arrefecimento, não gostaria de colocar na mão de qualquer um, alguém de SP pode indicar um lugar bom?
O Lourival indicou a rede REI DO ÓLEO, consegue me passar o endereço de alguma que você já fez limpeza?

Nos últimos tempos tenho feito aqui: Av. Gen. Edgar Facó, 670 - Pirituba, São Paulo - SP, 02924-000

Eles tem o equipamento para fazer a limpeza com água e trocar o aditivo.

P.S Tem mecânica que possui esse tipo de aparelho e executa este tipo de serviço.

Abraços!

#11
 Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos