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Sobe temperatura quando desligo a ecosport

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#1
 rodriguezpqd

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Iniciante
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Olá pessoal, vamos ver se alguém já teve algum tipo de problema igual.

Ligo meu carro normalmente, ando com ele normalmente e a temperatura sempre naquele tracinho do meio, normal como sempre foi. Porém, quando desligo o carro, a baixa da ventoinha fica ligada apenas uns 5 segundos, desarma e a temperatura fica subindo quase chegando na marcação vermelha.
Alguém teve o mesmo problema?

#2
 Brignoli

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rodriguezpqd escreveu:Olá pessoal, vamos ver se alguém já teve algum tipo de problema igual.

Ligo meu carro normalmente, ando com ele normalmente e a temperatura sempre naquele tracinho do meio, normal como sempre foi. Porém, quando desligo o carro, a baixa da ventoinha fica ligada apenas uns 5 segundos, desarma e a temperatura fica subindo quase chegando na marcação vermelha.
Alguém teve o mesmo problema?

bom dia,
Desculpe, mas acho que não entendi.
Vamos lá, o carro funcionando até onde verifiquei tudo normal.
Quando você desliga, a ventoinha continua a funcionar na velocidade 1(primeiro estágio) por 5 segundos...e desliga! até aí tudo normal!
O que não entendi é....que depois de desligado, o painel também se desliga e não dá para saber se a temperatura subiu ou não....
A sua fica ligada o painel? e a temperatura fica subindo? é isso?

#3
 rodriguezpqd

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Iniciante
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Muito obrigado pela atenciosidade brignoli, vamos lá.

Eu geralmente quando paro o carro, eu perco um tempinho só com a ventilação ligada e portanto fico com a chave virada, e o painel aceso.

Se eu desligar o carro e quiser ligar segundos depois, a temperatura está quase no vermelho e o motor fica pesado, tenho que esperar a temperatura voltar pro meio e aí ele pega. Entendeu?

#4
 Brignoli

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Membro Sênior
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Boa tarde,
-acho que agora entendi.
Bom, ao chegar e desligar o carro, a ventoinha é normal demorar até uns 5 segundos para desligar, também é normal se vc tentar dar partida com ela ainda ligada, dar uma ratiada, porque o ventilador puxa muita força da bateria(principalmente se está usando a de 45 amperes). Mas a temperatura subir assim, eu pelo menos nunca notei isso na minha. Agora, temos que ver que o carro está com o motor quente, parado e sem a ventoinha resfriando porque passou os 5 segundos que desligou o carro, a temperatura tem a subir naquele momento.....se voltar a deixar só a chave virada no contato, a ventoinha aciona novamente? Se acionar, tudo certo! Porque o motor estará quente....e se tentar ligar o carro, puxa carga da bateria...por isso fica pesado ao ligar, ao meu ver tudo normal também! Mas, vou fazer esse teste na minha e ver o que acontece...., principalmente se o ponteiro da temperatura sobe assim e a ventoinha dispara....aí posto aqui pra compararmos....!

#5
 rodriguezpqd

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Iniciante
Iniciante
Muito obrigado pela presteza. Eu tô achando que o problema está no meu cabo positivo, estou vendo uns zinabres na ponta no terminal, não na bateria, mas naqueles bracinhos que apertam o cabo.

Já comprei um cabo novo, assim que chegar e instalar, posto aqui.

#6
 Brignoli

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rodriguezpqd escreveu:Muito obrigado pela presteza. Eu tô achando que o problema está no meu cabo positivo, estou vendo uns zinabres na ponta no terminal, não na bateria, mas naqueles bracinhos que apertam o cabo.

Já comprei um cabo novo, assim que chegar e instalar, posto aqui.

OK!
Para evitar zinabre, corte um feltro, faça um buraco no meio e coloque em volta dos polos onde conecta a bateria, umedecido com óleo de maquina ou cozinha mesmo....
Também pode conectar os cabos e colocar graxa...também ajuda!
Assim que eu fizer o teste também informo!

#7
 zaninis

zaninis
Membro VIP
Membro VIP
Amigo, muito estranho.
Não posso afirmar nada, mas não acredito que o zinabre possa estar afetando a temperatura.
Novidades, nos fale.
Boa sorte.

#8
 rodriguezpqd

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Iniciante
Iniciante
Gente, muito obrigado pela presteza. Quando o carro tá frio, pega no estalo, só um toque na chave, chegou na temperatura normal, quando eu paro o carro, as vezes ele continua o ponteiro no meio, normal, as vezes sobe quase até a marcação vermelha. Se eu tentar virar o carro quando ele sobe, o motor parece pesado. Fizeram eu trocar o arranque, troquei, coloquei 0, mesma coisa, aí me falaram pra trocar bateria, mesma coisa. Coloquei uma heliar.

Dá pra sentir o motor virando pesado. Me falaram que a bobina quando aquece pode dar isso, mas como o cabo é mais barato, vou testar ela primeiro... Smile

Posto aqui pra vocês.

#9
 Brignoli

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Concordo com o Zaninis, mas acho improvável que o zinabre na bateria cause o aquecimento.....só na questão de virar o motor pode ser, porque atrapalha ao passar a tensão correta para o carro.
Mas vou fazer o teste hoje e passo o resultado aqui na parte da tarde!

#10
 Brignoli

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Membro Sênior
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Conforme informei , fiz o teste, mas como andei apenas 4 km, não deu nem para esquentar o carro, então não foi conclusivo, vou tentar andar mais com o carro, para ver como se comporta após parada! Aí posto o resultado novamente!

#11
 Araujo Junior

Araujo Junior
Membro Jr
Membro Jr
Boa noite Rodriguezpqd, já comentei sobre essa característica do meu carro em outro tópico. No meu acontece exatamente a mesma coisa que acontece no seu, depois de certo tempo andando quando desligo o carro a teperatura sobe passa do meio e as vezes chega perto da faixa vermelha. Isso acontecia no meu carro quando ele tinha 20 ml km rodados e acontece hoje em dia com 146 mil rodados, inclusive quando começa a virar pesado como está o seu eu sei que é hora de e trocar a bateria, todas as vezes que começa a virar pesado eu troco a bateria e o volta a virar normal, mas com o ponteiro acima do meio.
Vou relatar as vezes em que mais acontece da temperatura passar do meio quando desligo. Quando estou numa rodovia andando em velocidade e paro pra abastecer por exemplo, principalmente quando o ar está ligado, em percursos urbanos com ar ligado ou quando ando um pouco mais rápido, esticando e reduzindo mais as marchas. Medi com o ELM 327 e já chegou a 119° depois de ter desligado, então assim que dou partida no motor, a ventoinha aciona o segundo estágio e o ponteiro da temperatura volta pro meio.
Mas já falei e vou repetir, pelo menos no meu é normal, sempre aconteceu.

#12
 Brignoli

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Membro Sênior
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boa noite,
Realmente eu já vi em outro tópico, o comentário do nosso amigo Araujo Jr., a respeito do assunto.......como o carro dele é comum, pode ser que o do Rodriguez, também seja!.....mas a minha Eco, lembrando que é 1.6 2006 flex, não funciona assim, fiz o teste hoje e não sobe a temperatura em nada após desligar....vou fazer o último teste amanhã....vou pegar a estrada, fazer um percurso bem grande e assim que eu parar, verifico se acontece a mesma coisa.....aí posto aqui....por enquanto, tudo normal.....
Rodriguez, aproveita e veja a tensão da bateria, é fácil, se tiver um multímetro, veja se com o carro ligado, a carga chega aproximadamente a 14v....se estiver abaixo de 12v...é que já era!.....se tiver 12v ....está fraca!....se estiver acima....entre 13 a 14.0 v...está normal! Pelo menos ficará tranquilo quanto a Bateria...(mas quanto ao aumento da temperatura não há nada relacionado, só pra ver a bateria mesmo, quanto a virar o motor após quente!)
Amanhã posto o resultado do teste, para ser mais conclusivo!
Abraços

#13
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
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uma coisa que eu acho errado é qdo a ventoinha entra depois de dsligar o motor.... Oras se desliguei o motor pra que ligar a ventoinha, afinal o motor nao vai esquentar mais que isso... Alem do mais a ventoinha pode tirar a pouca carga que uma bateria ruim tem armazenado.... ai fica dificil dar partida.....

#14
 Brignoli

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Membro Sênior
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Quanto a acabar com a carga da bateria ruim...concordo plenamente....se a bateria estiver meia boca, vai adiantar o processo....mesmo sendo por apenas 5 segundos....pelo menos é o que dura a minha...
Mas em termos, até bom ligar, ajuda a resfriar um pouco mais o motor , em não aquecer tanto....mas cada um com sua opinião...

#15
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
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Brignoli escreveu:Quanto a acabar com a carga da bateria ruim...concordo plenamente....se a bateria estiver meia boca, vai adiantar o processo....mesmo sendo por apenas 5 segundos....pelo menos é o que dura a minha...
Mas em termos, até bom ligar, ajuda a resfriar um pouco mais o motor , em não aquecer tanto....mas cada um com sua opinião...
Tenho um golzinho antigo que uma vez qdo estacionei, desliguei e fechei o carro.... qdo estava caminhando vi que a ventuinha nao desligava.... a cebolinha travou e so ia parar a ventoinha qdo acabasse a bateria.... na epoca eu dei uma pancada na cebola e parou.... Tai pq nao gosto de cebolao ligado direto na bateria..... Os carro mais antigos sempre a ventuinha era ligado na ignicao(chave na posicao acessorios)....

#16
 Araujo Junior

Araujo Junior
Membro Jr
Membro Jr
Boa noite, bom não é questão de opnião, eu falei bem que no meu carro, veja bem, meu carro ele aquece depois que desliga, acontece agora e sempre aconteceu, agora ao fato de medir a tensão da bateria, o correto é medir com o carro desligado, que vai estar com pouco mais de 12 volts, na hora da partida essa tensão cai um pouco, se cai muito o carro não pega, se medir com o carro ligado vai medir a tensão que o alternador está mandando. No meu caso, volto a repetir, no meu caso quando o carro não quer pegar quando quente, é certo que a bateria está ruim. E por que isso aconece? Porque a bateria tem que virar o motor e alimentar a ventoinha no segundo estágio no momento da partida, então falta corrente pra isso tudo.
Agora você tem um motor, um bloco de ferro fundido, um cabeçote de aluminio cárter, partes móveis do motor, 4 litros de óleo e em teorno de 6 litros de fluido pra refrigerar isso tudo. Quando você desliga o carro o fluido para de circular e para de resfriar o motor e passa a receber calor do motor, logo aquece.
Realmente o aumento da temperatura não tem a ver com a bateria, e como o Rodriguez já trocou de bateria, pode ser que o problema da dificuldade de partida dele não seja bateria, ou a bateria que ele comprou está com problema, seria uma boa tentar arrumar uma bateria emprestada pra testar, já que também já trocou o motor de partida.

#17
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
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Araujo Junior escreveu:Boa noite, bom não é questão de opnião, eu falei bem que no meu carro, veja bem, meu carro ele aquece depois que desliga, acontece agora e sempre aconteceu, agora ao fato de medir a tensão da bateria, o correto é medir com o carro desligado, que vai estar com pouco mais de 12 volts, na hora da partida essa tensão cai um pouco, se cai muito o carro não pega, se medir com o carro ligado vai medir a tensão que o alternador está mandando. No meu caso, volto a repetir, no meu caso quando o carro não quer pegar quando quente, é certo que a bateria está ruim. E por que isso aconece? Porque a bateria tem que virar o motor e alimentar a ventoinha no segundo estágio no momento da partida, então falta corrente pra isso tudo.
Agora você tem um motor, um bloco de ferro fundido, um cabeçote de aluminio cárter, partes móveis do motor, 4 litros de óleo e em teorno de 6 litros de fluido pra refrigerar isso tudo. Quando você desliga o carro o fluido para de circular e para de resfriar o motor e passa a receber calor do motor, logo aquece.
Realmente o aumento da temperatura não tem a ver com a bateria, e como o Rodriguez já trocou de bateria, pode ser que o problema da dificuldade de partida dele não seja bateria, ou a bateria que ele comprou está com problema, seria uma boa tentar arrumar uma bateria emprestada pra testar, já que também já trocou o motor de partida.

Um paliativo meio que "nas coxas" seria fazer um rele com um botao de comando que interrompa temporariamente os reles que alimentam as ventoinhas na velocidade 1 e 2...... Ai teria energia suficiente para virar o motor.....

#18
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
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Bem, quanto a bateria o certo é levar em uma loja que faça o teste da CCA - Corrente de arranque a frio e ver se corresponde com o marcado na etiqueta.

#19
 Brignoli

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Membro Sênior
Membro Sênior
Bom dia,
Como eu disse, que iria fazer o teste e postar aqui....então lá vai eu....
bom, ontem rodei muito, andei aproximadamente 220 km, entre estrada e vias urbanas, fiz o teste, parei com o motor quente, desliguei o carro, depois na sequencia liguei novamente somente o contato e nada de subir a temperatura, a ventoinha disparou, depois liguei o carro e tudo normal, sem crise! Temperatura não subiu acima do meio, o carro pegou normalmente, então nada de anormal. Lembrando que minha bateria completou um ano, que foi logo que comprei o carro, coloquei também a bateria.
Como deixaram umas dicas os nossos amigos Araujo Jr. e Zanetti, faça os testes na bateria, com o carro ligado e desligado e veja se está tudo ok! Qualquer coisa, poste aqui pra gente o seu Feedback.....

#20
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Eu sigo algumas regras para que a baateria dure mais...
- Eu costumo dirigir de preferencia sem ligar os faroiss....
- nao aumentar muito o volume do som pq o booster gastar muita bateria.
- Em transito quase parado e baixa rotacao do motor é bom evitar usar os farois.... mesmo os de milha.
- uma coisa que judia muito da bateria é o tal do nhem-nhem-nhem... entao é bom ter o motor redondo para que pegue de primeira.

Muitos condenam o tal de pegar no tranco, mas acho que carro se nao tiver injecao eletronica acho que nao tem problema...
Acho que pegar no tranco estraga o catalisador.

#21
 EdilsonBorghi

EdilsonBorghi
Iniciante
Iniciante
Acabei de ler as postagens sobre a temperatura da eco subir minutos após o desligamento. Com a minha, acontece exatamente a mesma coisa, e nas mesmas condições. Ou seja, principalmente após andar vários quilômetros na pista. Há pouquíssima informação sobre isso em português na internet. Busquei em inglês e descobri que isso é muito comum, pela lógica que nosso companheiro mesmo explicou. A água que vem do radiador pára de circular e recebe o calor do bloco, elevando-se. Em inglês, parece-me que esse fenômeno é chamado de "heat soak". Gostaria de saber se vocês já falaram com mecânicos da Ford, porque aqui em minha cidade, ninguém sabe informar nada sobre isso. Meu medo é que esta água quente parada, possa danificar o motor. A sua, pelo jeito, sempre foi assim? A minha é modelo 2011. Tenho ela ha menos de dois anos. Termostática e câmara de água novas, originais.
Grande abraço e obrigado.
Edilson

#22
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
eu acho que esse pouco de temperatura que sobe nao tem problema.... afinal o motor ja ta desligado, pode subir umpouco, mas dentro de tolerancias....

#23
 francisco.itb

francisco.itb
Iniciante
Iniciante
A minha eco ocorria isso: ecosport 2010 2,0 automatica... meu mecanico olhou e resolveu o problema, era alguma coisa com sensor da ventoinha... como se ela nao tivesse funcionando 100% apesar de disparar noi momento certo, hoje ela nao esquenta mais despois desligada....
Tive problema com radiador... em uma viagem.,.tive que alinha cabecote, troquei radiador.... apos isso nao ficou normal, se desligasse ela depois de rodar, e ligasse novamente...a temperatura subia e ia reduzindo a medida que a agua circulava.

#24
 ThiFlu

ThiFlu
Iniciante
Iniciante
francisco.itb escreveu:A minha eco ocorria isso: ecosport 2010 2,0 automatica... meu mecanico olhou e resolveu o problema, era alguma coisa com sensor da ventoinha... como se ela nao tivesse funcionando 100% apesar de disparar noi momento certo, hoje ela nao esquenta mais despois desligada....
Tive problema com radiador... em uma viagem.,.tive que alinha cabecote, troquei radiador.... apos isso nao ficou normal,  se desligasse ela depois de rodar, e ligasse novamente...a temperatura subia e ia reduzindo a medida que a agua circulava.

Tenho uma Ecosport 2008 XLT Freestyle 1.6 manual com aproximadamente 125 mil km rodados. Desde dezembro/2018 com esse problema de desligar o carro e logo uns minutinhos depois percebo que o ponteiro da temperatura começa a subir com o carro desligado. Recentemente trocamos válvula termostática (mais de 1 vez), sensor da válvula e carcaça. Eu tinha carcaça de alumínio e colocamos a de plástico de volta, pra testar. Antes, também tive que "fazer" o cabeçote pois a junta estava dando passagem de água pra dentro do motor. Resolvido o problema do cabeçote, pedi pra regular o GNV e comecei a andar com o carro. O problema ainda acontece. Quando desligo o carro, tem hora que a ventoinha fica uns 30 segundos ligada na baixa (1o estágio), depois desliga de boa. Em outras oportunidades eu desligo o carro e ela não liga ou desliga junto na hora. Se passar uns 5 minutos e eu virar a chave sem ligar o carro, o ponteiro da temperatura estará quase no vermelho. E quando eu ligo o carro, a ventoinha já arma no 2o estágio (alta ou emergência) e vai baixando a temperatura. Isso passou a acontecer de Dezembro/2018 pra cá. Antes não acontecia. Sempre que eu ligava o carro, alguns minutos depois de desligar com o motor bem quente ou em época de calor, ele sempre estava no meio certinho. Agora estou com esse problema e meu mecânico também está investigando o que pode ser. Lí aqui sobre o sensor da ventoinha e sobre bateria. Vamos verificar esses dois itens, mas se alguém tiver mais dicas ou que teve o mesmo problema e conseguiu resolver, me avisem aqui. Abração!

#25
 Brignoli

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Membro Sênior
Membro Sênior
Boa noite ThiFlu,

Bom como mencionei acima, há algum tempo, é normal após o desligar acionar a ventoinha por alguns segundos. E se deixar na posição acessórios a chave virada, só para o painel de instrumentos, verá que realmente a tempera deve subir, porque o motor quente sem nenhum resfriamento (após parada da ventoinha e o carro também inerte), até aí, acredito tudo normal.
Já troquei a minha carcaça da válvula termostática ainda original que havia apresentado vazamento, por uma de alumínio, não por causa de subir temperatura, mas por ser mais resistente.
Agora vamos ao problema de esquentar.....vc utiliza algum produto como Radiex ou similar na água? Esses produtos ajudam a manter a temperatura mais baixa, ajudando a não aquecer tanto.........Como já trocou válvula e sensor, mas notou que são dois sensores? os dois foram trocados? um é da temperatura e o outro da ventoinha.....uma última dica, e o Radiador? verificou se há alguma obstrução na colmeia do radiador? Pode haver algum problema na passagem da água ou se há ar no sistema ........boa sorte e depois mande um feedback para sabermos se conseguiu resolver e o que era?

#26
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