EcoSport Club

Fórum de discussões sobre o Ford EcoSport


Olá pessoal, caso queiram participar do grupo de whatsapp, basta deixar o seu número no tópico WhatsApp. https://ecosportclub.forumeiros.com/t2104-whats-app-ecosport?highlight=whatsapp

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Apresentação

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1
 JHenrique.rj

JHenrique.rj
Membro Pro
Membro Pro
Boa noite amigos, meu nome é João, gostaria de agradecer aos amigos do fórum que por inúmeras vezes sanaram duvidas sobre o carango.
Minha primeira eco foi 2006 1.6 XLS, e hoje tenho uma 2011/12 -4WD, e sou fã do modelo quadrado, acho o novo bem bonito mas não apreciei....então vou segurar a minha atual um pouco mais ...levando em conta q rodo pouco e ela está com 70mil km ainda, e para o carro que é está super econômica desde que troquei suas velas originais por NGK Iridium laser a cerca de 2 anos.
Faz entre 10,5 e 11,5km/l variando entre centro urbano e parte urbano parte estrada, e 13,5 e 14,5km/l na estrada, usando o controle de velocidade para manter a 100km/h e garantido 14,5 passando dessa velocidade cai ate os 13,5.
Resolvi me inscrever no forum, pois como vou ficar mais um tempo com a quadradinha comecei a inventar, montei um sistema DRL que gostei bastante pois não tive que mudar nada no carro, e ficou muito legal, usei apenas os feios buracos que tem no para-choque, colocando aquelas grandes que vendem pela internet e fazendo alguns ajustes nela para direcionar o foco para frente segue imagens como ficou se for o caso posto um tutorial.
Apresentação Nova810[/url]Apresentação Nova710Apresentação Nova1110

#2
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
uma duvida que sempre tive foi essas leds DRL.... se for ver as originais de carros esportivos a gente ve na televisao elas piscam em uma frequencia em torno dos 10hertz....  mas o olho humano nao percebe isso.....  no seu caso o led vai direto na bateria?  Pois creio que esse negocio d piscar acho que faz a luz ir mais longe.
A proposito esse over-bumper do parachoque nao conhecia, ela foi feita proprio para a ecosport?

#3
 JHenrique.rj

JHenrique.rj
Membro Pro
Membro Pro
kentakk escreveu:uma duvida que sempre tive foi essas leds DRL.... se for ver as originais de carros esportivos a gente ve na televisao elas piscam em uma frequencia em torno dos 10hertz....  mas o olho humano nao percebe isso.....  no seu caso o led vai direto na bateria?  Pois creio que esse negocio d piscar acho que faz a luz ir mais longe.
A proposito esse over-bumper do parachoque nao conhecia, ela foi feita proprio para a ecosport?

Boa noite amigo, não sei te exatar a frequência que os leds piscam, mas com certeza são muito mais rápidos que as lâmpadas halógenas, que qdo o sistema elétrico do carro aumenta o consumo de energia por alguma motivo e perceptível a variação nas halógenas coisa que não ocorre com as LEDs, inclusive coloquei as as Philips P21/5 vermelhas nas lanternas traseira/freios e a velocidade que as luzes de freio acendem em relação ao stop light que fica na parte de cima da porta traseira e perceptível fora a maior intensidade dos leds.
E quanto a ligação, não... não coloquei direto na bateria, existe no ML um Controlador para DRL com dimmer, para atender a Resolução n° 667 (e a norma ECE-R48) que determina altura, posição horizontal e distancia central, o acionamento automático do DRL pós ignição bem como a redução de potencia quando acionados os faróis baixos do carro, caso você não queira ter problemas na vistoria, se ligar direto dependendo do seu Estado e certo o Detran implicar.
Mas não confunda alcance com foco, o DRL é luz de posição então ela não tem função de lançar um foco projetado de longo alcance e sim um brilho na linha abaixo dos faróis tornando a aproximação do veículo perceptível a distancia.
Existem sim LEDs para faróis e milhas, com foco projetado que dão um banho de iluminação nas halógenas, inclusive eu uso nos meus faróis principais a Philips X-Treme Ultinon H4 super led e nas milhas a Shocklight HB4 também super leds, porém apesar dessas lâmpadas terem certificados ISO e Imetro, quando vou fazer vistoria aqui no RJ tenho que tirar, so pode halógena.
Sim o over-bumper é especifico para Eco 2010 a 2012, instalado na concessionaria junto com os estribos e outros acessórios qdo comprei.

#4
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Não sei onde vc faz vistoria, mas em Irajá e na Ilha nem na placa pode colocar LED, alias nem na luz de cortesia pode.

Botei na lanterna traseira e na dianteira e tive que trocar no próprio posto para não cair em pendência ou ter que dar um qualquer para o vistoriador.

#5
 JHenrique.rj

JHenrique.rj
Membro Pro
Membro Pro
Zanetti escreveu:Não sei onde vc faz vistoria, mas em Irajá e na Ilha nem na placa pode colocar LED, alias nem na luz de cortesia pode.

Botei na lanterna traseira e na dianteira e tive que trocar no próprio posto para não cair em pendência ou ter que dar um qualquer para o vistoriador.

Opa amigo, eu sou de São Gonçalo, mas normalmente marco vistoria em Maricá, Magé ou por incrível que pareça na ilha do governador, como falei quando vou fazer vistoria eu tiro os super leds do farol principal e das milhas, tenho um Kit Philips Cristal Vision ultra super branca halógena que estão na lista de homologação do CONTRAN, que eram da minha eco anterior que tirei e coloquei as originais quando vendi e uso para vistoria, e nesses kits H4 e HB4 vem as pingos super brancas também, usei elas na placa do veiculo fica bem melhor que a pingo original, e nunca implicaram, e quanto a LED da lanterna como falei ela e da Philips também modelo P21/5 na cor vermelha e também vem com cartão de homologação. Provavelmente implicaram por causa do tipo de led que você usou. Ou pode ser coisa mesmo do posto ou agente que você fez a vistoria, por exemplo tem um posto do Detran em Neves aqui em SG que eu não vou nem a pau fui 2 vezes e me estressei por causa do famoso café de R$ 50,00, , na primeira vez so discuti e na segunda peguei o agente pelo colarim e nessa vez o carro era do meu irmão, deu a maior confusão e eles tiveram que me engolir sou militar reformado.

#6
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
para os cidadoes fluminenses ta complicado a vistoria heim? aqui em sao paulo acho que a lei ta frouxa, ta todo mundo instalando xenon a vontade.... de cara eu percebo que eh mal instalado, pois irrita demais os motoristas....

#7
 JHenrique.rj

JHenrique.rj
Membro Pro
Membro Pro
kentakk escreveu:para os cidadoes fluminenses ta complicado a vistoria heim?  aqui em sao paulo acho que a lei ta frouxa, ta todo mundo instalando xenon a vontade.... de cara eu percebo que eh mal instalado, pois irrita demais os motoristas....

Opa amigo, sim vistoria aqui no Rio e coisa complicada, tem Agente que olha o seu carro todo, e quando não acha nada vai la trás e tampa o escapamento do carro para dizer que está furado, esse foi o caso no carro do meu irmão ...como eu sou meio bruto chutei a mão do cara........ é sabido que obstruir o escapamento especialmente de alguns modelos nacionais pode causar até empeno de válvulas....ai deu confusão pois eles se acham funcionários públicos e não são.....

Mas só aproveitando a resposta, ao Zannetti, falou sobre eles não aceitarem leds em lugar nenhuma, o que não é o caso......... realmente não há uma previsão legal, para leds nos faróis, porém nas lanternas e setas se usar as homologadas no caso SÓ AS PHILIPS, deve ser caso de amor com Detran..kkkkk, e na cor regulamentar, luz de direção LARANJA, lanternas e freio VERMELHO, não há problema.
E no caso as DRL, ai sim a resolução que citei na outra resposta fala exatamente sobre isso, essas devem ser LED, e caso as montadoras não venha a usar esse tipo de lâmpada terão que aplicar em seus veículos a partir de 2021 modelos substitutos para os leds.

Bom como nossos legisladores de transito, ao meu ponto de vista são um bando de boçais, provavelmente alguém da PRF ou órgão mais competente até 2021, deve instrui-los a olhar pro futuro e desistir das lâmpadas halógenas. Não sei se com o atual modelo de rodovias no Brasil será viável um xenon mais top, mas vamos ver até lá.

#8
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
É complicado, realmente se acham e botam em todas as paredes do posto que o desacato a funcionário público no exercício de suas funções é bla bla bla e eu sempre para cutucar pergunto se no posto tem algum funcionário público, pois pelo que sei são todos terceirizados.
Acho que eles ficam revoltados com meu carro devido a nunca encontrarem nada e ai saem procurando uma desculpa, só que deixo fica na pendência e a maioria das vezes resolvo no pátio mesmo e volto para que terminem o serviço, na última o cara implicou porque estava sem a tampa do pescoço do volante que eu tinha tirado para ver um problema que dá em um conetor e faz o carro parar.

#9
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
JHenrique.rj escreveu:
kentakk escreveu:para os cidadoes fluminenses ta complicado a vistoria heim?  aqui em sao paulo acho que a lei ta frouxa, ta todo mundo instalando xenon a vontade.... de cara eu percebo que eh mal instalado, pois irrita demais os motoristas....

Opa amigo, sim vistoria aqui no Rio e coisa complicada, tem Agente que olha o seu carro todo, e quando não acha nada vai la trás e tampa o escapamento do carro para dizer que está furado, esse foi o caso no carro do meu irmão ...como eu sou meio bruto chutei a mão do cara........ é sabido que obstruir o escapamento especialmente de alguns modelos nacionais pode causar até empeno de válvulas....ai deu confusão pois eles se acham funcionários públicos e não são.....

Mas só aproveitando a resposta, ao Zannetti, falou sobre eles não aceitarem leds em lugar nenhuma, o que não é o caso......... realmente não há uma previsão legal, para leds nos faróis, porém nas lanternas e setas se usar as homologadas no caso SÓ AS PHILIPS, deve ser caso de amor com Detran..kkkkk, e na cor regulamentar, luz de direção LARANJA, lanternas e freio VERMELHO, não há problema.
E no caso as DRL, ai sim a resolução que citei na outra resposta fala exatamente sobre isso, essas devem ser LED, e caso as montadoras não venha a usar esse tipo de lâmpada terão que aplicar em seus veículos a partir de 2021 modelos substitutos para os leds.

Bom como nossos legisladores de transito, ao meu ponto de vista são um bando de boçais, provavelmente alguém da PRF ou órgão mais competente até 2021, deve instrui-los a olhar pro futuro e desistir das lâmpadas halógenas. Não sei se com o atual modelo de rodovias no Brasil será viável um xenon mais top, mas vamos ver até lá.    

Mas a maioria dos fabricantes mundiais estao colocando LED no farol principal nos modelos top de linha.... gasta pouco, ilumina bem e dura bastante.... Eu comprei um kit led tomara que nao de problemas com fiscalizacao.

#10
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Zanetti escreveu:É complicado, realmente se acham e botam em todas as paredes do posto que o desacato a funcionário público no exercício de suas funções é bla bla bla e eu sempre para cutucar pergunto se no posto tem algum funcionário público, pois pelo que sei são todos terceirizados.
Acho que eles ficam revoltados com meu carro devido a nunca encontrarem nada e ai saem procurando uma desculpa, só que deixo fica na pendência e a maioria das vezes resolvo no pátio mesmo e volto para que terminem o serviço, na última o cara implicou porque estava sem a tampa do pescoço do volante que eu tinha tirado para ver um problema que dá em um conetor e faz o carro parar.

Zanetti! estao querendo encontrar pelo em ovo..... em SP numa vistoria obrigatoria uma inspetora descobriu que eu tirei um pedaço de plastico na entrada do filtro de ar..... Caramba.... um plastico de 3 dedos de comprimento. que diferença faz na poluicao?

#11
 Eduhmq

Eduhmq
Membro Jr
Membro Jr
JHenrique.rj seu carro ficou muito bonito. Olhando assim da a impressão de que a Ford devia oferecer esses leds pelo menos como opcionais na época! Parece que fazem parte do projeto do carro já.

Só uma duvida que eu tive lendo o tópico: quer dizer que se eu colocar os leds homologados da Philipps na lanterna traseira da minha eu ainda estou dentro da lei? E se colocar o Led vermelho na luz de seta traseira? Li que o indicador de direção traseiro podia ser de cor vermelha ou âmbar em uma matéria sobre as setas de carros como o Fusion e Malibu que são vermelhas e sempre me interessei em fazer esse mod no meus carros mas nunca tive coragem por causa da fiscalização.
Aqui na minha cidade costuma ter bastante blitz e os policiais olham esse tipo de coisa, se for xenon por exemplo: se estiver bem instalado e não for daqueles que 'cega' os outros motoristas mesmo na luz baixa eles deixam passar, até mesmo farolete de Led e pingo de Led na placa não costuma dar problema mas nunca vi nenhum carro rodando com luz de seta vermelha atrás, por isso minha dúvida.

Ah, acredito que isso dos leds 'piscarem' deve ser algo com o controlador de sinal PWM que usa pra controlar o brilho do led. Ele varia a frequência que o Led pisca pra ficar mais ou menos claro.

#12
 JHenrique.rj

JHenrique.rj
Membro Pro
Membro Pro
Eduhmq escreveu:JHenrique.rj seu carro ficou muito bonito. Olhando assim da a impressão de que a Ford devia oferecer esses leds pelo menos como opcionais na época! Parece que fazem parte do projeto do carro já.

Só uma duvida que eu tive lendo o tópico: quer dizer que se eu colocar os leds homologados da Philipps na lanterna traseira da minha eu ainda estou dentro da lei? E se colocar o Led vermelho na luz de seta traseira? Li que o indicador de direção traseiro podia ser de cor vermelha ou âmbar em uma matéria sobre as setas de carros como o Fusion e Malibu que são vermelhas e sempre me interessei em fazer esse mod no meus carros mas nunca tive coragem por causa da fiscalização.
Aqui na minha cidade costuma ter bastante blitz e os policiais olham esse tipo de coisa, se for xenon por exemplo: se estiver bem instalado e não for daqueles que 'cega' os outros motoristas mesmo na luz baixa eles deixam passar, até mesmo farolete de Led e pingo de Led na placa não costuma dar problema mas nunca vi nenhum carro rodando com luz de seta vermelha atrás, por isso minha dúvida.

Ah, acredito que isso dos leds 'piscarem' deve ser algo com o controlador de sinal PWM que usa pra controlar o brilho do led. Ele varia a frequência que o Led pisca pra ficar mais ou menos claro.

Boa noite amigo, valeu o elogio, sim a ford deveria ter colocado leds ali, porém até 2012 esse tipo de iluminação nas estava em pauta....... e não sei porque tem aqueles 2 buracos feiosos nos para-choques das Eco 2007 segunda geração até as 2012. Mas posso te dizer que com um pouquinho de criatividade acabei com os buracos, deixei eles mais bonitos e eficientes....kkkkkk

E quanto aos leds laranja ou vermelhos nas setas (luz de direção traseira), o que posso te dizer Eduhmq, é que pela lei sim pode (resolução número 14/98 do Contran, de fevereiro de 1998, estabelece que as luzes indicadoras de direção devem ser da cor âmbar (laranja) na dianteira e âmbar ou vermelha na traseira), porém amigo so falando assim o (CORNO) que inventou a resolução 667/17, diz nela que fica proibida a alteração do sistema de iluminação original dos veículos por lâmpadas de tecnologia diferente ou cor, ou seja uma resolução que vai de encontro a umas 7 outras normas sobre sistema de iluminação, deixa a duvida corrupta que esses legisladores estão protegendo fabricas de peças obsoletas que são ineficientes para atualidade, causa desgastes elétricos ao sistema por aquecimento, aumento de consumo combustível, desgastes nas baterias bem como queimaduras nas lentes acrílicas dos faróis, então imagina se elas forem trocadas por leds mais eficientes que não causam esses danos todos, quanto os pobres empresários vão deixar de ganhar vendendo tudo que elas danificam. Ainda bem que esse idiota não está na rua fiscalizando, acho que na melhor das hipóteses eles tomava uma coça, e a PM e PRF pelo menos nesse inicio não estão dando muito atenção ao fato, mas como tudo nesse País quando se fala de fiscalização tem sinônimo de corrupção, já já eles começam a pedir dinheiro para liberar, ou vão apreender os veículos, e vai ser um festival de ações judiciais, pois o manual do veículo é o único lugar atualmente que existe o código das peças originais, e não somos obrigados a andar com manual, muito menos a fazer prova contra si mesmo. Fica uma palavra contra a outra, e o agente de fiscalização vai se sentir soberano a afirmar que de repente um sistema que está original foi alterado, isso vai gerar um infinidade de problemas, vamos ver como fica. Como falei antes é praticamente impossível impedir avanço tecnológico, eles devem consertar essa porcaria de resolução, como ja foi feito a pedido da PRF quanto aos DRL Led.

E quanto aos leds piscarem, sim um controlador com dimmer, eu uso um com varias funções, tipo; ao ligar o motor o drl acende automático, e  ao ligar faróis baixos ele reduz a potencia dos DRL para 50% que esta previsto na resolução/norma, porém ele também tem função de setas, caso os leds tenha duas cores, e o estrobo que pode ser ligado a saída do som do carro bem como a um pulsador, porém essa função é totalmente proibida se for pega na fiscalização o veículo pode ser apreendido, pois é como os giroscópios de ambulâncias e outras viaturas oficiais, so pode ser usando nelas.
Apresentação Nova1310

#13
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Edu.... ola... a teoria que tenho sobre as piscadas dos led eh a seguinte....Seria sobre o alcance dos leds. Por exemplo um led que consome 20mA decorrente tem um certo alcance, Mas se ele piscar 50% do tempo aceso e 50% apagado teoricamente poderia passar 40mA de corrente.... entao o alcance seria maior... Agora pensando melhor e se deixar 10% do tempo aceso e 90% do tempo desligado entao teoricamente poderia passar 200mA no led, entao teoricamente o alcance seria maior ainda....
Mas esta piscadas que falo eh muito rapido que o olho-humano nao consegue perceber elas piscando. Somente uma filmadora pega essas piscadas.... A gente nota muito isso em programas automotivos de televisao onde essas luzes DRL ficam piscando.....

#14
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
J Henrique vc comentou do furos horriveis... na verdade eu ate achei bonito, eles fazem parte do design do carro.... Alem do mais eh o buraco onde tem o gancho para reboque com cambão....

#15
 JHenrique.rj

JHenrique.rj
Membro Pro
Membro Pro
kentakk escreveu:J Henrique vc comentou do furos horriveis... na verdade eu ate achei bonito, eles fazem parte do design do carro.... Alem do mais eh o buraco onde tem o gancho para reboque com cambão....

Ok, ok!!!..... não tinha atentando para o reboque cambão, até porque nunca usei ... acho que poucas pessoas não viajam ou fazem pequenas trilhas com sua Eco levando em conta o conforto, tenho uns amigos que usam cambão para levar seus jeeps e bugres para praia ou trilha. Ainda assim a Ford poderia ter inventando um acabamento removível ou algo que ameniza-se a visão da placa de ferro que fica em evidencia no para-choque especialmente em cores claras.

#16
 Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos