EcoSport Club

Fórum de discussões sobre o Ford EcoSport


Olá pessoal, caso queiram participar do grupo de whatsapp, basta deixar o seu número no tópico WhatsApp. https://ecosportclub.forumeiros.com/t2104-whats-app-ecosport?highlight=whatsapp

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Acendimento automático dos faróis na Eco Freestyle

Ir à página : 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 2]

#1
 Eduhmq

Eduhmq
Membro Jr
Membro Jr
Olá a todos
Recentemente troquei minha Ecosport Freestyle 2011 1.6 por uma 2016 Freestyle PowerShift. Quando fui olhar o carro reparei que a versão Titanium possuía alguns itens a mais, umas das funções que me chamaram atenção foram: o acendimento automático dos faróis e partida sem chave. Essa última já li um tópico aqui no fórum e pretendo começar a fuçar mais pra frente, o que eu tava querendo fazer mesmo por agora era o sensor de luminosidade.
Já desenvolvi um pequeno "protótipo" com arduino que detecta quando há pouca luz no ambiente e liga um led com efeito fade in (vai acendendo aos poucos), mas poderia ser facilmente substituído por um rele pra acionar os faróis.
Peço ajuda sobre aquela chave que liga os faróis. Encontrei pra comprar no Mercado livre mas não tenho certeza se o chicote é o mesmo (ainda não mexi muito e to com medo de desmontar e quebrar algo), além disso, as ecos de 2013 parece que tinham lanterna de neblina traseira, coisa que a minha não possui e se for trocar a chave pretendo instalar isso também já que o botão que liga essa lanterna fica nessa mesma "chave".
Aqui vai uma foto pra ajudar a entender melhor:

Acendimento automático dos faróis na Eco Freestyle 2qu6hyc
(A minha não possui esse último botão, só uma pequena "saliência")

Vale lembrar que esse sistema de acendimento automático funcionaria em praticamente qualquer eco de qualquer ano, já que é só fazer uma pequena adaptação no botão ou na chave de seta dos modelos anteriores.

Ah, mais uma coisa Rolling Eyes Rolling Eyes vi no manual que há uma função de regulagem de altura dos faróis, coisa que não consegui encontrar no meu carro, não sei se é só na titanium ou se não tem mais isso ai

Acendimento automático dos faróis na Eco Freestyle 5med1z

Se alguém puder me ajudar com essas duvidas seria ótimo
Obrigado



Última edição por Eduhmq em Sáb Jan 16, 2016 5:42 pm, editado 2 vez(es)

#2
 Marcos-CWB

Marcos-CWB
Administrador
Administrador
cara, quer legal essa sua ideia.
infelizmente meu carro é dez anos mais antigo hehehehe.
não vou poder te ajudar pois esse opcional surgiu somente nesse modelo mais novo.

#3
 edivani

edivani
Iniciante
Iniciante
Bom dia Cara, eu fiz hum projeto desse, na minha Eco XLT. a dois meses atrás, e já está funcionando perfeitamente. o meu utilizei dois reles. um pro farol e o outro para farolete e farol de minha.

http://edivani16.wix.com/mundomoderno

#4
 Eduhmq

Eduhmq
Membro Jr
Membro Jr
Marcos-CWB escreveu:cara, quer legal essa sua ideia.
infelizmente meu carro é dez anos mais antigo hehehehe.
não vou poder te ajudar pois esse opcional surgiu somente nesse modelo mais novo.

Marcos-CWB, valeu pela resposta. Estou ainda desenvolvendo esse projeto, quando conseguir resultados bons eu vou postar aqui pra galera que tiver interesse.

#5
 Eduhmq

Eduhmq
Membro Jr
Membro Jr
edivani escreveu:Bom dia Cara, eu fiz hum projeto desse, na minha Eco XLT. a dois meses atrás, e já está funcionando perfeitamente. o meu utilizei dois reles. um pro farol e o outro para farolete e farol de minha.

Olá edivani, tem como me dizer qual tipo de "acionador" você usou? Foi com arduino, aqueles módulos prontos, ou fez um método próprio?

#6
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Sei que o gostoso é fazer, mas para quem não sabe, não quer ou não pode, já existe o bolo pronto

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-733085118-sensor-automatico-crepuscular-farol-universal-_JM

#7
 edivani

edivani
Iniciante
Iniciante
Fiz um proprio sem arduino. Parece com esse crepuscular. Que tem no mercado livre. Quando.entro na garagem o farol acende. Ou quando passo em tunel. Se perder a luz do dia os farois acende.

http://edivani16.wix.com/mundomoderno

#8
 edivani

edivani
Iniciante
Iniciante
Quando volta a luz do dia. Com 5 segumdos o garol apaga. Mas 5 segundos apaga o farol de milha e farolete.

http://edivani16.wix.com/mundomoderno

#9
 edivani

edivani
Iniciante
Iniciante
Eduhmq escreveu:
edivani escreveu:Bom dia Cara, eu fiz hum projeto desse, na minha Eco XLT. a dois meses atrás, e já está funcionando perfeitamente. o meu utilizei dois reles. um pro farol e o outro para farolete e farol de minha.

Olá edivani, tem como me dizer qual tipo de "acionador" você usou? Foi com arduino, aqueles módulos prontos,  ou fez um método próprio?

Fiz um proprio sem arduino. Parece com esse crepuscular. Que tem no mercado livre. Quando.entro na garagem o farol acende. Ou quando passo em tunel. Se perder a luz do dia os farois acende.

http://edivani16.wix.com/mundomoderno

#10
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Ola Edu! eu nao sabia que a nova eco tem o recurso da regulagem dos fachos dos farois, coisa muito util... as ecos antigas nao tinham nem nos modelos mais tops.... sacanagem heim? Eu tenho uma 2009 e estou tentando colocar um regulador de altura, mas vai ser dificil pois tem a parte mecanica que tera que ser feito a mao.
Com relacao a acendimento automatico nao faco questao.... Outra coisa que acho util eh o piloto automatico que ajuda muito na estrada principalmente se o carro eh automatico, pois num carrro nao automatico fica meio manco, pois em subida se o motor perder o folego ele nao troca a marcha sozinho.... Entao o piloto nao fica tao automatico assim....

#11
 Eduhmq

Eduhmq
Membro Jr
Membro Jr
kentakk escreveu:Ola Edu!  eu nao sabia que a nova eco tem o recurso da regulagem dos fachos dos farois, coisa muito util... as ecos antigas nao tinham nem nos modelos mais tops.... sacanagem heim? Eu tenho uma 2009 e estou  tentando colocar um regulador de altura, mas vai ser dificil pois tem a parte mecanica que tera que ser feito a mao.
Com relacao a acendimento automatico nao faco questao....   Outra coisa que acho util eh o piloto automatico que ajuda muito na estrada principalmente se o carro eh automatico, pois num carrro nao automatico fica meio manco, pois em subida se o motor perder o folego ele nao troca a marcha sozinho.... Entao o piloto nao fica tao automatico assim....

Opa, kentakk, blz?

Então a regulagem dos faróis acho bem útil, importante até pra segurança, da pra regular a altura do farol de acordo com o peso que o carro ta levando e a altura que fica a dianteira.
O acendimento automático também não faço questão, mas estou tentando montar um pela experiencia e até pela facilidade do projeto. O piloto automático surpreendentemente a ford colocou nas ecos freestyle automáticas, achei que colocaria só na Freestyle plus e na Titanium. Eu testei esse sistema em uma Ford Ranger manual e apesar do esforço do carro e do tamanho do motor ela não consegue manter bem a velocidade, já que não consegue reduzir as marchas. E na decida ela também não consegue segurar bem a velocidade.

#12
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Eduhmq escreveu:
kentakk escreveu:Ola Edu!  eu nao sabia que a nova eco tem o recurso da regulagem dos fachos dos farois, coisa muito util... as ecos antigas nao tinham nem nos modelos mais tops.... sacanagem heim? Eu tenho uma 2009 e estou  tentando colocar um regulador de altura, mas vai ser dificil pois tem a parte mecanica que tera que ser feito a mao.
Com relacao a acendimento automatico nao faco questao....   Outra coisa que acho util eh o piloto automatico que ajuda muito na estrada principalmente se o carro eh automatico, pois num carrro nao automatico fica meio manco, pois em subida se o motor perder o folego ele nao troca a marcha sozinho.... Entao o piloto nao fica tao automatico assim....

Opa, kentakk, blz?

Então a regulagem dos faróis acho bem útil, importante até pra segurança, da pra regular a altura do farol de acordo com o peso que o carro ta levando e a altura que fica a dianteira.
O acendimento automático também não faço questão, mas estou tentando montar um pela experiencia e até pela facilidade do projeto. O piloto automático surpreendentemente a ford colocou nas ecos freestyle automáticas, achei que colocaria só na Freestyle plus e na Titanium. Eu testei esse sistema em uma Ford Ranger manual e apesar do esforço do carro e do tamanho do motor ela não consegue manter bem a velocidade, já que não consegue reduzir as marchas. E na decida ela também não consegue segurar bem a velocidade.

Ola Edu! Entao sobre o piloto automatico eu estudei bem o funcionamento e dai percebi que a maioria dos carros principalmente os mais antigos sao bem mancos, pois como vc mesmo disse a ranger nao consegue manter a velocidade principalmente na descida. Eh que qdo inventaram isso pensaram somente no pedal do acelerador, tanto eh que os pilotos antigos apenas controlam o acelerador, dai qdo chega a ladeira....Mas os mais modernos como por exemplo o honda ou hyundai alem do acelerador ele mexe com o cambio tambem reduzindo uma marcha para segurar na descida. Nao sei qto ao new eco se tem este recurso de reducao de marcha no power shift...

#13
 karlogomez

karlogomez
Membro
Membro
Tenho também a Eco Titanium 2.0 2013 automático e na verdade não há ajuste elétrico da altura do facho dos faróis. O que há tem todas as Ecos de qualquer ano é a regulagem de altura dos faróis de forma manual, junto aos faróis dianteiros pelo capô.

#14
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Eduhmq escreveu:
kentakk escreveu:Ola Edu!  eu nao sabia que a nova eco tem o recurso da regulagem dos fachos dos farois, coisa muito util... as ecos antigas nao tinham nem nos modelos mais tops.... sacanagem heim? Eu tenho uma 2009 e estou  tentando colocar um regulador de altura, mas vai ser dificil pois tem a parte mecanica que tera que ser feito a mao.
Com relacao a acendimento automatico nao faco questao....   Outra coisa que acho util eh o piloto automatico que ajuda muito na estrada principalmente se o carro eh automatico, pois num carrro nao automatico fica meio manco, pois em subida se o motor perder o folego ele nao troca a marcha sozinho.... Entao o piloto nao fica tao automatico assim....

Opa, kentakk, blz?

Então a regulagem dos faróis acho bem útil, importante até pra segurança, da pra regular a altura do farol de acordo com o peso que o carro ta levando e a altura que fica a dianteira.
O acendimento automático também não faço questão, mas estou tentando montar um pela experiencia e até pela facilidade do projeto. O piloto automático surpreendentemente a ford colocou nas ecos freestyle automáticas, achei que colocaria só na Freestyle plus e na Titanium. Eu testei esse sistema em uma Ford Ranger manual e apesar do esforço do carro e do tamanho do motor ela não consegue manter bem a velocidade, já que não consegue reduzir as marchas. E na decida ela também não consegue segurar bem a velocidade.
ola Edu! como andas nosso projeto arduino?  me diz uma coisa qdo seu carro desce uma ladeira ele reduz as marchas sozinho? tipo reduzir automaticamente(no piloto automatico)? Ahhh... outra coisa...vc manja de arduino... sera que tem como me dar uns tocs a respeito disso, ta certo que precisa saber programacao, mas sou muito ruim nesta parte...

#15
 Eduhmq

Eduhmq
Membro Jr
Membro Jr
Eae,  kentakk

Então, o projeto dos faróis anda meio parado. Ouvi rumores de uma nova Eco pra esse ano e, apesar de estar com o carro há pouco tempo, talvez haja a possibilidade de trocar, ai não quero desmontar tudo pra instalar e pouco tempo depois ter que tirar de novo. No entanto, gostei bastante do resultado com arduino. Comprei a chave da eco titanium e consegui fazer a adaptação por ela mesma, assim só preciso de um relê pequeno e não é necessário trocar o do farol em si (teria que fazer uma pequena "gambiarra" na chave do farol pra não precisar cortar o chicote original).
O arduino é até bem fácil de se mexer. Mesmo pra quem não programa, na internet há manuais pra praticamente qualquer coisa que você queria fazer e quase 100% das vezes vem acompanhado do código já pronto. Só copiar e colar e adaptar o projeto no que você quiser (qualquer duvida só me mandar mensagem que eu tento ajudar como puder. Ahh no ebay, apesar do dólar, da pra achar bem baratinho o arduino).

Já ia esquecendo hahaha, sim, ele reduz as marchas só quando está no piloto automático. Se não me engano é quando passa de 5km da velocidade que vc programou. Se quiser da pra reduzir manualmente tbm pra ajudar a segurar na ladeira.

#16
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Eduhmq escreveu:Eae,  kentakk

Então, o projeto dos faróis anda meio parado. Ouvi rumores de uma nova Eco pra esse ano e, apesar de estar com o carro há pouco tempo, talvez haja a possibilidade de trocar, ai não quero desmontar tudo pra instalar e pouco tempo depois ter que tirar de novo. No entanto, gostei bastante do resultado com arduino. Comprei a chave da eco titanium e consegui fazer a adaptação por ela mesma, assim só preciso de um relê pequeno e não é necessário trocar o do farol em si (teria que fazer uma pequena "gambiarra" na chave do farol pra não precisar cortar o chicote original).
O arduino é até bem fácil de se mexer. Mesmo pra quem não programa, na internet há manuais pra praticamente qualquer coisa que você queria fazer e quase 100% das vezes vem acompanhado do código já pronto. Só copiar e colar e adaptar o projeto no que você quiser (qualquer duvida só me mandar mensagem que eu tento ajudar como puder. Ahh no ebay, apesar do dólar, da pra achar bem baratinho o arduino).

Já ia esquecendo hahaha, sim, ele reduz as marchas só quando está no piloto automático. Se não me engano é quando passa de 5km da velocidade que vc programou. Se quiser da pra reduzir manualmente tbm pra ajudar a segurar na ladeira.

Ola Edu! entao com relacao ao Arduino eu gostaria de aprender mesmo programar, pois no quesito hardware eh tranquilo, pois como vc deve ter notado eu sou bem fussador, hehehee..... Na verdade eu gostaria de mexer com programacao, pois tenho um aparelho de gps que diz onde estao os radares, mas nao tem o mapa, somente o display de leds que mostra a velocidade, entao gostaria de mexer no programa dele para aperfeicoar, mas acho dificil pois esses aprelhos devem ter softer fechado para nao ser mexido mesmo....

#17
 shidara

shidara
Iniciante
Iniciante
Olá bom dia,

Como você fez para desmontar o botão de farol do painel do carro? Obrigado

#18
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
pra mexer no botao precisa tirar o painel debaixo do volante, ai libera o painel superior. No caso da 2009 se nao me engano preciso tb tirar uma tampa que fica encima do painel de intrumentos, eh so puxar pra tras... Dai tira se o conjunto de chaves de seta e farol tirando um parafuso torx que fica encima da chave da seta....

#19
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Falando nisso, agora que começou prá valer a onda de multas por conta deste bendito farol, pensei numa solução prática para quem não tem DRL mas tem a opção de ligar automaticamente os faróis:


* Obstruir o sensor de luz para parecer que sempre está escuro, mesmo de dia.


Será que funciona? Assim não precisa lembrar de ficar ligando os faróis sempre que ligar o carro... Com o sensor os faróis sempre vão desligar quando desligar a chave...


Porquê isso? Viajo toda semana por BR e de vez em quando tô esquecendo de ligar a %$RA dos faróis...


E o engraçado é que há muito tempo já tenho o costume de rodar em BR com os faróis ligados. Mas em geral eu só lembrava quando já havia iniciado a viagem. Igualzinho ao que ocorre hoje...


Twisted Evil

#20
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
eu tenho um tipo de GPS que qdo me aproximo de qualquer entrada de rodovia a voz diz; "acesso a rodovia" entao logo me vem a mente em ligar o farol.... pena que nao tem como mexer no programa, pois se desse entao se o gps descobrir que entrou na rodovia ele diria "ligar os farois".

#21
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Eu pensei em colocar um sinal de radar para quando fosse entrar na rodovia, mas o problema é que frequentemente não acesso o GPS na Central, apesar dele estar a um clique de alcance...


A patroa fica reclamando do bip-bip que aparece quando o radar se aproxima... Diz que atrapalha a música... Mas pagar a multa e colocar os pontos na carteira ela já não quer, né?  Já deu até briga...

#22
 efemota

efemota
Administrador
Administrador
Meu amigo Josimar, a reclamação sobre o uso do GPS no meu carro pela patroa é a mesma.

Os bips do navegador IGO.....eu particularmente gosto, e são bem intuitivos, se você está acima da velocidade é um bip, e se está até a velocidade recomendada é outro tipo de bip. Já me livrei de muitas multas graças a esse navegador.

Utilizo o IGO em um GPS Foston, e o Waze no celular. Você só é multado e se perde se você quiser rs.

Forte abraço

Fernando Mota



EcoSport FreeStyle 1.6 2009 Prata Enseada

#23
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
efemota escreveu:Meu amigo Josimar, a reclamação sobre o uso do GPS no meu carro pela patroa é a mesma.

Os bips do navegador IGO.....eu particularmente gosto, e são bem intuitivos, se você está acima da velocidade é um bip, e se está até a velocidade recomendada é outro tipo de bip. Já me livrei de muitas multas graças a esse navegador.

Utilizo o IGO em um GPS Foston, e o Waze no celular. Você só é multado e se perde se você quiser rs.

Forte abraço

Fernando Mota

ola Fernando! qualquer que seja o GPS pra mim nao me serve.... Eu prefiro usar um tablet com um googlemaps, o que nao eh o ideal.  O correto seria usar um tablet com google earth, pois este programa no windows permite traçar a rota.  Eu faço a trilha em cor bem forte como o vermelho por exemplo....  Dai eh so fazer o carro seguir a bolinha azul do google earth.....  So que eu tive uma grande dificuldade em fazer conexao do receptor GPS com o programa google earth pois pra isso necessita de um softer pago. O meu ja expirou, pois usava a versao trial do softer.... Nao eh caro custa 80reais e eh alemao....   Agora nao uso pois o meu venceu.... Mas é muito bom..... Eu usava com um netbook 10", mas o ideal seria um tablet com windows..... segue um exemplo.

#24
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Qual o nome desse teu programa que expirou?

#25
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
efemota escreveu:Meu amigo Josimar, a reclamação sobre o uso do GPS no meu carro pela patroa é a mesma.

Os bips do navegador IGO.....eu particularmente gosto, e são bem intuitivos, se você está acima da velocidade é um bip, e se está até a velocidade recomendada é outro tipo de bip. Já me livrei de muitas multas graças a esse navegador.

Utilizo o IGO em um GPS Foston, e o Waze no celular. Você só é multado e se perde se você quiser rs.

Forte abraço

Fernando Mota

Bom saber que não estou sozinho, kkkkk...


Ela está passando esta semana em Brasília, então estou rodando com o GPS ligado o tempo todo. É muito bom, rsrsrs.


Mas diminuí o volume, para ver se perturba menos...


Aproveitei e coloquei ponto de radar quando entro em rodovias, para lembrar de ligar os faróis.


Também uso o iGO. Os mapas originais da Central eram de 2009, mas consegui atualizar no começo do ano para 2015.


Uso inclusive em estradas rurais, mesmo quando não há estradas no mapa... Antes da viagem comparo com o google maps e traço rotas alternativas.


No último fim-de-semana consegui achar o caminho para uma praia deserta, quase selvagem, onde não há acesso para carros comuns e só se chega lá por trilhas ou barco.


Mas rodei muito e, quando me aproximava, percebi que o combustível já não daria para voltar à civilização... Cheguei a 200m da praia e voltei... Era muita areia e eu poderia gastar o resto da gasolina num atolamento. E já estava anoitecendo...


Quando consegui chegar num posto a autonomia marcada pelo computador de bordo era de apenas 1 km... 

pale

Abs

#26
 Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 2]

Ir à página : 1, 2  Seguinte


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos