EcoSport Club

Fórum de discussões sobre o Ford EcoSport


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Modelo novo da Ecosport,1.6 Correia ,porque?

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#1
 João Marcelo

João Marcelo
Iniciante
Iniciante
Não sei se isso já foi abordado aqui, porém fiquei sabendo a pouco que o modelo novo da ecosport tem diferença entre a 1.6 que é Correia e a 2.0 que é corrente, quer dizer que em termos de motorização e não potência a 2.0 tem um motor melhor que a 1.6, diferentemente do outro modelo que as duas versões eram a mesma coisa, é isso?

#2
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
João, bem vindo ao fórum.


Já abordamos este assunto por aqui, mas sempre é bom relembrar esses detalhes!


Realmente esta foi uma surpresa não muito agradável, pois uma das vantagens dos motores  Ford que sempre equiparam nosso ecos estava ligada à ausência de correia dentada.


A corrente de comando passava uma sensação de segurança e robustez aos motores. A versão 2.0 16V do novo EcoSport continua tendo a corrente porque é a mesma motorização que equipou as gerações anteriores do eco - o Duratec.


O motor 1.6 8V das gerações anteriores possuía corrente de comando, mas era bem diferente do 2.0 - era o Zetec Rocam, cujo bloco era feito em ferro fundido.



No novo Ecosport 1.6, o motor é o Sigma 1.6 16V. É o primeiro motor flex com bloco, cabeçote, cárter e pistões em alumínio.


Sinceramente, eu ainda não sei dizer se o sigma representou uma vantagem para o EcoSport. Ele é em alumínio, é mais leve (15 kg a menos), o cofre do motor fica bem espaçoso, etc.


Mas tudo isso veio em nome da economia de combustível. A julgar pelo relato dos colegas aqui no fórum, ainda não vi essa economia aparecer!


Abs

#3
 dayz_sp

dayz_sp
Membro VIP
Membro VIP
FALA GALERA, BLZ?

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ACREDITO QUE MOTORES 16V SÃO MAIS FORTES E ECONÔMICOS (ANALISANDO DE FORMA GERAL), MAS QUE NO BRASIL ACABARAM NÃO DANDO A MANUTENÇÃO CORRETA E MUITOS JUNTARAM BORRA E ACABARAM FUNDINDO.
UM GRANDE EXEMPLO DISSO AQUI EM SÃO JOSÉ DO RIO PRETO-SP É QUE NINGUÉM SE ARRISCA COMPRANDO GOL 16V, SÓ COMPRAM QDO O PREÇO ESTÁ LÁ EMBAIXO

Driver Driver

NA ECOSPORT EU CREIO QUE PRECISAREMOS ESPERAR UM POUCO MAIS PARA TERMOS UMA VISÃO MELHOR SOBRE ESTE NOVO MOTOR 1.6 16V

affraid affraid affraid
affraid affraid affraid

#4
 iueki

iueki
Membro
Membro
Já tive uma Eco 2010 versão anterior 1.6 8v

Excelente motor nunca me deixou na mão apenas os cabos de vela teve que ser substituído após revisão de 30mil km por motivo falha da equipe mecânica da concessionaria.
Consumo rodando cidade estrada fazia 8 a 9Km/L e  na estrada 12km/L com gasolina usando sempre com o ar ligado.
Era meio fraco de arranque e retomada de velocidade devido ao peso do carro mais dava conta do recado.

Agora com a nova Eco 2014 com motor 1.6 16v
Consumo até o momento após 20mil km rodados manteve a mesma do Eco anterior.
Ficou mais esperto comparando com a versão anterior com melhores arrancadas e retomadas de velocidade.
O compartimento do motor é um buraco ... rs da impressão que sobra espaço e falta motor

Quanto ao uso da correia dentada em vez da corrente segundo a Ford dizem que são correias de alta Km mais melhor não confiar e abusar da sorte, depende muito do modo de uso e a região em que o veículo roda  

Assistindo os vídeos  do ADG da High Torque encontrei esse: Troca de correia do Focus 1.6 16v Sigma
https://www.youtube.com/watch?v=YmuxwhSASME

#5
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Excelente vídeo, Igor.


Pelo sim, pelo não, eu trocaria a correia dentada desta motor sigma em torno de 50.000 km...


Driver

#6
 Igor

Igor
Membro Gold
Membro Gold
Correia dentada e corrente. Cada uma com suas vantagens.

Me lembro que a uns 5 anos atrás estavamos saindo do Leroy Merlin, quando escutamos um barulho bem forte e o "Escortinho" morrendo.

Ele andou até uma rua perpendicular a avenida andromeda, esperamos e quando abrimos o capô. "Voialá", a correia dentada tinha escapado.

"Que Igor? Ta louco? Correia dentada nao saí não"

O fato é que saiu Razz porque? Ate hoje nao sabemos...deve ser que encaixou mal na troca ou pela vibração ela saiu.

Só sei que na epoca tivemos que vir guinchados pra casa e toda a parte de cima (ou de baixo? Ih, esqueci) teve de ser feita.

Quem ja teve GM sabe como tem que tomar cuidado com a correia dentada. Aquele maldito apito.....o trem chato! Sempre atento nas revisões.

Corrente você não precisa ficar tão "preocupado". Mas segundo algo que vi, o motor não tem retifica. Isso procede?

A vantagem é que com corrente o motor fica mais esperto em baixa rotações. Além de mais robusto, tem um som único!

Empresas como a Suzuki ja adotam o sistema a muito tempo. Por isso tem motores tão bons e resistentes com fama de inquebráveis. O mesmo que ocorre com motores Ford.

Em 16 meses de uso e 54 mil rodados (9 mil conosco) só se trocou cabos, velas e filtros. Mais nada! Ai você varios relatos de peças caras....

O fato é que elas são mais resistentes. O óleo custa cerca de R$ 35. Caro, mas mantém bem as características do carro.

Só temos o problema da questão de arrefrecimento. Quantos não são casos de válvula emperrada....mas fazer o que, nenhum motor é perfeito.

[OFF] Olha que maneiro, descobri um chará nesse Mundão, difícil achar um Igor por ai, e ainda mora por aqui perto!!!

http://www.odiariodeumaecosport.blogspot.com

#7
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Fala, Igor.


Pois é, me sinto mais seguro com a corrente...


Eu me referi ao colega Iueki como Igor porque acho que uma vez ele assinou assim, e eu não gosto muito de apelidos...


Mas posso ter me confundido. Daí você ainda seria o único Igor do fórum, rsrsrs.


Se ele rever o tópico, pode ser que esclareça a dúvida...


confused

#8
 iueki

iueki
Membro
Membro
Opa encontrei um xará aqui no fórum ..rs

#9
 anderson cabrera

anderson cabrera
Membro Jr
Membro Jr
Pessoal, uma dúvida. Possuo uma nova eco 13/14 e mal utilizo ela, hoje está com 16.000km rodados. A próxima revisão seria de 60.000km e estou bem longe desta distancia rs e também já estarei fora da garantia de 3 anos, então pretendo fazer a mesma em um mecanico de confianca. Minha dúvida é a seguinte, esta nova eco 1.6 possui correia dentada e a mesma precisa ser trocada a cada 60.000km ou trocada a cada "x" anos ?

Valeu galera.

#10
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
o mau das correias eh que se arrebentar vai tudo pro saco... as valvulas entortam todas isto se nao prejudicar os pistoes entre outros..... mas os motores com correntes creio que sao mais barulhentos....

#11
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
anderson cabrera escreveu:Pessoal, uma dúvida. Possuo uma nova eco 13/14 e mal utilizo ela, hoje está com 16.000km rodados. A próxima revisão seria de 60.000km e estou bem longe desta distancia rs e também já estarei fora da garantia de 3 anos, então pretendo fazer a mesma em um mecanico de confianca. Minha dúvida é a seguinte, esta nova eco 1.6 possui correia dentada e a mesma precisa ser trocada a cada 60.000km ou trocada a cada "x" anos ?

Valeu galera.

Anderson, o manual especifica 160.000 km ou 96 meses (oito anos) - confirme na página 186 - "Realização de serviços no seu veículo" "Sob o capô do motor".


Como você roda muito pouco e o carro está com pouco mais de 2 anos, acho cedo para pensar nisso.


No seu caso a manutenção é básica - óleo e filtros (motor e combustível) - além, é claro, da checagem geral do veículo.

Ao final deste ano você pode (ou não) providenciar a troca do fluido de freio, velas de ignição e líquido de arrefecimento. 


Abs

#12
 anderson cabrera

anderson cabrera
Membro Jr
Membro Jr
Obrigado Josimar pelos esclarecimentos.

Um abraço

#13
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
agora com relacao as correias dentadas nao sei se eh igual a pneu que vence pelo tempo tambem, pois dizem que pneu vence com 5 anos independente se rodou o nao... pois a borracha resseca.... E no caso das correias sera que tambem ressecam mesmo parada????

#14
 anderson cabrera

anderson cabrera
Membro Jr
Membro Jr
Kentakk acho que é o que diz no manual 96 meses ou 160.000 rodados. Este prazo por tempo pode ser devido à algum ressecamento.

#15
 gogosauro

gogosauro
Membro Jr
Membro Jr
Levantando tópico antigo..
A minha eco é 13/14 1.6 FS e está com quase 93 mil km. A antiga proprietária fez as revisões de manual, tudo certinho. Na revisão que eu fiz, de 90 mil, foram trocados óleo de motor, filtros, freios dianteiros e só. Além de eu esquecer de alinhar (vou fazer daqui a pouco), não pedi pra ver a correia.
Pela quilometragem, vale a pena trocar antes dos 100 mil ou da pra esperar numa boa a revisão dos 100 mil pra trocar (tá com quase 93 mil km)...?
Ela não faz barulho esquisito algum, o desempenho tá normal... a única coisa que fez foi bater pino. Coloquei 10 merréis de álcool no tanque e acabou o grilo.

#16
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Eu trocaria na revisão dos 100.000 km mesmo! Acho muito exagero trocar aos 160.000 km, conforme recomenda o manual. 


Afinal, creio que sua cidade tem atividades de mineração, além de estar muito próxima a Minas!


Já viu este vídeo sobre a necessidade da troca prematura da correia dentada?


#17
 gogosauro

gogosauro
Membro Jr
Membro Jr
Na verdade não fica próximo a atividades de mineração ou à exposição prolongada a poeira excessiva / terra.
Moro em Atibaia, aqui só tem natureza onde moro.
Fora isso, a estrada que pego raramente apresenta terras absurdas (até pq com a eco eu atolaria).
Se até 100 mil km a correia tá legal, da pra esperar tranquilamente então.
Valeu Smile

#18
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Minerio???? esta eu nao sabia.... Entao a solucao era a fabrica fazer uma capa para nao entrar poeira na correia dentada. Simples nao?

#19
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Pois é, Kentakk!


Até pouco tempo eu também não sabia deste detalhe! Mas dizem que consta até em alguns manuais de veículos. O certo é que, em Minas, as concessionárias e oficinas já sabem desta condição. 


O minério de ferro (e outros metais) corrói diversas partes do motor, diminuindo o tempo de vida útil dos componentes!


Você pensou certo: A Amarok já ganhou um kit de proteção para a correia dentada:


http://www.autofato.com.br/ler-dicas-e-servicos/ler/88/amarok-x-minerio-de-ferro


Mais sobre o assunto:

http://estadodeminas.vrum.com.br/app/noticia/noticias/2010/02/09/interna_noticias,35212/correia-dentada-e-agora-quem-paga-o-pato.shtml


http://www.reclameaqui.com.br/8641489/renault/contaminacao-da-correia-dentada-por-minerio-de-ferro/


http://estadodeminas.vrum.com.br/app/noticia/noticias/2013/11/17/interna_noticias,48659/vrum-responde.shtml


http://forum.sanderoclube.com.br/t1617-correia-dentada

#20
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