Correia dentada e corrente. Cada uma com suas vantagens.
Me lembro que a uns 5 anos atrás estavamos saindo do Leroy Merlin, quando escutamos um barulho bem forte e o "Escortinho" morrendo.
Ele andou até uma rua perpendicular a avenida andromeda, esperamos e quando abrimos o capô. "Voialá", a correia dentada tinha escapado.
"Que Igor? Ta louco? Correia dentada nao saí não"
O fato é que saiu
porque? Ate hoje nao sabemos...deve ser que encaixou mal na troca ou pela vibração ela saiu.
Só sei que na epoca tivemos que vir guinchados pra casa e toda a parte de cima (ou de baixo? Ih, esqueci) teve de ser feita.
Quem ja teve GM sabe como tem que tomar cuidado com a correia dentada. Aquele maldito apito.....o trem chato! Sempre atento nas revisões.
Corrente você não precisa ficar tão "preocupado". Mas segundo algo que vi, o motor não tem retifica. Isso procede?
A vantagem é que com corrente o motor fica mais esperto em baixa rotações. Além de mais robusto, tem um som único!
Empresas como a Suzuki ja adotam o sistema a muito tempo. Por isso tem motores tão bons e resistentes com fama de inquebráveis. O mesmo que ocorre com motores Ford.
Em 16 meses de uso e 54 mil rodados (9 mil conosco) só se trocou cabos, velas e filtros. Mais nada! Ai você varios relatos de peças caras....
O fato é que elas são mais resistentes. O óleo custa cerca de R$ 35. Caro, mas mantém bem as características do carro.
Só temos o problema da questão de arrefrecimento. Quantos não são casos de válvula emperrada....mas fazer o que, nenhum motor é perfeito.
[OFF] Olha que maneiro, descobri um chará nesse Mundão, difícil achar um Igor por ai, e ainda mora por aqui perto!!!