EcoSport Club

Fórum de discussões sobre o Ford EcoSport


Olá pessoal, caso queiram participar do grupo de whatsapp, basta deixar o seu número no tópico WhatsApp. https://ecosportclub.forumeiros.com/t2104-whats-app-ecosport?highlight=whatsapp

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Giro ideal para troca de marcha

Ir à página : Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 2 de 2]

#1
 aleleal

aleleal
Iniciante
Iniciante
Relembrando a primeira mensagem :

Olá, muito bom esse fórum! Comprei uma Ecosport xlt 1.6 2004 e não possuo o manual, gostaria de saber qual a rotação recomendada para troca de marchas.. alguém tem essa informação? como agem normalmente? Obrigado


#26
 rafael69

rafael69
Membro Advanced
Membro Advanced
Josimar, qual é a média de consumo que vc faz utilizando estás rotações?

#27
 dayz_sp

dayz_sp
Membro VIP
Membro VIP
BOA TARDE GALERA!

NUNCA TINHA PARADO PARA PENSAR NESTA RELAÇÃO DE RPMxVELOCIDADExCONSUMO.
MINHA ECO É 1.6 E COSTUMO TROCAR AS MARCHAS COM 2.500 RPM OU MENOS NA CIDADE, QUANDO ANDO NA PISTA ESTICO MAIS TROCO COM 3.000, MAS SE TIVER COM PRESSA 3.500.
VOU COMEÇAR A OLHAR PARA ISSO E VER AS MÉDIAS DE CONSUMO.

ABRAÇO.

#28
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
rafael69 escreveu:
Isso mesmo mano. ...senta o pé e ja era.....aposto que faço o mesmo consumo do pessoal que troca marchas abaixo de 2000 rpm....
rafael69 escreveu:
Josimar, qual é a média de consumo que vc faz utilizando estás rotações?
Rafael, quando você fez o primeiro comentário eu ia comentar em seguida, mas acabou passando....

Comigo, você ganha fácil essa aposta. Meu consumo é elevado. Já expliquei que dirijo alternadamente os carros com minha esposa. Por exemplo, acabei de chegar no 1.6, mas pela manhã saí no 2.0, e assim por diante.

Ela roda muito pouco. Liga o carro, roda 1,5 km e pára. Não dá tempo nem para deixar o motor morno. Quando sou eu que saio, rodo entre 3 e 5 km. Nessas condições o consumo se torna alto.

Quanto? Tanto com o 1.6 quanto com o 2.0 faço de 7,0 a 7,5 km/L (gasolina) no percurso urbano.

Quanto à questão das rotações, comentei que comumente passo as primeiras marchas em torno de 2.000 rotações, mas expliquei as condições: local plano, sem trânsito.

E pelos diversos comentários que fiz, acredito ser adequado trocar as marchas em torno de 2.000 a 3.000 rotações, como nós dois fazemos.

Não é tanto pela economia. Para falar a verdade nem penso muito nisso. Mas experimentei subir a rotação até 3.000 rpm para poder trocar as marchas e percebi que parece que estou fazendo uma ultrapassagem. No meu caso (nas condições que citei) parece um exagero pisar tão fundo no acelerador.

Enfim, de forma alguma acho errado levar o motor a 3.000 ou 3.500 rpm para trocar as marchas. Tudo vai depender da topografia e das características da condução.

Mas estranhei a princípio quando percebi que faço as trocas em torno de 2.000 rpm e você citou que faz com 3.000 rpm.

Por isso é sempre bom trocar ideias como esta aqui no fórum. Nem sempre é possível definir o certo e o errado, mas podemos tentar chegar a um consenso! 

Também moro em região montanhosa, e quando estou subindo ladeiras, por menores que sejam, certamente devo ir bem além das 3.000 rpm ao trocar as marchas!

Grande abraço!

#29
 Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 2 de 2]

Ir à página : Anterior  1, 2


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos