EcoSport Club

Fórum de discussões sobre o Ford EcoSport


Olá pessoal, caso queiram participar do grupo de whatsapp, basta deixar o seu número no tópico WhatsApp. https://ecosportclub.forumeiros.com/t2104-whats-app-ecosport?highlight=whatsapp

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

[DÚVIDA] Leve aumento de giro em troca de marchas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1
 Soulzito

avatar
Iniciante
Iniciante
Olá pessoal,

Acabei de adquirir um Novo Ecosport SE 1.6 Ano 12/Modelo 13 e percebi que, durante a troca de marchas, o giro sobe entre ~200 e ~500rpm. Procurando sobre isso, acabei encontrando uma história sobre um problema na ECU do Honda Si nos EUA, mas nada além disso. Enfim, é o primeiro carro que dirijo que acontece isso. Fora isso, não ouço barulhos anormais, mas tenho que ser mais paciente com os pedais pra que isso não gere um tranco desnecessário durante as trocas.

O quão (a)normal é isso? Indica algum problema? Devo ter urgência em procurar a concessionária ou cuidado especial com o carro nessas condições?

#2
 Marcos-CWB

Marcos-CWB
Administrador
Administrador
esse aumento de giro acontece o tempo todo ou só na fase de aquecimento do motor (geralmente nos primeiros 10 km rodados) ?
Se for só no começo, então é normal.
Se for o tempo todo, pode ser problema de configuração da ECU. Isso vai fazer o consumo aumentar um pouco

#3
 Soulzito

avatar
Iniciante
Iniciante
Vou tentar observar isso. Mas por que isso é normal? É uma característica da mecânica ou a ECU é programada pra isso nesse tempo?

#4
 Marcos-CWB

Marcos-CWB
Administrador
Administrador
quando o motor está frio pela manhã e voce da a partida no carro e sai com ele, como o carro não tem mais "afogador" para aquece-lo,
a ECU acelera o carro sozinho quando está em "em ponto morto" para impedir o motor de apagar, isso é claro apenas na fase de aquecimento.

O giro do motor aumenta sozinho na troca de marchas, que apesar de ser um periodo muito curto, acontece por sinal automatico da ECU.
Isso acontece no momento de passagem das marchas que dura 1 ou 2 segundos ou mesmo quando o carro fica parado por 30 segundos
quando está parado em uma semaforo.

Se voce quiser fazer um teste visual bem simples: ligue o motor de manhã, voce vai notar o giro proximo de 1000 rpm, depois de uns 2 ou 3
minutos o giro vai cair sozinho pois o motor já vai aquecer.

#5
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
No final de 2009 qdo peguei minha eco 1.6 tinha esse problema, logo que sai da concessionaria notei isso. No comeco pensei que fosse proposital, pois como achei que 1.6 fosse fraco a ford fazia isso para levantar o giro nas trocas de marcha. Com o tempo isso melhorou..... Agora esta ok.... Mas outro dia aconceu isso de novo. Isto nao eh normal.....
Na epoca eu me habituei a soltar o acelerador e depois de 2 segundos pisava na embreagem e trocava a marcha. Mas isso eh foda, requer muita pratica e saco.

#6
 Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos