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Rotação do motor oscila quando viro a Direção.

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#1
 Marcos Pereira

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Bom dia Amigos,

Estou com um problema na marcha lenta ou na direção. sei lá ao certo. acontece o seguinte:

quando dou partida sem pisar no acelerador é claro, a rotação vai direto para 2000 RPM e fica assim uns 5 minutos, ai vai caindo e fica em torno de 1100 ( carro parado ) mas quando eu viro o volante a rotação ocila muito, entre 500 a 2000 RPM, as vezes chega quase apagar o motor.

Nas minhas andanças pela vida, já ouvi de tudo, mas o que me deixou um pouco curioso, foi o fato da cebolinha de pressão da caixa de direção esta ruim. e isto altera a rotação da lenta. isto é verdade?

quando estou rodando e paro no sinal, a rotação vai lá em cima até parece que estou aprendendo a dirigir, e as vezes quando vou estacionar o carro apaga durante a manobra.

Alguem pode me ajudar? como saber se realmente é a cebolinha da direção? já troquei um monte de sensores e a rotação continua alterada e o carro as vezes apagando.

Já troquei :
Sonda Lambda
Sensor da borboleta
Sensor da marcha lenta
limpeza nos bicos e valvulas

Obrigado




#2
 rafael69

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Fala Marcos.

Cara pode ser sim o sensor de pressão da bomba da direção....a função deste sensor é enviar informações para I.E na hora que você vira o volante para controlar o rpm do carro...

Pelo seu relato, o carro chega a morrer ao esterçar o volante pode ser que seja ele sim....

Você pode levar seu carro em algum centro automotivo especializado em direção para eles poderem fazer o teste e ter a certeza.

#3
 Marcos Pereira

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Carro continua apagando, as vezes anda semanas sem apresentar o defeito e de repente o defeito volta, o mais pode ser?

#4
 Marcos Pereira

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Amigo, Rafael69

Obrigado pela resposta,
porem tomei coragem e levei meu carro em uma autorizada MONZA veículos em Campo Grande MS, expliquei o defeito do carro, disse que já tinha trocado o Atuador de Marcha lenta, sensor da borboleta, sonda Lambda, fiz limpeza nos bicos, bateria nova, cx de direção nova, limpeza TBI, e o carro continua morrendo (as vezes, 1 x por dia ) a lenta esta horrivel oscilando de 500 a 2000 RPM, eles condenaram todas as peças que eu troquei, mandou trocar a tampa do coletor, e até abrir o motor, pra ver se achava o que era e me cobraram R$ 5320,00! ja levei em varias mecanicas e todas disseram que o motor esta ótimo e que pode ter defeito em parte eletrica, gostaria muito de achar este defeito, porem tenho que conviver com isto, pois nem mesmo a Autorizada Ford achou o defeito.  

PS -obrigado a todos os amigos deste fantastico forum, que tanto me ajudaram,  porem vou me despedir e vender a minha Eco Embarassed

#5
 Marcos-CWB

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Administrador
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irmão, não faça isso.

Se o motor do teu carro ta seco, sem oleo pingando ou nivel de agua baixando e não consumindo acima da media, então ele
não tem nada grave.

Provavelmente um sensor sujo, entrada de ar falsa, etc ... pelo barulho dele quando oscila a lenta um bom mecanico vai poder
resolver seu problema.
Voce ja trocou muita coisa e não resolveu o problema ! Voce precisa primeiro saber onde ta o defeito, as peças que voce trocou
são peças que o mecanico consegue saber se estão gastas ou se mesmo com uma limpeza elas não podem funcionar mais.

Espere mais um pouco, faz 20 dias que voce abriu esse topico, daqui a pouco vai aparecer alguem que teve o mesmo problema
que voce e sua via estará salva hehehe

#6
 Xave

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Marcos Pereira, antes de desistir(não desista), avalie bem pois você já gastou bastante pra jogar a toalha agora, se me permite opinar, siga o conselho do colega Marcos-CWB.
Pense, o problema já está isolado, (aparece somente ao acionar a DH), então, uma coisa que você não citou se já fez, mas que pode estar ocorrendo, a meu ver uma avaliação em:
- bomba da direção(empreste uma para testar);
- aterramento do motor(experimente adicionar uma malha ligando o motor à lataria);
- mande verificar se a fiação do sensor da DH não está quebrado.
- conferir se não tem algum conector de sensor plugado erroneamente(trocado)
- há! remova o plugue o sensor da DH para testar sem ele;
PS: mais dois itens a considerar:
- Reservatório do fluido da DH, (ele tem um filtro interno que se ficar entupido deixa a DH pesada demais, roubando potência do motor);
- (válvula de purga do canister), veja nestes excelentes posts do colega Zanetti.


(Sobre o reservatório)
http://ecosportclub.forumeiros.com/t2703-filtro-do-reservatorio-da-direcao-hidraulica?highlight=reservat%C3%B3rio

(Sobre o canister)
http://ecosportclub.forumeiros.com/t2559-valvula-canister-consumo-alto-e-motor-batendo-ou-falhando?highlight=canister
Abç

#7
 Marcos Pereira

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Membro Pro
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Olá Amigos Marcos e Xave, obrigado pela força, mas não vou jogar a toalha agora, aconteceu algo que me animou muito, estive vendo o sensor MAP, aquela peça que fica escondida de baixo da tampa do coletor, e ela estava praticamente solta, digo o parafuso estava frouxo, então eu retirei e percebi que a peça esta um pouco suja, fiz uma limpeza e limpei a base onde ela encaixa com querosene, antes de montar a peça eu passei cola de junta de motor,

fiz isto tambem no TBI e atuador de marcha lenta. na hora senti uma grande diferença na saida com carro, Antes o carro morria, vc tinha que ter muita manha e comer embreagem ( tipo quem esta aprendendo a dirigir ) agora melhorou um 70% e ela não morreu mais (apagava sem motivo)ja fazem 6 dias.

Mas a lenta continua alterada, as vezes quando paro no sinal e piso na embreagem vai a 2000 RPM e quando ela esta rodando fica normal, PISO NA EMBREAGEM A ROTAÇÃO SOBE, percebi tambem que o catalizador esta batendo alguma coisa la dentro, não sei se isto tem a haver, mas vou levar na oficina novamente, Já gastei mais de 3500,00 com ela, vamos ver a onde vai chegar isto.

OBRIGADO MAIS UMA VEZ A TODOS!

#8
 Xave

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Membro VIP
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Marcos Pereira, fico feliz pelo amigo estar em busca da solução.
Esse sensor(sensor de detonação KS) é, na verdade, o ouvido do motor, como um microfone, é ele que envia sinais importantíssimos para a central acertar o momento exato da explosão em cada cilindro, comanda o ponto de ignição. Se ele falhar então dá pra se imaginar a zorra que fica. Já que você percebeu que melhorou, não seria mais prudente substituí-lo de vez?
Ah! não vai cola nele, a cola atrapalha a sensibilidade do sensor, ele deve ficar fixado no ferro seco mesmo.
Quanto à variação da marcha lenta, vale lembrar que se tiver alguma anomalia com a temperatura, tipo algum sensor do sistema de arrefecimento estiver informando uma temperatura fora da normalidade, faz com que a U.C.E. enriquecesse demais a mistura, deixando o funcionamento do motor instável. O catalizador também pode ser o culpado, se você citou que teve a impressão de ter alguma coisa solta nele, pode estar quebrado e isso deixa a sonda lâmbda louca e fornecendo informação louca para a U.C.E.
Abç

#9
 Marcos Pereira

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Membro Pro
Membro Pro
Troquei hoje o catalisador, mais R$ 900,00 para casa do C*******! o mecanico me disse que a embreagem ja esta borrachenta, nem sei o que é isto, mas vai ficar mais 1200,00, kkkkkkkkk, o carro continua morrendo quando sai ( só eu sei sair com o carro sem morrer ), parece que a embreagem esta muito baixa e quem dirige o carro morre na primeira vez,
agora ficou a duvida, um mecanico disse que ecosport 2.0 16V 2003/4 tem atuador de embreagem e outro disse que não tem, alguem pode me ajudar nesta? vai que eu compro peça errada... obrigado ( já gastei 4500,00 no carro em 7 meses ) drunken

#10
 iago.ctba

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Iniciante
Iniciante
Achou alguma solução para o seu problema?
Eu tenho o civic lx 2003 automatico e estou com o mesmo problema
o carro quando frio ao ligar,ele sobe a 15000 rpm ai cai pra 10000 rpm , até ai é normal
só que ao esquentar ,ele cai a uns 5000 rpm o carro chega a quase morrer, ai se mecho na direção piora ,nao chegou a morre, mais é orrivel ficar assim

ja achou a solução da seu carro.

#11
 efemota

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Administrador
Administrador
Vi uns videos na HIGH TORQUE que esse defeito pode ser o corpo de borboleta sujo. Normalmente não é preciso desmontá-lo, basta ter acesso ao corpo de borboleta e aplicar um produto especial para este reparo.



Abraços

EFEMOTA



EcoSport FreeStyle 1.6 2009 Prata Enseada

#12
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