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Consumo medio da Eco Automatica

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#1
 rsteolla

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Iniciante
Iniciante
Adquiri esta 2a ECO ( antes tinha 1.6 mecanica ) , agora automatica ha cerca de 2 anos atras com 16 mil km e tenho tido problemas com ela com inconstancia no seu consumo.Cuidando para que o combustivel seja sempre de boa qualidade, deparo-me com media de consumo entre 3 e 4,5 Km/l no alcool na cidade. ( não vai alem dos 7,5na estrada com media 100/120 km/h ).O mais curioso é que mesmo trocando o combustivel para gasolina aditivada esta media é baixa.
Procurando acompanhar a media pelo computador de bordo, percebi que parece haver algo estranho com a centralina, pois esta media flutua muito, podendo disparar a 6/ 6,5 km/l e com o mesmo tanque cair fortemente, chegando a 3 km /l. Esta inconstancia é mais incisiva no abastecimento; se consegui uma media boa, basta encher o tanque e a media cair violentamente.Recentemente a luz da injeção acendeu no painel. Levei-a a revenda e la diagnosticaram que o sensor de oxigenio estava com defeito e o chicote do motor em curto.Imaginei que com esta intervencao as coisas fossem se resolver, afinal o carro ja esta amaciado, com 42 mil km rodados mas nada: o carro segue com o mesmo comportamento erratico em sua media de consumo.
Alguem poderia me dar uma pista do que possa estar ocorrendo ou teve experiencia parecida ???. Agradeceria alguma dica de especialistas na area, ja que na revenda não dá. Eles confiam demais no computador e por diversas vezes diagnosticaram o carro me retornando que nada ha de errado com ele...ao menos segundo o computador...

#2
 aragorne

aragorne
Membro Pro
Membro Pro
Amigo as vezes o seu percurso diario influencia eu mesmo moro num conjunto com muitas lombadas e ladeiras talvez voce.esteja notando essa.diferença entre as ecos mais e bom dar atenção as velas cabos e bicos um carro que anda muito na comum suja muitos os bicos quando vai para adtivada e quanto a luz da uma atenção na sonda lambda pra ver se resolve.

#3
 willians.santana.3

willians.santana.3
Membro Platinum
Membro Platinum
Lembrando que no computador de bordo, existem 2 modos, o consumo instantâneo e o médio.
O instantâneo tem que variar mesmo. Numa boa acelerada (daquelas que o ar chega a desligar), você pode se espantar mesmo.
O bicho bebe com gosto. Ainda mais a 2.0 AT como a minha.

Mas o combustível em si, influencia. Sempre abasteço num mesmo posto. No último abastecimento, aproveitei uma boa promoção num posto perto do trabalho da minha mulher. O carro não tem engasgado, mas a média que sempre ficou entre 10.8 e 8.3 na cidade, já chegou a bater 6 km/l.
Ou seja, a minha "economia" foi pelo ralo. Não foi feito nenhum percurso diferente dos habituais, com o trânsito habitual. O único fator diferente é o combustível em si.

[]s

#4
 Carolina

Carolina
Iniciante
Iniciante
Ola entrei hj no forum e estou com o mesmo dilema... compramos ha menos ce um mes uma 2.0 xlt flex aut e o consumo ta me assustando um pouco. A media inicial foi 5.2 no alcool entre cidade e estrada, mas estiquei um pouco p conhecer o carro. Mas ja reabasteci e foi meio tanque com menos de 100 km. Antes troquei oleo, filtros, inclusive de combustível.

Se alguem tiver alguma dica eu agradeceria muito pois estou preocupada... pelo o que andei lendo estou muito fora da media do pessoal daqui.

Pegamos ela com 43000km...

Obrigada

#5
 Makobjr

Makobjr
Membro Pro
Membro Pro
Carolina escreveu:Ola entrei hj no forum e estou com o mesmo dilema... compramos ha menos ce um mes uma 2.0 xlt flex aut e o consumo ta me assustando um pouco. A media inicial foi 5.2 no alcool entre cidade e estrada,  mas estiquei um pouco p conhecer o carro. Mas ja reabasteci e foi meio tanque com menos de 100 km. Antes troquei oleo, filtros, inclusive de combustível.  

Se alguem tiver alguma dica eu agradeceria muito pois estou preocupada... pelo o que andei lendo estou muito fora da media do pessoal daqui.

Pegamos ela  com 43000km...

Obrigada

Oi Carolina, a minha tom quando peguei cheguei a gastar isto de combustível, meu maior problema foi a gasolina, trocando de posto resolveu bastante coisa, e você já verificou as velas do carro tbm, e como nós temos um motor potente tbm não necessita de uma aceleração forte, pisa bem fraquino que o carro anda e controle as rotações até 2500 rpm você aprendendo trabalhar com acelerador vc vai ver como ajuda.

https://www.youtube.com/channel/UCD5sWCShHjbt6QMwMrsg--w

#6
 Phill Lima

Phill Lima
Administrador
Administrador
Carolina, como o willians falou no outro tópico, veja se o álcool está valendo a pena;
willians.santana.3 escreveu:SE valor da gasolina multiplicado por 0,7 MENOR valor do álcool ENTÃO abasteça com gasolina, SENÃO abasteça com álcool.

Outra é que a EcoSport tem a 3 e 4 marcha mais econômica, então cada vez que você faz o overdriver para reduzir e ganhar força ele vai beber mais...

Pelo que vi aqui nos depoimentos, acima de 110 o carro passa a beber mais, mas também depende das condições, tente manter o RPM entre 1 (1000) e 2 (2000) que nessa faixa o carro consume bacana, claro que não é proibido passar dessa aceleração...



Consumo medio da Eco Automatica  WwmQbLo
Consumo medio da Eco Automatica  NKBmntB
http://philldesigner.com.br

#7
 Carolina

Carolina
Iniciante
Iniciante
Makobjr escreveu:Oi Carolina, a minha tom quando peguei cheguei a gastar isto de combustível, meu maior problema foi a gasolina, trocando de posto resolveu bastante coisa, e você já verificou as velas do carro tbm, e como nós temos um motor potente tbm não necessita de uma aceleração forte, pisa bem fraquino que o carro anda e controle as rotações até 2500 rpm você aprendendo trabalhar com acelerador vc vai ver como ajuda.


Muito obrigada pela ajuda... vou providenciar uma revisão nessas peças pra verificar... Estou de olho no conta giros e não passo de 2000, nem estou esticando, mas na minha cidade é muito anda e pára... sei que isso influencia também... Como já li em outros tópicos, estou tirando um pouquinho o pé pra ajudar a mudar de marcha e diminuir o consumo... Nessa última vez coloquei gasolina aditivada pra ver se melhora, depois volto para contar.

Ah, eu ainda não entendi direito o negócio do over... podem me ajudar?

Obrigada...

#8
 willians.santana.3

willians.santana.3
Membro Platinum
Membro Platinum
Quanto ao carro beber mais acima de 110, eu discordo.
Minhas maiores médias de consumo foram justamente na estrada, 90% do tempo acima de 120. Só tem que saber dosar o pé. O medidor de consumo instantâneo ajuda nisso. Dá pra manter a velocidade sem afundar muito o pé. Saber usar as ladeiras também ajuda. E no caso das automáticas, nem precisa meter a banguela. Na verdade, além de perigoso banguela é inútil em carros injetados em geral, não só nos automáticos.

Agora trânsito é o inferno. Minha média normal é 8,7 a 8,9. Mas se pego trânsito, cai pra 7,9 ou até menos.

[]s

#9
 Makobjr

Makobjr
Membro Pro
Membro Pro
Carolina escreveu:
Makobjr escreveu:Oi Carolina, a minha tom quando peguei cheguei a gastar isto de combustível, meu maior problema foi a gasolina, trocando de posto resolveu bastante coisa, e você já verificou as velas do carro tbm, e como nós temos um motor potente tbm não necessita de uma aceleração forte, pisa bem fraquino que o carro anda e controle as rotações até 2500 rpm você aprendendo trabalhar com acelerador vc vai ver como ajuda.


Muito obrigada pela ajuda... vou providenciar uma revisão nessas peças pra verificar... Estou de olho no conta giros e não passo de 2000, nem estou esticando, mas na minha cidade é muito anda e pára... sei que isso influencia também... Como já li em outros tópicos, estou tirando um pouquinho o pé pra ajudar a mudar de marcha e diminuir o consumo... Nessa última vez coloquei gasolina aditivada pra ver se melhora, depois volto para contar.

Ah, eu ainda não entendi direito o negócio do over... podem me ajudar?

Obrigada...


Na Pag. 5-29 do manual fala um pouco do overdrive.

Quando vc esta em transito que você percebe muita ocilaçao de 3 e 4 marcha vc desliga o overdrive, assim só fica 1, 2 e 3 marcha, eu no transito deixo o overdrive sempre ligado para não entra a 4 marcha e ajuda na economia e menos desgaste do sistema pois só trabalhara com a 3 primeiras marchas.ex no transito você percebe que o carro fica sempre descendo uma marcha e depois sobe no mesmo momento e que ele esta trabalhando entre estas marchas, na alavanca tbm possui a 2 marcha que só são acionadas em declives como freio motor o motor fica em reduzida. ex. uma descida de serra em torno do 50 km/h aperta o botão de trava e põe na segunda a rotação sobe e segura o carro e você usa menos os freios. o acionamento da 1 e com rotação muito baixa tanto aclive como declive. ex descer a serra do cafezal para Curitiba a 30km/h põe em 1 e vai descendo bem devagarinho.

https://www.youtube.com/channel/UCD5sWCShHjbt6QMwMrsg--w

#10
 Makobjr

Makobjr
Membro Pro
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willians.santana.3 escreveu:Quanto ao carro beber mais acima de 110, eu discordo.
Minhas maiores médias de consumo foram justamente na estrada, 90% do tempo acima de 120. Só tem que saber dosar o pé. O medidor de consumo instantâneo ajuda nisso. Dá pra manter a velocidade sem afundar muito o pé. Saber usar as ladeiras também ajuda. E no caso das automáticas, nem precisa meter a banguela. Na verdade, além de perigoso banguela é inútil em carros injetados em geral, não só nos automáticos.

Agora trânsito é o inferno. Minha média normal é 8,7 a 8,9. Mas se pego trânsito, cai pra 7,9 ou até menos.

[]s

Concordo, tbm ando boa parte acima disto ate e não consome tanto a mais ate 120km/h fica em cerca de 2800rpm e em descidas eu solto o pé pois por ser automático o motor fica mais solto na 4 marcha a velocidade diminui pouca coisa pois não tem aquele efeito do mecânico que fica puxando, e quando mais ingrime ele vai embora embalado, depois em vez de meter o pé pra voltar a velocidade eu nem encosto direito no acelerador e ele volta já com boa força. e banguela no automático e coisa de doido se você por em D na volta o perigo de travar o cambio no meio da estrada e altíssimo.

Meu consumo na estrada ficar entre 10,5 e 11 acima de 120, na cidade (Centro de São Paulo) 7,2 ate 7,8 com gasolina adit. sem passar dos 2500Rpm

como Exemplo vou e volto de Cerquilho-SP pela Castelo Branco com 1/2 tanque (ida e volta 285 km)

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#11
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
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Makobjr escreveu: e banguela no automático e coisa de doido se você por em D na volta o perigo de travar o cambio no meio da estrada e altíssimo.
Não entendi, pode explicar

#12
 Makobjr

Makobjr
Membro Pro
Membro Pro
Então Zanetti, isto foi explicação de um cara que mexe com cambio automático, que eu vi na oficina dele dois casos que ele me explico. um era um Passat o cara na estrada estava em torno do 120 km/h na descida pois em N e foi e quando termino a descida ele coloco em D a rotação do motor subiu derrepente e o cambio na aguento o tranco e travo as peças que não sei o nome, esta fico uns 3.000 pra arruma o cambio o  outro caso foi uma captiva v6 o cara tinha parado no acostamento por causa de uma travinha que desencacho que muda as marchas o cara pisssoooooo e N e mudo pra D e não entro e fez de novo piiiiiiiiiiisooooooo na hora que pos em D o cara só ouviu um buuuummmm e o carro deu um pulo e ja era resultado 8.000 pra troca o cambio. eu ja fiz uma vez em baixa rotacão sem quer pq minha esposa bateu no cambio e mudo pra N na hora que passei pra D o carro deu um tranquinho. E nunca mais fiz e depois o cara me falo destes Dois casos ai fiquei alerta.

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#13
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Ah tá, não li direito e entendi vc dizer que descer ladeira em D travava o câmbio

#14
 willians.santana.3

willians.santana.3
Membro Platinum
Membro Platinum
Banguela é perigoso em qq carro, em automáticos, ainda mais.
Muita gente alega economia de combustível, mas em carro injetado é justamente o oposto.
Carro acelerando e acelerador sem acionamento, coloca a central eletrônica no modo cutoff. Ela desliga os bicos injetores para gerar o máximo de economia e freio motor com o vácuo dos cilindros.
Em ponto morto o carro volta a injetar pra manter o motor girando, exatamente como se vc estivesse no sinal de trânsito.

[]s

#15
 janduir10

janduir10
Membro
Membro
Bom, segue consumo no Alcool de um Astra Elite 2.0 cambio AT 4 marchas. Cidade velocidade média de 22km/h, faz por volta de 3,5km/l. Se pegar um fim de semana e zerar o pc de bordo, o consumo vai para uns 5km/l e a velocidade média de 31/km por hora. Acho que a Eco fazer entre 3,5 e 5,5 no alcool na cidade é perfeitamente aceitável... depende do transito e pé do motorista.

#16
 Makobjr

Makobjr
Membro Pro
Membro Pro
como ja coloquei em outro post as diferenças de consumo, no meu modo de ver a eco não e gastona pelo motor que tem, digo do 2.0. 140cv

Mas acho que pra pessoas que sai de um carro popular que faz seus 10 12 na cidade e pega uma eco que no álcool faz 5 e na gasosa 7 leva um susto. mas no hora que esta em uma estrada e precisa ultrapassar. "Caramba que motorzão". e esquece do consumo e fica feliz da Vida.

a eco eu quase não piso no acelerador e o bicho vai que vai anda da forma que eu quero e consome o que tem que consumi com este motor.

Ja dirigi um Duster 1.6 e pra mim falto muita coisa e ainda gosta de dar uma bebidinha, como nosso colega ate falo se força parece um bob esponja.

https://www.youtube.com/channel/UCD5sWCShHjbt6QMwMrsg--w

#17
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