EcoSport Club

Fórum de discussões sobre o Ford EcoSport


Olá pessoal, caso queiram participar do grupo de whatsapp, basta deixar o seu número no tópico WhatsApp. https://ecosportclub.forumeiros.com/t2104-whats-app-ecosport?highlight=whatsapp

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Limpador de para brisa não funciona temporizador

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1
 andersonjf

andersonjf
Iniciante
Iniciante
Bom dia!
Sou novo no fórum, adquiri uma eco 200/2005 e como nunca tive carro da FORD estou um pouco perdido...
estou com alguns probleminhas que já consegui aos poucos resolver com a ajuda de alguns tópicos do fórum...
Mas tem um que não achei nada a respeito...
meu limpador de parabrisa tem 3 posições..uma para baixo e duas para cima....a questão é a seguinte, qd coloco para baixo ele liga direto sem temporizador, e para cima nas outras duas posições tb só que uma mais rápido...
Bom detalhe temporizador não funciona segundo problema detectado...se eu desativar o limpador ele para aonde estiver no vidro ele não para somente na posição baixo...
Alguém pode me ajudar por favor...
Será que é relê chave de comando?
Abraço
Desde já agradeço a atenção

#2
 willians.santana.3

willians.santana.3
Membro Platinum
Membro Platinum
Parece que o relé temporizador do limpador está com problemas.
Não sei exatamente qual é ou onde fica, mas deve ter no manual.
Eu iria nele.
Ele que controla as velocidades com um conjunto diferentes de capacitores internos.

[]s

#3
 andersonjf

andersonjf
Iniciante
Iniciante
Opa! valeu pela dica vou verificar esse relê então....
Abraço e obrigado

#4
 Pápa-Léguas

Pápa-Léguas
Iniciante
Iniciante
Boa noite Anderson, tenho um problema parecido com o seu, funciona as 2 velociades mas apenas meu temporizador não funciona na ECO 2005 e não sei aonde fica o rele do temporizador. Esse rele fica na caixa de fusiveis abaixo do painel, junto com os outros? Voce conseguiu resolver o seu problema?

#5
 emanueloa

avatar
Iniciante
Iniciante
Bom dia andersonjf,

O relê fica na central de fusíveis do lado esquerdo do painel, é o relê de numero 1
na figura abaixo:
Limpador de para brisa não funciona temporizador 2vht0yg

Obs.: É possível alterar o tempo de temporização, mudando um capacitor ou um resistor no relê, já fiz isso nos dois fiestas e uma ecosporte que tive.

Diagrama eletrônico do relê:
Limpador de para brisa não funciona temporizador 34dprfd



Última edição por emanueloa em Sáb maio 31, 2014 9:05 am, editado 1 vez(es)

#6
 andersonjf

andersonjf
Iniciante
Iniciante
Opa!
Bom dia!
Obrigado pela dica....eu ainda não arrumei...relaxamento mesmo.....mas vou ver isso..ainda esse mês...vida corrida....
Abraço e valeu pelo diagrama...

#7
 gediael

gediael
Iniciante
Iniciante
andersonjf escreveu:Bom dia!
Sou novo no fórum, adquiri uma eco 200/2005 e como nunca tive carro da FORD estou um pouco perdido...
estou com alguns probleminhas que já consegui aos poucos resolver com a ajuda de alguns tópicos do fórum...
Mas tem um que não achei nada a respeito...
meu limpador de parabrisa tem 3 posições..uma para baixo e duas para cima....a questão é a seguinte, qd coloco para baixo ele liga direto sem temporizador, e para cima nas outras duas posições tb só que uma mais rápido...
Bom detalhe temporizador não funciona segundo problema detectado...se eu desativar o limpador ele para aonde estiver no vidro ele não para somente na posição baixo...
Alguém pode me ajudar por favor...
Será que é relê chave de comando?
Abraço
Desde já agradeço a atenção

Olá.
Eu estou com um problema exatamente igual esse, minha eco é 2003/2004 1.6 xls.. fui no rele, mas ainda não troquei... desconfio que possa ser a chave de seta tambem.. logo irei verificar isso tambem...
se alguém ja resolveu algum problema assim dá um alo ae que to perdido rs confused

#8
 efemota

efemota
Administrador
Administrador
Belo post emanueloa.

 Like



EcoSport FreeStyle 1.6 2009 Prata Enseada

#9
 emanueloa

avatar
Iniciante
Iniciante
efemota escreveu:Belo post emanueloa.

 Like

Obrigado!

#10
 Osnizinho

Osnizinho
Iniciante
Iniciante
OLa, Anderson, ja tive este problema em minha Ecosport (o limpador não para no inicio e quando voce tenta usar o temporizador ele simplesmente funciona sem paradas.

Foi fácil resolver, este problema, não esta no rele (não perca tempo em comprar, pelo menos não para este caso), o problema na verdade, esta no motor do limpador, mais especificamente, no conector do motor.

A solução é simples e tudo o que voce precisa, é de uma lixa fina e um lubrificante anti-ferrugem (eu costumo usar o WD40), com estes produtos em mãos, levante o capo do carro e localize o motor do para brisas, que fica do lado direito (olhando o carro de frente), deste motor, sai um cabo de uns 10 cm com um conector na ponta, é ai que esta todo o problema, este cabo, fica exposto a chuva e costuma oxidar e impede a transmissão da informação do ponto de inicio e parada da palheta, fazendo com que o sistema fique sem controle.

Basta retirar o cabo, limpar os contatos com a lixa, lubrificar, reconectar e pronto, é só ligar e conferir.

Espero que tenha ajudado.

#11
 hansfaria

hansfaria
Iniciante
Iniciante
Osnizinho valeu pela dica, vou fazer isto neste fim de semana. Ja ia trocar o relê, perder 70 reais.
Meu limpador quando desligo ele para sem terminar o ciclo e fica no meio do vidro.

Vou testar fim de semana e posto o resultado.

Valeeu

#12
 hansfaria

hansfaria
Iniciante
Iniciante
Não resolveu galera, talvez seje problema no motor. Tirei ele fora e abrir, estava com os contatos oxidados, limpei tudo mas nao resolveu. Crying or Very sad

#13
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
O problema de parar no meio do ciclo nao é o rele.... e sim um contato que fica no mecanismo do proprio limpador de parabrisas.
Mas ca entre nos.... faltou um item importante para a ecosport. Um temporizador milimetrico com potenciometro.

#14
 clairtonjz

clairtonjz
Iniciante
Iniciante
Boa tarde amigos...
Estou com o mesmo problema, ja dei uma geral no conector, ja troquei rele, o proximo passo é o conjunto todo, alguem resolveu o problema de uma forma simples?

O nao fica no temporizador fica normal e para onde eu soltar a alavanca. O mesmo ocorre nas velocidades lenta e rapida.

#15
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
emanueloa escreveu:Bom dia andersonjf,

O relê fica na central de fusíveis do lado esquerdo do painel, é o relê de numero 1
na figura abaixo:
Limpador de para brisa não funciona temporizador 2vht0yg

Obs.: É possível alterar o tempo de temporização, mudando um capacitor ou um resistor no relê, já fiz isso nos dois fiestas e uma ecosporte que tive.

Diagrama eletrônico do relê:
Limpador de para brisa não funciona temporizador 34dprfd

Emanuel... onde vc pegou essa figura 3 a do diagrama? pois queio que nao seja da ecosport, pois pelo diagrama tem potenciometro de regular a velocidade do temporizador.... nao eco nao tem isso.

#16
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Pra mim o esquema é esse.

Limpador de para brisa não funciona temporizador 30kejye

#17
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
sim Zanetti! o diagrama anterior deve ser de outro veiculo.... inclusivo o gol tem o rele igual a aquele diagrama inclusive no meu golzinho eu coloquei o potenciometro para controlar o intervalador, uma funcao muito util. Sera que da pra colocar no rele da eco?

#18
 emanueloa

avatar
Iniciante
Iniciante
kentakk escreveu:
emanueloa escreveu:Bom dia andersonjf,

O relê fica na central de fusíveis do lado esquerdo do painel, é o relê de numero 1
na figura abaixo:
Limpador de para brisa não funciona temporizador 2vht0yg

Obs.: É possível alterar o tempo de temporização, mudando um capacitor ou um resistor no relê, já fiz isso nos dois fiestas e uma ecosporte que tive.

Diagrama eletrônico do relê:
Limpador de para brisa não funciona temporizador 34dprfd

Emanuel... onde vc pegou essa figura 3 a do diagrama? pois queio que nao seja da ecosport, pois pelo diagrama tem potenciometro de regular a velocidade do temporizador....  nao eco nao tem isso.

Olá kentakk, o esquema que enviei é do circuito interno do relé K11 do seu diagrama (que é toda a parte que compõe o CI-U642B e seus periféricos no diagrama que enviei, com um exemplo de ligação ao motor do limpador, chave de comutação e motor da bomba d'água).
O seu diagrama é como a ford fez toda a ligação com o relé, no caso ela não quis colocar o poteciomentro de regulagem do temporizador. E como eu disse fiz a alteração nos dois carros que tive, um fiesta e uma ecosport.
Pode remover a capa do relé 01 na caixa central de fusíveis e reles que vc vai ver a placa com o CI, resistores e capacitores conforme o esquema.
Esse relé pode ser utilizado por varias montadoras, ele não é fabricado pela ford.
Desculpa a demora para responder, não é sempre que acesso o forum.
Espero ter esclarecido e ajudado.

#19
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Sim, agradecemos o esclarecimento, mas aonde conseguiu esse diagrama?

#20
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
emanueloa escreveu:
kentakk escreveu:
emanueloa escreveu:Bom dia andersonjf,

O relê fica na central de fusíveis do lado esquerdo do painel, é o relê de numero 1
na figura abaixo:
Limpador de para brisa não funciona temporizador 2vht0yg

Obs.: É possível alterar o tempo de temporização, mudando um capacitor ou um resistor no relê, já fiz isso nos dois fiestas e uma ecosporte que tive.

Diagrama eletrônico do relê:
Limpador de para brisa não funciona temporizador 34dprfd

Emanuel... onde vc pegou essa figura 3 a do diagrama? pois queio que nao seja da ecosport, pois pelo diagrama tem potenciometro de regular a velocidade do temporizador....  nao eco nao tem isso.

Olá kentakk, o esquema que enviei é do circuito interno do relé K11 do seu diagrama (que é toda a parte que compõe o CI-U642B e seus periféricos no diagrama que enviei, com um exemplo de ligação ao motor do limpador, chave de comutação e motor da bomba d'água).
O seu diagrama é como a ford fez toda a ligação com o relé, no caso ela não quis colocar o poteciomentro de regulagem do temporizador. E como eu disse fiz a alteração nos dois carros que tive, um fiesta e uma ecosport.
Pode remover a capa do relé 01 na caixa central de fusíveis e reles que vc vai ver a placa com o CI, resistores e capacitores conforme o esquema.
Esse relé pode ser utilizado por varias montadoras, ele não é fabricado pela ford.
Desculpa a demora para responder, não é sempre que acesso o forum.
Espero ter esclarecido e ajudado.
Ola obrigado pela resposta. Quando eu comprei um rele destes acabei comprar um usado no ML pois como a carcaça tava meio violado ate perguntei para o vendedor se tinha este integrado U642B, pois sei que tem uns modelos mais modernos que o CI parece que ta incrustado na propria placa de fenolite o que dificulta descobrir quem é quem.... Nao sei se estou falando bobagens...

#21
 emanueloa

avatar
Iniciante
Iniciante
kentakk não sei te dizer se os modelos atuais ainda estão utilizando esse mesmo relé, ou se já é um outo, mas o CI está soldado e tanto o CI quanto os resistores são SMD.
O que fiz se me lembro foi substituir o resistor R4, para que o limpador ficasse ligado por mais tempo.
t(s) = R(Ω)*C(μF) aproximadamente.
Quanto ao intervalo de acionamento, no diagrama que enviei foi utilizado um termistor PTC e não um potenciômetro, isso faz com que o intervalo de acionamento, do limpador, varie em função da temperatura, quanto menor a temperatura menor será o intervalo par ligar o limpador e também segue a mesma regra t=R*C só que R agora é o valor de resistência do PTC em determinada temperatura mais o valor de R2.

#22
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
emanueloa escreveu:kentakk não sei te dizer se os modelos atuais ainda estão utilizando esse mesmo relé, ou se já é um outo, mas o CI está soldado e tanto o CI quanto os resistores são SMD.
O que fiz se me lembro foi substituir o resistor R4, para que o limpador ficasse ligado por mais tempo.
t(s) = R(Ω)*C(μF) aproximadamente.
Quanto ao intervalo de acionamento, no diagrama que enviei foi utilizado um termistor PTC e não um potenciômetro, isso faz com que o intervalo de acionamento, do limpador, varie em função da temperatura, quanto menor a temperatura menor será o intervalo par ligar o limpador e também segue a mesma regra t=R*C só que R agora é o valor de resistência do PTC em determinada temperatura mais o valor de R2.
O ptc foi interessante, mas se bem que quantidade de chuva nao tem nada haver com temperatura, pois no verao pode chover bastante e estar calor.... o certo seria ter um tipo de sensor de chuva. No meu caso eu coloquei um potenciometro de 10k. ficou otimo..... Pois no modo fixo eh muito ruim tem hora que fica muito rapido tem hora que demora demais..... O correto seria um circuito que damos o primeiro toque e qdo dermos o segundo toque ele memorizaria o tempo requerido.... assim fica melhor que potenciometro.

#23
 Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos