EcoSport Club

Fórum de discussões sobre o Ford EcoSport


Olá pessoal, caso queiram participar do grupo de whatsapp, basta deixar o seu número no tópico WhatsApp. https://ecosportclub.forumeiros.com/t2104-whats-app-ecosport?highlight=whatsapp

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

4WD eletronico da eco vs. 4x4 tradiconal

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Nao entendo.... o sistema da ecoposrt 4wd pelo que entendi funciona assim...  Enquanto houver tracao na dianteira a traseira nao traciona.... Quando houver patinacao o deslize que acontece no silicone expande a mesma e cria atrito para o eixo traseiro.....
Mas na segunda opcao apertando o botao a tracao seria direta?  Eh isso? Como uma trava mecanica?

#2
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Kentakk, pelo que vejo você é o cara que mais estuda este assunto por aqui, mesmo não tendo um Eco 4WD. Desse modo, acho que é maior "autoridade" do pedaço neste assunto.

Dito isso, se você tem esta dúvida, imagine nós, que não estudamos o assunto mais profundamente. Como usuário, só sei que o sistema é muito inteligente ao direcionar a tração conforme a necessidade, e muito "burro" quando acionamos o botão 4WD.

Porque digo isso? Até onde sei, aciona-se mesmo uma trava mecânica que divide a tração nos eixos dianteiro e traseiro por igual, assim como nas rodas. Desse modo o carro fica mais capaz de sair de um atoleiro, por exemplo, mas perde em dirigibilidade e conforto. A direção fica muita dura e é mais difícil manobrar o carro em curvas, mesmo em baixa velocidade. Parece que as rodas não giram em sintonia e acabam atrapalhando o movimento harmônico do veículo.

Por isso raramente aciono o botão. Só mesmo se o areial for muito grande ou estiver subindo um morro, por exemplo.

Não sei se isso acontece no novo Eco, já que houve mudanças no sistema de tração!

#3
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Gostaria de saber porque as revistas especializadas em automoveis considera o ecosport um jipinho tipicamente urbano? Sera que eh pela falta de reduzida?  pois para uma trilha mais pesada ele nao aguentaria....
Se bem que eu considero um jipe mesmo os carros que tem eixo rigido tanto na frente como atras+reduzida+bloqueio na caixa de transferencia  e de preferencia bloqueio nos diferenciais.....
Por outro lado a eco seria melhor em uso misto pois emrodovias como ele em o 4x4 por demanda ajudaria numa escapadinha numa das rodas dianteiras... Mas nao sei se isso acabaria gastando mais os pneus tambem... ou combustivel.... e tambem como os eixos sao independentes ajudaria no desempenho nas rodovias em alta.
Agora... um carro  que deve gastar muito pneu deve ser o antigo Niva da lada:lol:  pois ele eh 4x4 100% do tempo e a caixa de transferencia faz apenas o bloqueio na caixa central...  Isso faz com que o carro fique amarrado e gaste mais combustivel tambem.  Apesar que ja vi umas a diesel que dizem fazer 18 na estrada.

#4
 Davi AF

avatar
Iniciante
Iniciante
Pelo que eu ouvi, as pessoas dizem que a tração traseira da nova eco (eletrônica) só funciona quando há perda de tração na frente, e mesmo assim só transfere 50% do torque para trás.
Elas devem chamar de jipinho só por causa do angulo de entrada/saída e da altura em relação ao solo. Já vi um vídeo da própria Ford que estava testando o veículo onde a água cobria quase a roda inteira (eles instalaram snorkel) e parece ser bem robusto =)
Estou curioso para ver algum vídeo de trilha com essa nova Eco. Já vi até trilha de Hilux SW4, nao deve demorar muito para aparecer algum corajoso hehe.

#5
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
eco nova ou velha nunca vi algum video de algum corajoso que tenha colocado ela numa trilha pesada..... Nao sei se iria aguenta o tranco...
Uma vez vi num video o cara colocou um toyota de luxo turbo diesel numa trilha, conclusao amassou o paralamas traseiro, quebrou o eixo traseiro e foi rebocado pra fora do buraco...

#6
 Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos