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Pressão dos Pneus da Ecosport

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#1
 Lauro Reis Filho

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Amigos,

Hoje estive vendo videos sobre a pressão dos pneus e terminei ficando com umas duvidas e gostaria da opinião de vocês. O primeiro vídeo recomendava que a pressão dos pneus deve ser a recomendada pelo fabricante 30 PSI. O segundo vídeo a recomendação é de colocar a pressão 2 ou 3 libras a mais para ficar mais econômica 32 PSI. Estou usando desde que comprei a minha Ecosport a pressão de 28 PSI e obtendo uma performace razoável. Qual a pressão que voces estão usando? Quantos Km/L estão fazendo? Não fica a Ecosport muito dura com 30 PSI nos 4 pneus? Não "come" no centro o pneu? Faço o balançeamento/cambagem, alinhamento etc. dos pneus a cada 6 meses e eles estão sempre comendo por igual. Qual a opinião de voces sobre esse assunto? Abraços a todos

#2
 Zanetti

Zanetti
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Uso 28 ou 26 e fica perfeito conforto/performance, se todos que reclamam de bateção tirassem alguma libras iriam ficar surpreendidos com o resultado

#3
 Josimar

Josimar
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Essa é uma questão bastante discutida e com opiniões diversas. O colega Zanetti já assinalou em outros posts suas preferência por uma calibragem mais baixa, com evidentes benefícios.

Quando uso o carro só na cidade, mantenho 28 libras nos pneus. Quando viajo coloco 30 (até duas pessoas) ou 32 (3 ou +).

Por exemplo, acabei de chegar de viagem. Amanhã pela manhã abasteço e reduzo para 28. Na sexta-feira calibro para 32 e assim por diante. Isso ajuda também a manter uma uniformidade na calibração e a detectar precocemente qualquer dano no pneu (além dos vazamentos, eventuais danos visíveis externamente).

O "ideal" realmente é manter o recomendado no manual. Contudo, nas nossas ruas esburacadas precisamos nos adaptar para garantir um maior conforto.

Quanto a causar danos ou aumentar o consumo, creio que só se a calibragem fugir muito do recomendado, p. ex. manter sempre com 25 ou menos ou com 35 ou mais libras.

What a Face

#4
 JOCEAN

JOCEAN
Membro Advanced
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Antes das rodas 20", usava 28 libras nos pneus, em viajens dependendo do numero de pessoas colocava 31 ou 32 , agora com as 20" uso sempre 33 libras !!...tem gente que so pq ta com rodas 20 coloca 40, sou nem louco imagina como deve ficar o carro!!..heheh..uso 33 e ando na tranquilidade!!!

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#6
 antonio silva marques

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Membro Jr
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tava usando 30 libras,mas outro dia furou um pneu,aproveitei pra calibrar e o borracheiro deixou com 32 libras nos 4 pneus,não gostei,ficou desconfortavel,voltarei pra 30,assim mantenho o conforto e penso que não altera tanto o consumo que na minha 1.6 flex é em média 7 kms\l com ar full time,pois aqui em manaus é quente!

#7
 Convidad

Anonymous
Convidado
JOCEAN escreveu:Antes das rodas 20", usava 28 libras nos pneus, em viajens dependendo do numero de pessoas colocava 31 ou 32 , agora com as 20" uso sempre 33 libras !!...tem gente que so pq ta com rodas 20 coloca 40, sou nem louco imagina como deve ficar o carro!!..heheh..uso 33 e ando na tranquilidade!!!
Olá , mas não fica muito duro??? Quais as medidas do seu pneu??? Eu uso aro 20" na minha eco tbem.... Valeu...

#8
 Josimar

Josimar
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Renato, sei que qualquer hora o Jocean vai responder, mas quero aproveitar para comentar esta questão da calibragem nos pneus de perfil baixo. Os dele são 225/35 R20:

https://ecosportclub.forumeiros.com/t1085p160-rodas-novas-novos-up-s-ecosport-freestyle-2012-2012-16-prata#22041

Quando se usam pneus de perfil baixo, a pressão deve ser maior. Podemos esquecer a calibragem recomendada no manual do veículo.

http://www.vrum.com.br/app/301,22/2009/12/01/interna_servicos,33654/calibragem-na-medida-exata.shtml

Abs

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#10
 Josimar

Josimar
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Valeu, Flávio. Mas eu mesmo achei a explicação meio fraquinha, hehehehehe. Wink 

Deixa eu completar: esse lance de esquecer a calibragem do manual só em caso de alterar o conjunto original do carro!

O melhor guia para a calibração dos pneus é o próprio manual do veículo. Isso é dito inclusive pelos fabricantes de pneus.

Apesar de ter diversas informações, os pneus não trazem a recomendação para a pressão, pois isso vai variar de acordo com o peso do carro, a distância entre os eixos, o diâmetro das rodas, o perfil de utilização do veículo (competição, esportividade, passeio, carga, estrada, asfalto, etc.).

Os pneus de perfil mais baixo são mais rígidos. Deformam menos do que os que têm muita "borracha". Então precisam de mais pressão para evitar principalmente que rasguem ou danifiquem a roda ao passar por obstáculos como buracos, meio-fio, pedras, etc.

Vejam um vídeo sobre a diferença dos pneus: https://www.youtube.com/watch?v=-pD9lJ62dek

O site auto entusiastas apresentou uma reportagem muito interessante sobre a importância da calibragem correta dos pneus:

"Um estudo da Bridgestone envolvendo 38.000 carros em nove países europeus revelou que 71 por cento dos carros (27.000) estavam rodando com pressão abaixo da recomendada.

http://autoentusiastas.blogspot.com.br/2011/04/mais-ar-nos-pneus.html

Em tempo: a pressão máxima recomendada para cada tipo de pneu está estampada em sua lateral. para o Scorpion ATR 225/65 R15 que equipa boa parte dos Ecos, a pressão máxima recomendada é de 44 libras/pol2 (PSI):

[  4 4  P. S. I.  ]   M A X.   P R E S S.
 
study

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