EcoSport Club

Fórum de discussões sobre o Ford EcoSport


Olá pessoal, caso queiram participar do grupo de whatsapp, basta deixar o seu número no tópico WhatsApp. https://ecosportclub.forumeiros.com/t2104-whats-app-ecosport?highlight=whatsapp

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Alguem sabe se é possivel tirar a leitura.....

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
da velocidade real atraves do conector de diagnostico da ecosport?  Sabem aquele conector que fica bem embaixo do painel.....confused

#2
 SIMIONI

SIMIONI
Membro Pleno
Membro Pleno
O meu scanner possui uma leitura de VSS (Vehicle Speed Sensor), o manual não deixa claro se é a real ou não. Acredito que seja a real, pois a informação vem do sensor de velocidade.

Abs

#3
 efemota

efemota
Administrador
Administrador
Simioni compara com a medição do menu secreto do painel de velocidade digital.



EcoSport FreeStyle 1.6 2009 Prata Enseada

#4
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
SIMIONI escreveu:O meu scanner possui uma leitura de VSS (Vehicle Speed Sensor), o manual não deixa claro se é a real ou não. Acredito que seja a real, pois a informação vem do sensor de velocidade.

Abs
ola.  custa caro um scanner? tem como deixar ele ligado direto sopra fazer a leitura da velocidade?
No meu caso seria mais correto montar um circuito que de o resultado direto em display de leds.
Seria mais uma das minhas invencoes malucas.

#5
 SIMIONI

SIMIONI
Membro Pleno
Membro Pleno
Boa ideia Fernando, vou fazer isso e depois conto que bixo que deu...

Kentakk, eu comprei o meu na DealExtreme. Demorou um pouco para chegar, mas vale a pena. Tem de todos os tipos lá, o meu foi algo em torno de 50 obamas na época.

Kkkkk me divirto com as suas ideias, são muito interessantes!! Dá para rodar com ele ligado sim, para ver os valores em tempo real.

Abs

#6
 AndreMaurell

AndreMaurell
Membro Advanced
Membro Advanced
SIMIONI escreveu:Boa ideia Fernando, vou fazer isso e depois conto que bixo que deu...

Kentakk, eu comprei o meu na DealExtreme. Demorou um pouco para chegar, mas vale a pena. Tem de todos os tipos lá, o meu foi algo em torno de 50 obamas na época.

Kkkkk me divirto com as suas ideias, são muito interessantes!! Dá para rodar com ele ligado sim, para ver os valores em tempo real.

Abs
Simioni, sabe se o modelo que vc comprou serve para os novos modelos da Eco? Qual modelo devemos comprar e que funcione como o seu? Já li que muitos compraram alguns modelos e não funcionaram.

Agradeço a ajuda.

#7
 SIMIONI

SIMIONI
Membro Pleno
Membro Pleno
Fala Andre!

Para você comprar e acertar, é necessário ter em mente dois pontos: qual é o tipo de CONECTOR utilizado e qual é o PROTOCOLO utilizado pelo carro.

A parte do conector é mais simples, a maioria dos carros atuais usa o OBDII. Eu já usei o meu scanner na minha Eco 2008, num Astra SS 2005 (se não me engano) e numa Sportage 2013.

A segunda parte é que é a mais complicada, que gera mais dúvidas. Você precisa determinar qual é o protocolo utilizado no seu carro e escolher o scanner baseado nisso (e no conector também), para que o carro consiga se comunicar na mesma língua que o scanner, caso contrário eles não vão se entender!

O protocolo da Eco antiga é o CAN, o da nova eu já não sei. Aqui nesse tópico você encontra mais informações: https://ecosportclub.forumeiros.com/t1966-obd2-funcionamento-do-adaptador-obd2

Pelo que o Marcos disse nesse tópico, os carros da Ford usam protocolo CAN, independente do modelo... Mas na dúvida é melhor verificar isso na CSS ou com ele mesmo! O meu scanner aceita diversos protocolos, por isso que optei por esse modelo...

Qualquer coisa é só falar! cheers 

Abs

#8
 Marcos-CWB

Marcos-CWB
Administrador
Administrador
Quando eu comprei meu scanner (em 2011) o protocolo CAN era um dos mais recentes do mercado (meu ecosport é ano 2006, portanto o protocolo CAN durou pelo menos 5 anos).
Acredito que o novo Ecosport use um protocolo ainda mais novo, precisa verificar bem pra não comprar errado.

#9
 SIMIONI

SIMIONI
Membro Pleno
Membro Pleno
Kentakk, amanhã sem falta vou fazer o teste com o scanner vs. menu secreto do carro e posto os resultados, desculpe pela demora, não tive tempo de sentar lá com calma e verificar o resultado!

Abs

#10
 SIMIONI

SIMIONI
Membro Pleno
Membro Pleno
Fala galera!

Kentakk, acabei de voltar do teste de velocidade! Acessei o menu secreto e selecionei o modo S (speed) e no scanner o modo VSS (vehicle speed sensor). As velocidades mostradas eram idênticas. Fiz testes em subidas, descidas e em uma área plana também, acelerando e freando. Eu até tentei tirar uma foto comparando os dois leitores, mas não deu muito certo, eu estava sozinho kkkkkk lol! 

Enfim, acho que você pode ir fundo com o projeto aí Kentakk!

Outra coisa interessante que observei, foi a diferença na temperatura mostrada pelo scanner e pelo menu secreto no parâmetro ETC (engine coolant temperature), ou temperatura do líquido de arrefecimento. No scanner a temperatura era mais alta do que no menu secreto... Cerca de 7 graus de diferença. Se alguém puder fazer um teste e comparar essas temperaturas eu agradeço! Eu só consigo imaginar que essas temperaturas estão vindo de sensores diferentes.

Foi legal também visualizar o gráfico de temperatura do ar de admissão, que diminuía bastante conforme a velocidade aumentava. Queria comparar essa informação também, pois a minha mangueira do filtro de ar sofreu uma leve modificação para buscar ar frio. A temperatura do líquido de arrefecimento também começava a diminuir conforme a velocidade aumentava (diminuir no bom sentido, não significa válvula termostática travada aberta!), muito legal ver todo esse processo!

Abraços

#11
 Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos