EcoSport Club

Fórum de discussões sobre o Ford EcoSport


Olá pessoal, caso queiram participar do grupo de whatsapp, basta deixar o seu número no tópico WhatsApp. https://ecosportclub.forumeiros.com/t2104-whats-app-ecosport?highlight=whatsapp

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Cabo auxiliar para o som do Ecosport 2003-2008 - usar Celular ou MP3

Ir à página : 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 2]

#1
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Cansado de ouvir os CDs de MP3 no Eco 2008 ou mesmo quando usava um som que não lia este formato, sempre fui adepto do uso do cabo auxiliar para ligar um aparelho celular, Mp3/Mp4 ao som do carro, especialmente em viagens.

Contudo, o cabo pode ser bem incômodo por ficar solto por cima do câmbio, por exemplo.

Pensando nisso, fiz uma furação por baixo do painel e passei o cabo de maneira a deixá-lo mais discreto.

Fiz as fotos, mas depois percebi que o melhor seria que o fio saísse na parte de baixo do painel, de modo que o celular possa ficar no porta objetos central, próximo ao cinzeiro, como sugerido na última foto. Como imitei o "My connection", coloquei o  o cabo no porta-luvas, mas isso cria uma certa dificuldade para instalar o equipamento de som auxiliar.

Esta primeira imagem mostra como o conector fica discreto no painel.

Cabo auxiliar para o som do Ecosport 2003-2008 - usar Celular ou MP3 Bdlb47


A segunda e a terceira mostram o furo. Ele não é normalmente visível, mas é bem grande, pois tem que passar o conector, não apenas o fio. Acho que fiz com uma broca 3/8 (10 mm).

Cabo auxiliar para o som do Ecosport 2003-2008 - usar Celular ou MP3 V2y0z6

Se for furar, proteja ao redor com fita crepe, para que o mandril da máquina não danifique a pintura.

Cabo auxiliar para o som do Ecosport 2003-2008 - usar Celular ou MP3 Os8xte

Cabo auxiliar para o som do Ecosport 2003-2008 - usar Celular ou MP3 244633q

À direita desta foto dá para ver o fio saindo no porta-luvas.

Cabo auxiliar para o som do Ecosport 2003-2008 - usar Celular ou MP3 J9sfh3

Esta é a parte inferior do painel. Vou fazer outro furo aqui (à direita da etiqueta) para passar o fio.

[Faltou foto]

Quero que o fio fique por aqui. Facilitará a conexão com os equipamentos.

Cabo auxiliar para o som do Ecosport 2003-2008 - usar Celular ou MP3 21juh5c

Pondo a mão por dentro do porta-luvas dá para sentir os espaços. Se não sentir segurança para furar, tire o som que
facilitará o acesso.

cheers



Última edição por Josimar em Sex Ago 22, 2014 11:29 am, editado 1 vez(es)

#2
 Zé Carlos

Zé Carlos
Membro Sênior
Membro Sênior
Josimar ideia muito boa, devido a esse problema de não ter entrada USB e o CD pular quando passava em qualquer buraquinho (pelo menos o meu) troquei por um da pioneer que eu tinha. O resultado ficou excelente, tanto quanto a instalação, como a qualidade do som.

Abraço... cheers

#3
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Valeu, Zé Carlos. Mesmo para quem tem o som com MP3, não é fácil utilizá-lo. Além do que você citou: "pular" o CD quando passa em buracos, paralelepípedos, etc., o próprio equipamento não lê bem todos os tipos de CDs. Falando no popular, esse som original da Ford (eu uso desde meu primeiro Fiesta 1999 - com fita K7) é uma B_ s _ a!

Claro que o mais acertado é fazer como você fez: simplesmente trocar o som! Mas há aqueles que ou não gostam de mexer na originalidade ou não ligam para um som de melhor qualidade, pois só querem ouvir uma música de vez em quando, sem precisar investir em outro equipamento.

Há ainda a questão dos roubos. Um som original atrai muito menos os meliantes, devido ao code. Daí você não precisa ficar removendo a frente do som toda vez que sai do carro!

cheers

#4
 efemota

efemota
Administrador
Administrador
Josimar Medeiros você já pensou em trocar o seu som pelo MyConnection?

O MyConnection é muito bom em relação a diversidade. Bluetooth, USB e Ipod.

Usei a função CD poucas vezes. rs.

Você pode comprar o controle para a coluna de direção e fica fácil a mudança de faixa e aumentar/diminuir o volume.

O som não tem muita potência, mas trocando os falantes originais, e instalando um modulo mono com um SubWoofer na mala, o som fica perfeito.

Sim o My Connetion tem saída RCA para ligar módulo.

Fica a dica.

Abraços



EcoSport FreeStyle 1.6 2009 Prata Enseada

#5
 SIMIONI

SIMIONI
Membro Pleno
Membro Pleno
Josimar obrigado por postar as fotos!

Legal a solução! A minha é automática, então o fio não atrapalha muito... Mas as vezes pega no passageiro, fica ali balançando e parece que tem alguma coisa errada com o som hahaha.

Acho que vou só trocar o meu cabo atual para um igual ao seu, aí vai ficar melhor.

Também acho que no meu caso não vale a pena trocar o som, essa entradinha auxiliar era tudo o que eu precisava, são raras as vezes que escuto o rádio, CD então nem se fala haha!

Abraços

#6
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
efemota escreveu:Josimar Medeiros você já pensou em trocar o seu som pelo MyConnection? O MyConnection é muito bom em relação a diversidade. Bluetooth, USB e Ipod.

Usei a função CD poucas vezes. rs. Você pode comprar o controle para a coluna de direção e fica fácil a mudança de faixa e aumentar/diminuir o volume.

O som não tem muita potência, mas trocando os falantes originais, e instalando um modulo mono com um SubWoofer na mala, o som fica perfeito. Sim o My Connetion tem saída RCA para ligar módulo.

Fica a dica. Abraços
Valeu pela dica, Efemota. Esse som a que me referi é no meu Eco 2008. No outro carro tenho o My Connection. Também não uso CD nele, só pen-drive pela conexão USB.

Mas eu não sabia que era viável instalar o My Connection em modelos antigos justamente por causa do controle para a coluna de direção, e sem ele não valeria a pena. Bom saber que é possível.

Aproveitando o ensejo, tenho tido alguns problemas com o My Connection: só consigo plugar pen-drive de máximo 2 G e quando as musicas tocam não aparecem seus nomes. Aí tenho que pressionar o botão "6" e escolher a opção FILE ou MUSIC.

Aí funciona beleza. Só que quando desligo o rádio e torno a ligar, tenho que fazer o processo de novo. No manual diz que deveria ficar automático. No seu é assim?

cheers

#7
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
SIMIONI escreveu:Josimar obrigado por postar as fotos!

Legal a solução! A minha é automática, então o fio não atrapalha muito... Mas as vezes pega no passageiro, fica ali balançando e parece que tem alguma coisa errada com o som hahaha.

Acho que vou só trocar o meu cabo atual para um igual ao seu, aí vai ficar melhor.

Também acho que no meu caso não vale a pena trocar o som, essa entradinha auxiliar era tudo o que eu precisava, são raras as vezes que escuto o rádio, CD então nem se fala haha!
Abraços
Disponha, SIMIONI. As fotos ficaram meio escuras porque fiz à noite, com celular.

Aquele cabo pendurado é realmente chato.  What a Face . Por isso pensei nesta solução.

Porém, um detalhe: não consegui encontrar um cabo P2/P2 ST (achatado). Daí usei um P2/P2 extensor (macho/fêmea), como o da figura abaixo:

Cabo auxiliar para o som do Ecosport 2003-2008 - usar Celular ou MP3 Cabo-audio-extensor-p2-st-x-jack-j2-st-2m
Cabo auxiliar para o som do Ecosport 2003-2008 - usar Celular ou MP3 Caboextensorp2p2

Então tive que ligar nele um cabo P2/P2 comum (creio que do tipo que você usa). Deste modo ficou bem comprido. Como uso no porta-luvas, não tem problema, mas se for para deixar solto pode ser inconveniente.

cheers



Última edição por Josimar em Sex Ago 22, 2014 11:39 am, editado 1 vez(es)

#8
 efemota

efemota
Administrador
Administrador
Meu pai tem uma 2008 com o som igual ao teu, e como não tem bluetooth eu quase convenci ele a trocar po rum Myconnection. O controle tem que comprar seprado, e é bem simples sua intalação, basta ter calma, tempo e paciencia rs.

Sobre os pendrives, eu utilizo um de 16GB sem problemas no Myconnection. Tenta formatar o pendrive antes de colocar as musicas nele. Ah em FAT32. Agora sobre não aparecerer os nomes talvez tenha algum problema no seu som que não "segura" a configuração quando é desligado.

Quando você desliga o som, alem de perder a configuração dos nomes das musicas do pendrive, ele perde a memoria de relogio ou estações de radio gravadas?

Abraços.



EcoSport FreeStyle 1.6 2009 Prata Enseada

#9
 calibubrazil

calibubrazil
Membro Jr
Membro Jr
Muito Bacana! Ótima ideia! Vou imitar. hehe

#10
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
efemota escreveu:Meu pai tem uma 2008 com o som igual ao teu, e como não tem bluetooth eu quase convenci ele a trocar po rum Myconnection. O controle tem que comprar seprado, e é bem simples sua intalação, basta ter calma, tempo e paciencia rs.

Sobre os pendrives, eu utilizo um de 16GB sem problemas no Myconnection. Tenta formatar o pendrive antes de colocar as musicas nele. Ah em FAT32. Agora sobre não aparecerer os nomes talvez tenha algum problema no seu som que não "segura" a configuração quando é desligado.

Quando você desliga o som, alem de perder a configuração dos nomes das musicas do pendrive, ele perde a memoria de relogio ou estações de radio gravadas?

Abraços.
Só não penso em trocar o som porque já estou com este 2008 há 3 anos e devo trocá-lo em breve. Vou tentar formatar o pendrive em FAT32; se não me engano já tentei fazer isso há uns dois anos e não deu certo, mas era com outros modelos de pendrive.

Quando eu desligo o som, não há perda da memória do relógio ou das estações de rádio. Acredito que você tem razão sobre não "segurar" a configuração quando é desligado. Tenho a impressão de que há algum tempo não era assim, perguntei sobre o seu justamente para confirmar.

Valeu pela ajuda.

cheers


#11
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium

Depois de meses que o som My connection apresentava o defeito de não "segurar" a configuração de apresentar o nome das musicas no visor, hoje voltou a funcionar normalmente, ou seja, não é mais necessário ajustar a configuração toda vez que ligo o rádio.

Espero que o defeito não volte. Ontem eu resolvi que iria retirar o fusível nº 18 (do som) para "resetar" o mesmo e ver se o defeito sumia, mas não foi necessário.

What a Face

#12
 efemota

efemota
Administrador
Administrador
Legal Josimar, que bom que seu som voltou ao normal.



EcoSport FreeStyle 1.6 2009 Prata Enseada

#13
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium

Vlw, Efemota. Ufa! Que alívio. Eu tinha que ficar mudando a opção toda vez que saía com o carro, e isso acabava desviando minha atenção no trânsito. Desde que voltou a funcionar não mexi mais, com medo que perca a programação... Queria colocar para mostrar o nome da música e não o nome do arquivo (pois aparece .MP3), mas não quero arriscar de novo...

cheers

#14
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium

Em outro tópico um colega perguntou qual o diâmetro do cabo, e eu não postei aqui as especificações técnicas. O cabo extensor para uso na entrada AUX deve ter conectores macho de um oitavo de polegada (três e meio milímetros) em cada ponta. Citei apenas que era um cabo P2/P2 porque esta denominação é mais comum.

Uma outra vantagem em usar o cabo AUX com o celular é que ao receber uma ligação a música para, dando chance para que outra pessoa possa atender a ligação (o motorista está ocupado...). Pelo menos é o que faço quando viajo com minha esposa.

Uma desvantagem é que ao desligar o carro em uma eventual parada você tem que lembrar de retirar o equipamento, uma vez que o rádio desliga automaticamente. E lembrar de ligar quando retomar a viagem.

What a Face

#15
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
A iniciativa foi boa.... Melhor ainda se pudesse desmontar o som e soldar o fio diretamente os terminais do jack. Assim poderia sair o fio por tras do radio e ficar um serviço mais clean....Very Happy

#16
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Valeu, Kentakk.

Sua ideia é muito boa. Realmente o serviço ficaria mais limpo. É uma sugestão para quem quiser fazer a adaptação, se bem que o melhor mesmo é trocar o som, como sugeriu o Fernando. Só não faço isso porque devo vender o carro em breve. 

Abs

#17
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Josimar Medeiros escreveu:Valeu, Kentakk.

Sua ideia é muito boa. Realmente o serviço ficaria mais limpo. É uma sugestão para quem quiser fazer a adaptação, se bem que o melhor mesmo é trocar o som, como sugeriu o Fernando. Só não faço isso porque devo vender o carro em breve. 

Abs

Estes dias tirei o forro da porta e acabei descobrindo porque o som fica distorcido, uma porque os falantes nao estavam bem parafusados e aquela cobertura traseira de espuma de media densidade estava amassada pra dentro encostando no falante. Ja fez uma grande diferença.
Mas sera que se colocar um booster nos 4 canais o som nao fica melhor? Mas é claro trocando o alto falante tambem.

#18
 igao1994

avatar
Iniciante
Iniciante
sou meio burrinho Question Question Question Question Question mas tenho uma duvida, se conectar seu mp3 ou mp5 na entrada auxiliar do som, vou controlar tudo nele? volume, troca de faixas etc ou tenho que fazer isso no própio aparelho de mp3/5?

http://odiariodeumaecosport.blogspot.com.br/

#19
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Sendo uma entrada auxiliar de áudio, só vai poder controlar o volume do som, o resto o controle é no  próprio aparelho MP3 ou outro

#20
 SIMIONI

SIMIONI
Membro Pleno
Membro Pleno
kentakk escreveu:A iniciativa foi boa.... Melhor ainda se pudesse desmontar o som e soldar o fio diretamente os terminais do jack. Assim poderia sair o fio por tras do radio e ficar um serviço mais clean....Very Happy
Gostei da sugestão Kentakk, vou estudar essa ideia... Me incomoda bastante o fio aparente, sem contar que toda vez que deixo o carro em estacionamentos que outras pessoas manobram o carro eu fico morrendo de medo de quebrarem o conector dentro da entrada AUXiliar... Complicado!

Abs

#21
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
zanetti escreveu:Sendo uma entrada auxiliar de áudio, só vai poder controlar o volume do som, o resto o controle é no  próprio aparelho MP3 ou outro
Se for usar o mp3 compensa mais usar um pen drive mesmo..... assim tem o controle completo das musicas....  se for outro tipo de aparelho nao tem jeito, por exemplo eu usava aqueles antigos e famosos tocadores de mini-disc que tinha um otimo som...

#22
 willians.santana.3

willians.santana.3
Membro Platinum
Membro Platinum
kentakk escreveu:
zanetti escreveu:Sendo uma entrada auxiliar de áudio, só vai poder controlar o volume do som, o resto o controle é no  próprio aparelho MP3 ou outro
Se for usar o mp3 compensa mais usar um pen drive mesmo..... assim tem o controle completo das musicas....  se for outro tipo de aparelho nao tem jeito, por exemplo eu usava aqueles antigos e famosos tocadores de mini-disc que tinha um otimo som...
O problema é que o cara preta não tem entrada pra USB. Usar MP3 nele, só por CD.
Outro problema que me incomoda um pouco é o fato do cara preta sair do modo auxiliar quando é desligado.
Por essas e por outras que cogito mudar pro myconnection.
Só não sei se parto pra ele e faço outras gracinhas ou se parto pra uma central multimídia.

Eu acho o som da eco baixo demais pra uso de multimídia. Falo isso pq tem a mesma altura relativa do painel do tigra.
Fico com a sensação de que meu joelho que está vendo DVD Razz
Ao menos no tigra, a posição de pilotagem mais deitada mantem minha cabeça mais baixa.

Já na eco, sempre achei que qq multimídia deveria ficar onde fica na nova, SOBRE o painel, naquela região do porta-trecos.

[]s

#23
 Igor

Igor
Membro Gold
Membro Gold
seria interessante se o mp3 ligasse junto com o som, algo tipo assim:

o som manda um pulso para o mp3 assim que liga , e quando desligamos o som, ele desligasse junto.

tendiste?

http://www.odiariodeumaecosport.blogspot.com

#24
 Igor

Igor
Membro Gold
Membro Gold
calma ai, nem eu que sou o autor do tópico entendi deixa eu explicar melhor.

assim que pressionamos o botão de ligar, elemanda um pulso para o visor ligar (exemplo) poderiamos usar este "pulso" para ligar o mp3 assim que ligamos o som, e quando desligarmos, ele desliga automáticamente. poderiamos comprar estes mp3 mais simples, pois eles ficariam dentro do porta-luvas.

ou então um jeito mais simples, tirasse a bateria do coitado, ligasse ele direto na tomada 12v (ou acendedor de cigarros) e assim que ligar o carro o mp3 liga, quando desligar, ele desliga. bem mais simples. não é que gostei da ideia.

mas vou ter que comprar um mp3 pra mim, pois se eu pegar o mp5 da minha irma mais nova (12 anos) ela vai contar para minha mãe, vou ficar de castigo, e não vou mais entrar no ecosport club Mad Mad Mad Mad  melhor não pegar. eu tenho amor a vida, e amor a internet.

http://www.odiariodeumaecosport.blogspot.com

#25
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Nao funcionaria.... mesmo que pegasse o sinal da alimentacao da antena eletrica para ligar e alimentar o mp3, ela por si so nao ira acionar o mp3, pois eu tenho um mp3 que ao colocar as pilhas precisa pelo menos dar 3 comandos para ela tocar a musica....
O melhor mesmo eh colocar o myconection cara prata.... pois o mp3 dele liga sozinho qdo ligamos o carro.
E mesmo que a adaptacao funcinasse toda vez que ligasse o carro ela iria tocar desde a primeira musica da coletanea.... no myconection cara prata ela toca a partir da musica que parou da ultima vez.

#26
 Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 2]

Ir à página : 1, 2  Seguinte


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos