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Ar condicionado

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#1
 denis.edson

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Caros amigos. Vamos ver se vocês me entendem.

Para começar, comecei a tentar entender o funcionamento do compressor da minha Eco.
Se o funcionamento de todos os condicionadores de ar das Ecos são iguais, isso quer dizer, que o compressor do ar condicionado não desliga nunca, simplesmente quando regulamos a temperatura do ar na chave, ele faz um equilíbrio colocando ar quente para dentro do carro.
Cheguei a essa conclusão, porque pesquisando na internet descobri que não se deve acionar o ar condicionado com o motor em alto giro, porque pode dar um tranco muito forte no compressor e acarretar problemas no funcionamento dele. ( por exemplo, se você está viajando, o motor está em alto giro ). A recomendação que li, diz que praticamente deve-se quase parar o veiculo para de pois acionar o ar condicionado.
Porém, descobri aqui no fórum mesmo, que o compressor do ar condicionado desliga quando aceleramos para fazer uma ultrapassagem, para que o motor não tenha perda de força em uma hora tão necessária.
Mas então qual é a verdade?
Será que o compressor que a FORD usa pode ser ligado e desligado a qualquer momento? (mesmo em alto giro do motor)
Se pode ser ligado e desligado a qualquer momento, porque então o compressor fica sempre ligado e não funciona como os condicionadores de casa, que o compressor liga e desliga conforme chega na temperatura escolhida?
Ao que me parece, olhando as fotos da peça que regula a temperatura (onde vai o botão), aquela peça simplesmente regula a abertura de ar quente. Não vi nenhum sensor de temperatura que ligue ou desligue o compressor. Percebe-se isso quando colocamos a chave exatamente entre o frio e o quente, vocês perceberão que na saída de ar do centro do painel sai ar quente, enquanto que na saída de ar lateral próximo a regulagem dos retrovisores sai ar gelado. Isso quer dizer que o compressor está ligado e o ar quente também. O correto seria que quando o ar condicionado estivesse ligado a chave deveria funcionar só no frio do inicio ao fim da regulagem. Ou pelo menos quando iniciasse a entrar ar quente, que desligasse o compressor. Porque é um contra-senso, se esta entrando ar quente é porque não precisamos mais do compressor, então ele deveria se desligar.

Espero que os colegas tenham me entendido.
A duvida é:
pode-se ligar o ar condicionado com o motor em alto giro?
O compressor da Eco desliga conforme a temperatura que você coloca, ou simplesmente o sistema coloca ar quente para dentro para contrabalancear e chegar na temperatura desejada?
A Eco de vocês também coloca ar quente com o ar condicionado ligado? (ar quente e frio ao mesmo tempo)

Um grande abraço nos amigos.

http://www.walmed.com.br

#2
 adilson garcia

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A 1. pergunta. Eu tambem li a respeito que se ligar o ar condicionado em alto giro estraga o compressor, mas eu acho que é mentira porque o proprio sistama desliga o compressor quando o motor e exigido, ex. em uma ultrapassagem, e isto não é so com a ford outras marcas tambem tem este sistema.
2. pergunta. O ar da eco e analogico, então ele não desliga automatico, porque não tem como voçe regular a temperatura ideal, o unico que desliga o sistema e quando o ar condicionado e do tipo digital, que tem um display para voçe regular a temperatura desejada.
3. pergunta. O ar quando esta ligado mesmo voçe mudando o botão para o vermelho, no caso para o ar quente o compressor continua ligado, a unica coisa que aquele botão faz é abrir uma ventarola que tem dentro da caixa de ar, deixando o ar quente sair, sempre que voçe for usar o ar quente voçe tem que desligar o botão do ar condicionado.

#3
 Carlos Russafa

Carlos Russafa
Membro Pro
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Pelo que entendi entao, no caso do ar da Eco, aquela recomendação que muitos falam, de que usar o ar condicionado numa intensidade menor(menos frio), ajudaria a diminuir o consumo, não é válida, afinal, o compressor trabalha da mesma forma, independente da posição do botão de temperatura do ar, o que muda seria o envio de ar quente para compensar.

É isso mesmo?

Abraços

Carlos Russafa

#4
 denis.edson

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Membro
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É a essa conclusão que cheguei meu caro Carlos.

http://www.walmed.com.br

#5
 renan.rj21

renan.rj21
Membro Gold
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Carlos Russafa escreveu:Pelo que entendi entao, no caso do ar da Eco, aquela recomendação que muitos falam, de que usar o ar condicionado numa intensidade menor(menos frio), ajudaria a diminuir o consumo, não é válida, afinal, o compressor trabalha da mesma forma, independente da posição do botão de temperatura do ar, o que muda seria o envio de ar quente para compensar.

É isso mesmo?

Abraços

Carlos Russafa


Isso mesmo!

E vou te falar ... geralmente o compresor soh desarma quando vc enfia o peh ... eu antes de enfiar o peh, eu ja desligo o ar, jogo marcha pra baixo e cravo o peh ... assim ela ANDA! rs ... e depois de ultrapassar eu ligo o ar de imediato, pode estar a 1000 ou 6000 rpm ... nunca tive problema !

#6
 Dolphim

Dolphim
Membro Platinum
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denis.edson escreveu:Caros amigos. Vamos ver se vocês me entendem.

Para começar, comecei a tentar entender o funcionamento do compressor da minha Eco.
Se o funcionamento de todos os condicionadores de ar das Ecos são iguais, isso quer dizer, que o compressor do ar condicionado não desliga nunca...
...
O compressor da Eco desliga conforme a temperatura que você coloca, ou simplesmente o sistema coloca ar quente para dentro para contrabalancear e chegar na temperatura desejada?
A Eco de vocês também coloca ar quente com o ar condicionado ligado? (ar quente e frio ao mesmo tempo)

Um grande abraço nos amigos.

É isto denis.edson. É uma das coisas mais absurdas que já vi em um carro, sobretudo pelo baixíssimo custo de um termostato que terminaria por economizar fábulas de dinheiro em gasolina.
Dá uma olhada em:
https://ecosportclub.forumeiros.com/t357-bafinho-quentinho-dentro-da-eco
Foi outra discussão que tivemos aqui sobre este assunto.

Gnd abç.



Última edição por Dolphim em Qua Ago 29, 2012 10:45 pm, editado 1 vez(es)

http://www.adolfolima.blogspot.com/

#7
 denis.edson

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Meus amigos, simplesmente me esclareçam se o compressor pode ser ligado quando a Eco está em alta rotação.
Desconfio que sim, se realmente for verdade que a Eco desliga o compressor do ar em ultrapassagens, justamente quando o motor está no mais alto giro, para ter dedicação total a potência e é lógico que ele religa quando você ainda está viajando a uns 120 km/h, também com o motor em alto giro.
Se poder ser ligado, ensino a todos a colocarem um termostato para regular a temperatura e que liga e desliga o compressor (consequentemente economizando combustível. Pois trabalho com ar condicionado residencial a 25 anos, e o principio de funcionamento é o mesmo.

http://www.walmed.com.br

#8
 Zanetti

Zanetti
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Alguém já desligou o ar condicionado de um carro e viu quantos segundos leva pra ficar quente, será que vale a pena tanto trabalho para o compressor ficar off 30 segundos?

#9
 denis.edson

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Membro
Meu amigo Zanetti, dependendo da temperatura do dia, o compressor continuará ficando mais tempo ligado porém em dias mais amenos ele ficará mais tempo desligado, chegando a ficar até dez minutos desligado.
Gerando economia de combustível.
Por isso eu penso que seria uma boa colocar um termostato.
Um abraço no amigo.

http://www.walmed.com.br

#10
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
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Oi Denis, não quero invalidar a ideia, mas veja, todos sabem que o compressor é um peso no motor (acredito que ainda hoje roube uns 4 cavalinhos), imagine vc estacionando e quando faltar 20 centímetros para encostar no outro carro o compressor desliga e logicamente o giro do motor vai aumentar devido a retirada do peso, como o sistema do carro não esta preparado para compensar, o mesmo vai acelerar exatamente na hora que deveria estar diminuindo e dai poderá ocasionar uma leve ou não encostadinha no outro carro.
Espero que compreenda que estou sendo o advogado do diabo, pois para bater palmas tem muitos e mais vale alertar agora do que depois ver alguém reclamar disso e ficar com o peso na consciência que sabia e não falou

#11
 denis.edson

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Membro
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Você tem razão Zanetti.
De qualquer forma vou experimentar um termostato na minha, e depois falo para vocês como ficou, e se deu resultado.

Um grande abraço a todos.

http://www.walmed.com.br

#12
 Dolphim

Dolphim
Membro Platinum
Membro Platinum
zanetti escreveu:Oi Denis...
... imagine vc estacionando e quando faltar 20 centímetros para encostar no outro carro o compressor desliga e logicamente o giro do motor vai aumentar devido a retirada do peso, como o sistema do carro não esta preparado para compensar, o mesmo vai acelerar exatamente na hora que deveria estar diminuindo e dai poderá ocasionar uma leve ou não encostadinha no outro carro...

Oi zanetti.
Acredito que na aproximação de um outro carro, quando estacionando, o pé permanece na embreagem de modo que a rotação do motor quase não é transferida as rodas e sim o torque. A aceleração do motor em alguns RPMs não alterará significativamente a velocidade do carro.

Dirijo sozinho toda noite e desligo diversas vezes o ar-condicionado pra eu não congelar. Se fosse possível instalar (creio que sim) eu instalaria.

Gnd abç.

http://www.adolfolima.blogspot.com/

#13
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
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[quote="Dolphim"]
zanetti escreveu:
Oi zanetti.
Acredito que na aproximação de um outro carro, quando estacionando, o pé permanece na embreagem de modo que a rotação do motor quase não é transferida as rodas e sim o torque. A aceleração do motor em alguns RPMs não alterará significantemente a velocidade do carro.

Dirijo sozinho toda noite e desligo diversas vezes o ar-condicionado pra eu não congelar. Se fosse possível instalar (creio que sim) eu instalaria.

Gnd abç.
Oi, tudo bem, só achei interessante alertar sobre isso que as vezes no entusiasmo de se fazer alguma coisa passa despercebido e alguém de fora tem uma visão menos comprometida com o entusiasmo.
Eu aqui no RIO nem pensar em desligar o ar condicionado, agora no inverno as noites ficam em torno de 27 graus além de ter que andar com os vidros fechados e quanto ao problema de estacionar pra mim é até menos relevante, pois o meu é automático e nessa hora já estou com o pé no freio.
Quanto a poder adaptar, sim pode, basta colocar o termostato em serie com o fio que alimenta o compressor e o sensor que é aquele capilar que sai do termostato no evaporador, é tão simples que dá pra pensar no por que o engenheiro que ficou anos bolando o veículo não colocou.
Quando digo no fio que alimenta o compressor é simplificando, o certo é colocar no fio que alimenta a bobina do relê que fornece alimentação para o compressor onde a corrente é bem menor, caso o tenha

#14
 wander.castro.14

wander.castro.14
Iniciante
Iniciante
Acredito que temos dois sistemas independentes que se completam. O ar frio que vem do compressor e o ar quente que vem através da água quente do radiador, isto é, atrás do painel temos um pequeno radiador aquecido pela água quente do radiador principal do carro. Então, como o sistema de ar-condicionado não possui termostato poderemos ter temperaturas abaixo da que queremos e para equilibrar essa temperatura liberamos para dentro do veículo esse vento quente que passa pelo radiador do ar quente. Isso é, quando viramos o botão para o vermelho na verdade não estamos diminuindo a força do compressor, e sim misturando vento quente com frio. Entretanto, não tinha me ligado que em dias frios basta ligar o ventilador e liberar o vento quente sem ligar o compressor. Valeu galera. Mais uma que aprendi aqui.

#15
 kentakk

kentakk
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zanetti escreveu:Alguém já desligou o ar condicionado de um carro e viu quantos segundos leva pra ficar quente, será que vale a pena tanto trabalho para o compressor ficar off 30 segundos?

Boa pergunta... Mas porque ficar em off 30 segundos se pode ficar ate 5 minutos ou mais??? POis a porcaria do ar quente esquenta muito rapido o habitaculo do carro? Mas isto nao eh exclusividade da ford, sei que ahonda tambem faz isso....

#16
 kentakk

kentakk
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denis.edson escreveu:Caros amigos. Vamos ver se vocês me entendem.

Para começar, comecei a tentar entender o funcionamento do compressor da minha Eco.
Se o funcionamento de todos os condicionadores de ar das Ecos são iguais, isso quer dizer, que o compressor do ar condicionado não desliga nunca, simplesmente quando regulamos a temperatura do ar na chave, ele faz um equilíbrio colocando ar quente para dentro do carro.
Cheguei a essa conclusão, porque pesquisando na internet descobri que não se deve acionar o ar condicionado com o motor em alto giro, porque pode dar um tranco muito forte no compressor e acarretar problemas no funcionamento dele. ( por exemplo, se você está viajando, o motor está em alto giro ). A recomendação que li, diz que praticamente deve-se quase parar o veiculo para de pois acionar o ar condicionado.
Porém, descobri aqui no fórum mesmo, que o compressor do ar condicionado desliga quando aceleramos para fazer uma ultrapassagem, para que o motor não tenha perda de força em uma hora tão necessária.
Mas então qual é a verdade?
Será que o compressor que a FORD usa pode ser ligado e desligado a qualquer momento? (mesmo em alto giro do motor)
Se pode ser ligado e desligado a qualquer momento, porque então o compressor fica sempre ligado e não funciona como os condicionadores de casa, que o compressor liga e desliga conforme chega na temperatura escolhida?
Ao que me parece, olhando as fotos da peça que regula a temperatura (onde vai o botão), aquela peça simplesmente regula a abertura de ar quente. Não vi nenhum sensor de temperatura que ligue ou desligue o compressor. Percebe-se isso quando colocamos a chave exatamente entre o frio e o quente, vocês perceberão que na saída de ar do centro do painel sai ar quente, enquanto que na saída de ar lateral próximo a regulagem dos retrovisores sai ar gelado. Isso quer dizer que o compressor está ligado e o ar quente também. O correto seria que quando o ar condicionado estivesse ligado a chave deveria funcionar só no frio do inicio ao fim da regulagem. Ou pelo menos quando iniciasse a entrar ar quente, que desligasse o compressor. Porque é um contra-senso, se esta entrando ar quente é porque não precisamos mais do compressor, então ele deveria se desligar.

Espero que os colegas tenham me entendido.
A duvida é:
pode-se ligar o ar condicionado com o motor em alto giro?
O compressor da Eco desliga conforme a temperatura que você coloca, ou simplesmente o sistema coloca ar quente para dentro para contrabalancear e chegar na temperatura desejada?
A Eco de vocês também coloca ar quente com o ar condicionado ligado? (ar quente e frio ao mesmo tempo)

Um grande abraço nos amigos.

Boa colocacao. Ninguem faz este tipo de questinamento que acho muito importante.
Realmente eh como pisar no acelerador e pra diminuir a velocidade puxar o freio de mao com o pe no acelerador. Pois misturar ar quente pra tmperar eh cruel.... isto eh desperdicio de energia.

#17
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
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O colega acima comentou um detalhe muito interessante na qual eu nao tinha pensado sobre a manobra e o carro acelerar devido ao ar desligar pelo termostato. Mas eh bem interessante a colocacao, entao neste caso o ideal eh desliga o ar condicionado nem manobras.
Em todo caso instalei um termostato digital no meu...
Notei que alem do termostato seria ideal ter um tipo de circuito inteligente que tenha um sensor de intencao de troca de marchas e inclinometro.
Tipo assim a pior hora para entrar o ar condicionado eh quando esta trocando de marcha e numa subida. Pois o carro perde forca, entao o sensor deveria retardar o ar condicionado ate o carro transpor a subida ou mesmo qdo estabilizar a aceleracao do carro, dai sim o termostato ligar o ar.

#18
 ecosport2004

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Iniciante
Iniciante
Meus amigos pelo que entendi posso ligar o ar condicionado na vel.01 ou vel.04 vao gastar o mesmo tanto de gasolina ou nao ?
pelo que o amigo disse o compressor vai ficar ligado do mesmo jeito ??
colocando na velocidade 01 ou na 04 vai gastar o mesmo tanto de gasolina por que o compressor está ligado? ér isso mesmo ? ou é mito?

#19
 kentakk

kentakk
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ecosport2004 escreveu:Meus amigos pelo que entendi posso ligar o ar condicionado na vel.01 ou vel.04 vao gastar o mesmo tanto de gasolina ou nao ?
pelo que o amigo disse o compressor vai ficar ligado do mesmo jeito ??
colocando na velocidade 01 ou na 04 vai gastar o mesmo tanto de gasolina por que o compressor está ligado? ér isso mesmo ? ou é mito?

Isto mesmo. o que gasta eh o compressor. A velocidade do ventilador apenas ira gastar um pouco mais a energia da bateria. Mas creio que o ideal ao ligar o ar condicionado eh a velocidade 3, assim ele resfriara mais rapido o ambiente, creio eu.... Mas no 3 eh muito barulhento.

#20
 fernandox29

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Iniciante
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Pessoal, Sou novo aqui no forum e estava lendo esse tópico. Para evitar criar um novo e pelo fato do assunto ser sobre o mesmo tema, gostaria de esclarecer uma dúvida.

Ontem estive viajando com minha eco e com o ar condicionado o tempo todo ligado. No começo estava indo muito bem, até gelava e eu precisava desliga-lo por alguns segundos. Porém, já no finalzinho da viagem, observei que o mesmo parou de funcionar, não gelava mais, nem mesmo no máximo. Quando cheguei em casa, verifiquei que o evaporador do ar condicionado estava com "gelo" (isso mesmo) na parte inferior. Já hoje pela manhã vim para o trabalho no carro e o ar funcionou normalmente.

Liguei no cara que consertou meu ar condicionado e relatei o problema, ele me disse que quando o evaporador do ar congela é normal que para de esfriar. Essa informação procede? É normal o evaporardor criar gelo? scratch

#21
 kentakk

kentakk
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fernandox29 escreveu:Pessoal, Sou novo aqui no forum e estava lendo esse tópico. Para evitar criar um novo e pelo fato do assunto ser sobre o mesmo tema, gostaria de esclarecer uma dúvida.

Ontem estive viajando com minha eco e com o ar condicionado o tempo todo ligado. No começo estava indo muito bem, até gelava e eu precisava desliga-lo por alguns segundos. Porém, já no finalzinho da viagem, observei que o mesmo parou de funcionar, não gelava mais, nem mesmo no máximo. Quando cheguei em casa, verifiquei que o evaporador do ar condicionado estava com "gelo" (isso mesmo) na parte inferior. Já hoje pela manhã vim para o trabalho no carro e o ar funcionou normalmente.

Liguei no cara que consertou meu ar condicionado e relatei o problema, ele me disse que quando o evaporador do ar congela é normal que para de esfriar. Essa informação procede? É normal o evaporardor criar gelo? scratch

Sim isto eh normal. Tem um termostato que desliga o ar quando chega a ponto de criar gelo. Pois congelado os fluidos internos nao vao circular e o ar nao funcionara. Por medida de seguranca tem esse termostato.
Por isso acho que o melho eh a velocidade 3 que tira o maximo de gelado do evaporador. Se tiver na velocidade 1 ele gela menos o ambiente e o frio fica concentrado no evaporador.

#22
 fernandox29

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Iniciante
Iniciante
kentakk escreveu:
fernandox29 escreveu:Pessoal, Sou novo aqui no forum e estava lendo esse tópico. Para evitar criar um novo e pelo fato do assunto ser sobre o mesmo tema, gostaria de esclarecer uma dúvida.

Ontem estive viajando com minha eco e com o ar condicionado o tempo todo ligado. No começo estava indo muito bem, até gelava e eu precisava desliga-lo por alguns segundos. Porém, já no finalzinho da viagem, observei que o mesmo parou de funcionar, não gelava mais, nem mesmo no máximo. Quando cheguei em casa, verifiquei que o evaporador do ar condicionado estava com "gelo" (isso mesmo) na parte inferior. Já hoje pela manhã vim para o trabalho no carro e o ar funcionou normalmente.

Liguei no cara que consertou meu ar condicionado e relatei o problema, ele me disse que quando o evaporador do ar congela é normal que para de esfriar. Essa informação procede? É normal o evaporardor criar gelo? scratch

Sim isto eh normal. Tem um termostato que desliga o ar quando chega a ponto de criar gelo. Pois congelado os fluidos internos nao vao circular e o ar nao funcionara. Por medida de seguranca tem esse termostato.
Por isso acho que o melho eh a velocidade 3 que tira o maximo de gelado do evaporador. Se tiver na velocidade 1 ele gela menos o ambiente e o frio fica concentrado no evaporador.

Valeu Kentakk...

Acabei de consertar o ar e poderia ser uma dor de cabeça tentar arrumar isso se não fosse normal.

#23
 kentakk

kentakk
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fernandox29 escreveu:
kentakk escreveu:
fernandox29 escreveu:Pessoal, Sou novo aqui no forum e estava lendo esse tópico. Para evitar criar um novo e pelo fato do assunto ser sobre o mesmo tema, gostaria de esclarecer uma dúvida.

Ontem estive viajando com minha eco e com o ar condicionado o tempo todo ligado. No começo estava indo muito bem, até gelava e eu precisava desliga-lo por alguns segundos. Porém, já no finalzinho da viagem, observei que o mesmo parou de funcionar, não gelava mais, nem mesmo no máximo. Quando cheguei em casa, verifiquei que o evaporador do ar condicionado estava com "gelo" (isso mesmo) na parte inferior. Já hoje pela manhã vim para o trabalho no carro e o ar funcionou normalmente.

Liguei no cara que consertou meu ar condicionado e relatei o problema, ele me disse que quando o evaporador do ar congela é normal que para de esfriar. Essa informação procede? É normal o evaporardor criar gelo? scratch

Sim isto eh normal. Tem um termostato que desliga o ar quando chega a ponto de criar gelo. Pois congelado os fluidos internos nao vao circular e o ar nao funcionara. Por medida de seguranca tem esse termostato.
Por isso acho que o melho eh a velocidade 3 que tira o maximo de gelado do evaporador. Se tiver na velocidade 1 ele gela menos o ambiente e o frio fica concentrado no evaporador.

Valeu Kentakk...

Acabei de consertar o ar e poderia ser uma dor de cabeça tentar arrumar isso se não fosse normal.

Por isso que tem que tomar cuidado, pois osmecanicos menos honestos vao dize que eh defeito e vao verificar o sistema. No fim nao fazem nada e cobrar pra valer.

#24
 Zanetti

Zanetti
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Não amigo, não é normal criar gelo, volte lá e exija que ele conserte seu ar, possivelmente ele errou ao colocar a quantidade de gás ou o compressor esta funcionando com o ventilador desligado ou ainda o sensor de gelo esta com problema

#25
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
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Nao querendo fugir um pouco do assunto mas na net a gente ve cada besteira que os mecanicos falam no youtube. Um gerente de oficina dizendo que o ar fede devido aos pelos de animais e cabelo de gente???? quanta besteira, desde quando o ar condicionado virou aspirador de po para sugar pelos e cabelos???? OUtra besteira foi a do filtro de ar de cabine que sujo causa acaros e fungos. afinal o filtro simplesmente nao deixa entrar poeira. Alem do mais os acaros e fungos estao depois do filtro e nao antes.... Razz Dou muita risada vendo o nivel dos profissionais que temos no brasil. ISTO tambem vale para medicos, dentistas, etc....

#26
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